Tutorial sobre tonalidade com análise harmônica (fusion, com exemplos)

Autor Mensagem
Rei Arthur Pendragon
Veterano
# set/08 · Editado por: Moderador


Aí pessoal. Resolvi começar este tópico pq vejo muita gente comentando esse assunto. Realmente, é um assunto confuso e há muitas maneiras de entender a tonalidade. Como estudo fusion, resolvi aplicar este pensamento aqui, pois ele serve para vários estilos de música, misturando rock, jazz, clássico, pop, etc. Na época do clássico, o pessoal só tocava de maneira funcional e usava modulações. Hj vemos músicas modais Tb, mas aqui vale lembrar que um modo n é uma tonalidade, e sim indica uma tonalidade. Ex : A mixolídio é um modo de tocar a tonalidade de D maior.
Nas músicas modais nem sempre vamos encontrar uma tonalidade específica, os acordes podem se ligar por notas em comum e n estar relacionados de outra maneira e a pergunta sobre a tonalidade pode ter várias respostas. Nesse caso a gente procura ver o q fica melhor pra escrever ou faz a verticalização da harmonia.(Procura os dominantes, sub e cadências II V I, IV IVm I, e outras mil).
A utilidade deste assunto varia desde usar idéias para improviso, que armadura utilizar para escrever uma música, e muita gente leva em consideração outros fatores. A tonalidade n deve ser determinante para amarrar nada, na música vc toca como quiser, sem regras. Mas vamos ao que interessa :
Para descobrir a tonalidade, eu sigo um método que me ensinaram :
1) Armadura da Clave que a música foi escrita, ou que fica mais fácil escrevê-la :
2) Acorde Inicial
3) Acorde Final
4) Nota inicial (melodia)
5) Nota final (melodia)
Finalmente, depois de anotar esses dados fazemos a análise harmônica(vital importância, fator muito relevante) e melódica da música.
Obs : A) No caso de a música terminar em uma cadência não resolvida, utilzar o acorde da resolução. Ex : a música acaba em Em7(5b) A7.... o tom pode indicar Dm7. Se acaba em Bm7 E7/9... pode indicar A7+. B)Quanto ao acorde inicial e nota inicial, levaremos em conta só qd a música começa de verdade (depois de um turnaround, riffs de introdução, etc).

Edit da moderação: Título editado, a pedido do usuário.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# set/08
· votar


Ex : Sweet Child do Guns está em D ou Em????

Arm G/Em (Ok, eu sei q o slash n deve ter escrevido uma partitura, mas essa armadura é a mais óbvia para escrever a música (tente colocar em D maior e vai ver o trabalho.. toda vez q entra um C vai ter q "bemolizar")
ACi D
ACf Em
Ni D(slash) A(axl)
Nf E
Análise melódica : Canto (Geralmente em cima da penta de Em/G com a nona)
Solos (Notas da escala de Em/G, e a penta de Em/G)

Análise harmônica : Apesar de girar em torno de D, ela usa os acordes de G maior e n usa uma cadência dominante em D. Este modo, D mixolídio indica o tom de G/Em. Do meio pro fim n é uma modulação, já que D n é dominante de Em, e se vc for ver ele continua tocando acordes do tom de Em/G, baseando em Em agora. No começo era a mesma coisa, só de outra maneira, "modo"(D mixo = G,Em). Em certas partes, rola tb um modo da menor harm. de Em, geralmente tocado em cima do B(mixo 6b 9b), e depois numa virada em A(Dórico 4#), para ir para a harmonia q fica até o final, tb em cima de Em.

Tom : Em

lucas_f208
Veterano
# set/08
· votar


Rei Arthur Pendragon
muito bom , meu professor me ensino a ver a nota final e talz, mas eu não uso isso muito , mt bom conteudo
abraços

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# set/08 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


Ex2 : Night In Tunisia de Dizzy Gillespie

Harmonia :
PARTE A : {Eb7 Dm7} x3 Em7(5b) A7(5b) Dm7

PARTE B: Am7(5b) D7(9b) Gm Gm7 C7 Gm7(5b) C7(9b) F6
Em7(5b) A7(5b) Dm7 (volta para A, depois vai para C )

PARTE C: Dm7 Em7(5b) Eb7(#11) Dm G7(11#) Gm7+ Gm7 Gb7alt F7+ Em7(5b) A7(5b) (volta para A ou acaba)

Arm : F/Dm
ACi : Eb7
ACf : A7(5b)
Ni: Bb
Nf: C (antes de ir pro turnaround, no acorde de F7+)
Até aqui n dá pra concluir nada, até se fazer a análise da harmonia.

