Guitarra em decadência? Uma reflexão.

Autor Mensagem
Dr Jivago
Veterano
# jul/06
· votar


Eu espero que a próxima revolução na guitarra seja algo que realmente acrescente alguma coisa para a música de uma forma geral.
Odeio quando vejo um Michael Angelo se gabando de ter inventado a técnica de tocar com duas guitarras ao mesmo tempo, o cara é ridículo, um macaco de circo.

Aliás eu admiro o Malmsteen desde quando ouvi o Rising Force. Aquele album não impressionou apenas pela técnica apurada e pela invenção do termo fritador, mas pelas qualidade das composições.

A maldição do Malmsteen foram os seus seguidores, muitas vezes não declarados que só fizeram imitar o que ele já fazia desde moleque. Alguns com qualidade (Vinnie Moore, Macalpine, Petrucci, Ardanuy) outros nem tanto (Michael Angelo, Chris Impelliteri, Paul Gilbert, etc...) que só tem pose e habilidade.

Na minha opinião, a maior inovação da guitarra nos últimos anos foi a fusão da guitarra com orquestra para tocar música clássica. Não comparar com banda de rock tocando com orquestra (metallica, Scorpions, Deep Purple).

A idéia de se ter um solista com uma quitarra ao invés de um violinista foi sensacional e admiro o Malmsteen e o Uli Jon Roth por terem realizado tal feito com tamanha maestria.

Flying CCCP
Veterano
# jul/06
· votar


Dr Jivago
um macaco de circo.

Exatamente, mas eu não acho ruim por causa disso, acho bom. Senão circo não exisitiria...

Você pode dizer que considera fritação algo que não seja musical; mas não pode negar que seja algo impressionante, interessante e admirável. Tanto quanto um artista de circo...

Blackus
Veterano
# jul/06
· votar


A idéia de se ter um solista com uma quitarra ao invés de um violinista foi sensacional e admiro o Malmsteen e o Uli Jon Roth por terem realizado tal feito com tamanha maestria.

Como não confundir com bandas? Ambos são muuuito influenciados por Purple, purple em 69 "inventou" essa fusão, só que tinha uns solistas a mais (orgão, vocal) além da guitarra

Dr Jivago
Veterano
# jul/06
· votar


Flying CCCP
Eu não quis ofender circo nem o coitado do macaco. Concordo com você que a habilidade do Angelo é impressionante. Talvez até tenha sido um pouco radical no meu comentário, mas eu acho que são esses exageros que estragam o prazer de se ouvir uma guitarra bem tocada e enquanto instrumento musical.

A comparação que eu faço é daquele cara que faz 1.500 embaixadinhas. Sem dúvida é impressionate, mas não acrescenta nada para o futebol e daqui a pouco ninguem vai achar mais graça porque vai aparecer um cara que faz 3.000 embaixadinhas ou que toca com 3 guitarras ao mesmo tempo a 200 notas por segundo.

Blackus
Não quis ofender nenhuma banda, mas misturar rock com orquestra já é feito há muito tempo. Talvez o Purple, de quem gosto muito (acho o Blackmore um dos maiores guitarristas de todos os tempos) tenha sido a primeira a fazer isso.

Eu apenas quis dizer que um guitarrista como solista junto com uma orquestra tocando música clássica (não rock) foi algo inovador realizado pelo Malmsteen e Uli Roth (não sei que fez primeiro, por isso agradeço aos dois).

Flying CCCP
Veterano
# jul/06
· votar


Dr Jivago
Eu não quis ofender circo nem o coitado do macaco. Concordo com você que a habilidade do Angelo é impressionante. Talvez até tenha sido um pouco radical no meu comentário, mas eu acho que são esses exageros que estragam o prazer de se ouvir uma guitarra bem tocada e enquanto instrumento musical.

A comparação que eu faço é daquele cara que faz 1.500 embaixadinhas. Sem dúvida é impressionate, mas não acrescenta nada para o futebol e daqui a pouco ninguem vai achar mais graça porque vai aparecer um cara que faz 3.000 embaixadinhas ou que toca com 3 guitarras ao mesmo tempo a 200 notas por segundo.


Uhum, entendi. Apesar de que eu acho musical mesmo quando é shred a toda velocidade: Não significa que eu perceba e reproduza na mente cada nota que é tocada, mas eu escuto o conjunto. Assim como em um acorde: Eu posso não escutar todas as notas que estão nele, mas soa bem. Fazendo uma comparação meio esquisita: Um acorde tocado com palheta é um sweep mal tocado, mas mais rápido do que os sweeps dos shredders que a gente vê por aí...

