Guitarra em decadência? Uma reflexão.

Autor Mensagem
dannyvh
Veterano
# jul/06 · Editado por: dannyvh


Será que a guitarra é um instrumento que já ofereceu tudo que tinha para oferecer? Estava escutando a música "As I Am" do Dream Theater com um amigo quando ele disse:"Olha como o Petrucci toca rápido!". Foi então que me ocorreu que talvez não tenha mais nada a inventar nesse instrumento, que todos os solos, técnicas, timbres e riffs que podiam ser criados já foram criados e o resto agora é só repetição.

Que John Petrucci é um grande guitarrista é indiscutível. A pergunta é: O que o Petrucci faz que já não tenha sido feito antes? Cito Petrucci apenas como um exemplo, poderia ter citado Kiko Loureiro, Edu Ardanuy ou qualquer outro guitarrista atual. O fato é que nenhuma inovação realmente importante foi feita nos últimos anos. Com certeza existem grandes guitarristas hoje em dia, mas nenhum deles revolucionou a guitarra de forma relevante como um Jimi Hendrix, um Eddie Van Halen ou um Yngwie Malnsteen no passado, por exemplo. Percebem onde eu quero chegar? A guitarra já deu tudo que tinha que dar.

A decadência de um instrumento não é novidade. O piano, por exemplo, foi para o século 19 o que a guitarra foi para o século 20. O piano como conhecemos hoje causou uma grande revolução na forma de se escutar/pensar/compor músicas na sua época, da mesma forma como a guitarra mudou a música no século 20. Resumindo:o piano teve o seu auge e essa época já se foi há muito tempo. Alguém lembra quem foi o último pianista revolucionário de que se teve notícia?

Mas voltando ao meu amigo e sua afirmação sobre John Petrucci. Quantas vezes vcs já ouviram a frase "Olha como fulano de tal toca rápido!" ou o seu oposto "Olha como fulano de tal toca com feeling!". Mas qual foi a última vez que vcs ouviram a frase "Olha como fulano de tal é inovador! Eu nunca escutei nada parecido antes!"

Estaremos no começo do fim?

As I Lay Dying
Veterano
# jul/06
· votar


dannyvh


putzz cara,tava pensando em algo parecido com o que vc escreveu no fim do primeiro paragrafo, "Foi então que me ocorreu que talvez não tenha mais nada a inventar nesse instrumento, que todos os solos, técnicas, timbres e riffs que podiam ser criados já foram criados e o resto agora é só repetição"

é foda isso cara,basicamente hoje em dia vc tem "os que fritam" e "os que tem feeling", enão antigamente,van hallen era "o cara dos tappings" quando surgiu,hendrix tocando com o dente,malmsteen tocando absurdamente rapido pra epoca,e com aquela idade.

talvez seja "culpa" dos guitarristas de hoje,ou "culpa" do tempo,talvez não haja nada de revolucionario pra se inventar na guitarra hoje em dia,oque é realmente triste.

não sei se acabei repetindo oque tava escrito no post de cima,mas me veio isso a cabeça ao ler o post.

Manticore
Veterano
# jul/06 · Editado por: Manticore
· votar


dannyvh
O futuro está nas guitas de 7 cordas ( 8 tbm), no momento em que alguém se aprofundar nesse instrumento e não ficar tocando que nem o Korn, e não querer fritar o tempo todo por exemplo...aí vai ser algo novo...tem muita coisa que pode ser feita...o dificil é mudar o conceito que as pessoas já tem pré estabelecidas em suas cabeças sobre como deve soar isso ou aquilo...pra arte não se empregam regras.E o que é novo 'incomoda' e não é compreendido, por isso a tendencia de se fugir dele... algo novo tem que partir de cabeças que queiram inovar realmente, e isso não é fácil de se achar.Eu creio que muita coisa boa está por vir.

Flying CCCP
Veterano
# jul/06 · Editado por: Flying CCCP
· votar


O Michael Angelo faz aquilo: Toca como destro e canhoto com a mesma destreza, pelo menos aparentemente. E se proclama o primeiro a fazer isto...

