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Mensagem |
Filippo14 Veterano |
# jun/15
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ramonguitar1 O jeito certo é usar F duplo sustenido e G duplo bemol.
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AzrhaellJPA Membro Novato |
# jun/15
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Estava lendo essa materia :
Os Intervalos podem ser: - Menor - Maior - Justo - Diminuto - Aumentado Vamos tomar como exemplo á seguir a Escala Cromática partindo de Dó. * A escala cromática é formada de apenas semi-tons. Escala Cromática: C-C#-D-D#-E-F-F#-G-G#-A-A#-B-C Lembrando que: De C até C#, temos um semi-tom; De C até D, temos um tom; De C até D#, temos um tom e meio; De C até E, temos dois tons;
Resumindo: Cada casa no braço da guitarra equivale á um semi-tom. Intervalo de:
2ª Menor: C – C# > ou seja um semi-tom. 2ª Maior: C – C# - D > ou seja um tom. 2ª Aumentada: C – C# - D – D# > ou seja um tom e meio. 2ª Diminuta: Nulo
3ª Menor: 1 tom e + um semi-tom; 3ª Maior: 2 tons; 3ª Aumentada: 2 tons e + um semi-tom; 3ª Menor: 1 tom;
4ª Justa: 2 tons e + um semi-tom; 4ª Aumentada: 3 tons; 4ª Diminuta: 2 tons;
5ª Justa: 3 tons e + um semi-tom; 5ª Aumentada: 4 tons; 5ª Diminuta: 3 tons;
6ª Menor: 4 tons; 6ª Maior: 4 tons e + um semi-tom; 6ª Aumentada: 5 tons; 6ª Diminuta: 3 tons e + 1 semi-tom;
7ª Menor: 5 tons; 7ª Maior: 5 tons e + um semi-tom; 7ª Aumentada: 6 tons; 7ª Diminuta: 4 tons e + um semi-tom;
8ª Justa: 6 tons; 8ª Aumentada: 6 tons e + um semi-tom; 8ª Diminuta: 5 tons e um + semi-tom;
Ai me veio a duvida:
2ª Aumentada: C – C# - D – D# > ou seja um tom e meio 3ª Menor: 1 tom e + um semi-tom;
3ª Maior: 2 tons; 4ª Diminuta: 2 tons;
A distancia é a mesma, então seriam a msm nota?
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LeandroP Moderador |
# jun/15 · Editado por: LeandroP
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AzrhaellJPA A distancia é a mesma, então seriam a msm nota?
A segunda aumentada e a terça menor ocupam a mesma posição (têm a mesma distância em número de tons), mas cada uma tem o seu nome próprio em relação à tônica.
Embora as notas D# e Eb ocupem a mesma posição (mesma distância em tons), uma representa a segunda aumentada e a outra representa a terça menor, porque é o "grau" (Iº, IIº, IIIº, etc... De forma genérica) que está sendo observado. O Ré (seja ele sustenido ou bemol) é sempre o segundo grau em relação ao Dó. E o Mi (seja ele sustenido ou bemol) é sempre o terceiro grau em relação ao Dó.
A mesma regra se aplica à terça maior e a quarta diminuta. O caso é que no primeiro exemplo a nota pode ser 2a aumentada ou 3a menor, em função do contexto (da formação do acorde/escala). Porém, para o segundo exemplo não faz sentido chamar a 3a maior de 4a diminuta. Pelo menos eu não conheço uma escala ou acorde que faça uso deste intervalo, a quarta diminuta.
Isso se chama "enarmonia". Nomes diferentes pro mesmo som.
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AzrhaellJPA Membro Novato |
# jun/15
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Hmm, agora comecei a entender, muito obrigado. Os nomes mudam pois no caso cada intervalo esta relacionado a uma nota em questão( Ré e Mi no caso ) , mesmo que na guitarra ocupem a msm posição. Correto?
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LeandroP Moderador |
# jun/15 · Editado por: LeandroP
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AzrhaellJPA
Exatamente! Não somente na guitarra, como no piano também.
Escala no Piano [imagem]
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AzrhaellJPA Membro Novato |
# jun/15
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LeandroP Moderador # Ontem às 16:00 · Editado por: LeandroP citar · votar · denunciar
AzrhaellJPA
Exatamente! Não somente na guitarra, como no piano também.
Escala no Piano [imagem]
Muito obrigado pela ajuda.
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ramonguitar1 Membro Novato |
# jun/15
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Filippo14
O jeito certo é usar F duplo sustenido e G duplo bemol.
Mais tem um pq ou conceito ?
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rcorts Veterano |
# jun/15
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ramonguitar1
Sim, pode ser observado isso no ciclo das quintas.
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LeandroP Moderador |
# jun/15
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ramonguitar1 Mais tem um pq ou conceito ?
Como bem lembrou o rcorts, pode ser observado isso no ciclo das quintas.
Recomendo a leitura deste tópico a respeito deste assunto:
Escalas - Utilizando o Círculo das 5as e 4as
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