Escalas - Utilizando o Círculo das 5as e 4as

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# nov/04 · Editado por: LeandroP


Uma maneira muito prática de construir escalas maiores sem ter de usar a fórmula T, T, St, T, T, T, St, é usando o círculo das quintas.

Vamos ver na pratica como funciona, pegando como referência a escala de Dó maior:

C - D - E - F - G - A - B - C

Tomaremos para a construção de uma outra escala maior, o Vº grau (5ª nota) da escala de Dó maior:

C - D - E - F - G - A - B - C

G - A - B - C

Agora vamos completar as notas que faltam e sustenizar o sétimo grau (7ª nota)

G - A - B - C - D - E - F# - G

Temos aí a escala de Sol maior: G - A - B - C - D - E - F# - G

***************************************************

Repetimos o processo com a escala de Sol maior:

G - A - B - C - D - E - F# - G

D - E - F# - G... completa as notas elevando a 7a em um semitom

D - E - F# - G - A - B - C# - D

Temos aí a escala de Ré maior: D - E - F# - G - A - B - C# - D

Repita a mesma idéia usando o mesmo processo. Observe que começa sem nenhum sustenido e depois vai aumentando a quantidade de 1 em 1, até chegar a uma escala com 7 sustenidos.

Pratique isso no papel (não precisa ser muitas vezes). Uma vez que se pegou a idéia não esquece mais.

LeandroP
Moderador
# nov/04
· votar


Desta forma, vamos ter as respectivas escalas:

C - D - E - F - G - A - B - C (nenhum #)

G - A - B - C - D - E - F# - G (1 #)

D - E - F# - G - A - B - C# - D (2 #)

A - B - C# - D - E - F# - G# - A (3 #)

E - F# - G# - A - B - C# - D# - E (4#)

B - C# - D# - E - F# - G# - A# - B (5 #)

F# - G# - A# - B - C# - D# - E# - F# (6 #)

C# - D# - E# - F# - G# - A# - B# - C# (7#)

gjsuzigan
Veterano
# nov/04
· votar


LeandroPanucci

ow...num é por nada não, é q eu sou meio lerdo nisso...Para que se usa isso????É pra solos????Explique melhor

LeandroP
Moderador
# nov/04
· votar


gjsuzigan

É um macete pra montar as outras escalas maiores. É pra solo e pra harmonização... a base de tudo.

É uma dica para os iniciantes.

Depois demonstrarei como montar escalas com bemóis (b), usando o círculo das quartas.

Jason
Veterano
# nov/04 · Editado por: Jason
· votar


falei merda
tu vai explicar as quartas depois, hehehe

LeandroP
Moderador
# nov/04 · Editado por: LeandroP
· votar


Com o círculos das 4as a coisa é um pouco diferente. Neste caso o que vamos utilizar são os bemóis. Tomaremos como a escala inicial também a escala de Dó maior:

C - D - E - F - G - A - B - C

Pegaremos agora o trecho da escala a partir do 4º grau (4ª nota):

C - D - E - F - G - A - B - C

F - G - A - B - C

Depois vamos "bomolizar a quarta nota desta escala, no caso a nota B se tornará Bb

F - G - A - Bb - C

e completaremos o resto da escala naturalmente:

F - G - A - Bb - C - D - E - F

Neste processo conseguimos a escala de Fá maior, que tem apenas um acidente (Bb).

Vamos repetir o processo partindo agora desta escala:

F - G - A - Bb - C - D - E - F

Bb - C - D - E - F

bemolizamos a 4ª nota:

Bb - C - D - Eb - F

e completamos a escala:

Bb - C - D - Eb - F - G - A - Bb

Temos então a escala de Bb, com 2 acidentes (o Bb e o Eb)

Pratique no papel também.

As escalas que são do círculo das quartas (formada por bemóis) são estas:

C - D - E - F - G - A - B - C (nenhum b)

F - G - A - Bb - C - D - E - F (1 b)

Bb - C - D - Eb - F - G - A - Bb (2 b)

Eb - F - G - Ab - Bb - C - D - Eb (3 b)

Ab - Bb - C - Db - Eb - F - G - Ab (4 b)

Bons estudos!

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


up que esse é bão!

Tomcat
Veterano
# nov/04
· votar


BlaCk LaBeL

Invejooooooso, vc por aqui??

VAI DORMIR DESGRAÇA!!!!!

deathmeister
Veterano
# nov/04
· votar


thanks.

