Review do curso do David L. Burge (Ouvido Absoluto)

Autor Mensagem
Marisco
Veterano
# mar/06


Bom galera, a pedidos resolvi fazer um review do Curso de Ouvido Absoluto, do David Lucas Burge

Esse cidadão desenvolveu o ouvido absoluto quando adolescente, contrariando a crendice popular de que para se ter ouvido absoluto era necessário ter nascido com o "dom". Hoje em dia já foram realizados diversos estudos que comprovam que é possível sim desenvolver o ouvido absoluto, e o melhor de tudo, sem muito esforço. Acredita-se ainda que todos nós nascemos com ouvido absoluto, mas essa habilidade se atrofia depois que aprendemos a falar, pois ela não é mais necessária (para nossa interação com o mundo). O curso proposto pelo David L. Burge tem como objetivo fazer o ouvido e o nosso cérebro voltarem a discernir os diversos tons.

Bom, mas antes de tudo vamos esclarecer do que se trata esta habilidade: Ouvido absoluto é a capacidade de reconhecer e nomear tons sem a necessidade de uma referência. É a capacidade de, ao ouvir uma nota, saber nomeá-la sem fazer qualquer comparação com outra nota. Ou seja, você ouve uma nota e sabe dizer "Ah, isso é um F#". Existe também o que chamamos de ouvido relativo, em que você ouve duas notas e, sabendo o nome de uma delas, sabe dizer qual é a outra pelo intervalo gerado entre elas. Por exemplo, você ouve um Dó e sabe dizer que a nota tocada depois é um Mi, pois reconhece o intervalo de terça menor entre elas.

O curso do David L. Burgee propõe uma série de exercícios para desenvolver essa habilidade. Esse curso é composto por diversos CDs de áudio, em que ele explica detalhadamente o que é a habilidade, e como desenvolvê-la. E propõe que uma pessoa normal, treinando 20 minutos por dia, leve em torno de um ano para ter o que ele chama de Aural Recall (o nível mais alto do ouvido absoluto). Esse nível corresponde a habilidade de imaginar o som de cada nota. Por exemplo, você imagina um Lá, canta esse Lá, e se conferir no instrumento vai estar certinho.

O que eu posso dizer sobre o curso?

O curso é excelente, muito bem detalhado e nada cansativo. É ncessário entender inglês, mas a narrativa dele é bem fácil de ser compreendida (ele fala calmamente e sem sotaque).

Infelizmente eu tive que parar o curso ainda no ínicio por questões de tempo, mas do pouco que eu fiz notei muitas melhorias na minha percepção de sons. Eu conversei também com um pianista formado pela UFRGS que usou esse metódo e levou menos de 2 meses para atingir o Aural Recall. Ou seja, a coisa varia de pessoa para pessoa.

No mais, aconselho todos que tiverem um tempo a realizarem o curso. Mesmo que vocês não acreditem na possibilidade, lhes que garanto que não perderam nada. Pelo contrário, só ganharão.

Visão do Engenheiro

Bom, devido a minha formação em engenharia, posso dar um insight mais científico para a questão. Segue abaixo:

O discernimento de uma nota é uma habilidade comum, assim como habilidade de reconhecer uma cor. Tanto sons quanto cores são ondas que possuem uma determinada freqüência. Se nossos olhos podem discernir diversas cores, porque o nosso ouvido não poderia discernir diversos sons?

Em uma comparação bem real, a coisa funcionaria da seguinte forma: tu não precisa ver a cor azul (por exemplo), pra saber que outra cor é vermelha. O nosso ouvido também pode fazer isso: reconhecer um Dó sem precisar ter ouvido um Lá antes.

Assim como as cores tem certas qualidades, os sons também tem. Por exemplo o vermelho é mais intenso, vibrante, enquanto o azul é mais calmo. Para ter ouvido absoluto é necessário perceber uma certa qualidade numa nota, que as outras notas notas não possuam. Duas notas boas pra começar são o F# e o Eb. O F# é mais vibrante, enquanto o Eb é mais meloso, mais soft.

Toquem aí nas suas guitarras e vejam se não procede.

Abraços.

Mikuin
Veterano
# mar/06
· votar


Marisco

ok... mas...

eu não sou muito bom o ouvido... faz 2 anos toco guitarra... toco em igreja e por isso sinto necessidade de ter um bom ouvido...

esse curso tem "requisitos mínimos" ou é indicado para qualquer pessoa que tenha um minimo conhecimento sobre música??

Marisco
Veterano
# mar/06
· votar


Mikuin
Na verdade não precisa ter conhecimento algum sobre música.
O único pré-requisito é não ser surdo.

Mikuin
Veterano
# mar/06
· votar


Marisco

oloco... mas sobre esse negócio de entender inglês, eu parei de cursar no nivel intermediário... não sei se consigo... mas vou procurar ele... valeu cara!!!

