alguém aqui conhece algúm músico que não sabe de toria e mesmo assim toca muito bem?

Autor Mensagem
pucci
Veterano
# nov/06
· votar


Midgard

o que eu disse de errado?porque sabiam?

Midgard
Veterano
# nov/06
· votar


pucci

eles podiam nao ser um Mozart Mello mas com certeza tinham noçao do q estavam tocando ¬¬

GuitarHome
Veterano
# nov/06
· votar


ué?
?

pucci
Veterano
# nov/06
· votar


Midgard

pois é cara é isso q o pessoal aqui ta confundindo!!!quando eu me refiro a teoria não quero dizer q o cara tem q estudar 25 horas por dia!!!


eu não acredito nesse lance do cara receber uma luz e sair improvisando numa HARMONIA DE JAZZ!! se você colocar um blues e mostrar pro cara como se faz uma penta menor ai sim o cara vai desenvolver!!!


um dia desses eu tava vendo o cara meter o pau em guitarristas que estudam e me mostrou um solo do guitarrista do JOY DIVISION!! e me disse:ta vendo velho esse cara nunca estudou música!!ai eu disse- eu notei!!

não q eu não goste de JOY DIVISION!!mas são como formiguinhas trabalhando em conjunto!!não da pra comparar com um BENSON da vida.

UGO_RJ
Veterano
# nov/06
· votar


Amigão

ja fui em diversos workshops de guitarristas bons aqui no RJ

todos falaram a mesma coisa...

Teoria é bom, mas a teoria que ensinam hoje em dia, é balela

não adianta vc decorar todos os modos gregos e não saber usa-los

engraçado que meia duzia deles falaram a mesma coisa:
"Cara, eu so comecei a tocar bem, quando desaprendi tudo que aprendi nas aulas"

Valorize as notas, não pense em tocar 200 notas por minuto, faça frases bem pensadas, tenha feeling e goste de tocar, estude o braço da sua guitarra (essa parte vc vai precisar do minimo de teoria claro), esses pequenos detalhes além da EXPERIENCIA, fazem de vc um bom guitarrista

GuitarHome
Veterano
# nov/06
· votar


Valorize as notas, não pense em tocar 200 notas por minuto, faça frases bem pensadas, tenha feeling e goste de tocar, estude o braço da sua guitarra (essa parte vc vai precisar do minimo de teoria claro), esses pequenos detalhes além da EXPERIENCIA, fazem de vc um bom guitarrista.

não adianta vc decorar todos os modos gregos e não saber usa-los



Gostei :)

UGO_RJ
Veterano
# nov/06
· votar


GuitarHome


aheuahue fico, poético neh!?

acho que vo virar "poeteiro"!! :)

\m/

pucci
Veterano
# nov/06
· votar


eu acho q um bom MÚSICO tem q ser versátil.

se colocar o cara pra tocar no LEGIÃO URBANA ou tocando com o CHICK KOREA ele vai saber desenvolver a musicalidade e entender o q a música ta precisando!!"

eu realmente não conheço ninguém que recebeu a LUZ DIVINA e saiu tocando como JOE PASS!!!!!

GuitarHome
Veterano
# nov/06
· votar


pucci
Isso ae.
Mais nunca copia os outros e fugi do seu estilo.

GuitarHome
Veterano
# nov/06
· votar


UGO_RJ
hauahiAaahaia :P
\o/

Renan_Fersy
Veterano
# nov/06
· votar


Caras me expliquem uma coisa...que relação tem saber teoria com estudar 25 horas por dia??

Estudar guitarra 25 hs por dia = Estudar Técnica de guitarra 25 hs...teoria se aprende em livros...depois vc aplica no instrumento, mas isso não demanda horas e hroas de estudo...demanda apenas um pouco de concentração e percepção...

Abraço!!!

Renan_Fersy
Veterano
# nov/06
· votar


pucci

Cara to rolando de rir com essa sua tirada ai...

