Estudos quinzenais - intermediário/avançado - 26/04 - harmonia e improvisação

Autor Mensagem
maniac123
Veterano
# abr/05


Ae, galera, depois de pegar as sujestões de todos, vou organizar os estudos nesse tópico...

Os estudos serão quinzenais, e serão abordados temas como harmonia, improvisação, técnicas e composição.

Vamos abrir com uma lição do Mozart Mello, retirada da coleção Estudo de Guitarra (vale a pena comprar, na www.freenote.com.br eles entregam pra todo Brasil)

Pegue os arquivos aqui:
http://s17.yousendit.com/d.aspx?id=3F4HNS9V1QQYD2IRWXLQDP8BY0

Se for possível fixar o tópico...

maniac123
Veterano
# abr/05
· votar


Como estudar:

1º Leia tudo com cuidado;
2º Tire o tema;
3º Estude os acordes da improvisação;
4º Teste as escalas propostas, tente utilizar todas;
5º Poste todas as suas dúvidas aqui, é muito importante para todos;
6º Grave seu improviso e poste aqui;
7º Deixe seu email e seu msn;
8º Bom estudo!!!

(obs.: não seja apenas um vampiro, baixe o arquivo, e contribua com suas dúvidas e sujestões)

Marisco
Veterano
# abr/05
· votar


Boa!
Vou baixar e depois dou uma comentada!

maniac123
Veterano
# abr/05
· votar


Marisco

ae, se puder, faz um favor, explica pra gente pq a penta de Gm7 casa na harmonia... como ele chegou ae...

maniac123
Veterano
# abr/05
· votar


to mandando meu primeiro improviso sobre a base, usei as pentas, e a de C maior...

http://s21.yousendit.com/d.aspx?id=194B0X3BP2WTY3O8R2RGB94VI2

meu msn é maniac123guitar@zipmail.com.br

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar


maniac123
que que vem nos arquivos que tão no yousendit ?

maniac123
Veterano
# abr/05
· votar


Jaum_Paulo
uma liçao do mozart mello, com um tema e uma proposta de improviso

spainEL
Veterano
# abr/05
· votar


maniac123

Ficou bem bacana... agora acho que você poderia ter explorado um pouco mais as escalas, em cima das extensões dos acordes, outras tonalidades e tal... Só pentatônica nesses casos pode ficar meio vago, mas ficou bom sim. Você tem umas idéias bem maneiras em relação a musica, tem msn brother?

Presuntobr
Veterano
# abr/05
· votar


Ai Maniac! num intendi nada... tem umas partituras doidonas... e uns acordes bizarrudos! oq vc pretende q eu faça com issu tudo?

maniac123
Veterano
# abr/05
· votar


spainEL
valeu, cara, é só um teste, vou postar outras gravaçoes sobre a mesma base...

msn: maniac123guitar@zipmail.com.br

Presuntobr

hehehe
cara, tem uma gravaçao mais lenta, e mais curta. esse é o tema. primeiro tira esse tema, é dificil mas nao impossivel....

agora, o mais importante sao as escalas q ele sugeriu pra vc trabalhar... comece com as pentatonicas, bem na manha, improvise na gravaçao rapida, quando termina o tema...
qualquer coisa, pergunte...

Marisco
Veterano
# abr/05
· votar


maniac123
É o seguinte tche:

Quando tu tem um acorde mixolídio (no caso o G7) e tu quer dar a intenção blues nele, tu usa uma penta menor. Apesar de parecer ser "teóricamente" incorreto, é a terça menor da penta que acaba dando a sonoridade blues pro esquema.

Já quando ele usa a penta de Gm6 ele dá uma intenção dórica pro G7. Isso pode parecer meio confuso, mas pega uma harmonia de slow blues (12 compassos), por exemplo:

| G7 | % | % | % | C7 | % | G7 | % | D7 | C7 | G7 | % |

Tu pode pensar no blues como Mixolídio ou Dórico. Teóricamente o dórico é incorreto (pela mesma questão da terça menor), mas perceba que tirando o intervalo da terça, todos os outros intervalos do dórico são iguais aos do mixolídio. E a penta m6 é característica do modo dórico, já que é o único modo menor com sexta maior.

Espero ter ajudado!

maniac123
Veterano
# abr/05
· votar


Marisco

valeu a força....
o efeito sobre da penta Gm6 sobre o acorde G7 fica maluco...
eu nao sabia q dava pra trabalhar com dorico sobre blues... aprendi agora... vou testar mais coisas....

ajudou muito...

