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Mensagem |
LeandroP Moderador |
# jun/06
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Zakk Wylde_
Ô... !
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Zakk Wylde_ Veterano |
# jun/06
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Não é um estudo completo mas dá para se ter uma boa idéia
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LeandroP Moderador |
# jul/06
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Zakk Wylde_
Valeu
Muito interessante.
Vou imprimir pra ler melhor.
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Jabijirous Veterano |
# jul/06
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Não é um estudo completo mas dá para se ter uma boa idéia
lega isso, mas esse texto foi baseado de quem??? tem coisa aqui que parece ser da epoca do palestrina, pq? olha ae Usam-se, geralmente, os modos maiores e os menores melódicos, ou os modos litúrgicos ( o modo harmônico não é usado)
sabe pq nao é usado o harmonico? por causa do intervalo de 2 aumentada no caso de A menor tem o F-G# por isso a gente usa mais o melodico F#-G#, mas da pra usar menor harmonico tb!! como eu disse, parece ser do palestrina, ele era rigoroso :P
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alfacorrea Veterano |
# jul/06
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Intervalo: pequeno espaço de tempo, normalmente usado para descanso, entre os árduos dias de estudo para aprender, quicá um dia, a ser um bom guitarrista. HEHEHE.
Excelente este tópico, só queria dar uma força.
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LeandroP Moderador |
# jul/06
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alfacorrea
hehehehehehe viva os intervalos e as pausas :P
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ateobaldo Veterano |
# jul/06
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LeandroPanucci
Quantas páginas tem o livro da sua bibliografia do site bends e ligados(almir chediak)???????????
Estou a fim de comprar
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LeandroP Moderador |
# ago/06
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ateobaldo
Muitas. Compre o livro e não se arrependerá!
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zaqueu_grunge Veterano |
# ago/06
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bem q algum modera poderia re-stickar esse topico =)
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jkdias Veterano |
# nov/06
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LeandroPanucci
Cara, não to conseguindo entrar no site (bends e ligados)... tá fora do ar ou mudou o endereço?
Valeu
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luxcax Veterano |
# nov/06
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eeeee livrao do Almir Chediak
Harmonia e Improvisacao vol 1 !!!!
Melhor livro de Harmonia pra ler...
mesmo q vc ja tenha estudado varias coisas...
Eu me formei em Harmonia em dois conservatorios.. (MPB de Curitiba e Souza Lima) e mesmo assim, vc pega o livro e relembra varias coisas, e aprende varias outras novas....
vale a pena !!
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LeandroP Moderador |
# nov/06 · Editado por: LeandroP
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Inversões:
Escala cromática - 6 tons (12 semitons)
centro T - b2 - 2 - b3 - 3 - 4j - trítono - 5j - b6 - 6 - 7 - 7M - 8 | | | | | | |_| | | | | | | | | | | | |_______________| | | | | | | | | | |_______________________| | | | | | | | |________________________________| | | | | | |________________________________________| | | | |__________________________________________________| | |__________________________________________________________|
O trítono é um intervalo de 4a aumentada (#4) ou 5a diminuta (b5). Este intervalo divide a escala exatamente ao meio. (3 tons pra cada lado).
Na inversão:
* o que é maior vira menor, e vice-e-versa; * o que é aumentado vira diminuto, e vice-e-versa; * o que é justo permanece justo.
No gráfico acima, do centro da escala para as extremidades, temos as inversões:
4a aumentada (#4) <- inversão -> 5a diminuta (b5) 4a justa (4/11) <- inversão -> 5a justa (5) 3a maior (3) <- inversão -> 6a menor (b6/b13) 3a menor (b3) <- inversão -> 6a maior (6/13) 2a maior (2/9) <- inversão -> 7a menor (7) 2a menor (b2/b9) <- inversão -> 7a maior (7M) 1a justa (T) <- inversão -> 8a justa (8)
Exemplo:
- As notas G e D formam um intervalo de 5a justa.
Se invertemos G e D, teremos D e G, e um intervalo de 4a justa.
De qualquer forma, as notas são as mesmas, pois o intervalo pode ser "ascendente" (indo) ou "descendente" (voltando).
Tudo depende de um referencial.
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atmospherick Veterano |
# jan/12
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Perguntinha simples:
Eu posso dizer que "Ré" é a terça diminuta de Dó ?
pois dizem que todo intervalo menor menos meio tom torna se diminuto ... Mí menor menos meio tom é "Ré" pois bem Ré seria a 3ª diminuta
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LeandroP Moderador |
# jan/12 · Editado por: LeandroP
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atmospherick
Eu posso dizer que "Ré" é a terça diminuta de Dó ?
