Autor |
Mensagem |
Jonas Be Good with a 69 Veterano |
# jul/06
· votar
Craa existem, pra mim tres ''tipos'' de inovaçoes que pegam ser feitas:
-inovação técnica: inventar uma técnica estilo tapping
-inovação musical: bolar coisas dentro da música exemplo músicos de jazz estão sempre inovando fazendo ritmos diferentes experimentar diferentes dissonancias e etc.
-inovação tecnológica: inventar uam inovqação tecnologica seria tipo mexer com um efeito novo estilo Tom MOrello com whammy jimi hendrix com wah etc.
Em uma coisa eu concorda na inovação técnica eu acho q já não existe mais o que se criar de técnicas(bend, vibrato, ligado, tapping, harmonico, já inventaram muitas coisas e isso acontece com qualquer instrumento , mas se pensarmos a guitarra é um dos instrumentos que mais possue técnicas. ) . Agora em inovações musicais principalmente e em tecnologicas pouca coisa foi feita.
|
pagode nem morto Veterano |
# jul/06
· votar
dannyvh
Estaremos no começo do fim?
Claro que não. É porque você nunca ouviu TJ Helmerich.
|
# jul/06
· votar
Sem falar nos guitarristas Allan Holdsworth e Brett Garsed
|
# jul/06
· votar
Jonas Be Good with a 69
Falou tudo.
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# jul/06
· votar
Pow cara...
Em termos de tecnica, acredito sim que nas 6 cordas a coisa esteja ultra-mega evoluida.
Na minha percepção "limitada", não sei se é possivel criar mais coisas do que as que já foram feitas.
Tenho o mesmo pensamento pro piano, tecnicamente acho que já está tudo ai.
Mesmo assim, é possivel aparecer um maluco e deixar todo mundo de queixo caido e boca aberta, como foi Hendrix e EVH pra guitarra.
O que eu acho é que técnica não é musica, e sim ferramenta.
Nesse ponto, ainda hoje continuam aparecendo grandes compositores.
Na boa, eu fiquei completamente embasbacado quando ouvi os primeiros sons do Eric Johnson, e isso nem faz tanto tempo assim.
Tecnicamente o cara é inovador ? Talvez, nem tanto.
Mas as músicas dele são maravilhosas.
O que eu quis dizer com tudo isso ? É que pra mim a guitarra ainda continua sendo fonte de inspiração e composição. E ninguem conseguiu esgotar essa fonte ainda, sempre vão aparecer caras com musicas que vão chapar a gente.
E a gente vai sempre ficar com aquela cara de pastel, dizendo ; Putz, olha o que esse cara compos.
Pra mim a musica num todo, ainda é mais importante que um instrumento ou tecnica individualizada.
|
Steve Van Halen Veterano |
# jul/06
· votar
Cara, se vc acredita q naum ha mais nada pra se acrescentar à maneira de se tocar, da uma olhada nesse video, e ve as tecnicas q o Vai adaptou pra guitarra, pra criar um novo tipo de fraseado (super desconfortavel diga-se de passagem)
http://www.youtube.com/watch?v=9FV51itmcuA
|
Midgard Veterano |
# jul/06 · Editado por: Midgard
· votar
JoeCruzGuitar
concordo contigo cara
Acho q hj a coisa tah tao evoluida nas 6 cordas q o q diferencia um bom guitarrista do outro nao eh a tecnica e sim a composiçao
|
Rafael Ferraço Veterano |
# jul/06
· votar
Pra mim falta jazz na cabeça de vocês
|
O_Melhor_O_Modesto Veterano |
# jul/06
· votar
Pelo contrário, se não há mais possibilidades é porque chegamos à perfeição, e perfeição não existe, logo, ainda há coisas a serem descobertas na guitarra. Bruttall
Issa ta na 1a pagina. Essa frase disse tudo.
|
dannyvh Veterano |
# jul/06
· votar
pagode nem morto
Sem falar nos guitarristas Allan Holdsworth e Brett Garsed
É porque você nunca ouviu TJ Helmerich.
