Dúvida nas pentatonicas maior e menor

Autor Mensagem
Kirk Hammet Neto
Veterano
# nov/06
· votar


Penta_Blues

Putz véio, só este teu post valeu o tópico. Agora, não querendo abusar da sua boa vontade, existe alguma regra pra formar pentatônica menor harmônica e pentatônica menor melódica? Só mais esta dúvida e eu vou ser feliz por um bom tempo. :)
Obrigado pela(s) resposta.

diditarra
Veterano
# nov/06
· votar


diditarra
Cara, os intervalos das suas Pentatônicas estão errados. Além disso, não se usa a regra de construção de Penta Menor a partir da Menor Natural em Menor Harmônica ou Menor Melódica, portanto não está correto retirar o 2º e o 7º Graus destas Escalas para se formar Pentatônicas Menores, aliás, nem nas Pentas Menores pois se retiram o 2º e o 6º Graus

A eu escrevi errado...malz nao percebi :(

Penta_Blues
Moderador
# nov/06
· votar


Bom dia!!!

Kirk Hammet Neto
Cara, em princípio qualquer Escala que contenha 05 notas pode ser tecnicamente chamada de Pentatônica, por exemplo:
Escala Japonesa: T - 2 - b3 - 5 b6.
Percebeu que ela possui 05 notas? Então por que não chamá-la de Pentatônica? Porque Pentatônica (Maior ou Menor) é o nome dado à uma Escala de 05 notas que possui um intervalo específico entre elas que é diferente da Japonesa ou de outra Escala qualquer que possua também 05 notas, sacou?
Quanto à sua dúvida sobre como construir uma Penta a partir da Menor Harmônica ou Menor Melódica, até onde eu sei, não existe uma regra, mas em música não existe certo ou errado e sim desejado e indesejado, pois nada impede que vc retire duas notas da Escala e passe a usá-la como se fosse uma Pentatônica.
Por que não é desejado então que se use a regra de construção de Penta em Menor Natural na Menor Harmônica ou Melódica?
Vamos analisar as três Escalas Menores em C:
Menor Natural: C - D - Eb - F - G - Ab - Bb
Menor Harmônica: C - D - Eb - F - G - Ab - B
Menor Melódica: C - D - Eb - F - G - A - B
Aplicando a regra de se tirar da Escala Menor o 2º e 6º Graus teremos:
Menor Natural: C - Eb - F - G - Bb
Menor Harmônica: C - Eb - F - G - B
Menor Melódica: C - Eb - F - G - B
Como se pode perceber, só o primeiro caso é que formou uma Penta Menor. Por que?
Primeiro porque nos dois casos de baixo (Harmônica e Melódica) o intervalo entre o 5º e o 7º Graus é de 02 Tons e numa Penta Menor este intervalo deve ser de 01 Tom e Meio.
Segundo porque se cria uma mesma escala a partir de duas diferentes. Veja como as notas da "Penta Menor Harmônica" são iguais às notas da "Penta Menor Melódica". Como se chamaria esta nova Escala então? E como vc diria qual Escala estaria usando quando aplicasse as notas C - Eb - F - G - B num improviso?
Veja, nada impede que num improviso vc use uma Penta de Cm ou um Cm Harmônico. Só é preciso analisar se o resultado é aquele que vc espera. Dizer que vc usou uma Escala Pentatônica Menor ou uma Escala Menor Harmônica é simples teoria. O que importa, como eu disse é que o resultado seja satisfatório pra vc.
Valeu!!!

