Intervalo: a base dos seus estudos de teoria, harmonia, improvisação

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# fev/12 · Editado por: LeandroP
· votar


Deecc

Na inversão, o acorde deve ser escrito como inversão. O C6 na primeira inversão se escreve C6/E. E na segunda inversão C6/A.

Por outro lado, se você quer colocar o baixo da inversão como tônica, aí os intervalos devem ser classificados com relação a nota mais grave da inversão.

Por exemplo: C6 tem como 6a maior a nota Lá. Se você fizer o C6 na segunda inversão, na verdade você terá um simples Lá menor.

O acorde C6 na segunda inversão, como você colocou: A, C, E
Am natural - tríade: A, C, E

Inversões do C6 (C, E, A), visto sob o ângulo da nota mais grave:

E, A, C = E4(b6)
A, C, E = Am

Cuidado pra não perder a sua referência. Ou você analisa pela tônica ou pela nota mais grave. Misturar os dois dá uma meleca.

Deecc
Veterano
# fev/12
· votar


LeandroP

Acho que estou captando a vossa msg, mas alguns conceitos antes mais complicados tã fazendo sentido depois de saber um pouco mais sobre intervalos...realmente são a alma do negócio!

Obrigado pelas explicações LeandroP, vou praticar e praticar e praticar, e praticar....eheheheh

Abraços!

Br1t3
Veterano
# mar/12
· votar


Estou com uma dúvida, talvez besta, sei lá, mas eu gostaria de saber como devo estudar os intervalos na prática. Se é decorando onde ficam as terças, quintas etc, ou algo do tipo. Alguém pode me dar umas dicas?

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


Br1t3

Primeiro passo é você ter em mãos uma lista com o nome dos intervalos. Você provavelmente encontra na net ou aqui mesmo no fórum. No livro Harmonia e improvisação do Almir Chediak tem uma listinha muito boa (inclusive foi ali que eu aprendi intervalos, heh). Dito isto, a que eu acredito ser a melhor forma de você estudar intervalos, e que funcionou comigo, é você pegar uma nota como referência no braço da guitarra, e achar todos os intervalos dela naquela região do braço. No começo você vai ter que ficar contando as notas e as casas provavelmente, mas é questão de prática. Deve fazer isso com as 12 notas, sem exceções. No livro que te indiquei tem um exercício que me ajudou muito: tem o nome do acorde, dae você tem que montar esse acorde na guitarra encontrando todos os intervalos, e depois tem o contrário, que é o desenho do acorde, e você tem que dizer o nome, com base nos intervalos, Outra boa dica é você ir tocando as escalas, e analisando seus respectivos intervalos. Os intervalos são ás vezes mal explicados, mas na verdade, são um assunto simples.

Paulo Utida
Veterano
# jul/12
· votar


Fala Galera,

Uma duvida da explicacao do Leandro
Exemplo:
1) - As notas G e D formam um intervalo de 4a justa.
2) - Se invertemos G e D, teremos D e G, e um intervalo de 5a justa.

No 1 nao seria 5a Justa?
No 2 nao seria 4a Justa?

Paulo Utida
Veterano
# jul/12
· votar


Fala pessoal,

Surgiu uma dúvida agora e não sei nem como perguntar!
Vou tentar... caso vocês não entendam eu tentarei postar novamente...

Assim:
É importantíssimo que eu conheça o nome do intervalo a partir da distância dos tons?
Ou posso utilizar a escala maior natural para conhecer o nome dos intervalos?
Qual o mais fácil.