Análise Harmônica :

Na harmonia observamos as seguintes cadências :
II-V-I em Dm {Em7(5b) A7(5b) Dm7} No final da parte A, da parte B e Tb implícito no fim da C e no final da música(importante).
SubV-I em Dm { Eb7 Dm7} Faz parte da harmonia da melodia principal e introdução.
II V I em Gm {Am7(5b) D7(9b) Gm}, que também tem II- V-I deceptiva e real em F (Gm C7 Gm7 engano} e {Gm7(5b) C7(9b) F6 correta}. Essas ocorrem somente na parte B.
II SubV I em F {Gm7 Gb7alt F7+} só na parte C, como ponte para o F.

Tom : Dm

Concluímos que o tom é Dm, já que sempre em todas as partes apontam a cadência para este tom no final, apesar de existirem cadências para outros tons, n ocorre a modulação, pois a música n entra nos acordes destas tonalidades e estaciona(essas cadências são apenas pontes para chegar em outro lugar ou adiar uma resolução, enriquecendo a harmonia).

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# set/08 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


Tô dando uma estudada aqui, e vou deixar aqui algumas pra vcs tentarem aí fazer a análise. Se o tópico tiver retorno, eu continuo(vi muitas perguntas na busca, mas só um post aqui, do Lucas :)). Postem aí dúvidas tb, se eu souber ajudo, ou se outras pessoas se interessarem pelo tópico, podem responder tb. Aí vai, uma de rock e uma de jazz, só a harmonia. A melodia vcs tirem aí.

The Great Gig in The Sky, Pink Floyd :

PARTE A : Bm F Bb F/A Gm7 C7(9) Gm7 C7(9) F7+ Bb7+ Eb7+ Cm7 F7 Bb7+ Eb7 Bb
{solo vocal 1} Gm7 C7(9) Gm7 C7(9) Gm7 C7(9) Gm7 C7(9)..... Bb/D Bbm/C# F#7 Bm {solo 2} Bm F Bb F/A Gm7 C7(9) Gm7 C7(9) F7+ Bb7+ Eb7+ Cm7 F7 Bb7+ Eb7 Bb {solo 3} Gm7 C7(9) Gm7 C7(9) Gm7 C7(9) Gm7 C7(9)..... Gm7 (acaba)


Auttumn Leaves, versão para guitarra (tom diferente do original):
PARTE A : {Am7 D7 G7+ C7+ F#m(5b) B7 Em} x2
PARTE B : Em B7 Em F#m7(5b) B7(9b) Em Em Am7 D7 G7+ G7+ F#7(5b) B7(9b) Em7 Eb7 Dm7 Db7 C7+ B7(9b) Em

Johnny Favorite
Veterano
# set/08
· votar


Nossa meu, ótimo tópico. Se eu tivesse lido um tópico desses a 3 anos teria me batido muito menos. Parabéns!

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# set/08
· votar


Johnny Favorite
lucas_f208
Valeu caras. Espero q tenha sido útil !!![

Johnny Favorite
Veterano
# set/08
· votar


Rei Arthur Pendragon
Que livros você usa para estudar teoria?

maniac123
Veterano
# set/08
· votar


Rei Arthur Pendragon

Muito bom seu tópico, ficaria legal colocar algumas gravações, pro pessoal testar as propostas harmônicas. Tipo umas bt´s, tá ligado. Se quiser ajuda, posso tentar (rock, claro).

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# set/08 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


Johnny Favorite
Eu leio um pouco de cada coisa, tipo : apostilas do mozart, chediak, govan, gambale e qq outra coisa q eu ache sobre teoria, e agora estou tendo aulas. Acontece q em livros se acha muita informação passada, q n se aplica pra hj. Eu tento pegar as coisas q sirvam para todos os estilos de música.

maniac123
É sim cara. Dependendo do interesse da galera, podemos estudar harmonia juntos. Eu toco em banda, e tá meio difícil ter tempo pra tocar essas coisas(minha banda eh so rock). O tempo q eu tenho de ter a guitarra na mao só tá dando pra tocar c a banda. Pq nas pausas de trabalho sempre tem um PC por perto, ou levo um livro, partituras.. e aí estudo teoria. Mas tipo, vamos ver o qq rola, se der tempo pra gravar ou se alguém q nem vc me ajuda.

Comecei esse tópico sobre tirar a dúvida de tonalidade, mas se a galera perceber isso serve de base pra improvisação. As pessoas estudam escalas, modos, etc.. blz caras, legal mas é pouco prático, pois vc treina shapes, modelos, cria frases q pode nem usar nas músicas, ou qd aplica n funciona. Análise harmônica é q vai te mostrar o q q vai servir de todas as opções q vc tem.

