Pentatônicas e Pentatônicas

    Autor Mensagem
    BaDmUcUrA
    Veterano
    # mar/04


    É o seguinte galera, eu to aprendendo a tocar guitarra há tempinho e comecei a aprender improvisação ... sou meio autodidata ... So que eu to parando em uns impasses cara. Tipo assim, se eu estou tocando um música em Dó e quiser improvisar em uma escala pentatonica menor, terei que improvisar na sexta nota da escala de Dó que é = Lá ... blz, parabéns pra mim ... sop que eu to tocando uma música q qnd vou improvisar, esta tocando as seguintes notas Fá# e Fá ... e se eu quiser improvisar em uma escala pentantonica menor ... em casa (nota) eu improviso ??????

    Obs: Lembrando que no tempo da música, demora mais fazendo o f#, depois passa rápido pro f e volta pro f# ...

    BaDmUcUrA
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    BaDmUcUrA
    Égua viagei ! ! ! Foi mal a quem leu essa msg e deve ter me chamdo de maluko ! ! As notas são Fa# e Sol ...

    fica em um palm mute no f# com uma palhetada meio que calvogada, depois muda rápido pra sol sem palm mute e volta para o Fa# ... valeuuuuuuuu

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    BaDmUcUrA

    Se você considerar a distância em tons de F# para G, verá que é só meio tom. Como a nota de maior destaque é a F# (pois você fica nela a maior parte do tempo) vamos dizer que a tonalidade está em torno desta nota. Agora a pergunta: Qual escala que você conhece que tem essas duas notas como intervalo?

    Pra matar logo a charada e deixar de lado os bolodórios, a escala que corresponde neste caso é a Fá# Frígio, pois ela é o III° grau da escala de Ré. Pra simplificar, use as notas da escala de Ré maior, começando pelo III° grau, que é Fá#.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    Escala de F# Frígio (III° grau de Ré maior)
    .
    .
    .

    e--------------------------------3-5-7-----------------
    B--------------------------3-5-7-----------------------
    G--------------------2-4-6-----------------------------
    D--------------2-4-5-----------------------------------
    A--------2-4-5-----------------------------------------
    E--2-3-5-----------------------------------------------


    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    ou, é claro, uma penta menor de F# (mas lembre-se que qualquer tensão que deseja adicionar, deve estar dentro da escala de Ré: D, E, F#, G, A, B, C#)
    .
    .
    .

    e-----------------------2-5-5-2------------------------
    B-------------------2-5---------5-2--------------------
    G---------------2-4-----------------4-2----------------
    D-----------2-4-------------------------4-2------------
    A-------2-4---------------------------------4-2--------
    E---2-5-----------------------------------------5-2----


    BaDmUcUrA
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Peraí, me enrolei ai um pouco, ta na mão posso solar em cima de F3 Frígio, ta isso eu sei .. quero dizer sei agora ... mas se eu fosse solar em um pentatônica, eu teria que solar ou na penta maior F# ou na penta menor de F# ???? É isso ???

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    BaDmUcUrA

    O que é um modo frígio? Não é menor?! Então e penta menor... esta última que postei acima é a penta de F# menor, só dei duas notas a mais caso queira sair um pouco da penta, mas é menor, obvio!

    James Hetfield
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    LeandroPanucci
    "Se você considerar a distância em tons de F# para G, verá que é só meio tom. Como a nota de maior destaque é a F# (pois você fica nela a maior parte do tempo) vamos dizer que a tonalidade está em torno desta nota. Agora a pergunta: Qual escala que você conhece que tem essas duas notas como intervalo?"

    mas pq tem q ser na escala de D???
    na escala de Em tb tem F# e G

    James Hetfield
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    eiiiiiii

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    James Hetfield

    Também pode ser, mas como a tônica gira em torno do F#, fica muito estranho usar só escala diminuta sobre o acorde. Esta escala é muito tensa, mas pode pegar uns lance com elas. Lembre-se que F# é o VII° grau de Sol, e este G é usado somente de passagem, usado como uma tensão b9... então de cara já dá um frígio. Mas se quiser dar um clima mais tenso, um F#dim pode ser a saída, mas não a escala em destaque...;-)

    James Hetfield
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    LeandroPanucci
    a ta, acho q entendi sim
    VLWWWWWWW

    BaDmUcUrA
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    James Hetfield

    Eita caralho valeu, valeu por me confundir um pouco mais James ! ! ! To brincando ! ! !