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


Tomcat
Daeeeeeeee, invejosão!!! Tava com saudades? Eu não. Heheheh!

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


LeandroPanucci
Olha cara! eu sei q sua intenção foi ajudar mas acho q vc vai pirar a cabeça dessa mulekada! heheeh!

BRNz
Veterano
# nov/04
· votar


Balbino Junior
Olha cara! eu sei q sua intenção foi ajudar mas acho q vc vai pirar a cabeça dessa mulekada! heheeh!
Q nada... sempre ouvi fala nesses ciclo de 5ª e 4ª e nunca ninguem eixplico... mais eh facinho...

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


BRNz

aposto q nem todo mundo achou tao facil! hehehehehheheh!

LeandroP
Moderador
# nov/04
· votar


É só copiar pro papel (nada de "CTRL C" e "CTRL V") que pega o jeito. É muito fácil, e sacando isso dá pra criar progressões com acordes (II, V, I)

Morgana Turunen
Veterano
# fev/05
· votar


LeandroPanucci
Muito bom esse seu método para montar as escalas maiores. É super fácil e prático.

Luis Bueno
Veterano
# mai/05
· votar


Cool man... nice...
Wonderful.....

Valeu ajudou bastante....

monk
Veterano
# jun/05
· votar


é muito mais facil de entender as escalas maiores e acidentes usando o ciclo de 4as e 5as, assim como transpor os modos pra outras tonalidades :)

monk
Veterano
# jun/05
· votar


F# - G# - A# - B - C# - D# - E# - F# (6 #)

C# - D# - E# - F# - G# - A# - B# - C# (7#)


pra montar as escalas eu faço isso, mas eu continuo chamando a setima de F# de F e a de C# de C, correto?

Passoka
Veterano
# jun/05
· votar


monk
Em instrumentos temperados, como no caso da guitarra, as duas são a mesma nota E# = F

Mas em termos de escala não são.

monk
Veterano
# jun/05
· votar


no ciclo das quintas rola E# e F#, e no de quartas Cb

monk
Veterano
# jun/05
· votar


e Fb

JRVaucher
Veterano
# jul/05
· votar


LeandroPanucci
Cara...muito bom esse seu método...Eu sempre tive problema em gravar essas paradinhas de que escala tem 3 sustenidos ou bemóis por exemplo... Agora to de boa....Valeu!!

Ramirez Miguel
Veterano
# jul/05
· votar


LeandroPanucci
Aee mtu bom! meu professor me ensino isso na ultima aula...é facinho e ajuda paks :D

LeandroP
Moderador
# dez/05
· votar


JRVaucher

O método não é meu... nem sei quem inventou. Aprendi isso e vi que é bem fácil pra assimilar as escalas e transporte de tons.

Ramirez Miguel

Ô, e como.

:D

pagode nem morto
Veterano
# dez/05
· votar


Dahora.

sobrevivente
Veterano
# jul/06
· votar


Surgiu uma pequena dúvida:

Esses ciclos de quarta e quinta são para a construção de acordes maiores sem ter que usar os intervalos, certo?

Mas não se pode construir TODAS as escalas usando esse método, somente se constrói as escalas que levam alterações (#, b) não é isso?

E outra coisa:

Na última escala do ciclo das quartas

Ab - Bb - C - D - Eb - F - G - Ab (4 b)

Não seria:

Ab - Bb - C - Db - Eb - F - G - Ab (4 b) ?

Valeu!!!

sobrevivente
Veterano
# jul/06
· votar


Uping na question...

eeevee
Veterano
# jul/06
· votar


somente se constrói as escalas que levam alterações (#, b) não é isso?

bom, isso dá todas as escalas menos a de dó, que é a única que não tem alterações.

eeevee
Veterano
# jul/06
· votar


sobrevivente
Na última escala do ciclo das quartas

Ab - Bb - C - D - Eb - F - G - Ab (4 b)

Não seria:

Ab - Bb - C - Db - Eb - F - G - Ab (4 b) ?


Sim, seria.

sobrevivente
Veterano
# jul/06
· votar


eeevee

bom, isso dá todas as escalas menos a de dó, que é a única que não tem alterações.
As escalas do tom que foi exemplificado né (C, D, E, F, G, A, B) ?

Porque se for isso, realmente tem todas as escalas, menos a de F (que está como F#) e tem um a mais (o C#).

Me ajudem... boiei nessa... =\

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escalas - Utilizando o Círculo das 5as e 4as