Mento077
Veterano
# jul/06 · Editado por: Mento077
· votar


Tom morello, The Edge

esses sao exemplos de caras q fazem a guitarra ser um instrumento que nao é apenas de solos virtuosos e bicordes

Flying CCCP
Veterano
# jul/06
· votar


Eu sempre pensei em tocar extremamente rápido dando harmônicos artificiais em todas as notas, mas ainda não sou bom o suficiente para me dedicar a isto ^^ ...

dannyvh
Veterano
# jul/06 · Editado por: dannyvh
· votar


Manticore
O futuro está nas guitas de 7 cordas ( 8 tbm), no momento em que alguém se aprofundar nesse instrumento e não ficar tocando que nem o Korn, e não querer fritar o tempo todo por exemplo...aí vai ser algo novo...tem muita coisa que pode ser feita...

Tbm já havia pensado nessa questão, mas veja bem... Guitarras 7 cordas já são usadas há bastante tempo por gente de calibre como Steve Vai e o já citado John Petrucci e não houve nenhuma mudança significativa. No mais concordo com sua afirmação de que na arte não se empregam regras.

dannyvh
Veterano
# jul/06 · Editado por: dannyvh
· votar


Mento077
Tom morello, The Edge

esses sao exemplos de caras q fazem a guitarra ser um instrumento que nao é apenas de solos virtuosos e bicordes


Tom Morello e The Edge são excelentes compositores. Bons compositores sempre irão existir em qualquer instrumento. O meu questionamento se refere as possibilidades do instrumento em si e o seu possível esgotamento. Por exemplo: Eddie Van Halen praticamente inventou uma nova forma de tocar guitarra com seus tapping e alavancadas. Onde estão os Eddie Van Halen de hoje?

Mento077
Veterano
# jul/06
· votar


Caraca! Tom Morelo faz sons espaciais com a guitarra, ele brinca no palco, ele tambem inventou uma nova maneira de tocar guitarra, a maneira dele.

Edge entao, pira nos efeitos mais ainda.

a guitarra como era conhecida ja morreu, hoje ela nao é mais aquele instrumento pra fazer a distorçao da musica. Esta mudada, sem inovaçoes, concordo.

dannyvh
Veterano
# jul/06 · Editado por: dannyvh
· votar


Mento077
Tom Morelo faz sons espaciais com a guitarra
Edge entao, pira nos efeitos mais ainda.

Hum, seriam os timbres a tábua de salvação ou apenas uma forma de prolongar o fim inevitável?

X_ NaTaShA_AnGiE_ X
# jul/06 · Editado por: X_ NaTaShA_AnGiE_ X


dannyvh
Timbre eh o começo, o caminho de toda composiçao, tocar bem tb eh ter bom timbre

Carlos Sesti
Veterano
# jul/06
· votar


Bom, talvez a partir de agora as inovações tendem a partir pro lado Tecnologico da coisa, entendem? Tentado aperfeiçoar novas tecnicas, ou novos equipamentos q permitam tirar outros sons ou coisa do genero, não diria q estamos no fim das coisas orgânicas, analogicas, (um exemplo é justamente o piano, apesar de tudo novo, synths virtuais, teclados "faz tudo", o som dele ainda continua, ainda é usado), mas como disse o criador do tópico, "Estaremos no começo do Fim?".

Só falei o q todos ja haviam falado, mas nao podia deixar de postar, pq vinha pensando nisso há tempos.

Midgard
Veterano
# jul/06
· votar


Revolucionario ou nao, fazendo musica boa pra mim tah valendo =)

LuizJu88
Veterano
# jul/06
· votar


Nao gosto do timbre do The Edge...prefiro o bom e velho som da guitarra mesmo...

paulgilbert
Veterano
# jul/06
· votar


ou um Yngwie Malnsteen
q q ele fez q ninguem me conto?
que todos os solos, técnicas, timbres e riffs que podiam ser criados já foram criados e o resto agora é só repetição"
ai ow se fumo um fininho ow se nao tem criatividade...
Manticore
concordo \o/
Hum, seriam os timbres a tábua de salvação ou apenas uma forma de prolongar o fim inevitável?

mas o tom morello nao é simplismente um mestre no timbre... ele toca solos de guitarra SEM TER A GUITARRA (tirando o cabo da guitarra e usando wah e whammy), ele ensinou ao mundo oq podia ser feito com um wah e um whammy...

