Escalas O Metodo Pratico!

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Rei Arthur Pendragon
Veterano
# abr/10
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Wiegraf
Você pode tocar todas as notas da penta aonde vc quiser no braço. Os shapes só servem para vc aprender maneiras de tocar a escala, mas n devem limitar nem ditar como vc deve tocar as mesmas.

Wiegraf
Veterano
# abr/10
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certo agora sim eu entendi um pouco melhor com todas as explicaçoes

Lucasluz
Veterano
# mai/10
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tipo to com umas duvidas com escalas maiores!!

assim, esse desenho ai!

E|--------------------------------------------------------2---3---
B|-------------------------------------------------3---5----------
G|-------------------------------------2---4---5-----------------
D|------------------------2---4---5------------------------------
A|------------2---3---5------------------------------------------
E|---3---5--------------------------------------------------------

esse desenho é de G maior certo? corrija se estiver errado xD

bem se eu pega esse desenho e mover ele todo para o lado, fazendo com q a tonica seja E, seria a escala maior de E??

bem se isso q eu falei esta certo tbm fuciona para esse tipo de desenho??
|
|
\/

E|------------------------------------------------------5---7---8--
B|-------------------------------------------5---6---8-------------
G|--------------------------------4---5---7------------------------
D|---------------------3---5---7-----------------------------------
A|----------3---5---7----------------------------------------------
E|-------------------------------------------------------------------

bem esse desenho acima que tipo de escala seria???

Bereta
Veterano
# mai/10
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Lucasluz

Quanto ao primeiro desenho:

E|--------------------------------------------------------2---3---
B|-------------------------------------------------3---5----------
G|-------------------------------------2---4---5-----------------
D|------------------------2---4---5------------------------------
A|------------2---3---5------------------------------------------
E|---3---5--------------------------------------------------------

Sim, este é um dos desenhos da escala maior de G.

bem se eu pega esse desenho e mover ele todo para o lado, fazendo com q a tonica seja E, seria a escala maior de E??

No desenho acima eu destaquei as tônicas (notas sol) da escala. Se vc andar com essa tônica, que no caso, vamos pensar na que está na casa 3 da corda 6, vc vai estar transpondo a escala. O desenho permanece o mesmo, como deve ter percebido.

E sim, tb funciona para o outro desenho que vc postou, que no caso é a escala maior de C.

Repetindo o que foi dito no outro tópico:

Pra evitar de extender muito, vc achará muuuuito material sobre escala aqui no FCC. Pra começar:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/124871/

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/44660/

Bom estudo!

Lucasluz
Veterano
# mai/10
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Bereta

vlw cara!!

assim fica mais facil de memorizar as escalas!

xD

alexfrt
Veterano
# jul/10
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Alguém me ajude, por favor!

Eu já entendi praticamente tudo o que foi dito aqui, sobre as escalas e os modos.

Mas o que eu tenho dúvida é como aplicar essas escalas dentro da música.

Por exemplo:
O violonista base toca os seguintes acordes: Em, C, G, D, D#º
Como eu vou usar as escalas pra criar uma frase durante cada acorde desse?
Se eu simplesmente começar a tocar a escala do respectivo acorde fica uma coisa muito tosca, concordam?

E aí, como eu aplico as escalas na música?

LeandroP
Moderador
# jul/10
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alexfrt

Quase todos os acordes que você postou são formados por notas que fazem parte da escala de Mi menor (ou seu relativo Sol maior).

Esta escala é suficiente pra tocar sobre esta harmonia. No entanto, as notas de cada acorde, no momento em que ele está sendo tocado, são as melhores notas.

Por exemplo, quando se toca o Em, as notas Mi, Sol e Si são as melhores notas, porque são as notas que formam o Em.

Sobre o acorde C, as notas Dó, Mi e Sol são as melhores. Note que a diferença do acorde acima está apenas entre as notas Si e Dó.

Sobre o acorde G as melhores notas são as notas Sol, Si e Ré. E sobre o acorde D as notas Ré, Fá# e Lá.

Note que todas as notas dos acordes fazem parte da escala de Mi menor (ou Sol maior), e que somente a nota Ré# do acorde diminuto está fora da escala. O que não quer dizer que ela não deve ser tocada. Sobre o acorde D#° ela soa muito bem porque é a tônica (nota fundamental) do acorde.

Perceba a importância não só da escala, mas dos acordes envolvidos na harmonia. Os acordes, na maioria das vezes, têm mais a dizer do que uma mera escala.

