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rafagg Veterano |
# abr/09
E aí galera?To estudando tétrades na verdade e tav tentando harmônizar umas escalas menores (melódica e harmônica) e senti dificuldade pois queria escreve-las na ordem em que aparecem os aidentes (usandos os ciclos de quartas e quintas) mas acabei me embolando todo. Descobri que nessas escalas tem tons que tem sustenido e bemol juntos, não existe um tom sem acidentes, dentre outros probleminhas hehehe queria saber se é isso mesmo?
Tentei organizar em todos os tons as escalas menor melódica e menor harmônica partindo de "Lá" e segunido o ciclo de quintas até voltar a "Lá" e depois fiz o mesmo seguindo o ciclo de quartas, isso tá certo?
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rafagg Veterano |
# abr/09
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Pow galera, ninguem aqui nunca tentou aplicar ciclo de quintas e de quartas nessas escalas?
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thomasmoura Veterano |
# abr/09 · Editado por: thomasmoura
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Cara, não entendi a sua duvida...
Pegue a formula das escalas melodica e harmonica. Monte os acordes do 1o. tom (C). Pule uma quarta (na escala natural), monte os acordes, e assim sucessivamente.
Se precisar eu tenho as tabelas prontas, para conferir.
Quanto a isso de ter notas bemol e sustenido na mesma escala, eu não sei não...
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rafagg Veterano |
# abr/09
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thomasmoura eh acho que expliquei mal mesmo...tipo é que nas escalas maiores a gente, a partir de dó e usando o ciclo de quintas, gera todas as outras escalas e a cada esclaa que formamos acrescentamos um sustenido. Na escala menor natural a partir de Lá a gente usa o ciclo de quintas e a cada escala formada o número de sustenidos também aumenta...e nas escalas menor harmônica e menor melódica?O número de acidentes também deveria aumentar de um em um??E por qual nota devemos começar aplicando o ciclo de quintas nessas escalas?(também seria pelo Lá?)
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XSIDX Veterano |
# abr/09 · Editado por: XSIDX
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Os ciclos de quintas e quartas ....
A quinta geralmente é bem chato velho é aquela espectativa de chegar sexta pra engatar o final de semana pra ficar de folga do trampo. Já o ciclo de quarta é bem maneiro porque é meio de semana e a galera quer curtir um poco, então sempre rola uma happy hour com uma boa breja e um salgado acompanhando ...
[/muito trampo]
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rafagg Veterano |
# abr/09
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XSIDX rsrsrs haja paciência pra atura novato hehehe
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LeandroP Moderador |
# abr/09
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rafagg
Descobri que nessas escalas tem tons que tem sustenido e bemol juntos, não existe um tom sem acidentes, dentre outros probleminhas hehehe queria saber se é isso mesmo?
É isso mesmo. Por exemplo, a escala Ré menor harmônica possui as notas Bb e C#. Na melódica é um pouco mais fácil porque só tem a nota C# (A nota B é natural)
Eu nunca montei escalas menores por 4as e 5as, porque penso na relação dos acordes menores com os maiores (tipo Am/C, ou Dm/F).
O legal é escolher um tom e harmonizar ele. Depois observar os graus (intervalos). Vai ser a mesma coisa nos outros tons.
Uma vez que você harmonizou as escalas maiores (por 4as e 5as) e fixou na mente os acordes, não vejo a necessidade de aplicar "o mesmo processo" pra outras escalas... Se bem que pode ser divertido e faz o cérebro trabalhar.
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LeandroP Moderador |
# abr/09
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XSIDX
Rola feijoada no ciclo das 4as, por isso que você gosta, né?! Fanfarrão!
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rafagg Veterano |
# abr/09 · Editado por: rafagg
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LeandroPanucci não vejo a necessidade de aplicar "o mesmo processo" pra outras escalas pow eu apliquei hehehe, já tinha feito antes de você responder...será q tem como eu te mandar pra tu dar uma olhada? só não sei se ainda tenho o teu e-mail aqui...
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LeandroP Moderador |
# abr/09
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rafagg
meu nick no gmail ;)
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