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/06
· votar


dannyvh

Que fim inevitável? Vc deve estar tomando alguma coisa estranha... pense bem, modas vieram e se foram... a guitarra e o rock continuam aí.

Só não aparecem guitarristas criativos pq todo mundo só quer saber de tocar na velocidade da luz e não de criar algo novo... ou seja, até a moda da fritação passar... nem adianta.

E ao contrário do que você disse acima, existem guitarristas criativos hoje e que ninguém ou pouca gente conhece... vai no Youtube e procura Bumblefoot (o guitarrista é o Ron Thal), eles fazem um rock virtuoso e cheio de zoeira... e se não me engano ele está tocando no Guns agora.

Rachmaninoff
Veterano
# jul/06
· votar


dannyvh
O piano, por exemplo, foi para o século 19 o que a guitarra foi para o século 20. O piano como conhecemos hoje causou uma grande revolução na forma de se escutar/pensar/compor músicas na sua época, da mesma forma como a guitarra mudou a música no século 20.

Observação extremamente bem colocada. Também já me ocorreu que não há mais nada pra se inventar na guitarra, mas não acho que isso signifique decadência; significa somente que ela não está mais em evidência (assim como o piano). Ambos os instrumentos ainda são apreciadíssimos.

A pergunta que fica agora é: que instrumento irá revolucionar a forma de escutar/pensar/compor neste novo século?

paulgilbert
Veterano
# jul/06
· votar


Rachmaninoff
xilofone
\o/

Deji
Veterano
# jul/06
· votar


ridiculo

ClaudioSF
Veterano
# jul/06
· votar


Meu, falava-se no fim da música tocada e q no século 21 haveria somente música eletrônica. Hoje temos a guitarra mais viva do que nunca, ainda temos músicos fazendo grandes solos, hoje em dia a guitarra é um instrumento acessível a todos os níveis da sociedade, ao contrário de tempos atrás. Hoje temos grandes guitarristas surgindo em toda esquina, isso é fato, navegue um pouco no www.youtube.com e verá crianças fazendo solos incríveis de guitarra e você ainda acha que a guitarra está morrendo ? Sinceramente, a minha visão é bem diferente disso.

Fritz_mkvl
Veterano
# jul/06
· votar


Que John Petrucci é um grande guitarrista é indiscutível
Discordo plenamente.

A guitarra já deu tudo que tinha que dar.
Na sua mente deturpada.


A pergunta que fica agora é: que instrumento irá revolucionar a forma de escutar/pensar/compor neste novo século?
Aquele teclado dodecafônico bizarro.

ClaudioSF
Veterano
# jul/06
· votar


Olha só o que esse camarada falou:

Tudo o que pode ser inventado já foi inventado.

Charles H. Duell, comissário do U.S. Office of Patents, num relatório em 1899 para o Presidente McKinley - argumentando que o escritório de patentes deveria ser abolido.

E ainda existe gente que pensa como ele.

Fritz_mkvl
Veterano
# jul/06
· votar


Quantas vezes vcs já ouviram a frase "Olha como fulano de tal toca rápido!" ou o seu oposto "Olha como fulano de tal toca com feeling!".
Agora "feeling" é oposto de velocidade?

Mas qual foi a última vez que vcs ouviram a frase "Olha como fulano de tal é inovador! Eu nunca escutei nada parecido antes!"
Você nunca conversou com um fã de Jeff Beck.

ClaudioSF
Veterano
# jul/06 · Editado por: ClaudioSF
· votar


Ouçam Stanley Jordan

Dogs2
Veterano
# jul/06
· votar


dannyvh
Será que a guitarra é um instrumento que já ofereceu tudo que tinha para oferecer? Estava escutando a música "As I Am" do Dream Theater com um amigo quando ele disse:"Olha como o Petrucci toca rápido!". Foi então que me ocorreu que talvez não tenha mais nada a inventar nesse instrumento, que todos os solos, técnicas, timbres e riffs que podiam ser criados já foram criados e o resto agora é só repetição.