Conheço todos esses guitarristas. Releia meu post inicial.
|
dannyvh Veterano |
# jul/06 · Editado por: dannyvh
· votar
Guitarra em decadência? Parte II
O problema é que a composição é infuenciada pela técnica(incluo aqui o timbre como técnica tbm, pois é preciso "saber" criar um bom timbre de guitarra). Por exemplo: Eruption do Van Halen é uma bela peça de guitarra, mas sua composição só foi possível graças a técnica de tapping, sem contar que a escolha de timbres tbm influenciou todo o resultado final. A composição é fortemente influenciada por fatores como a técnica(vide o exemplo do VH) e o timbre, que influi na pegada, na perceção da música de um modo geral e etc...(Ex: Timbre do David Gilmour)
Portanto, a relação técnica/composição é simbiótica. Não são dois organismos distintos. De uma certa forma um está condicionado ao outro.
É claro que inspiração é fundamental para uma grande composição, seja em qual instrumento for. A inspiração pode ser influenciada pela técnica, mas a técnica não é vital para a inspiração do músico.
Quando disse que "Estaremos no começo do fim?" não quis dizer que a guitarra vai sumir do mapa(como muita gente parece ter entendido) e sim que a era de ouro da guitarra acabou, que o instrumento teve seu auge e perdeu seu brilho dos bons tempos. Para vcs entenderem melhor: me digam uma banda que conseguiu manter até hoje o mesmo sucesso, seja este artístico ou comercial, que tinham no auge de sua carreira?
Guitarra(e tudo na vida) são como bandas.
Guitarra vai sempre existir, assim como piano, saxofone e tantos outros instrumentos, o que estou dizendo é que a guitarra talvez não seja mais o instrumento revolucionário do século 20, que a guitarra caiu no lugar comum junto com tantos outros instrumentos. Lembrando sempre que não estou falando das possibilidades de se criar ótimas composições com o instrumento, isso nunca vai morrer, e sim das possibilidades da guitarra como agente modificador da maneira de se pensar/perceber música.
|
Fritz_mkvl Veterano |
# jul/06
· votar
Quando disse que "Estaremos no começo do fim?" não quis dizer que a guitarra vai sumir do mapa(como muita gente parece ter entendido) e sim que a era de ouro da guitarra acabou, que o instrumento teve seu auge e perdeu seu brilho dos bons tempos. Para vcs entenderem melhor: me digam uma banda que conseguiu manter até hoje o mesmo sucesso, seja este artístico ou comercial, que tinham no auge de sua carreira?
Eu acho que não. Uma banda que manteve o sucesso? AC/DC, Alguns guitarristas solos.
|
dannyvh Veterano |
# jul/06 · Editado por: dannyvh
· votar
Fritz_mkvl
uma banda que manteve o sucesso? AC/DC, Alguns guitarristas solos.
AC/DC vende tão bem agora quanto na época do Back in Black? Sem dúvida O AC/DC conseguiu manter o padrão de qualidade musical ao longo de sua carreira, mas onde está o novo Back in Black do AC/DC? Percebe onde eu quero chegar?
|
pedregulho Veterano |
# jul/06 · Editado por: pedregulho
· votar
Eu acho que não. Uma banda que manteve o sucesso? AC/DC, Alguns guitarristas solos.
kkkkkkkkkkkkkkk! O cara acha que o AC/DC vai viver para sempre. Vai ver o Angus Young é parente do Connor Macleod(o highlander)
Agora falando sério, concordo com o criador do tópico. Eu gosto dos albuns mais recentes do AC/DC. Mas convenhamos, Back in Black é foda!