Não, porque Ré sempre será uma segunda em relação ao Dó, pois o Ré é a segunda nota, segundo grau de Dó.
Pra ser uma terça diminuta teria que ser um Mi dobrado bemol (Ebb), porque o Mi é a terceira nota em relação ao Dó, é o terceiro grau de Dó. Este intervalo não tem uso prático, daí a importância de respeitar primeiramente os graus (I, II, III, IV, V, VI e VII) antes de classificá-los como intervalo maior, menor, aumentado ou diminuto.
Mas a sua lógica está certa sobre diminuir um intervalo menor e transformá-lo num diminuto. Porém, resumindo o que eu disse, a terça não é a nota D e sim um Ebb, e não tem uso prático, por isso não complique e chame o D de segunda maior. Esse tem uso prático.
Veja como podem ser os intervalos (prático):
* 2as podem ser: menor, maior ou aumentadas; * 3as podem ser: menor ou maior; * 4as podem ser: justa ou aumentada; * 5as podem ser: justa, diminuta ou aumentada; * 6as podem ser: maior ou menor; * 7as podem ser: maior, menor ou diminuta; * 8as podem ser: justas
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atmospherick Veterano |
# jan/12
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eita O.O ! eu mesmo falei no outro TPC que tinha aprendido a enarmonia
agora errei de novo eu quis dizer Mi bb mesmo eu juro
nossa desculpe Leandro
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LeandroP Moderador |
# jan/12
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atmospherick
Tudo bem... Agora você nunca mais esquecerá (rsrsrsrsrs)
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atmospherick Veterano |
# jan/12
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Leandro,sempre tive vontade de perguntar ... (caso não se importe) Que instrumento você toca ?
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LeandroP Moderador |
# jan/12
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atmospherick
No momento, mouse e teclado °.°
Brincadeira... Guitarra e violão. É que eu tô meio brigado com os dois.
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clebergf Veterano
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# jan/12
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LeandroP
Faça as pazes com eles cara...não jogue deixe de lado todo esse conhecimento...XD
Vc tem alguma dica marota para pegar os intervalos no braços da guitarra? Algum exercício bacana...estou tentando fazer um para isso...XD
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atmospherick Veterano |
# jan/12
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Eu também estou de mal com as 6 cordas ... comecei tocar piano ano passado e vou comprar meu contra baixo amanhã
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Deecc Veterano |
# fev/12
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Quanto mais leio aqui no fórum menos sei, e quando acho que sei, percebo que nada sei... \o/
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LeandroP Moderador |
# fev/12
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Deecc e quando acho que sei, percebo que nada sei..
É um sinal de que você está aprendendo.
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Deecc Veterano |
# fev/12
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LeandroP Tomara aheauheahe, é muito valiosa a contribuição do pessoal aqui do fórum!
Abraço!
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Deecc Veterano |
# fev/12 · Editado por: Deecc
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E laia... Lá vou eu de novo...
INTERVALO TONS NOME DO INTERVALO
T -- tônica ou nota fundamental
b9/b2 0,5 nona menor / segunda menor
9/2 1,0 nona maior / segunda
#9 ou b3 1,5 nona aumentada ou terça menor
3 2,0 terça maior
4/11 2,5 quarta justa / décima primeira justa
#4/#11 ou b5 3,0 quarta aumentada / décima primeira aumentada ou quinta diminuta
5 3,5 quinta justa
#5 ou b6/b13 4,0 quinta aumentada ou sexta menor / décima terceira menor
6/13 ou bb7 4,5 sexta maior / décima terceira maior ou sétima diminuta
7 5,0 sétima menor (diz-se apenas sétima)
7M 5,5 sétima maior
8 6,0 oitava justa (mesmo que a tônica)
Não entendi direito a parte de 9, 11, 13 =/...
9 é quando sobe 1 tom da oitava, 11 são 3 tons da oitava e 13 6 tons?
Eu passo a usar essa notação a partir de que intervalo, não captei a idéia.. ex: #4/#11 ou b5 3,0 quarta aumentada / décima primeira aumentada ou quinta diminuta , todas elas tem intervalos de 3 tons, mas como eu diferencio se vai ser uma ou outra? Dó Maior C-D-E-F-G-A-B-C , se eu fizer a triade normal seria C-E-G = T + 3 + 3m , então se eu fosse fazer #11 seria C-E-G-G T+3+3m+#11??? 9= C# ,G=#11?