Por ex, qd vc enxerga um (Gm C7 F)... vc pode mandar tudo em escala de Fá, pois é uma cadência pro Fá. No caso de um SubV I (Eb7-Dm), vc manda menor harmônica. Pq?? Pq ele substitui o Dominante A7, q nesse caso vc usaria menor H, mesmo q a tônica Eb esteja fora da escala. Então isso te ajuda a entender o q serve pra tocar, n adianta saber os modos e td mais sem conseguir aplicar.

rstudio
Veterano
# mai/09
· votar


Boas.

"Vale ressaltar que na verdade na hora de improvisar em cima nós devemos pensar em sonoridades, não necessariamente se amarrando nos centros tonais. Deve-se tocar o que soa melhor ou apropriado dependendo do cenário que vc quer criar."


VoÇê citou e muito bem e fico entusiasmado a pensar em mais ideias, mas para se perceber isto na minha maneira de ver devemos saber e perceber os centros tonais e compreender as suas variações,graus, modos etc.

e é nessa parte que estou ainda :)
nem seis meses faz desde que começei a estudar penta, e entao modos.....

Tenho outra dúvida:

no C.H de Am

F-G-C

numa progressao em F-G uso a pentatonica e A aeolian, mas quando passa para C queria sair dessas escalas, fiquei algo confuso por estar n C.H menor..
se fosse progressao de A maior nao tinha qualquer duvida que podia usar o 3 grau C#,por exemplo prygian, entao e aqui?

3 grau de Am e C ionian, mas nao tem jeito esta escala, pois ai passava para tom maior.

entao toco Ab para o terceiro grau ser o C ?
isto claro tirando a parte de se poder criar sem estar preso,eu percebo que seja assim,so queria perceber melhor e ver mais opcoes

como veem alguma confusao.


desculpem a acentuacao ou falta dela ,mas o meu teclado esta com problemas..

cumprs e obrigado!

Endurance
Veterano
# mai/09
· votar


Rei Arthur Pendragon
Cara, tenho uma dúvida que pode ser nada a ver com o tópico:
Quais acordes "modificados" eu posso usar dentro de um tom? Por exemplo: Como eu sei quando eu posso usar um acorde aumentado numa harmonia? Ou adicionando notas? Tem alguma tabela que mostre isso dentro de cada tonalidade?

LeandroP
Moderador
# mai/09
· votar


Endurance

Eu uso acordes aumentados quando quero "esticar" a preparação.

Por exemplo, um acorde G7 que prapara pra um C maior.

Dependendo da situação você pode tocar G7 - G7(#5) - C

Este acorde causa um efeito de aproximação muito interessante:

observe a ponta* do acordes e note a aproximação (3, 4, 5)
e------------------------------------------------------
B-----3---------4---------5----------------------------
G-----4---------4---------5----------------------------
D-----3---------3---------5----------------------------
A-------------------------3----------------------------
E-----3---------3--------------------------------------
G7 G7(#5) C
.
* ponta do acorde = nota mais aguda do acorde


qew
Veterano
# mai/09
· votar


Rei Arthur Pendragon

Parabéns pelo tópico mano!

Bm F Bb F/A Gm7 C7(9) Gm7 C7(9) F7+ Bb7+ Eb7+ Cm7 F7 Bb7+ Eb7 Bb
{solo vocal 1} Gm7 C7(9) Gm7 C7(9) Gm7 C7(9) Gm7 C7(9)..... Bb/D Bbm/C# F#7 Bm {solo 2} Bm F Bb F/A Gm7 C7(9) Gm7 C7(9) F7+ Bb7+ Eb7+ Cm7 F7 Bb7+ Eb7 Bb {solo 3} Gm7 C7(9) Gm7 C7(9) Gm7 C7(9) Gm7 C7(9)..... Gm7


Você! =/

prog_jam
Veterano
# mai/09 · Editado por: prog_jam
· votar


LeandroPanucci

Ha quanto tempo, meu amigo!

Me diga lah, eu tava aqui de bobeira e testei tua aproximacao. Ficou, na minha opiniao, um tanto quanto cliche (o que nao faz ser uma aproximacao ruim, muito pelo contrario, ela eh muito bacana. quando digo cliche eh pela sonoridade causada com o cromatismo em ascendencia para a oitava do C) ( ah, e seu G7 nao tinha de ser Gmaj7 ou G7+?)

Eu disse tudo isso pra te pedir uma coisa: um exemplo ritmico para sua aproximacao, de modo que tire o fado cliche. Mesmo dedilhando e mudando o pattern do dedilhado nao fui capaz...