(http://www.guitarbattle.com.br/licoes/2226-intervalos-parte-1-definic ao.html)
Exemplo 2: qual é o intervalo de Mi até Si?
Eh mais facil gravar os intervalos pelas distancia de tons (usando aquela tabelinha do comeco do tópico) e depois de descobrir quantos tons existem entre E e B dizer o nome do intervalo?
Mi até Si tem 3½  tons →
Vejo na tabela que 3½  é a Quinta Justa

Ou posso usar a escala maior natural para dizer
Mi Fá# Sol# Lá Si -> Quinta Justa (apenas usando a escala... sem se preocupara com o intervalo em tons)

Tah acho que já respondi minha pergunta!
Eh que é tao mais facil usar a escala... sem se preocupar com a distancia em tons!
Resumindo... posso voltar lah no inicio e internalizar a tabelinha com os intervalos!!!

LeandroP
Moderador
# jul/12
· votar


Paulo Utida
Uma duvida da explicacao do Leandro
Exemplo:
1) - As notas G e D formam um intervalo de 4a justa.
2) - Se invertemos G e D, teremos D e G, e um intervalo de 5a justa.


Onde eu disse isso? Está ao contrário!

G e D formam uma quinta justa, e a inversão (D e G) forma uma quarta justa.

Paulo Utida
Veterano
# jul/12
· votar


Leandro,

Está na página 3.

Onde você mostra as inversões:
centro

T - b2 - 2 - b3 - 3 - 4j - trítono - 5j - b6 - 6 - 7 - 7M - 8

| | | | | | |_| | | | | | |

| | | | | |_______________| | | | | |

| | | | |_______________________| | | | |

| | | |________________________________| | | |

| | |________________________________________| | |

| |__________________________________________________| |

|__________________________________________________________|

Paulo Utida
Veterano
# jul/12
· votar


Denis Guitar,

Nossa o material é muito bom!
Mas não sei se eu sou muito DERRR ou é muito avançado!
Algumas coisas não entendi muito bem!

Em relação ao som eu consegui gravar bem os intervalos de 2ªM, 3ª M, 4J e 5J (ascendente). Os outros não consegui não!

A parte 2 do texto já começou ficar complicada! A parte 3 está muito acima do meu nível!

Vou ler com calma todo o texto novamente e ir tentando assimilar!

Obrigado pela ajuda!!!!

LeandroP
Moderador
# jul/12
· votar


Paulo Utida

Valeu pela correção. Editei a postagem Estava errada mesmo.

Denis Guitar
Veterano
# jul/12
· votar


Paulo Utida
Valeu Paulo, qualquer dúvida posso esclarecer por aqui.

Um grande abraço!

LeandroP
Moderador
# jul/12
· votar


Denis Guitar

A sua ajuda tem sido de grande valor. Obrigado pela sua colaboração!
Isso é que ainda me motiva a escrever aqui, sobretudo em época de "férias escolares" (rsrsrsrs).

Denis Guitar
Veterano
# jul/12
· votar


LeandroP
Valeu Leandro, gosto de participar, tudo pela boa música.

Um abração!

ArturTT
Membro Novato
# nov/13
· votar


http://www.cifraclub.com.br/contrib/tutoriais/-exercicios-intervalos_1 293798835.pdf



Bom dia galera! Bom, já li muito sobre intervalos e to aprendendo um bocado.

Mas tenho uma dúvida, acredito que simples!

Bom, essa tabela que tem no link aí da apostila do cifra club pode ser usada pra qualquer nota? No caso, vou tentar explicar melhor minha dúvida: A parte dos intervalos, dos tons e das cifras serão sempre as mesmas? Só vai mudar o nome da nota? Pra eu achar o intervalo correto é só eu colocar por exemplo um G# como tônica e partir dela de semiton em semiton e eu vou achar todos os intervalos?

Ficou meio confuso minha pergunta, mas acho que dá pra entender!

LeandroP
Moderador
# nov/13
· votar


Sim, ArturTT. Você pode mudar a nota tônica.

Contando primeiramente os graus você obtém inicialmente o intervalo de forma genérica (2a, 3a, 4a, 5a, etc.) e depois contando o número de semitons você consegue classificar o intervalo como maior, menor, justo, diminuto, aumentado.

ArturTT
Membro Novato
# nov/13
· votar


Sim, ArturTT. Você pode mudar a nota tônica.