Jimi Halen Benitz
Veterano
# jul/06
· votar


A Música não acaba por aqui, assim também não acaba a guitarra. Falta criatividade e ousadia nos músicos de hoje. Se o Punk Rock está trazendo o senso de banda (guitarra,baixo e bateria) é a hora de aproveitar a ouportunidade, derrubar os riffs toscos dos Punks e mostrar para esses "milhões de garotos que sonham em ser o Badauí(sei lá o que)" que o instrumento que eles compraram serve também para fazer música. Então poderemos pensar em inovar.
Cá entre nós, velocidade é um recurso técnico, o que o Eddie Van Halen, Joe Satriani, Steve Vai, Yngwie Malmsteen fizeram foi diferente eles usaram isso pela primeira vez. O problema que ocorre é que uma pessoa pode pegar um metronômo e ficar tocando escalas de baixo para cima, 2 anos depois, "MEU DEUS eu toco rápido!!!", já os grandes fundadores do estilo são bons por outros motivos.
A inovação tem que partir de uma nova musicalidade, novos recursos técnicos já tiveram sua vez dem agora espaço a música. Qualquer dia alguém vai estar tocando quatro guitarras, 1 em cada mão e 1 em cada pé. Mas o que ela vai tocar se a música não evoluir? Instrumentistas nós temos bastante tragam-lhes a música.

Jimi Halen Benitz
Veterano
# jul/06
· votar


Odeio quando vejo um Michael Angelo se gabando de ter inventado a técnica de tocar com duas guitarras ao mesmo tempo, o cara é ridículo, um macaco de circo.


HAHAHHAHAHA, ele é gente fina, mas realmente até nos worshops dele ele fala "técnica" e "tocar rápido". Eu acho que caras como ele se perderam nisso, eu não acho que ele seja um bom músico (lhe falta pegada, feeling). Me impressionou foi a ousadia dele de falar "Page is Great(sinal de positivo com o polegar) Blackmore is Great(sinal +...), but rock technique LOW". Agora vem cá Batio(sem contar que esses caras tinham sim técnica, só não era necessariamente de velocidade) Rock é música ou o que? Em nenhum monento do Workshop ele falou algo sobre música, por isso que as músicas dele são "F - Bb - C - arpeggio de F até o final(tocar fazer piruetas) - F"

Amok
Veterano
# jul/06
· votar


Ouçam Stanley Jordan

Por que será que ele é o único que toca desta forma ? Porque será que não foi influente, como Malmsteen ou van Halen ?

[ ]´s

Jimi Halen Benitz
Veterano
# jul/06
· votar


Por que será que ele é o único que toca desta forma ? Porque será que não foi influente, como Malmsteen ou van Halen ?



Acho que é mais porque o Jazz foi sendo privilégio de poucos, quem conhece ele gosta muito.

has4
Veterano
# jul/06 · Editado por: has4
· votar


Olha, quando eu comecei a tocar (rs até parece que eu toco pacaraio rs) iniciei com um violão (Rei dos) e aprendi o ritmo 'ja-ca-ú-na'; depois, ganhei uma ‘tonante’... e de lá pra cá, aprendi a fazer alguns acordes e alguns solinhos (tentando improvisar, não desafinar e não cair fora da harmonia sugerida), sou novo no cifraclub e vejo que é velha a discussão= 'feeling x fritação', ou as velhas ‘comparações’, questão de gosto, cada um tem o seu (o meu ta aqui, são e salvo rs). Bom, cheguei aqui (FCC) tentando descobrir algo novo, mas, ouvindo os auês da galera que passeia solos sobre os BTs, nada de novo encontrei (não que eu já estivesse num estágio superior e procurando algo novo - longe disso, imagina!), mas tenho procurado ver o q há de novo, pesquisando apenas. Olha, eu não sei nomes de técnicas (confundo pacas), confundo também os nomes daqueles que a galera considera de grandes guitarristas, tenho ouvido muito pouco música e tocado, idem; conheci alguns guitarrista, é claro, admiro alguns com os seus estilos e que foram ou não citados aqui (Stanley, Michael Angelo, Paul Gilbert, Jeff ...) e tenho ouvido nada de novo além dos seguidores destes. Antes mesmo de ler este tópico, já tinha discutido aqui sobre o mesmo tema e até sugerido à galera do cifra (mas nada novo também foi por mim sugerido, apenas foi levantada a mesma discussão aqui no link, mas seja paciente e dê uma lidinha por favor): http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=134564&page=2#14

Bom, então, talvez não seja eu quem INOVE, mas, sugiro, vamos tentar fazer algo estranhíssimo mesmo, talvez, nem precise ser ‘fritante’, nem ‘sentimental = feeling’ mas que tal ‘intrigante’, realmente ‘diferente’, não precisa ser no modo de tocar (tocar com pé ou coisas do tipo: pó, o cara toca com a boca, quando na verdade faz tapping), mas, mudar mesmo MUSICALMENTE falando, escalas esquisitas, mesmo que fiquem ‘fora do TOM’, algo realmente bagunçado, fora dos padrões, sem respeitar qualquer regra, fórmula ou coisa do tipo; vamos ‘avacalhar’, quem sabe daí, saia algo realmente INOVADOR. Não precisaremos colocar alavanca numa guitarra de 12 cordas, ou aumentar cordas... mas mudar na harmonia, melodia... algo bem estranho e o que certamente será feio para alguns, e talvez nem o seja, mas que deverá ser diferente, isso sim. Enfim, SEI LÁ..... SÓ SEI QUE TÁ TUDO CÓPIA (TUDO enjoado e arroz com feijão)!!!!!!!!!!!!! OBS.: 'arroz com feijão' = 'comum', hein!??? rs

Jimi Halen Benitz
Veterano
# jul/06
· votar


MMUSICALMENTE falando, escalas esquisitas, mesmo que fiquem ‘fora do TOM’, algo realmente bagunçado, fora dos padrões, sem respeitar qualquer regra, fórmula ou coisa do tipo; vamos ‘avacalhar’, quem sabe daí, saia algo realmente INOVADOR. Não precisaremos colocar alavanca numa guitarra de 12 cordas, ou aumentar cordas..