Ilumine-me!!

x=]

o melhor que pude fazer foi uma inversao no ultimo acorde transformando-o em um C7/G com um slidezinho do Gb pro G na quarta corda, aproveitando tua #5...

LeandroP
Moderador
# mai/09
· votar


prog_jam

Pois é, o exemplo é bem clichezão mesmo, com a intenção de ser o mais simples mesmo - pra entender a essência deste tipo de sonoridade.

Eu uso isto da forma mais "simples" possível. Por exemplo com um slide ascendente (de duas notas - apenas as notas que aproximam do acorde).

O acorde aumentado também pode ser utilizado substituindo uma inversão simples de acorde. Por exemplo, se você toca um powerchord de C e depois parte pra um G, você pode utilizar o B aumentado (em forma de powerchord). Não deixa de ser um G/B, mas o intervalo é de 5a aumentada.

e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D-----5------5---------------3---------3---------------
A-----3------2---------------1---------0---------------
E------------------------------------------------------
C5 G/B (ou Baug) Bb5 F/A (ou Aaug)



LeandroP
Moderador
# mai/09
· votar


prog_jam
Endurance

Acordes aumentado são simétricos, ou seja, num mesmo Caug você pode inverter e obter outros acordes aumentados.

Caug = Eaug = G#aug

prog_jam
Veterano
# mai/09
· votar


Podes crer...
Double stops... fica realmente muito mais interessante.
Dah um ar country...

Boa! Valeu!

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mai/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


rstudio
A progressão que vc citou é uma harmonia 4-5-1 em dó maior :

IV V I
F G C

Aqui usa-se a escala de dó (relativa do lá menor).

Endurance
Fala mano! Saca a introdução da música Nobody is Home, do Pink Floyd :

Am C+ C D7 F Fm..

Repara > Am = (A) C E / C+ = C E (G#) / C = C E (G)

As notas dos acordes acima, dentro dos parênteses mostram uma descida cromática, de A para G, que dá uma floreada na harmonia. O cara poderia só usar um aumentado, ou o normal, mas escolhe usar os 2. Neste caso, o acorde aumentado existe no campo de Am harmônico, simplesmente vc pode inserir esses acordes estranhos dos outros modos menores, além do natural.

Um exemplo cromático mesmo, seria o início da música Carinhoso(Pixinguinha). C C+ C6 C+ C.....

Abraços!

qew
Valeu!!! É Bb maior mesmo.

rstudio
Veterano
# mai/09 · Editado por: rstudio
· votar


rstudio
A progressão que vc citou é uma harmonia 4-5-1 em dó maior :
IV V I
F G C
Aqui usa-se a escala de dó (relativa do lá menor).

------------------------

não Arthur, por isso eu disse que estava em Am..
antes desses acordes eu utilizo Am-C etc..
digamos que isso é um refrão.
então a minha dúvida continua, em F-G uso a penta de A e A aeolian, mas quando passo para C queria dar outra "cor"..
então que opções posso utilizar?
fiquei preso por estar num C.H menor.
se fosse maior não tinha dúvidas 3º grau usava o C# phrygian por exemplo.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mai/09
· votar


rstudio
Ah tá.... na parte que fica (Am C) podes usar Am Dórico e C lídio, respectivamente (escala de sol = A B C D E F# G).

Aí qd for para o F G C vc usa de novo a escala de dó.

rstudio
Veterano
# mai/09
· votar


ha e minha dúvida é éssa ,nos C.H's menores,para saber que escala aplicar, então vamos sempre comparar á escala maior.
neste caso voçê foi buscar a escala de G.

mas estava a pensar noutra coisa,(nunca usei a escala pra sobresair o dó) Am-C-Am-C, como disse uso a penta e aeolian de A menor..

F-G continuo com a penta e A aeolian, e passo para C, (tipo é uma paragem na musica) posso então usar o C lidio de escala de G.

nessa ideia não podia usar também o C phrygian? da escala de Ab ? ou mesmo C mixolidian da escala de F ?
já ia soar mesmo mal? se sim porque?

desculpa tanta pergunta mas , não tenho como estudar de outra maneira.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mai/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


rstudio
Sobre a penta, tanto faz pq ela existe tanto no dórico qt eólio. Pode usar ela na base toda.

Dó frígio funciona para dó menor, vai ficar com som de cú jogar frígio aí. Podes usar A frígio(escala de fá) na parte Am C F, dando intenção de mixolídio no C e jônio no F.