Então você não precisa de escalas pra música que você postou. Uma só é suficiente. Dando destaque pras notas da tríade (do acorde) no momento certo.

zackslashvai
Veterano
# jul/10
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opa pessoal iniciante é foda né !!!
bom entao eu tenho a escala maior de dó C
C D E F G A B C

entao como ue faço pra toca isso
to aqui coçando a cabeça

Abravador
Veterano
# jul/10
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cara intendi nada --'

zackslashvai
Veterano
# jul/10
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ajuda ae!!

LeandroP
Moderador
# jul/10
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zackslashvai

Comece identificando as notas no braço da guitarra.

Não existe uma palavra mágica que responde a essa pergunta.

Estude os intervalos, a escala no papel primeiro.

Abravador
cara intendi nada --'

É uma pena...

Marowak
Veterano
# jul/10
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Eu ainda não entendi umas coisas simples:

A formação de acordes (em tríades) SEMPRE será dada pelo I, III, e V grau? independente da escala?

Fiz uma música que EU achava que estava em F#m

Notas: F# - G# - A - B - C# - D - E - F#

Uso nos versos da música, F#m e C#7,
no Refrão D, C# e Fm.

O problema é que C# é composto por C# F G#

logo, das duas uma:
OU eu estou enganado quanto a escala,
OU eu estou realmente colocando uma nota fora da mesma.
E em segundo caso, A sonoridade é boa, Estarei eu ERRADO em usá-la?

Pior ainda é uma linha de guitarra, que faz:

- - F# - - - - - - - - - - C# - - - - - - - - - - - --
@ @ @ & & @ @ @ & &
D - 4 - 4 - 4 - 9 - 10 - 11 - 11 - 3 - 3 - 7 -
G - 6 - 6 - 6 -10- 12 - 13 - 13 - 5 - 5 - 9 -
B - 7 - 7 - 7 -11- 13 - 14 - 14 - 6 - 6 -10 - Volta pro começo, (2x)
e - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

@ = Semínima
& = Colcheia

o F aparece novamente.

Alguém pode me explicar?

Eu posso usar uma sequencia dessas notas: F# - E - E# - F - F# - C# em um outro instrumento, desde que F#, e C# estejam coincido com os acordes da viola?

Eu posso usar MAIS de uma escala numa mesma música, por exemplo, Usar uma escala feliz, como base (viola em acordes) e em um violino usar uma a mesma Tonica, porém em uma escala mais sombria?

Como posso ter acesso a esses estudos?
obrigado

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jul/10
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Marowak
N tá errado usar acordes de outras escalas, muito pelo contrário. Nesse caso, vc está usando um empréstimo da escala menor harmônica de F#, cujo acorde V é o C#7. Aliás esse é o tipo de recurso que mais acontece na música por aí, principalmente na clássica. Vc simplesmente deve ter usado isto pq soou familiar a milhões de outras músicas q vc já ouviu.

O que importa é soar legal, se ficou legal na sua música, td bem.

FRSouza
Veterano
# ago/10
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Desculpa ressuscitar esse tópico, mas estou com algumas duvidas...
A primeira é, sobre esses intervalos.
Segunda menor----------------------------------------> 1/2 Tom
Segunda maior-----------------------------------------> 1Tom
Terca menor--------------------------------------------> 1 ton 1/2meio
Terca maior --------------------------------------------> 2 Tons

vamos usar o exemplo da escala de C (Dó maior)
C + 1 tom = D, entao D é a segunda maior da escala de dó? e E a Terça maior?

E a outra é sobre as relativas menores, nao entendi por que no exemplo de C a relativa menor é Am e não A. Abs

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# ago/10
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FRSouza
Quanto aos intervalos vc está certo. A segunda de C é D, e a terça maior é E.

A escala menor relativa é a escala menor formada a partir do intervalo de sexta menor de uma escala maior. As duas escalas possuem as mesmas notas, a sua sonoridade quanto tocadas sobre os acordes é que difere, por causa da distribuição diferente dos intervalos.

A sexta menor de C é A.

escala de C :

C D E F G A B

escala de Am :

A B C D E F G (repare q são essencialmente as mesmas notas)

se vc montar a de A maior, vai ter : A B C# D E F# G#.

FRSouza
Veterano
# ago/10
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E no exemplo de modos que o Alex passou, nao tem um desenho para os modos ?

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# ago/10 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
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FRSouza
Existem vários "desenhos" para digitação de escalas de modos na guitarra, mas eu acho que você está indo na direção errada, pulando dois passos importantes. Primeiro deves ir atrás de entender a teoria de formação de modos, e posteriormente ir testando essas ideias na guitarra, para entender a sonoridade dos modos. Te digo isso pq tua primeira pergunta indica confusão com o aspecto mais básico, que é intervalo. N adianta não dominar isso e sair direto pra modos, pulando harmonia e escalas diatônicas com seus arpejos.