Isso se chama música atonal e já está em desenvolvimento a um tempo na Música Erudita, chamam de música conteporânea. Era legal de trazer isso para a guitarra, trabalha efeitos sonoros muito interessantes.

Fritz_mkvl
Veterano
# jul/06
· votar


Flying CCCP
Exatamente, mas eu não acho ruim por causa disso, acho bom. Senão circo não exisitiria...

Você pode dizer que considera fritação algo que não seja musical; mas não pode negar que seja algo impressionante, interessante e admirável. Tanto quanto um artista de circo...


\o/ Agora gosto de você ;)

Jimi Halen Benitz
Veterano
# jul/06
· votar


Você pode dizer que considera fritação algo que não seja musical; mas não pode negar que seja algo impressionante, interessante e admirável. Tanto quanto um artista de circo...


Com certeza, é muito legal ver os caras tocando rápido, mas a música não está aí, se o cara é bom ele torna isso mais que legal.

Midgard
Veterano
# jul/06
· votar


Odeio quando vejo um Michael Angelo se gabando de ter inventado a técnica de tocar com duas guitarras ao mesmo tempo, o cara é ridículo, um macaco de circo.

affff

Deji
Veterano
# jul/06
· votar


aqui

Fritz_mkvl
Veterano
# jul/06
· votar


Jeff Beck - What Mama Said
Jeff Beck - Blast From The East

Zakk Wylde_
Veterano
# jul/06
· votar


Faço minhas as palavras do Jimi Halen Benitz

Fritz_mkvl
Veterano
# jul/06
· votar


Jeff Beck - Declan
Rollin' and Tumblin'

Deji
Veterano
# jul/06
· votar


Fritz_mkvl
mano, mano!! ve isso:

http://www.youtube.com/watch?v=bh9jcRRyiJ8

Fritz_mkvl
Veterano
# jul/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Deji
Carai, que true.

Os suecos destróem.

Jimi Halen Benitz
Veterano
# jul/06
· votar


A Jennifer Batten tá na banda do Jeff Beck?

Fritz_mkvl
Veterano
# jul/06
· votar


Jimi Halen Benitz
Sim, faz um tempão que ela toca com ele.

Jimi Halen Benitz
Veterano
# jul/06
· votar


Poxa que legal.

stratopeido
Veterano
# jul/06
· votar


sempre tem algo para se criar, estagnacao criativa nao é culpa da musica, mas da mediocridade dos guitarristas que cresceu exponencialmente... ate hj nunca vi ninguem tocar como steve howe, ou seguir o estilo dele

Jimi Halen Benitz
Veterano
# jul/06
· votar


sempre tem algo para se criar, estagnacao criativa nao é culpa da musica, mas da mediocridade dos guitarristas que cresceu exponencialmente... ate hj nunca vi ninguem tocar como steve howe, ou seguir o estilo dele



Eu não disse que é culpa da música, eu disse que recursos técnicos tem que acompanhar a música. Nós temos milhões de guitarristas por aí capazes de tocar Led Zeppelin a 500 bpm achando isso o máximo(bom pra eles), mas por outro lado faz um bom tempo que ninguém inova com uma musicalidade nova. Temos que aprimorar o Rock, como o próprio Howe fez, trazendo toda sua bagagem musical do Jazz e do Violão Clássico.

Atum Bluesman
Veterano
# jul/06
· votar


estou vendo que terei que salvar o rock....

Atum Bluesman
Veterano
# jul/06
· votar


ps: antes da sova virtual aviso que foi só uma brincadeira oq eu disse.

Flying CCCP
Veterano
# jul/06
· votar


stratopeido
sempre tem algo para se criar, estagnacao criativa nao é culpa da musica, mas da mediocridade dos guitarristas que cresceu exponencialmente... ate hj nunca vi ninguem tocar como steve howe, ou seguir o estilo dele

Cada guitarrista segue o estilo que lhe parece melhor...

Fritz_mkvl
Veterano
# jul/06
· votar


faz um bom tempo que ninguém inova com uma musicalidade nova

Ninguém aqui ouve Jeff Beck?

Atum Bluesman
Veterano
# jul/06
· votar


Fritz_mkvl
cara não adianta, jeff beck eh para um grupo pequeno de pessoas, para invoar tem q ser um cara novo, que apareça estourando nas rádios e Mtvs, com uma maneira nova de tocar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra em decadência? Uma reflexão.