Intervalo: a base dos seus estudos de teoria, harmonia, improvisação

Autor Mensagem
Filippo14
Veterano
# jun/15
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ramonguitar1
O jeito certo é usar F duplo sustenido e G duplo bemol.

AzrhaellJPA
Membro Novato
# jun/15
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Estava lendo essa materia :

Os Intervalos podem ser:
- Menor
- Maior
- Justo
- Diminuto
- Aumentado
Vamos tomar como exemplo á seguir a Escala Cromática partindo de Dó.
* A escala cromática é formada de apenas semi-tons.
Escala Cromática: C-C#-D-D#-E-F-F#-G-G#-A-A#-B-C
Lembrando que:
De C até C#, temos um semi-tom;
De C até D, temos um tom;
De C até D#, temos um tom e meio;
De C até E, temos dois tons;

Resumindo: Cada casa no braço da guitarra equivale á um semi-tom.
Intervalo de:

2ª Menor: C – C# > ou seja um semi-tom.
2ª Maior: C – C# - D > ou seja um tom.
2ª Aumentada: C – C# - D – D# > ou seja um tom e meio.
2ª Diminuta: Nulo

3ª Menor: 1 tom e + um semi-tom;
3ª Maior: 2 tons;
3ª Aumentada: 2 tons e + um semi-tom;
3ª Menor: 1 tom;

4ª Justa: 2 tons e + um semi-tom;
4ª Aumentada: 3 tons;
4ª Diminuta: 2 tons;

5ª Justa: 3 tons e + um semi-tom;
5ª Aumentada: 4 tons;
5ª Diminuta: 3 tons;

6ª Menor: 4 tons;
6ª Maior: 4 tons e + um semi-tom;
6ª Aumentada: 5 tons;
6ª Diminuta: 3 tons e + 1 semi-tom;

7ª Menor: 5 tons;
7ª Maior: 5 tons e + um semi-tom;
7ª Aumentada: 6 tons;
7ª Diminuta: 4 tons e + um semi-tom;

8ª Justa: 6 tons;
8ª Aumentada: 6 tons e + um semi-tom;
8ª Diminuta: 5 tons e um + semi-tom;

Ai me veio a duvida:

2ª Aumentada: C – C# - D – D# > ou seja um tom e meio
3ª Menor: 1 tom e + um semi-tom;

3ª Maior: 2 tons;
4ª Diminuta: 2 tons;

A distancia é a mesma, então seriam a msm nota?

LeandroP
Moderador
# jun/15 · Editado por: LeandroP
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AzrhaellJPA
A distancia é a mesma, então seriam a msm nota?

A segunda aumentada e a terça menor ocupam a mesma posição (têm a mesma distância em número de tons), mas cada uma tem o seu nome próprio em relação à tônica.

Embora as notas D# e Eb ocupem a mesma posição (mesma distância em tons), uma representa a segunda aumentada e a outra representa a terça menor, porque é o "grau" (Iº, IIº, IIIº, etc... De forma genérica) que está sendo observado. O Ré (seja ele sustenido ou bemol) é sempre o segundo grau em relação ao Dó. E o Mi (seja ele sustenido ou bemol) é sempre o terceiro grau em relação ao Dó.

A mesma regra se aplica à terça maior e a quarta diminuta. O caso é que no primeiro exemplo a nota pode ser 2a aumentada ou 3a menor, em função do contexto (da formação do acorde/escala). Porém, para o segundo exemplo não faz sentido chamar a 3a maior de 4a diminuta. Pelo menos eu não conheço uma escala ou acorde que faça uso deste intervalo, a quarta diminuta.

Isso se chama "enarmonia". Nomes diferentes pro mesmo som.

AzrhaellJPA
Membro Novato
# jun/15
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Hmm, agora comecei a entender, muito obrigado. Os nomes mudam pois no caso cada intervalo esta relacionado a uma nota em questão( Ré e Mi no caso ) , mesmo que na guitarra ocupem a msm posição. Correto?

LeandroP
Moderador
# jun/15 · Editado por: LeandroP
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AzrhaellJPA

Exatamente! Não somente na guitarra, como no piano também.

Escala no Piano [imagem]

AzrhaellJPA
Membro Novato
# jun/15
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LeandroP
Moderador # Ontem às 16:00 · Editado por: LeandroP
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AzrhaellJPA

Exatamente! Não somente na guitarra, como no piano também.

Escala no Piano [imagem]


Muito obrigado pela ajuda.

ramonguitar1
Membro Novato
# jun/15
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Filippo14

O jeito certo é usar F duplo sustenido e G duplo bemol.

Mais tem um pq ou conceito ?

rcorts
Veterano
# jun/15
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ramonguitar1

Sim, pode ser observado isso no ciclo das quintas.

LeandroP
Moderador
# jun/15
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ramonguitar1
Mais tem um pq ou conceito ?


Como bem lembrou o rcorts, pode ser observado isso no ciclo das quintas.

Recomendo a leitura deste tópico a respeito deste assunto:

Escalas - Utilizando o Círculo das 5as e 4as

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