Começa por aqui :

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/
depois venha aqui :

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/85902/

Depois :

Tópico com desenhos dos modos :
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/44660/

LEIA estes tópicos com calma e a guitarra no colo, durante uma semana. Pega um papel tb e vai escrevendo os esquemas, vai formando outras escalas com as fórmulas aprendidas nos tópicos, e depois sai tocando no braço. Som na cabeça é muito importante, desenho vem depois.

Depois disso, venha aqui com suas dúvidas (muitas podem ser respondidas dentro dos próprios tópicos nas páginas seguintes, é só ir lendo), mas TENTE primeiro estudar tudo isso aí. Com calma. Abraços e bom estudo!

xing0o shérwood
Veterano
# ago/10
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Gente eu so meio novato no assunto guitarra,
e tenho uma duvida.
Procurei os desenhos da escala menor, mais não encontrei,
E no inicio do Tópico diz que a escala menor, é a relativa de alguém.
eu conheço 5 modelos (E-D-C-A-G) A escala menor, tem esses mesmos modelos?
Minha duvida é...
Os desenhos da escala menor são os mesmos da maior?
[PERGUNTA DE NOOB]

xing0o shérwood
Veterano
# ago/10
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A desculpa qualquer nubice cometida no post acima

skiva_thrash
Veterano
# ago/10 · Editado por: skiva_thrash
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xing0o shérwood
Minha duvida é...
Os desenhos da escala menor são os mesmos da maior?


Não se vc partir da tonica. Mas toque a escala menor, por exemplo Am.

Fica: A-B-C-D-E-F-G

Agora toque: C-D-E-F-G-A-B, e terá a escala de C que é relativa de Am.
Repare que as notas são as mesmas, so mudará o ''shape''.
Abraç. e, no forum tem bastante coisa sobre o assunto, procure video aulas no youtube tbm.

xing0o shérwood
Veterano
# ago/10
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Opa vlw vo pesquisar sim
OBG

murillorponte
Veterano
# set/10
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Até agora está me ajudando muito!!!

Son Volt
Veterano
# set/10
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Analize Harmonica

Vamos analizar uma musica do ABorto Elétrico "Que país é esse?"
Que País é Este?
Aborto Elétrico


Obs.: Essa versão não tem aquele solinho do que pais é este ? da legião !!!!


Tom: D
Introd.: (D5 Bb5 C5)

(D5 Bb5 C5)
Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituicão
Mas todos acreditam no futuro da nação

(D5 Bb5 C5)
Que país é este
Que país é este
Que país é este
Que país é este

1°)Esta musica está situada no tom de D : D E F# G A B C#

I=>D
II=>E
II=>F#
IV=>G
V=>A
VI=>B
VII=>C#

Tranportando para o campo harmonico de D Menor Harmonico teremos:
I=>D
II=>E
IIIb=>F
IV=>G
V=>A
VIb=>Bb
VII=>C#

Entao temos as notas da cancao que se baseia numa progressao de I-VI-VIIb que será = (D Bb C) Esse riff está no campo harmonico de Dm Harmonico porém o tom está escrito em D (ré maior)!


Alguém pode me explicar como se concluiu a análise dessa música? Como a música tem o acorde C (VIIb) em vez de C#, não entendi porque ela deve ser transportada pro campo de Dm harmônico. Não poderíamos dizer que ela está no tom D I-VIb-VIIb = (D Bb C)? Confesso que sou péssimo em teoria musical mas essa dúvida pode ter uma explicação lógica que faça sentido pra mim.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# set/10 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
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Son Volt
Não tem lógica nenhuma essa análise. A música está no tom de Dm/F e pronto. Os caras tocam só os bicordes, sem a terça(n diz se o ré é maior ou menor), só que se vc for cantar junto e/ou ver a melodia do solinho, claramente usa a escala menor.

A soma das melodias mais os bicordes resulta em Dm Bb C.... escala de Dm. Se fosse D(maior) Bb C, aeh vc poderia pensar em olhar outras escalas menores do mesmo tom pra achar acordes emprestados que n existem na maior.

Aliás, eu n me lembro agora, mas a versão que toca o Legião n é em Em??

