Pentatônicas e Pentatônicas

    Autor Mensagem
    BaDmUcUrA
    Veterano
    # mar/04


    É o seguinte galera, eu to aprendendo a tocar guitarra há tempinho e comecei a aprender improvisação ... sou meio autodidata ... So que eu to parando em uns impasses cara. Tipo assim, se eu estou tocando um música em Dó e quiser improvisar em uma escala pentatonica menor, terei que improvisar na sexta nota da escala de Dó que é = Lá ... blz, parabéns pra mim ... sop que eu to tocando uma música q qnd vou improvisar, esta tocando as seguintes notas Fá# e Fá ... e se eu quiser improvisar em uma escala pentantonica menor ... em casa (nota) eu improviso ??????

    Obs: Lembrando que no tempo da música, demora mais fazendo o f#, depois passa rápido pro f e volta pro f# ...

    BaDmUcUrA
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    BaDmUcUrA
    Égua viagei ! ! ! Foi mal a quem leu essa msg e deve ter me chamdo de maluko ! ! As notas são Fa# e Sol ...

    fica em um palm mute no f# com uma palhetada meio que calvogada, depois muda rápido pra sol sem palm mute e volta para o Fa# ... valeuuuuuuuu

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    BaDmUcUrA

    Se você considerar a distância em tons de F# para G, verá que é só meio tom. Como a nota de maior destaque é a F# (pois você fica nela a maior parte do tempo) vamos dizer que a tonalidade está em torno desta nota. Agora a pergunta: Qual escala que você conhece que tem essas duas notas como intervalo?

    Pra matar logo a charada e deixar de lado os bolodórios, a escala que corresponde neste caso é a Fá# Frígio, pois ela é o III° grau da escala de Ré. Pra simplificar, use as notas da escala de Ré maior, começando pelo III° grau, que é Fá#.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    Escala de F# Frígio (III° grau de Ré maior)
    .
    .
    .

    e--------------------------------3-5-7-----------------
    B--------------------------3-5-7-----------------------