"nao conheço ninguem que recebeu a LUZ DIVINA e saiu tocando como o Joe Pass!" mtu boa...hahahah

pucci
Veterano
# nov/06
· votar


UGO_RJ

concordo com tudo o q você disse!!é isso q eu estou querendo dizer!!!eu fiquei quebrando a cabeça muito tempo pra saber q modos gregos é só a forma de digitação!!

mas mesmo assim a teoria é fundamental sendo estudando o braço ou sacando de harmonia é fundamental.

brunocesar00
Veterano
# nov/06
· votar


eu fiquei quebrando a cabeça muito tempo pra saber q modos gregos é só a forma de digitação!!
Modos é justamente o contrario disso...

pucci
Veterano
# nov/06
· votar


brunocesar00

então eu ainda não aprendi!!EEHE

brunocesar00
Veterano
# nov/06
· votar


hehe...normal cara...a galera faz mta confusão com modos...acham q digitando um shape esta tocando um modo e eh uma grande mentira...se tiver alguma duvida especifica posta ai q tentamos ajudar...

pucci
Veterano
# nov/06
· votar


brunocesar00

cara pra modos gregos é a forma que você digita!!

ex:de C a C é jonio de D a D é dorico de E a E é frigio e assim por diante.

jonio é um modo maior tem a 7° maior

Dorico é um modo menor tem setima menor

frigio menor setima menor

lidio é maior tem a 4° aumenta

mixolidio é maior tem a 7° menor

eolio e a escala menor

e o lócrio q também é menor

brunocesar00
Veterano
# nov/06
· votar


nao é bem a forma q vc digita, são as notas que vc toca...modo é a sonoridade q vc extrai tocando determinados intervalos em cima de um acorde...
A proposito o Dórico tem a sexta maior, o lócrio tem segunda menor e quinta diminuta

brunocesar00
Veterano
# nov/06
· votar


por exemplo toca a escala de Sol maior em cima do acorde C ....vc esta tocando o modo lídio...

ToRReSMo
Veterano
# nov/06
· votar


eu naum manjo.....

Praxis
Veterano
# nov/06
· votar


O guitarrista Celso Blues Boy ja tocou ao lado de BB King entre outros famosos, e em uma entrevista ele falou que não sabe NADA de teoria, nao sabe que tom ta a musica nem nada, vai somente no ouvido.

Tem um caso famoso de um guitarrista de jazz que depois de estudar MIL anos de teoria falou que teoria nao serve de nada ahahha PORRA mais é facil falar isso depois que o cara estudou meio mundo de musica.

Acho que o DOM de fazer musica é algo muito pessoal, e aliado a uma base teorica melhor ainda. Acho que todo bom musico SEM teoria se começar a estudar vai melhorar e muito. Mas tem muita gente que manja MUITO de teoria mas não possue dom musical.

Cada UM COM SEUS PROBLEMAS! haha

Marcel MSL
Veterano
# nov/06 · Editado por: Marcel MSL
· votar


pode acreditar, jimi era uma porta em teoria

se não me engano, vi uma vez um documentário sobre o jimi, e os amigos dele diziam que ele tomava café com a guitarra empunhada e escrevendo as partes dos outros instrumentos (partiturando).

acho que a teoria pode melhorar o que é ótimo. (em relação a músicos natos)

JB_
Veterano
# nov/06
· votar


eu fiquei quebrando a cabeça muito tempo pra saber q modos gregos é só a forma de digitação!!

Como ensinam teoria hoje fica difícil saber alguma coisa. Modos gregos não tem nada a ver com isso. Não é a digitação que vai fazer vc estar em tal modo.

Por ex. em C maior, vc vai tocar o que chamam de "jônio" vai sair um C D E F G A B.

Qdo vc tocar o que pensam que é "frígio" vai sair um E F G A B C D.

Agora como que ele podem ser diferentes se são as mesmas notas? Vc só esta tocando o MESMO modo (jônio) em outra região, vc pode passar o braço inteiro da guitarra que ficará só no jônio.

Deji
Veterano
# nov/06
· votar


WES MONTGOMERY
GEORGE BENSON

não sacavam de teoria musical

sei...

powerguitar10
Veterano
# nov/06
· votar


Acho que os "dinossauros" da guitarra não sabiam modos gregos...diversas escalas, triades, tetrades e o caramba a quatro...tinham apenas bom senso musical...Ouviu? Ficou bom? então deixa!

Mas todos tem um minimo de campo harmonico na cabeça SIM!

UGO_RJ
Veterano
# nov/06
· votar


Acho que os "dinossauros" da guitarra não sabiam modos gregos...diversas escalas, triades, tetrades e o caramba a quatro...tinham apenas bom senso musical...Ouviu? Ficou bom? então deixa!