Qq dúvida, eu fiz um tópico sobre análise harmônica levando em consideração vários estilos:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/194768/
Coisa de análise, pergunta lá q eu respondo. Se for só dúvida de escala, pergunta aqui nesse mesmo.

adrianots.s.o.r
Veterano
# fev/11
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A escala menor harmônica não é derivada da menor melódica como foi dito. Difere-se da menor natural apenas pela sétima que, ao invés de menor é maior. A escala menor melódica está errada. Além do 7º grau elevado em um semitom, a escala menor melódica também eleva seu 6º grau em um semitom.
I II bIII IV V bVI bVII VIII
menor natural: A B C D E F G A
I II bIII IV V bVI VII VIII
menor harmônica: A B C D E F G# A
I II bIII IV V VI VII VIII
menor melódica: A B C D E F# G# A

Outra coisa que feita foi começar escalas menores com a relativa Maior (C). Uma escala menor, obviamente, deve começar pelo sexto grau da escala Maior, no caso, Am como Tônica.

Menor Natural: T ST T T ST T T (A-B-C-D-E-F-G-A)
Menor Harmônica: T ST T T ST T+ST ST (A-B-C-D-E-F-G#-A)
Menor Melódica: T ST T T T T ST (A-B-C-D-E-F#-G#-A)

T = Tom
ST = Semitom

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# fev/11
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adrianots.s.o.r
A escala menor harmônica não é derivada da menor melódica como foi dito
Certo, na verdade é meio que o contrário. Alguns compositores passaram a elevar tb o sexto grau quando tocando a escala na forma ascendente, pq o salto de 1,5tom da m. harmônica era tenso e tb difícil de cantar, para alguns n fazia uma transição melódica suave para a sétima (daí o nome da nova escala).
Na forma descendente eles tocavam a escala menor mesmo, pois não há função de "leading tone" tocando ela assim.

Deecc
Veterano
# abr/11
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Olá, sou novo no forum e quero começar a aprender sobre a parte teórica, otimo tópico, mas tenho duvida basica:

Escala Maior = Tônica + T + T + ST + T + T+ T + sT
seguindo o raciocinio e levando em conta que são 7 notas e 5 acidentes e a escala cromática:
C - C# - D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A# - B
a escala de C partindo desse principio seria
C D E F G A B C
ate ai beleza, da pra formar todas as escalas se eu não estiver errado a de D seriaD E F# G A B C# D?

Mas relativas menores:
no topico alex disse: "Entaum tendo formulado todas as doze escalas maiores voce tem a partir do VI grau de cada escala sua relativa menor!!!!"
ai lasco tudo.... então fazendo a regra pra escala de D a relativa menor seria B C# D E F# G A ?
a relativa de menos de Re maior seria escala de Bm?

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# abr/11
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Deecc
Correto!

Deecc
Veterano
# abr/11 · Editado por: Deecc
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Outra duvida, continuando meus estudos sobre a teoria me surge a dúvida sobre os campos harmônicos.
Como dito no texto para o CH de C seria C- Em - F - G - Am - Bdim

aplicando a regra à escala de D como falei acima, seria o mesmo conceito?

D - F# - A = D (Ré maior)
E - G - B = Em (Mi Menor)
F# - A - C# = F#m (Fá sustenido menor)
G - B - D = G (Sol Maior)
A - C# - D = A (Lá maior)
B - D - E = Bm (Si Menor)
C# - E - G = C#dim (? Dó sustenido diminuto?)

Esse é o campo Harmonico de D? A regra se aplica na formação de qualquer campo harmônico ? ou a de menor por exemplo ja seriam difenrentes os intervalos e mudando ali a ordem que percebi ser Maior, menor, menor, maior, maior , menor, diminuto?

De Ros
Veterano
# abr/11
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Deecc

"Outra duvida, continando meus estudos sobre a teoria me surge a duvida sobre os campos harmônicos.
Como dito no texto para o CH de C seria C- Em - F - G - Am - Bdim"


Tá certo. Só faltou o segundo grau :

C - Dm - Em - F - G - Am - Bdim


-------------------------------------------------------------------------------


"D - F# - A = D (Ré maior)
E - G - B = Em (Mi Menor)
F# - A - C# = F#m (Fá sustenido menor)
G - B - D = G (Sol Maior)
A - C# - D = A (Lá maior)
B - D - E = Bm (Si Menor)
C# - E - G = C#dim (? Dó sustenido diminuto?)


Esse é o campo Harmonico de D? A regra se aplica na formação de qualquer campo harmônico?
"


Tu errou dois acordes:

A - C# - E = A (Lá maior)
B - D - F# = Bm (Si Menor)


Mas o raciocínio está correto.
É isso aí. Super simples e lógico, não?
Abraço!

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