Adriano Medeiros
Veterano
# abr/05
· votar


maniac123
Marisco
se nao me engano tinha sido o panucci a explicar isso... no caso de usar um penta menor sobre um X7, o som da terça menor é o mesmo da segunda aumentada... intervalo encontrado nas escalas alteradas q podem formar acordes X7

é só mais um ideia

sidguerra
Veterano
# abr/05
· votar


falow, vou tentar por meu solinho aki tb....

Maniac, ja comprou no freenote? Eh confiavel?

Me indica ae um metodo intermediario para pentatonicas (nao precisa ensinar a fazer bend...), com exemplos de licks, CD....

valeu

maniac123
Veterano
# abr/05
· votar


Adriano Medeiros

pode crer, eu tambem ja tinha visto, o q é novo pra mim é o dórico no blues, abre algumas possibilidades.... mas bom lembrar, ja pegou a liçao?

sidguerra

cara, logo mais eu vou colocar uns lances especificos sobre pentatonicas. nessa liçao mesmo tem bastante coisa... mas se vc quiser, procura algum metodo de blues, é pentatonica total...

Patrick GD
Veterano
# mai/05
· votar


Marisco
Vídeo aula do kiko Loureiro? hehe.. Ele fala exatamente isso na vídeo aula que ele tá com a guitarra rosa aquela.

Marisco
Veterano
# mai/05
· votar


Patrick GD
Na verdade foi na vídeo-aula do Mozart Mello. Mas como ele deu aula pro Kiko...

Patrick GD
Veterano
# mai/05
· votar


Marisco É que ele fala com quase as mesmas palavras que tu disse.. hehe....

PS.: Po.. Achei que era só eu que comentava no fórum as 8:30 da manhã hahahah

Alex Pires
Veterano
# mai/05
· votar


Engraçado. Não consegui os arquivos mais vendo o que o Marisco falou eu ainda tenho uma outra coisa a acrescentar.

Pra quem usou a penta m6 em cima do acorde dominante (Ex: Gm6 em G7), experimente usar tambem a penta m6 começando do quinto grau.

Tipo
G7 = G B D F
Gm6=G Bb C D E
Dm6=D F G A B

O Dm6 tem som mixo enquanto o Gm6 tem som Dórico

Marisco
Veterano
# mai/05
· votar


Patrick GD
PS.: Po.. Achei que era só eu que comentava no fórum as 8:30 da manhã hahahah
Eu geralmente tomo café da manhã lendo e-mails e algumas pérolas desse fórum, huahaau...

PedroGtr
Veterano
# ago/05
· votar


maniac123

tente fazer o upload de novo por favor, nao ta mais dando pra baixar.t+ cara

StoneColdDead
Veterano
# mar/06
· votar


eita cara
topico velho.....
nao tem como re upa os esquema do mozar mello, to pensando seriamente em compralos ai posso te um ideia de como sao

mas cara....pq nao continuo com a ideia?? ia se uma boa

Jonas Be Good with a 69
Veterano
# mar/06
· votar


upa aí pa galera e a gente faz uns improviso em cima

Deji
Veterano
# mar/06
· votar


banido :/

StoneColdDead
Veterano
# mar/06
· votar


Deji
ele foi banido??
pqp

ninguem ai tem o baixo esse material nao???

Deji
Veterano
# mar/06
· votar


StoneColdDead
ele voltará.... :)

Rex_Rocker
Veterano
# mar/06
· votar


entao qndo ele volta diz pra ele continua com isso aqui

Deji
Veterano
# mar/06
· votar


up

Mikuin
Veterano
# mar/06
· votar


Deji
ele voltou uahauhauha!!!!!!

Online agora: 167 · Visitantes: 113 / Membros: 54
[ teuabreu, snowwhite, Dimmy_townshend, Mikuin, CurTu MeTaL e NaO o DemOn, B4cK5p4c3, Facchini, Static, maniac123, Guitar Man 20, faith_girl, Guitarrante, Baixista_de_Deus, ZakkWyldeEMG, Rato, Older_Guitar, Véi Angelo, metropolisamp, Lúcifer, marcio_zav, kapetanovic, loki88, ServeTheServants, diogocv, mic, JoeCruzGuitar, Alan_Domingues, pagode nem morto, oiio, jaime_plucky, Vassfolden, janick, EduArdanuy, JEHAN, Aninha_Shady, Sgt_Peppers2, Dark_Dunha, roger_waters, Metal_X, alexandrespa, Caio Lampoglia, Guguminator, André GuitarMan, gustavorino, Deji, musicogyn, thor_, Gary Lee Conner, Expertsoad, NowhereMan, Tiago Metal, Sparkle, LuizBass, deimos ]

Deji
Veterano
# mar/06
· votar


Mikuin
\o\

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estudos quinzenais - intermediário/avançado - 26/04 - harmonia e improvisação