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LeandroP Moderador |
# fev/12
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2a ou 9a - se o acorde não tiver uma 7a, então é 2a. Se for 9a, fica implícito o uso da 7a no acorde.
4a ou 11a - Quando tem uma 4a, entendemos que ela substituiu a 3a. Se tem os dois intervalos, então entendemos com 11a. Um acorde menor, por exemplo, não pode ter uma 4a, pois pra ser chamado de menor subentende-se que ele tem uma 3a menor, então a 11a é utilizada. Am4 = errado! Am11 = certo!
6a ou 13a - Utiliza-se a 6a no lugar da 5a justa. Quando tem 13a fica subentendido que o acorde tem uma 7a. C6 = C, E, A (a 5a foi substituída pela 6a maior) C13 ou C7(13) = C, E, G, Bb, A
É bom observar o uso do "sus" e do "add". Um suspende o uso do intervalo e o outro adiciona.
Se eu estiver errado, peço que me corrijam.
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Deecc Veterano |
# fev/12 · Editado por: Deecc
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LeandroP
então mais uma vez eu estava todo enganado, todos os intervalos são contados a partir da tônica.
Seguindo a linha de pensamento que vc citou se eu fosse fazer um C9 então, ficaria C-E-G-Bb-D? o Bb seria a 7a e o D a 9a. Ou ainda C9(11) = C-E-G-Bb-D-F?
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LeandroP Moderador |
# fev/12
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Deecc
ExaCtamente ;)
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Deecc Veterano |
# fev/12 · Editado por: Deecc
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LeandroP
Aheuahe YES! \o/ dei uma dentro! rapaz ontem eu li tanto essa tabela de intervalos e tals que sonhei com ela, antes de dormir só pensava "2 ou 9, meio tom, 2 maior ou #9 1 tom..." aehauhahuehae Vlw man vc me deu a luz que faltava pra entender um pouco disso =)
Já aproveitando, eu tava tentando entender as inversões, no começo foi postado as inversões do smoke on the water, onde G5,Bb5 e C5, invertidos seriam D4,F4,G4... fiquei com isso martelando o pq diabo virava isso... pois bem, ca com meus botões..
G5 = I e V graus = G-D invertendo seria D-G, e como o que é justo permanece justo ele passa ao nome de D4. Fazendo isso com os demais acordes, realmente chego em F4 e G4 sucessivamente.
Mas ai cai numa cilada que fiquei meio sem saber, se eu for inverter o C6, que é C-E-A, teria A-E-C , então se eu estiver correto , a sexta maior virou uma terça menor, e a Terça maior, virou uma sexta menor, bom então como temos um intervalo de terça menor o acorde sera menor, logo Am(b6)?
To perdidin..pq não to achando esses intervalos A-E = terça menor, ...ou to bufando na farofa aheuaeah pra variar. =)
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LeandroP Moderador |
# fev/12
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Deecc
Legal isso. Você tá indo pelo caminho certo.
Inversão é um lance curioso mesmo.
Tem uma regrinha fácil de decorar, até porque o prórpio nome já é sugestivo.
Veja, na inversão:
maior vira menor menor vira maior
diminuto vira aumentado aumentado vira diminuto
e o justo, por ser justo, continua justo.
os intervalos justos são os que estão no meio da escala: 4a e 5a (tô desprezando a oitava por ser uma repetição da tônica)
então:
2a vira 7a 3a vira 6a 4a vira 5a 5a vira 4a 6a vira 3a 7a vira 2a
Simples assim... Sacou?!
Neste caso, tudo depende do seu referencial pra determinar se o intervalo é direto ou se é uma inversão.
Parabéns e continue por este caminho....
(Eu também aprendi muita coisa dormindo. Sério! Sonhava com o negócio e acordava com muita coisa estabelecida... Papo doido)
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Deecc Veterano |
# fev/12
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LeandroP
opa, brigado Leandro, fico feliz de saber que o negócio ta andando...é de dar nó na cabeça essa tal da teoria musical!
Tava lendo em outro post que vc passou as inversões, anotei tudo aqui a 1 inversão seria 3,5,T, a 2 inversão 5,T,3, e a 3 inversão a 7a como baixo..
usando o mesmo exemplo do C6.. A-E-C nao encaixa em nenhum, eu teria uma 1 inversão com baixo em E = E,A,C = 3m+b6 Em(b6), a 2 em A , A-C-E = 3m+b6 Am(b6), suponho que troquei a ordem mas como fiz a inversão pelos intervalos deu certo e acabei (eu acho) fazendo a 2a inversão. É isso mesmo?
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