Na parte de F G C vc pode até usar o dó mixolídio(escala de Fá), mas lembra q o sol é maior, então utilizar essa escala nele seria interessante usar a nota Bb como passagem, se possível adcionando o B na escala(quando em cima do acorde de Sol), ou dar aquele bend de 1/4 como os blueseiros fazem (fica tipo blues). Dá pra usar, mas tem de ver q vai dar uma outra sonoridade pra música, de uma outra tonalidade.

rstudio
Veterano
# mai/09
· votar


há espera, se calhar vou me responder a mim própio.
voçe foi buscar a escala de G e não outras para bater certo, ou seja o A é 2º grau então menor, e C 4º grau então maior, e assim bate certo com os meus acordes, Am-C-F-G-C

se usar C phrigian (Ab) já não ia bater certo, pois C já era menor.
se fosse C mixolidian (F) até podia bater , mas C era mais dominate.

é assim? ou poderia usar todos na mesma?

rstudio
Veterano
# mai/09
· votar


pelos visto já respondeu !!

obrigado!

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mai/09
· votar


rstudio
A escala de Sol maior não vai funcionar legal em cima do Fá, portanto aconselho a usar só na parte de Am C.... Depois na outra parte mudar pras outras opções.

rstudio
Veterano
# mai/09 · Editado por: rstudio
· votar


sim eu percebi, eu até só me estou a referir mais ao acorde C.

mas não queria ficar preso nestra progressão e neste C.H. isto é uma dúvida para todos os C.H. pois estava com alguma dificuldade em compreender o que usar só por partir de um C.H. menor..

como no C.H maior temos


---I--------II
ionian----dorian... etc etc

no C.H menor estava com dúvida, entao também tenho modos nos C.h menor?(era a pergunta que me fazia)

se sim ficava:

I-----------II---------III
aeolian--locrian---ionian... etc
Am -------------- -- C

e ai não me fazia sentido entao se estava a sobresair o I aeolian como ia tocar o III ionian (mudava completamente o tom da musica) e em vez de ser Am ficava C maior , e isso nao queria..


não sei se me fiz explicar, mas agora já estou a perceber melhor

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mai/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


rstudio
Sim, isto funciona como um espelho, afinal os modos são apenas uma maneira de enxergar a mesma merda(mesmas notas) por um ângulo diferente.
Te aconselho a estudar escalas comparando os diferentes intervalos delas(q intervalos diferenciam um mixo de um jônio/lídio, etc), q aí vc vai direto nas notas q vc precisa. Tudo é intervalo. Use os campos harmônicos para se guiar na formação das escalas e acordes, depois estude os intervalos e seus efeitos sobre a nota base.

rstudio
Veterano
# mai/09 · Editado por: rstudio
· votar


obrigado pela dica REi! também preciso muito disso. Orientação..
é que por vezes a estudar sozinho perdemos muito tempo a procurar o próximo caminho.

sim comparar progressões modais por exemplo..
por acaso fui ver isso quando voçe de disse o C lidyan de (G), eu foi analizar em progressões modais , e então a progressão A dorian vi que o C é maior e então também lidian..que encaixa perfeitamente no que queria!


muito bom obrigado!

rstudio
Veterano
# mai/09 · Editado por: rstudio
· votar


Então vamos lá continuar o tópico.
Também acho que nada melhor que analizarmos músicas para as compreendermos, e aprendermos muito e muito mais.
Só que ainda não tenho esse "dom" por isso vou sujerir que com calma, vamos inserindo músicas para poderem ser analizadas por quem souber e puder. e claro "tentamos" fazer sempre a nossa análize e dúvidas mesmo que esteja mal, para podermos ver o que fazemos de bem e mal.
Isto é um tópico de estudo ? então vamos lá!!



Música : On An Island - David Gilmour






não fui eu que tirei os acordes, não fui ver ao certo se estava tudo bem, mas assim de repente parece-me mais ou menos bem.
a análise já sou eu que "tento fazer".
comentem as coisas erradas e as que estão bem!


I-------------IV
Em----------Am
Remember that night

------ VI/III-------- V

----- Cmaj7/G----- Bm7
White steps in the moonlight

I--------------IV

Em------------ Am
They walked here too

------------VI/III---------- VII----AEM

-----------Cmaj7/G--------- D----- B
Through empty playground, this ghosts' town

I--------- IV

Em------ Am
Children again, etc, etc



Bom até aqui a musica parece-me no tom de Em.
tirando o B que pode ser de emprestimo modal de por exemplo a escala melodica de E ou da ionian de E. (como sei?)

continua...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tutorial sobre tonalidade com análise harmônica (fusion, com exemplos)