Contando primeiramente os graus você obtém inicialmente o intervalo de forma genérica (2a, 3a, 4a, 5a, etc.) e depois contando o número de semitons você consegue classificar o intervalo como maior, menor, justo, diminuto, aumentado.



Valeu LeandroP, muito obrigado.

É um assunto fácil mas cheio de coisas que quebram a cabeça! Hhahahahea. Tava com medo de já estar entendendo tudo errado!


Então, só pra finalizar, por exemplo, um intervalo de 3,5 tons SEMPRE SERÁ UMA QUINTA JUSTA? Assim como um de 2 tons será sempre uma terça maior? Independente das notas?

Denis Warren
Veterano
# nov/13
· votar


ArturTT
"Então, só pra finalizar, por exemplo, um intervalo de 3,5 tons SEMPRE SERÁ UMA QUINTA JUSTA? Assim como um de 2 tons será sempre uma terça maior? Independente das notas?"

Não, é exatamente o contrário. Um intervalo de quinta justa sempre terá 3 tons e meio. Um intervalo de terça maior sempre terá 2 tons.

A numeração do intervalo (segunda, terça, etc...) depende do nome das notas:

2 tons pode ser...

Quarta diminuta - Ex: C-Fb
Terça maior - Ex: C-E
Segunda superaumentada - Ex: C-Dx (x- dobrado sustenido)


3 tons e meio pode ser...

Sexta diminuta - Ex: C-Abb
Quinta justa - Ex: C-G
Quarta superaumentada - Ex: C-Fx


Observe que tocamos todos os intervalos na mesma posição no braço da guitarra, mas quando mudamos o nome das notas também mudamos a classificação do intervalo.

ArturTT
Membro Novato
# nov/13
· votar


Dênis Warren, valeu cara! Tá ficando cada vez mais claro esse assunto!

Vou dar mais uma estudada depois do trabalho, e ver se realmente to no caminho certo agora!

Obrigado!

ArturTT
Membro Novato
# nov/13
· votar


Mas, outra coisa, essa questão do bemol ou sustenido dobrado, isso só tem aplicação teórica, correto?
Se não, na prática, o que seria isso?

Denis Warren
Veterano
# nov/13
· votar


ArturTT
Uma nota no braço da guitarra pode ser chamada de várias formas, damos o nome disso de enarmonia.

Por exemplo:


e-------------
B------5------
G-------------
D-------------
A-------------
E-------------


A nota acima pode ser chamada de...

E | Fb | Dx (Ré bobrado sustenido)

Então a aplicação é prática também, explico melhor. Você quando toca uma nota estará colocando essa nota dentro de um contexto, onde ela desempenha uma função, uma sonoridade. Por isso tem que ser analisada de uma maneira específica e recebe o nome de acordo.

Não é correto por exemplo chamar a nota acima de Fb durante a análise teórica e dizer, na prática, que é um E. Isso confundirá toda a aplicação da teoria e irá acarretar numa prática errada.

ArturTT
Membro Novato
# nov/13
· votar


Denis Warren, muito obrigado!

Bem esclarecedora tua explicação meu caro!

overset09
Veterano
# mar/14
· votar


Dúvida rápida:
Classifiquei e escrevi corretamente os intervalos?
Tomei como exemplo a escala cromática partindo da nota LA (tônica).

la - tônica - T
sib - 2ª menor - b2
si - 2ª maior - 2
do - 3ª menor - 3b
do# - 3ª maior - 3
re - 4ª justa - 4
re# - 4ª aumen - #4
mi - 5ª justa - 5
fa - 6ª menor - b6
fa# - 6ª maior - 6
sol - 7ª menor - b7
sol# - 7ª maior - 7
la - oitava - 8ª

Escrevi re# ao invés de mib, está correto? Ou poderia ser mib e o intervalo seria 5ª diminuta? Isso me confunde bastante.
Como faço para saber quando devo usar aumentada ou diminuta?

