Dúvida nas pentatonicas maior e menor

Autor Mensagem
Kirk Hammet Neto
Veterano
# nov/06


E ae galera

Ontem eu tava estudando pentatônicas maiores. Terminei de ver todos os tons e já tava começando a passar e escala menor harmônica.

Eu sabia que a escala maior e a escala menor natural são relativas, então achei que as pentatonicas também seriam relativas, daí me bateu uma dúvida.

As pentatonicas maiores e menores também são relativas? Queria saber isso?

Silas Hammett
Veterano
# nov/06
· votar


Como estou iniciando assunto d escala nao psso oppinar =[

Penta_Blues
Moderador
# nov/06
· votar


Boa tarde!!!

Kirk Hammet Neto
As pentatonicas maiores e menores também são relativas?
Cara, elas são relativas sim, então vc pode seguir o mesmo princípio. Aliás, na Penta fica bem fácil de lembrar sua relativa: a última nota da escala. Veja só: Penta em C, sua relativa é A (Penta Maior em C = C, D, E, G e A).
Valeu!!!

Luks_Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


Kirk Hammet Neto
kra, a relativa da penta é a mesma da natural, q eu saiba isso não muda, ex. A relativa de C, na penta é a mesma coisa...

Kirk Hammet Neto
Veterano
# nov/06 · Editado por: Kirk Hammet Neto
· votar


Valeu galera.
Eu tava numa puta dúvida aqui.
Tipo, na pentatonica, você tira um 4º e o 7º grau da escala non? Então, não fica assim:

C: C D E F G A B C
Penta C: C D E G A

Am: A B C D E F G A
Penta Am: A B C E F

Não??
Acho que estou fazendo algo errado x/
Será que rola mais uma explicaçãozinha? =D

Luckas_Guitar
Veterano
# nov/06 · Editado por: Luckas_Guitar
· votar


Penta menor tu tira o 2 eo o sétimo grau, se tirar a quarta acaba com todo o blues do mundo. Fica:

A C D E G (edit: penta de lá menor)

John Arch
Veterano
# nov/06 · Editado por: John Arch
· votar


Kirk Hammet Neto
Só um detalhe: não são somente as escalas maiores e as menores naturais q podem ser relativas. A escala maior tem como relativa, a escala menor oriunda da sua terça menor descendente. Mas não importa qual das formas da escala menor.
Portanto, a relativa de Dó Maior é Lá menor, não importando se é Lá menor natural, harmônica, melódica, bachiana, e quaisquer outras, até mesmo pq vc pode utilizar tds elas na mesma música. A diferença é q somente a menor natural é q terá exatamente as mesmas notas.
O fato de ser relativa se deve exclusivamente ao fato de serem duas escalas q compartilham a mesma armadura de clave.

EDIT = detalhe: vc nem precisa pensar se a terça é menor, ou se a sexta é maior, pois é só vc seguir os próprios graus da escala q vc está trabalhando

Kirk Hammet Neto
Veterano
# nov/06
· votar


Penta menor tu tira o 2 eo o sétimo grau, se tirar a quarta acaba com todo o blues do mundo. Fica:

A C D E G (edit: penta de lá menor)


Penta menor tira o 2º e o 7º grau? Ok
Então sempre que eu for usar tirar uma penta de uma escala menor, eu tiro o 2º e o 7º grau? Seja pra harmonica, melodica e todas as outras que eu não conheço?

diditarra
Veterano
# nov/06 · Editado por: diditarra
· votar


Penta menor tira o 2º e o 7º grau? Ok
Então sempre que eu for usar tirar uma penta de uma escala menor, eu tiro o 2º e o 7º grau? Seja pra harmonica, melodica e todas as outras que eu não conheço?


Cara vc so tira quando for na pentatonica...vc tira o 4º e o 7º na PENTATONICA MAIOR


FOrmula da pentatonica maior:Tom+Tom+Tom+1 tom e 1/2+Tom
1+ 1 + 1 + 1 1/2 + 1

Pentatonica Menor Tom+1Tom e 1/2+Tom+Tom+1 Tom e 1/2
1 + 1 1/2 + 1 + 1 1/2



menor melódica eh de baixo pra cima , e menor natural eh de cima pra baixo

diditarra
Veterano
# nov/06
· votar


C Maior Pentatonica Maior

e-----8---10----------------------------------------------
B-----8---10----------------------------------------------
G----7--9-------------------------------------------------
D----7--10------------------------------------------------
A----7--10------------------------------------------------
E----8--10------------------------------------------------

Nao sei se foi essa a sua pergunta...mas aqui esta um dos Shapes da Pentatonica de C Maior

Penta_Blues
Moderador
# nov/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

Kirk Hammet Neto
Experimenta seguir este raciocínio:
Penta Maior: Pegue uma Escala Maior qualquer (Dó, por exemplo) e retire os Graus 4º e 7º. Para obter a Penta Menor relativa a esta Penta Maior, basta vc iniciar a Penta Menor pela última nota da Penta Maior e seguir a mesma sequencia de notas.
Ex:
Escala Maior de C = C, D, E, F, G, A e B
Penta de C = C, D, E, G e A
Penta de Am = A, C, D, E e G.
Valeu!!!

