Pentatônicas maior e menor homônimas, dúvida

    Autor Mensagem
    StratovariaCaster
    Membro Novato
    # ago/16


    Olá galera tudo bem? Estou com uma dúvida que está me tirando o sono hehe. Meu professor disse que no blues pode-se usar a escala maior e menor homônimas juntas, por exemplo:
    No acorde G7 posso utilizar a penta maior de sol, mas também posso utilizar a penta menor de sol (Gm7) mas aí eu resolvi analisar as notas dentro das escalas e algumas ficam fora...
    Penta sol maior: G,A,B,D,E (blue note Bb)
    Penta sol menor: G,Bb,C,D,F (blue note C#)
    Muitas notas ficam fora da escala e outras faltam, porque então devo usar elas juntas? estou com muita dúvida sobre isso alguem pode me ajudar?

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # ago/16 · Editado por: JoeCruzGuitar
    · votar


    Deve ter algum topico especifico para duvidas sobre teoria e ensino, mas antes de fecharem este teu, fica a dica para postar lá.

    Procure posts dos usuários LeandroP e Dennis Warren, tem muita coisa excelente já escrita por ambos. O Denis tem um site inclusive com muito material de estudo disponivel.

    O Blues usa basicamente acordes dominantes em sua estrutura, estes com a sétima.

    Por exemplo, este blues em G7 teria a estrutura :

    I - G7
    IV- C7
    V - D7

    Um acorde dominante aceita um monte de coisas, justamente por esta caracteristica de tensão que eles criam, fica aquela expectativa de que vai resolver (num maior ou menor), então é esta tensão que nos permite aplicar um monte de escalas sobre um acorde com sétima.

    Dá para usar maior, menor, mixo, menor melodica, penta maior, penta menor, escala alterada, diminuta, etc....

    Voce deve ter comparado as notas da penta menor de sol, que "parecem" fora em relação a escala de sol maior, ou as notas da tretrade do G7.

    Mas é esta tensão de uma menor em cima dele que cria esta sonoridade bacana do Blues.

    Não respondi de forma teorica, apenas um toque pq hoje to de molho e já escrevi demais aqui no forum hahaha

    Procura topico dos dois citados ai que você vai encontrar melhores explicacoes.

    Bons estudos.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Pentatônicas maior e menor homônimas, dúvida