|
pedregulho Veterano |
# jul/06 · Editado por: pedregulho
· votar
Agora o que me impressiona são algumas figuras deste forum que não conseguem nem entender a proposta do tópico. Putz
|
Fritz_mkvl Veterano |
# jul/06
· votar
dannyvh
Sim, na verdade quando back in black foi lançado ele não vendeu quase nada, ele atingiu altas vendas porque manteve vendas constantes ao longo dos anos e não um pico e depois uma derrocada.
|
Fritz_mkvl Veterano |
# jul/06
· votar
pedregulho
AC/DC está trabalhando até hoje e está pra lançar um álbum.
|
Fritz_mkvl Veterano |
# jul/06
· votar
dannyvh
o novo Back in Black do AC/DC
O AC/DC dificilmente vai lançar um album melhor que o Back in Black, mas se você quer albuns recentes, bons, e inovadores eu recomendo os 3 últimos álbuns do Jeff Beck, Intesity do Sidney Carvalho e alex Martinho, e qualquer coisa de choro elétrico que você conseguir encontrar.
|
Lokko_ Veterano |
# jul/06
· votar
olha, eu discordo em parte
Dream Theater foi um exemplo de banda "revolucionaria" da atualidade (que eu conto mais ou menos com td que apareceu ae de 16 anos pra ca (e eu sei que DT é mais velho do que isso, estou usando IAW como referencia, por ser o primeiro deles da decada de 90)), eu nunca vi nenhuma banda, vista em uma visão geral, com uma qualidade tão boa
por isso acredito que a musica se recicla pra formar algo novo, geralmente a maioria é merda mais acaba saindo alguma coisa boa tbm
pra mim alguns exemplos dessa qualidade são o Dream Theater, Children Of Bodom, Dr. Sin, The Tangent, etc
|
Fritz_mkvl Veterano |
# jul/06
· votar
Nem acho DT revolucinario. Pra mim eles são Rush, o YES, e o Genesis com distorção e a 45 rotações. Mas enfim, pode ser porque não gosto da banda.
|
Deji Veterano |
# jul/06
· votar
jazz com linguagem singular
|
Drinho Veterano |
# jul/06
· votar
ou um Yngwie Malnsteen
q q ele fez q ninguem me conto?
o shred surgiu depois do rei.. nao depois de pg..
filento
|
Luigi LeBeau Veterano |
# jul/06
· votar
o shred surgiu depois do rei..
bem em termos beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem em termos mesmo...
|
Flying CCCP Veterano |
# jul/06
· votar
O Django Reinhardt já dava umas palhetadas rápidas há uns 50 ( ? ) anos antes do Malmsteen...
|
Luigi LeBeau Veterano |
# jul/06
· votar
Flying CCCP
membro novato??
e o Django tinha soh dois dedos na maum esquerda...
|
Flying CCCP Veterano |
# jul/06
· votar
Luigi LeBeau
membro novato??
e o Django tinha soh dois dedos na maum esquerda...
É, mas você me conhece, já nos falamos lá no tópico de "música versus música" eu acho...
Django Reinhardt - J'Attenndrai...
|
Luigi LeBeau Veterano |
# jul/06
· votar
Flying CCCP
te conheco sim, mas naums abia q era novato.. achei q vc ja estva aki...
|
Hyllop Veterano |
# jul/06
· votar
Existe muita coisa q poder ser feita na guitarra ainda. Nos eh q podemos nao saber como, mas q existe existe.
|
Flying CCCP Veterano |
# jul/06
· votar
Luigi LeBeau
te conheco sim, mas naums abia q era novato.. achei q vc ja estva aki...
Ah sim, pois é, eu entrei, fiz um tópico me apresentando egocentricamente, depois fui diminuindo minha participação aqui e acabei parando no OT, agora eu estou participando mais de novo...
|
Phantom Of Death Veterano |
# jul/06
· votar
rs, David Gilmour ainda ta vivo e escrevendo musica, isso ja eh o suficiente pra manter a guitarra onde sempre esteve...
temos tbm outros grandes genios, q sempre inovam em seus albuns... acho q isso eh o q importa,
|