Que John Petrucci é um grande guitarrista é indiscutível. A pergunta é: O que o Petrucci faz que já não tenha sido feito antes? Cito Petrucci apenas como um exemplo, poderia ter citado Kiko Loureiro, Edu Ardanuy ou qualquer outro guitarrista atual. O fato é que nenhuma inovação realmente importante foi feita nos últimos anos. Com certeza existem grandes guitarristas hoje em dia, mas nenhum deles revolucionou a guitarra de forma relevante como um Jimi Hendrix, um Eddie Van Halen ou um Yngwie Malnsteen no passado, por exemplo. Percebem onde eu quero chegar? A guitarra já deu tudo que tinha que dar.

A decadência de um instrumento não é novidade. O piano, por exemplo, foi para o século 19 o que a guitarra foi para o século 20. O piano como conhecemos hoje causou uma grande revolução na forma de se escutar/pensar/compor músicas na sua época, da mesma forma como a guitarra mudou a música no século 20. Resumindo:o piano teve o seu auge e essa época já se foi há muito tempo. Alguém lembra quem foi o último pianista revolucionário de que se teve notícia?

Mas voltando ao meu amigo e sua afirmação sobre John Petrucci. Quantas vezes vcs já ouviram a frase "Olha como fulano de tal toca rápido!" ou o seu oposto "Olha como fulano de tal toca com feeling!". Mas qual foi a última vez que vcs ouviram a frase "Olha como fulano de tal é inovador! Eu nunca escutei nada parecido antes!"

Estaremos no começo do fim?


queria ver mais tópicos assim no fórum! :)
Olha, eu acredito no que você falou, por isso que eu me desencanei um pouco da guitarra. Mas um guitarrista em atividade não pode pensar assim. Tenta pensar: "no que eu posso inovar?"

Luis Guitar
Veterano
# jul/06
· votar


Tom Morello eh, na minha opinião, um grande inovador, ele criou um estilo própio de tocar guitarra, e axo q ainda não eh o fim, enquanto acreditarmos q podemos fazer algo diferente, enquanto tivermos criatividade a guitarra ainda tera muito a oferecer!!!!

Dogs2
Veterano
# jul/06
· votar


ClaudioSF
hoje em dia a guitarra é um instrumento acessível a todos os níveis da sociedade

O.o

Bruttall
Veterano
# jul/06
· votar


ridículo2

Dizer que a guitarra já deu o que tinha que dar é demonstrar um pensamento arcaico. Sempre surgem novos ritmos e técnicas, e com esses surgimentos a guitarra é muitas vezes modificada, no sentido da forma como ela é tocada, e com isso gera novas possibilidades de fazer música. Sem contar que existem muuuuuuuitas técnicas na guitarra, você só pode afirmar uma decadência se dominar todas elas, porque falar que não tem mais nada para inventar na guitarra sem saber tocar country, folk, blues, progressivo, funk etc, é o mesmo que dizer que a semana já acabou porque você passou por segunda, terça e quarta. Você ainda não aprendeu que música é infinita?
Agora sobre o título do tópico, outro grande erro é falar em decadência, imagina uma mulher gostosa, que cada dia fica mais gostosa, quando ela não tiver como ficar mais gostosa devemos considerar como decadência? Pelo contrário, se não há mais possibilidades é porque chegamos à perfeição, e perfeição não existe, logo, ainda há coisas a serem descobertas na guitarra.

Luis Guitar
Veterano
# jul/06
· votar


Bruttall
\o/

Vc ja pensou em se candidatar man?? Eu votaria em vc!!!

se não há mais possibilidades é porque chegamos à perfeição, e perfeição não existe, logo, ainda há coisas a serem descobertas na guitarra.

Esse fim de semana vou ter muito pra pensar!!!!

Bruttall
Veterano
# jul/06
· votar


pianista revolucionário de que se teve notícia?
Revolução não ocorre todos os anos né cara?
Senão revolução não teria sentido, seria algo comum, trivial.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra em decadência? Uma reflexão.