22222 oirartnoc oa
Veterano
# mar/06
· votar


Será que não existe uma tradução?

ricardo metallica
Veterano
# mar/06
· votar


ta bom, mas e ae.. nao tem onde baixar o curso?
eu tentei um tempo seguir o curso só com o livro mas enjoei rapido
era dificil fazer tudo sozinho

Jonas Be Good with a 69
Veterano
# mar/06
· votar


alguem posta o link pro e-mule

LeoFS
Veterano
# mar/06
· votar


Marisco
eu entendo ingles bem e talz mas vocabulario musica em ingles ta foda . F Sharp seria F# ?? e Flat seria bemol ?

E vlw pelo review . vlw mesmo .

E pra quem nao sabe , sao 24 masterclass com duracao de + - 25 - 35 minutos

Jonas Be Good with a 69
Veterano
# mar/06
· votar


LeoFS

passa o loink aí que eu sei sque se tá baixando

ToRReSMo
Veterano
# mar/06
· votar


Marisco
use a busca....

LeoFS
Veterano
# mar/06
· votar


Jonas Be Good with a 69
ixii nem sei como achar o link .. dexa eu tentar aki

LeoFS
Veterano
# mar/06
· votar


achei
ed2k://|file|David%20Lucas%20Burge%20-%20Perfect%20Pitch%20Ear%20Train ing%20with%20Handbook.zip|494112841|359F3674BA068EA6C4EE996EB47EB108|/

Jonas Be Good with a 69
Veterano
# mar/06
· votar


LeoFS

poe o nome que vc pesquiso


eu tenho uma duvida no emule o servidor razorback 2 e o servidor donkeyn1 estão inativos mesmo?

Jonas Be Good with a 69
Veterano
# mar/06
· votar


LeoFS
vlw

LeoFS
Veterano
# mar/06
· votar


Jonas Be Good with a 69
eu to usando o Donkey N1 ou N2 nao tenho cverteza ... acho q os 2 tao on .. maso razorback parece q ta off

angus junior 2
Veterano
# mar/06
· votar


se eu fizer isso n vai da certo

LeoFS
Veterano
# mar/06
· votar


Daki a poco ninguem aki vai pedir tab de nada .. todo mundo tirando de ouvido hehehe ja pensou q legal ?

teuabreu
Veterano
# mar/06 · Editado por: teuabreu
· votar


Bem legal isso, O Villa-Lobos aprendeu com o pai que pedia ele pra falar que nota era a campainha de casa, o batuque na xicara, e etc, se não acertasse apanhava!

Segundo o maestro Antunes na sua obra Rimbeaudiana disse ter comprado cientificamente que tal cor(num lembro agora) possuia movimento vibratoria relativo com tal nota(tambem não lembro qual) mas é muito legal isso.

Mikuin
Veterano
# mar/06
· votar


onde digita o link do emule?

lobz
Veterano
# mar/06
· votar


po num existe esse curso em livro não? ler é mais facil do que entender o que o cara fala

LeoFS
Veterano
# mar/06
· votar


Mas ouvir e acompanhar lendo eh mais facil ainda . ai nao tem erro . tenho q admitir q so ouvir eh dificil sim . requer pratica com o ingles

Mikuin
Veterano
# mar/06
· votar


vamo fazer uma vaquinha e pagar pra alguém traduzir tudo... daí alguém posta aki...hehehe

Marisco
você comprou ou baixou?

Jonas Be Good with a 69
Veterano
# mar/06
· votar


Marisco
você comprou ou baixou?

Mikuin
que que vc acha adivinha ele pagou 1000000000000 dólares + frete ou ele pediu emprestado pro seu mula

Mikuin
Veterano
# mar/06
· votar


Jonas Be Good with a 69

safadeeeenho!!

mas ele é um homem de bem... mas nesse caso, né... realmente... hum... bem... hehehe

lobz
Veterano
# mar/06
· votar


tem esse curso pra baixar sem ser pelo emule?

LeoFS
Veterano
# mar/06
· votar


lobz
eu tentei de tudo pq odeio emule mas nao achei de jeito nenhum .. acabei q to baxando no emule .. ja baixei 200mb de 471mb ... vmu indo ne

Mikuin
Veterano
# mar/06
· votar


LeoFS

to baixando esse tambem... já foi 123mb

LeoFS
Veterano
# mar/06
· votar


Mikuin
essa ch completinha .. com handbook

lobz
Veterano
# mar/06
· votar


eu não sei configurar a emule, nem consigo me conectar a um servidor

MAF1050
Veterano
# mar/06
· votar


BOM...... SE ALGUÉM TIVER A BONDADE UPAR EM ALGUM SERVIDOR MANDA O LINK PRA MIM POR FAVOR......

thiagobonamigo@yahoo.com.br

EU SEI Q EH PEDIR DEMAIS (PRINCIPALMENTE PELO TAMANHO), MAS EH Q EU TOH SEM PROGRAMA DE DOWNLOAD........... TBM TOH TENDO PROBLEMAS PRA CONECTAR

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review do curso do David L. Burge (Ouvido Absoluto)