Kirk Hammet Neto
Veterano
# nov/06
· votar


Cara, em princípio qualquer Escala que contenha 05 notas pode ser tecnicamente chamada de Pentatônica, por exemplo:
Escala Japonesa: T - 2 - b3 - 5 b6.
Percebeu que ela possui 05 notas? Então por que não chamá-la de Pentatônica? Porque Pentatônica (Maior ou Menor) é o nome dado à uma Escala de 05 notas que possui um intervalo específico entre elas que é diferente da Japonesa ou de outra Escala qualquer que possua também 05 notas, sacou?
Quanto à sua dúvida sobre como construir uma Penta a partir da Menor Harmônica ou Menor Melódica, até onde eu sei, não existe uma regra, mas em música não existe certo ou errado e sim desejado e indesejado, pois nada impede que vc retire duas notas da Escala e passe a usá-la como se fosse uma Pentatônica.
Por que não é desejado então que se use a regra de construção de Penta em Menor Natural na Menor Harmônica ou Melódica?
Vamos analisar as três Escalas Menores em C:
Menor Natural: C - D - Eb - F - G - Ab - Bb
Menor Harmônica: C - D - Eb - F - G - Ab - B
Menor Melódica: C - D - Eb - F - G - A - B
Aplicando a regra de se tirar da Escala Menor o 2º e 6º Graus teremos:
Menor Natural: C - Eb - F - G - Bb
Menor Harmônica: C - Eb - F - G - B
Menor Melódica: C - Eb - F - G - B
Como se pode perceber, só o primeiro caso é que formou uma Penta Menor. Por que?
Primeiro porque nos dois casos de baixo (Harmônica e Melódica) o intervalo entre o 5º e o 7º Graus é de 02 Tons e numa Penta Menor este intervalo deve ser de 01 Tom e Meio.
Segundo porque se cria uma mesma escala a partir de duas diferentes. Veja como as notas da "Penta Menor Harmônica" são iguais às notas da "Penta Menor Melódica". Como se chamaria esta nova Escala então? E como vc diria qual Escala estaria usando quando aplicasse as notas C - Eb - F - G - B num improviso?
Veja, nada impede que num improviso vc use uma Penta de Cm ou um Cm Harmônico. Só é preciso analisar se o resultado é aquele que vc espera. Dizer que vc usou uma Escala Pentatônica Menor ou uma Escala Menor Harmônica é simples teoria. O que importa, como eu disse é que o resultado seja satisfatório pra vc.
Valeu!!!


Rofl
Então pra que servem as duas outras escalas? Pra da um improviso com elas, você usa a escala completa?

Penta_Blues
Moderador
# nov/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Kirk Hammet Neto
Então pra que servem as duas outras escalas?
A Escala Menor Harmônica foi criada mais por uma necessidade harmônica do que melódica e a Menor Melódica criada para se contornar um pequeno problema gerado com a criação da primeira.
Num Campo Harmônico os acordes mais importantes são os de Tônica (I Grau) e os Dominantes (V Grau). Uma das notas que constitui o acorde dominante é a 7ª nota da escala. Na Escala Maior, a 7ª nota encontra-se 01 Semitom (1/2 Tom) abaixo da tônica, mas na Escala Menor Natural esta nota está 01 Tom abaixo da tônica. Isso significa que os acordes dominantes construídos sobre o V Grau das Escalas Maior e Menor Natural não produzem o mesmo efeito. Para se contornar esse problema, a 7ª nota da Escala Menor Natural é elevada em 01 Semitom.
Escala Maior: C (T) D (T) E (ST) F (T) G (T) A (T) B (ST) C
Menor Natural: C (T) D (ST) Eb (T) F (T) G (ST) Ab (T) Bb (T) C
Menor Harmônica: C (T) D (ST) Eb (T) F (T) G (ST) Ab (T+ST) B (ST) C.
Observe que as letras entre parêntesis são os intervalos entre as notas.
Resolve-se o problema de Harmonia, cria-se o problema de melodia...rs. Reduzindo-se o intervalo entre a 7ª e a 8ª notas em 01 Semitom, vc aumenta o intervalo entre a 6ª e a 7ª notas para 01 Tom e Meio. Isso acaba gerando uma excessão no padrão de intervalos numa escala baseada em Tom e Semitom. A solução então é elevar a 6ª nota em 01 Semitom voltando ao padrão de intervalos de Tom e Semitom.
Menor Harmônica: C (T) D (ST) Eb (T) F (T) G (ST) Ab (T+ST) B (ST) C
Menor Melódica: C (T) D (ST) Eb (T) F (T) G (T) A (T) B (ST) C.
Como resultado, vc tem um fluxo melódico mais suave pois os intervalos não ficam destacados. Experimente tocar uma nota seguida de outra meio tom acima, depois outra um tom e meio acima e depois volte a tocar a nota seguinte com meio tom acima.
Em termos de improviso, estas escalas têm uso mais recente e certamente geram melodias bastante interessantes. Malmsteen que o diga...rs
Quando usar? Putz, essa pergunta só tem uma resposta possível e que é exatamente igual caso vc pergunte quando deve usar qualquer outra escala existente... Quando vc quiser! Dependendo apenas da sua intenção e da sua inspiração.
Valeu!!!