Mas todos tem um minimo de campo harmonico na cabeça SIM!



isso!

powerguitar10
Veterano
# nov/06
· votar


É o meu caso...nunca estudei Harmonia a fundo...sei um pouco de harmonia funcional...meio que "pratica"...

Na boa...Sabendo isso ( aprendi em 1 mês aqui no forum \o/) conciliado a muito a pratica e ao ouvido, o cara consegue chegar bem longe...

Eu acho Adrian Smith é um ótimo exemplo...claramento ele não é um musico teorico...mas tem um puta bom senso...Olhem os riffs do cara...tudo de bom gosto...Lembrando que nessas épocas não existiam Guitar Players, Foruns e etc...quer aprender? O cara tinha um velhinho que tocava uns blues e passava umas dicas...o resto era tudo ficar se ********** em discos e entendo o que os caras faziam...o proprio Wander Taffo me disse que usou a pentatonica por 10 anos...alguem tinha ensinado pra ele...mas só depois foi entender o que era aquilo de fato...

Gasoline
Veterano
# nov/06
· votar


Cara, eu vejo pelo meu velho.

Eu posso te dizer com toda a certeza, que :

1) ele toca para caramba.
2) tem um ouvido ferrado
3) não manja NADA de teoria.
(ah sim, ele toca piano).

Meu velho, toca muito, ele toca coisas de mpb e jazz basicamente, sem saber o que está tocando.
Ele faz as harmonias, complexas, com dissonancias e inversões, mas não sabe o nome dos acordes (ele sabe os básicos, maiores, menores e sétimos, mas por exemplo, ele faz acordes Sus4, ou com diminuta, 13a, etc, e não sabe o nome dos acordes). Quando a gente improvisa algo, as vezes eu pergunto o nome de um acorde, e ele me diz assim : 'ah, sei lá vê ai, é tal, tal, tal, tal e tal nota.'.
Agora, isso não quer dizer que ele não saiba o que está tocando. Ele sabe que tem que estar no tom, sabe quando esta ou não ou tom, sabe algumas escalas de solos e improviso, mas não sabe o nome das escalas, e nem a fórmula delas, ele sabe que tocando em lá, se ele tocar "essas" (e toca as notas) soa alegre, se tocar "essas" (e toca as notas) soa triste, e assim por diante, e tem nomes até inventados para as coisas. Ele nem sabe que podem existir coisas como os modos. Mas nunca ouvi meu velho tocando desafinado. (só quando está alto do alcool, mas por estar com "mira" ruim para acertar as teclas certas).

Então, dá para ter bons músicos sem saber teoria.

Na minha percepção, teoria é dar nomes aos bois. É nomear tudo que se toca e saber os porques de uma determinada escala, nota, soar bem com determinado acorde, e saber o porque de determinadas sequencias de acordes soaram bem,mal, caracteristicos de um estilo.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# nov/06
· votar


Gasoline
Ele deve ter um bom ouvido, pelo menos relativo perto de 100% ou absoluto. A experiência também diz a ele q notas devem ser tocadas no improviso e q notas sairiam mal. Ele deve ter uma boa memória musical e saca como os caras q ele ouve fazem, pq ele tem um ótimo ouvido e intuição. Curto músicos assim, eles falam a linguagem musical (tem percepção musical). Como vc falou é dar nome aos bois mesmo, tem gente q sabe isso e nem sabe explicar. Tenho um exemplo similar q eh um molequinho flautista q tem ouvido absoluto tbm. Ele uma vez chegou ao cumulo de advinhar na hora (n deu o nome disse as notas) um acorde aleatório feito num baixo de seis cordas, tocado por dois caras colocandos os dedos em regiões malucas da guitarra fazendo um acorde q n tem nada a ver. Ele sempre improvisa tudo bem.. pq sempre sabe o q ta sendo tocado mesmo q a gente module, entao ele geralmente brinca c as notas dos acordes e sabe q escalas cabem bem de tanto ouvir música na vida dele. Vc pode ouvir muito as bandas q ce gosta e n sacar o q eles fazem mas esse moleque simplesmente absorve na hora, é como se a música soasse para ele como uma pessoa falando portugues para vc, te dizendo td q ela ta fazendo.

Dr Stein
Veterano
# nov/06
· votar


WES MONTGOMERY
GEORGE BENSON

não sacavam de teoria musical

sei...
(2)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a alguém aqui conhece algúm músico que não sabe de toria e mesmo assim toca muito bem?