Kirk Hammet Neto
Veterano
# nov/06
· votar


FOrmula da pentatonica maior:Tom+Tom+Tom+1 tom e 1/2+Tom
1+ 1 + 1 + 1 1/2 + 1

Pentatonica Menor Tom+1Tom e 1/2+Tom+Tom+1 Tom e 1/2
1 + 1 1/2 + 1 + 1 1/2



menor melódica eh de baixo pra cima , e menor natural eh de cima pra baixo


E esse aglomerado de tons e sinais de soma é o quê? Me deixou mais confuso :/

Soulface
Veterano
# nov/06
· votar


Kirk Hammet Neto
E esse aglomerado de tons e sinais de soma é o quê?
São os intervalos.
Procure aprender as escalas observando os intervalos, e não decorando as notas de cada uma.
No começo é meio confuso, mas vai facilitar muito a sua vida.
Decore os intervalos e as regras. Com isso, as notas corretas vão saindo naturalmente no braço da tua guitarra.
Se algo sair errado, pare e veja o pq disso. Com certeza vc se enganou em alguma coisa, e não q a regra esteja errada.
Neste caso, volte ao começo e faça tudo de novo.
É repetitivo e chato. Mas é a maneira mais fácil e rápida de se aprender.

diditarra
Veterano
# nov/06
· votar


E esse aglomerado de tons e sinais de soma é o quê? Me deixou mais confuso :/

1Tom= 1/2 tom+1/2tom = C para D tem um tom
1/2 tom = E F meio tom

1+ 1 + 1 + 1 1/2 + 1

1=tom
1 1/2=Um tom e meio

Soulface
Veterano
# nov/06
· votar


diditarra
Aí tu vai confundir mais ainda a cabeça do coitado! hehehehehe

rafaman
Veterano
# nov/06
· votar


Ah cara... seguinte! Vc vai ter 5 modelos de pentas, assim como os modos! Cada um partindo de um grau da penta.

Tem um material muito bom do robben ford chamado The Blues And Beyond, que é um livro dele muito interessante que trata desse assunto detalhadamente, indo até além, falando de pentas com sexta e sétima!!! Esse material é fundamental pra quem quer entender um blues/rock solado em pentas!! Vai fundo que na net vc acha facil em PDF! :*

Digao
Veterano
# nov/06
· votar


Kirk Hammet Neto

e nao esqueca de colocar pentas menores em cima de acordes maiores e vice e versa...

o som tradicional de penta é qd uma penta menor (por exemplo) fica em cima de um acorde maior.... esse é o som classico...

rafaman
Veterano
# nov/06
· votar


Opa Digão, isso só se for num blues, ou num acorde com sétima menor em outro estilo. O que é chamado "Intenção blues"!

Correto?!

rafaman
Veterano
# nov/06
· votar


Ae pessoal, foi mal pelo flood, mas espero que isso ajude. É o desenho dos 5 modelos de penta.
Pentas

Kirk Hammet Neto
Veterano
# nov/06 · Editado por: Kirk Hammet Neto
· votar


Toda essa confusão me deixou meio confuso xP, mas agora já me recompus. Só uma pergunta bem clara que esclarecia tudo pra mim. Pra tirar pentatônica da menor melódica e da menor harmônica, eu só preciso tirar o 2º e o 7º grau da escala? Obrigado :)

Soulface
Veterano
# nov/06
· votar


Kirk Hammet Neto
A regra é a mesma para todo tipo de pentatônica.
Por isso q é mais fácil vc entender as regras e intervalos, do q decorar as notas de toas as escalas.

diditarra
Veterano
# nov/06
· votar


Toda essa confusão me deixou meio confuso xP, mas agora já me recompus. Só uma pergunta bem clara que esclarecia tudo pra mim. Pra tirar pentatônica da menor melódica e da menor harmônica, eu só preciso tirar o 2º e o 7º grau da escala? Obrigado :)

Sim...sao 7 notas as escalas...tira o 2º e o 7º , ai fica com 5 notas (Pentatonica= 5 notas)
[i][/i]

Kirk Hammet Neto
Veterano
# nov/06
· votar


Então a escala pentatônica de Cm harmônico é composta pelas seguintes notas:

Escala Cm Harmônico
C D D# F G G# B C

Pentatônica Cm Harmônico:
C D# F G B

Tá certo?

Penta_Blues
Moderador
# nov/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

Kirk Hammet Neto
Não. Não se usa a mesma regra pra criar Pentatônicas Menores porque os intervalos entre Escala Menor Natural e Menor Harmônica são diferentes.
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# nov/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

diditarra
Cara, os intervalos das suas Pentatônicas estão errados. Além disso, não se usa a regra de construção de Penta Menor a partir da Menor Natural em Menor Harmônica ou Menor Melódica, portanto não está correto retirar o 2º e o 7º Graus destas Escalas para se formar Pentatônicas Menores, aliás, nem nas Pentas Menores pois se retiram o 2º e o Graus.
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# nov/06
· votar


Boa noite!!!