Kirk Hammet Neto
Veterano
# nov/06 · Editado por: Kirk Hammet Neto
· votar


Malmsteen que o diga...rs

Foi bem por isso que eu me interessei em improviso com essas escalas. Eu vi um vídeo dele onde ele dava um exemplo de improviso com essas duas escalas. Vou tentar usar essas duas escalas pra improviso agora. Muito obrigado mesmo por todos os toques que você me deu. É bom saber que dá pra contar com pessoas como você aqui no fórum.
(Y)!
Até.

@Edit
Rofl, olha o chato aqui. Poderia me dar exemplos de guitarristas que usam bastante essas escalas? (noob plx0r) :P

DouglasdiLima
Veterano
# jul/13 · Editado por: DouglasdiLima
· votar


ae galera, revivendo o topico....

to com uma duvida, no caso o exemplo em c (dó)
a pentatônica MENOR de C e a mesma que a pentatônica MENOR de CM?

porque vejo exemplos de shapes das notas e tipo, no caso da pentatônica menor, com exemplos em Dm, A etc. e tipo os shapes são os mesmos, (aqueles 5) mudando só a posição no braço,
na minha logica, um shape de pentatônica de acordes menores deveria ser diferente dos shapes de acorde maiores, ñ acham? é por ai q estou me confundindo...

já de agora,obrigado..

DouglasdiLima
Veterano
# jul/13 · Editado por: DouglasdiLima
· votar


e até ja procurei exemplos de shapes da pentatônica menor de C e Cm, ou de D e Dm, pra ver se vejo a diferença, mais nunca encontrei....

Caike_bend
Veterano
# jul/15
· votar


Galera! To com umas dúvidas beeem iniciantes.

Por exemplo, uma música em G. Aa escalas que eu uso: penta Em, que por sua vez é igual a penta maior de G, certo? Então, a penta menor de G é o mesmo shape da penta menor de Em só que partindo de G?

E no caso de blues? Blues em G, eu sempre faço a penta menor de G, em todos os shapes, que por sua vez, é a penta maior de Bb, certo? Então, eu posso usar o shape menor partindo de Bb?

Eu devia era ter vergonha de ta perguntando isso. Heueheueuheueue mas é isso ai :P

eric bluesman
Veterano
# jul/15
· votar


Caike_bend

Nesses casos agente se refere a relativos, por existirem os mesmos intervalos como o C e o Am ou G e Em e é isso ae funciona e eu colocaria mais uma ideia pra vc , ex Acorde G Penta Maior e menor tb da um sabor ao som todo especial, terça maior , na verdade o indicado e´vc prestar atenção nos intervalos tocados , no blues terça maior e menor da uma intenção sonora otima, em outros lugares pode entrar totalmente fora de contexto.

Jube
Veterano
# jul/15
· votar


Caike_bend
Galera! To com umas dúvidas beeem iniciantes.

Por exemplo, uma música em G. Aa escalas que eu uso: penta Em, que por sua vez é igual a penta maior de G, certo? Então, a penta menor de G é o mesmo shape da penta menor de Em só que partindo de G?

E no caso de blues? Blues em G, eu sempre faço a penta menor de G, em todos os shapes, que por sua vez, é a penta maior de Bb, certo? Então, eu posso usar o shape menor partindo de Bb?