    LeandroPanucci

    É verdade viagei ... naum prestei atenção ! ! !

    Mas Leandro, se está na escala de Ré, eu naum poderia solar na escala de ré ???? POderia solar tb na relativa menor de F# que seria o D# ??? Ou eu estou viajando profundamente

    James Hetfield
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    BaDmUcUrA
    vc tem razão...se tudo está em torno da escala de ré, eh só solar na escala de ré ué!!!!

    BaDmUcUrA
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    E na relativa menor, daria ?? Na de D# ???

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    BaDmUcUrA

    Pode solar na escala de ré sim, afinal é a mesma coisa. Mas então pra que os modos se é a mesma coisa???

    O que acontece nos modos é a nota característica daquela escala. Observe que o modo frígio já começa com meio-tom...comparando com a menor natural que começa com um tom. Você deve dar atenção a estes intervalos e as notas de formação do acorde que está solando, que no caso é: F#, A, C#

    Você não pode usar uma relativa menor de F# porque ele já é menor, lembra-se? (viajou de novo he he). Se fosse apostar em uma relativa, esta seria maior, no caso Lá maior. Este Lá maior é o modo mixolídio (V° grau de Ré), mas acho que não entra no clima frígio da música, já que ela tem o acorde G de passagem.. mais uma vez lembrando: b9 --> Frígio


    Dúvidas???

    BaDmUcUrA
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    LeandroPanucci

    É ce tem razão, formação de acordes e os caralhos, tenho é que ler mais e tal ! ! ! Mas valeu seu menino ! ! ! Pela ajuda ! ! ! !

    |oo|_

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    BaDmUcUrA

    Por que você não estuda os modos assim:

    Você constroi todos eles e forme com T, 3, 5 para cada modo.

    Isso é o mais natural e até acho que já fez isso.

    Daí você procura identificar cada tensão diferente pra cada acorde. Como se fosse montar um acorde com todas as tensões.

    Eu vou exemplificar:

    C, D, E, F, G, A, B

    C, E, G (T, 3, 5) --> C

    Sobraram a 9(D), 4(F), 6(A), 7M(B)


    Agora com o dórico:

    D, E, F, G, A, B, C

    D, F, A (T, b3, 5) --> Dm

    Sobraram a 9(E), 11(G), 6(B), 7(C)


    Agora com o modo frígio:

    E, F, G, A, B, C, D

    E, G, B (T, b3, 5) --> Em

    Sobraram a b9(F), 11(A), b6(C), 7(D)

    Obs.:

    Compare os dois modos menores: Dórico e Frígio.

    Os dois tem diferenças nas tensões. Um tem uma nona maior, o outro nona menor. Um tem sexta maior, o outro tem 6 menor... e por aí vai...

    Depois compare esses dois modos menores com o modo Eólio, que é referência pra escalas menores. Veja que a sexta é sempre menor. Isso faz com que o modo Dórico seja diferente e tenha o sabor modal Dórico.

    É iusso... não pense apenas em escalas, eu sou teimoso e continuo afirmando: os acordes são a essência da música


    Dúvidas?

    Ossanha
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Bah galera pra que complicar tanto... toca uma penta de Bm, a partir do F# que não tem erro. Dependendo da sonoridade que tu buscas podes passar por Em e o F#º também é uma boa para dar uma de Randy Rhoades...

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    Ossanha

    Mas quem tá complicando?

    BaDmUcUrA
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    EEEEe LEadro, naum querendo te encher o saco e tal, e se eu fosse solar em cima de uma base em E e Bm, solaria aonde ?????? VAleu manuuu

    maggie
    Veterana
    # abr/04
    · votar


    Tópicos relacionados

    maggie
    Veterana
    # abr/04
    · votar


    Leiam os tópicos antigos pra que as dúvidas não se repitam.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/04
    · votar


    BaDmUcUrA

    Escala de Lá

    BaDmUcUrA
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    LeandroPanucci

    VAleu manu ... mas valeu mesmo ! ! !

    BaDmUcUrA
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Relendo essa parada eu naum entendi pq tenho que solar em Lá ???? Mas pq em Lá??? To me confundindo cara !!!!

    Outra coisa ... uma música em B D e F#, eu poderia solar em uma escala maior de D ou em uma menor de B ? Poderia né?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pentatônicas e Pentatônicas