overset09
Veterano
# mar/14
· votar


UP

LeandroP
Moderador
# mar/14
· votar


overset09

Certíssimo!!!

overset09
Veterano
# mar/14
· votar


Está correto?

si - tônica - T
do - 2ª menor - b2
do# - 2ª maior - 2
re - 3ª menor - b3
re# - 3ª maior - 3
mi - 4ª justa - 4
fa - 5ª justa - 5
fa# - 5ª aumen - 5#
sol - 6ª menor - b6
sol# - 6ª maior - 6
la - 7ª menor - b7
la# - 7ª maior - 7
si - oitava - 8ª

LeandroP
Moderador
# mar/14
· votar


overset09
Escrevi re# ao invés de mib, está correto? Ou poderia ser mib e o intervalo seria 5ª diminuta? Isso me confunde bastante.
Como faço para saber quando devo usar aumentada ou diminuta?


Depende do contexto, já que as notas ocupam a mesma posição. Mas não é uma coisa complicada. Em um acorde maior ou numa escala maior, o certo é escrever com quarta aumentada. Se o acorde/escala for menor, o certo é usar a quinta diminuta.

Denis Warren
Veterano
# mar/14
· votar


overset09
"Está correto?

si - tônica - T etc..."


Não. Segue a correção abaixo:

si - tônica
do - 2ª menor
do# - 2ª maior
re - 3ª menor
re# - 3ª maior
mi - 4ª justa
fa - 5ª dim
fa# - 5ª justa

sol - 6ª menor
sol# - 6ª maior
la - 7ª menor
la# - 7ª maior
si - oitava

Para não ter erro sempre calcule a distância em tons.

Segunda menor - 1/2 tom.
Segunda maior - 1 tom.
Terça menor - 1 1/2 tom.
Terça maior - 2 tons.
Quarta justa - 2 1/2 tons.
Quarta aum ou quinta dim - 3 tons.
Quinta justa - 3 1/2 tons.
Quinta aum ou sexta menor - 4 tons.
Sexta maior - 4 1/2 tons.
Sétima menor - 5 tons.
Sétima maior - 5 1/2 tons.
Oitava justa - 6 tons.

Observe onde você cometeu o erro. Entre as notas B e F existe 3 tons de distância, por isso o intervalo é de quinta diminuta.


LeandroP
"Em um acorde maior ou numa escala maior, o certo é escrever com quarta aumentada. Se o acorde/escala for menor, o certo é usar a quinta diminuta."

Com algumas exceções como nos acordes alterados que podemos usar a quinta diminuta...

C7alt possui (b5b9 ou b5#9 ou #5b9 ou #5#9).
e variantes...
C7(b5) que nesse caso evita a colocação da quinta justa com a quarta aumentada. Mas claro, depende do sistema utilizado. Se você olhar nas publicações do Jamey Aebersold, o acorde alterado tem #4 ao invés de b5, então tudo é questão de convenção.

LeandroP
Moderador
# mar/14
· votar


Denis Warren
Com algumas exceções como nos acordes alterados que podemos usar a quinta diminuta

Exatamente. Eu só conheço esta exceção nos acordes alterados, que possuem além da quinta diminuta, a quinta aumentada.

fujicaro
Veterano
# mar/14
· votar


Denis Warren
Se você olhar nas publicações do Jamey Aebersold, o acorde alterado tem #4 ao invés de b5, então tudo é questão de convenção.

Essas convenções é que mata na hora de analisar um determinado trecho rs.

ramonguitar1
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: ramonguitar1
· votar


Tenho uma dúvida sobre intervalo. Ex: A quarta aumentada de C é F# e a quinta diminuta é Gb. Como aplico esse conceito nos intervalos a partir de C# ? Tipo a quarta aumentada de C# é G e a quinta diminuta como classifico e o Pq ? Desde já agradeço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Intervalo: a base dos seus estudos de teoria, harmonia, improvisação