Eu devia era ter vergonha de ta perguntando isso. Heueheueuheueue mas é isso ai :P


Na prática, Em e G tem as mesmas notas, então sim e se o tom da música é Em, então parte da nota E, se for G, parte da G.

Se o blues estiver em G, você usa G a menos que ele seja Gm, ai usa menor de G.

E para ficar mais blues ainda, o ideal é você tentar tocar a escala referente ao acorde.

Caike_bend
Veterano
# jul/15
· votar


Acho que to começando a entender.

O que me embanana são os shapes. To ficando burro depois de velho heuehe

Tipo, a escala menor de G é aquela:
e 3 6
B. 3 6
G. 3 5
D. 3 5
A. 3 5
E 3 6

E a maior é aquela

e. 3 5
B. 3 5
G. 2 4
D. 2 5
A. 2 5
E 3 5

Certo?

A minha dúvidas é: os dois shapes representam coisas diferentes. Um menor, o outro maior. O maior, representa o tom
Em, certo? Que aí tem os outros qustros shapes sucessivamente. Certo?

O menor, por sua vez, representa, obviamente, a penta menor G, e, por tabela, a penta maior de Bb, correto?

A pergunta é: posso misturar esses shapes? No caso, o maior e menor que postei acima, junto aos outros respectivos shapes, seguindo a mesma lógica?

Valeu!!

Caike_bend
Veterano
# jul/15
· votar


Eu fiz a tabelinha bem direitinho, mas bugou algo que foi assim :'(

Caike_bend
Veterano
# ago/15
· votar


Não deixa o post morreeer, não deixa o post acabaaar

LeandroP
Moderador
# ago/15
· votar


Caike_bend

As suas afirmações estão corretas. E se você misturar os dois desenhos, dá cromatismo e intenção blues ;)

Caike_bend
Veterano
# ago/15 · Editado por: Caike_bend
· votar


LeandroP
Massa! Era isso que não entrava na minha cabeça..sempre fiquei preso à penta menor, por não saber como funcionava. Na verdade, até sabia, mas no feeling. Hehehehehe

Acontece que juntando as duas de maneira aleatória, soa um pouco estranho. Eu dei uma estudada e vi que, realmente, tem licks e repousos que soarao estranhos quando tocados nas duas. Vi também que pra conciliar os dois shapes que postei aí não tem uma fórmula, é treino e percepção, pois apesar de as notas e escalas serem certas, tem nota que soa estranho e tem nota que soa bonito. É isso mesmo?

Valeu!!

Edit: mas isso serve pra todos os tons de música? Por exemplo, um blueszao em G7 ou um pop Cm? a lógica serve também, né?

LeandroP
Moderador
# ago/15
· votar


Caike_bend

Não serve pra tudo não. Geralmente quando se mistura o mesmo shape de pentatônica (maior e menor) é sobre acordes 7a da dominante, tipo o G7 que você mencionou.

Caike_bend
Veterano
# ago/15
· votar


LeandroP
Entendi. Então, no caso de um blueszao em G7, eu poderia misturar os shapes maiores e menores que mencionei, certo?e nos demais tons, tipo Gm? Posso misturar os shapes menores de G e Bb, por exemplo?

LeandroP
Moderador
# ago/15
· votar


Caike_bend

Em Gm você pode utilizar Gm ou Bb porque são relativos. Se tocar Bbm sobre Gm soa fora de tom.

Caike_bend
Veterano
# ago/15
· votar


LeandroP
Entendi! Massa, brow. Brigadao!!

Caike_bend
Veterano
# abr/16 · Editado por: Caike_bend
· votar


Galera, uma dúvida que depois de um tempo me apareceu.

Bem, a penta maior de G seria a penta menor de Em, correto?

Então, eu poderia misturar, em um blues, a penta menor de G e a penta menor de Em?


Edit: eu já tinha perguntado, mas tinha esquecido e não vi. Ignorem.

LeandroP
Moderador
# abr/16
· votar


Caike_bend

Pode!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida nas pentatonicas maior e menor