John Arch
O fato de ser relativa se deve exclusivamente ao fato de serem duas escalas q compartilham a mesma armadura de clave.
E consequentemente as mesmas notas, o que não acontece na Menor Harmônica e na Menor Melódica.

Mas não importa qual das formas da escala menor.
Portanto, a relativa de Dó Maior é Lá menor, não importando se é Lá menor natural, harmônica, melódica,...

Importa sim, pois seus intervalos são diferentes. Tanto a Menor Harmônica quanto a Menor Melódica não possuem suas Relativas Maiores como uma Menor Natural possui.

Valeu!!!

Kirk Hammet Neto
Veterano
# nov/06
· votar


Então a escala pentatônica de Cm harmônico é composta pelas seguintes notas:

Escala Cm Harmônico
C D D# F G G# B C

Pentatônica Cm Harmônico:
C D# F G B

Tá certo?


Eu queria que está dúvida fosse esclarecida agora. :)

Rout
Veterano
# nov/06
· votar


Cara o negócio é o seguinte:

Penta Maior: tira o 2º e o 7º grau da escala.
Exemplo: C
Escala maior: C D E F G A B -----> A Penta Maior fica: C D E G A


Penta Menor: tira o 2º e o 6º grau da escala. (sendo que a 7º deve ser menor (7m) )
Exemplo: A
Escala Menor Harmonica: A B C D E F G#------> A Penta Menor Fica: A C D E G

Viu como são relativos?

Pra intensão blues tu pode utilizar a Penta Menor de Iº grau em cima de acordes da escala maior.
Ex: A7 | B7, (como a escala nesse caso é A Maior, tu usa a Penta de Am.

Pra intensão Rock tu pode utilizar a Penta Menor de VIº grau pra acordes da escala maior.
Ex: C | D | G, (como a escala nesse caso é C Maior tu usa a Penta de Am.

Tu também pode aplicar as Pentas pensando desta forma:

Escala de C Maior: C Dm Em F G7 Am Bº
Na escala de C tu pode utlizar a Penta de C Maior, D Menor, E Menor, F Maior, G Maior e A Menor. Capiche??

Espero não ter complicado mais.

Rout
Veterano
# nov/06 · Editado por: Rout
· votar


Então a escala pentatônica de Cm harmônico é composta pelas seguintes notas:

Escala Cm Harmônico
C D D# F G G# B C

Pentatônica Cm Harmônico:
C D# F G B

Tá certo?

Eu queria que está dúvida fosse esclarecida agora. :)


Escala de Cm: C D Eb F G Ab B C

Pra Penta Menor tira a 2º e a 6º: D e Ab
Então fica:

Penta de Cm: C Eb F G B

Ta certo sim cara! Só procura usar as nomenclaturas certinhas pra ti não te perder. Na escala tu não pode repetir a nomenclatura então por mais que D# seja o mesmo do que Eb, procura usar de acordo. : )

Penta_Blues
Moderador
# nov/06
· votar


Boa tarde!!!

Rout
Cara, tem uma série de pontos incorretos nesse seu post...

Vamos lá:
Penta Maior: tira o 2º e o 7º grau da escala.
Penta Maior se forma retirando o e o 7º Graus da Escala Maior

Penta Maior: tira o 2º e o 7º grau da escala.
Exemplo: C
Escala maior: C D E F G A B -----> A Penta Maior fica: C D E G A

Neste exemplo, apesar de vc dizer que retira o 2º e o 7º Graus, repito que está incorreto, na resposta vc retira o 4º e o 7º Graus, o que fica correto, mas diferente do que vc afirma que se deve fazer.

Escala de C Maior: C Dm Em F G7 Am Bº
Isso não é Escala de C Maior e sim Campo Harmônico de C Maior

Escala de Cm: C D Eb F G Ab B C
Isso não é Escala de Cm e sim uma Escala de Cm harmônico.

Pra Penta Menor tira a 2º e a 6º:
Esta regra vale para Escala Menor Natural e não Harmônica

Penta de Cm: C Eb F G B
Esta não é uma Penta de Cm pois a nota B está incorreta. A nota que deve estar no 7º Grau da Penta Menor é um Bb.

C Eb F G B
Esta escala não pode ser uma Pentatônica Menor porque neste tipo de Penta o intervalo entre o 5º e o 7º Graus é de 01 Tom e Meio. No exemplo que vc deu este intervalo é de 02 Tons.

Finalmente, caso vc ache que Escalas Harmônicas e Melódicas geram Pentatônicas Menores, tente achar a diferença entre a "Penta Menor Harmônica" e a "Penta Menor Melódica"...

Kirk Hammet Neto
Eu queria que está dúvida fosse esclarecida agora. :)
Acho que já tentei esclarecer isso no post logo acima: Não. Não se usa a mesma regra pra criar Pentatônicas Menores porque os intervalos entre Escala Menor Natural e Menor Harmônica são diferentes.
Caso reste ainda alguma dúvida, especifique-a para tentarmos chegar a uma conclusão.

Valeu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida nas pentatonicas maior e menor