Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
_FrEd_
Veterano
# dez/06
· votar


Fábio Seiji

Eu fiz a troca das cordas na minha guita de 0.09 p/ 0.10 e parece que o braço continua normal... isso eh comum ou eu posso n estar enxergando uma pequena curvatura? eu trokei faiz umas 8 hrs, será que é pouco tempo para julgar?

Vlw ..

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


_FrEd_
Ajusta a altura das cordas e as oitavas.
Se não sentir nada estranho no braço, pode ficar tranquilo.

LuizLaiho
Veterano
# dez/06
· votar


desculpe minha ignorancia... mas eu as vezes fuço em altura e tals, mas oitavas num manjo não...

é só ajustar os carrinhos pra frente e pra trás? E achar as oitavas... é isso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/06
· votar


Deco_ufrj
Crazy Guitar
Eu não tenho MSN, apenas e-mail mesmo
Thiago Salme - Banda A Marilla
Existem vantagens e desvantagens. Recomendo que este serviço só seja feito quando os trastes de sua guitarra estiverem gastos.
Acrobata Nacional
Não há problema algum em retirar os pots de tone. Recomendo que vc utilize um dos buracos dos pots de tone retirados para colocar o outro volume. Vc pode tapar os furos com tampinhas de torneira.
Abçs

jampowguitar
Veterano
# dez/06
· votar


opa tudo bem mauricio?
cara minha guitarra voltou do luthier muito macia
e com a ponte(strato)umpouco levantada,pouco mesmo
se eu voltar ela e deixar ela plana vai aumentar a tensão nas cordas?
ja que vou ter que afinar de novo deixando na afinação padrão?

UGO_RJ
Veterano
# dez/06 · Editado por: UGO_RJ
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
,


Muita gente diz que não recomenda Floyd Rose com Backbox em uma Strato... eu estava pensando em comprar uma Tagima E2 e posteriormente colocar um Floyd Gotoh... ficaria bom? pq o preconceito do pessoal com strato e floyd? o próprio Vai usava...

Abraços

obs: eu uso mto alavancadas...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/06
· votar


jampowguitar
Não sei se entendi direito seu questionamento....
UGO_RJ
Cara, não se trata de preconceito, mas de uma constatação.
Os dispositivos tipo "Floyd-Rose" são muito específicos, para quem abusa do uso de alavanca (o que nem sempre é recomendável em uma execução "limpa"), e foi inventado no início dos anos 80 tendo em vista um tipo de guitarrista (os chamados "Shredders"). Porém este dispositivo é frágil, difícil de ser regulado (possui muitas peças) e nem sempre segura bem a afinação com o passar do tempo (dado o desgaste excessivo do uso a que se destina). Ele foi pensado para músicos profissionais, que podem dispor de recursos para ter várias guitarras à mão em uma "gig".
A posterior adição do "back-box" foi feita para permitir alavancadas radicais "para trás" ( o que aliás força o braço e seu tensor, possibilitando empenos e torções; novamente a questão do uso específico e da disponibilidade de recursos), mas, como isto deixa a ponte "flutuando", as más características do dispositivo se exacerbam, incluindo aí a piora da sustentação dado o pouco contato do corpo do instrumento com a ponte.
Sou contrário ao uso de dispositivos de tipo "Floyd-Rose"? Não.
Recomendo seu uso para músicos amadores ou com poucos recursos? Não, não recomendo. A não ser que o músico em questão saiba como regular e manter seu instrumento, caso contrário a relação custo-benefício será nula.
Quanto a colocar um destes dispositivos de melhor qualidade em uma guitarra. Bem, acho adequado, pois eles exigem que haja esta qualidade para que funcionem à contento.
Abç

Acrobata Nacional
Veterano
# dez/06 · Editado por: Acrobata Nacional
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, como seriam essas tampinhas de torneira?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/06
· votar


Acrobata Nacional
São umas roscas que ficam em cima da torneira. Não sei descrever direito, mas tenho uma aqui em casa e serve certinho, ademais são de metal cromado.
Abç

Deco_ufrj
Veterano
# dez/06 · Editado por: Deco_ufrj
· votar


Duas duvidas aih pra qq um dos dois...

1- Eu tinha aberto um topico pra trazer captador pra minha guitarra slammer explorer (link: http://www.slammerguitars.com/xp1.cfm ). Nao sei a madeira do corpo dela, é pesadinha (mais que minha jackson).

Soh que ela eh de braço parafusado. Daih eu achei uma Epiphone explorer de braço colado da serie korina (link: http://www.epiphone.com/default.asp?ProductID=34&CollectionID=3 )usada por R$1350...

Vale a pena a troca? ao inves dos caps, pegar logo a epiphone? alguem sabe quais os caps q vem na epiphone?

2- Quase a mesma duvida... to achando minha jackson (modelo kelly) mt desconfortavel, apesar deu ter me acustumado com ela, ainda acho o braço da slammer melhor (escala 24.75" da slammer). Como eu quase nao uso a floyd (basicamente eu gosto por nao perder afinaçao) queria saber se valeria a pena trocar ela por uma Epiphone Korina Flying V (link: http://www.epiphone.com/default.asp?ProductID=31&CollectionID=3 ) que eu achei por 1250 na mesma loja.

edit: a jackson tbm eh de braço parafusado.

As minhas outras duvidas alem da qualidade que peço pra q vcs me ajudem sao:

1- Perder a floyd? Mas isso eh pessoal, tenho q refletir bem...
2- As duas guitas korinas teriam o mesmo timbre? (ainda nao testei-as, mas irei em breve). Eu gosto mt do timbre da jackson, será q daria pra tocar metal com as epiphones?

Abraços!

GuitarHome
Veterano
# dez/06
· votar


Seiji e Bertola

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=152004

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=152004

=D

UGO_RJ
Veterano
# dez/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

vlw Bertola! obrigado!

Aproveitando o assunto do floyd, vc acha que aqueles "Trem Setters" que vc instala nas molas melhoram a estabilidade? Bom, no meu caso eu sou um musico com "poucos recursos" por enquanto, rsrs... portanto precisaria da maior estabilidade possivel, Trem Setter ajuda? E sobre ficar travando o floyd "de vez em quando" é recomendável?

abraços e obrigado novamente

_FrEd_
Veterano
# dez/06
· votar


Soulface

Foda que eu fui regular a ponte pq deu uma subidinha, ae os dois parafusos q ficam na tampa atrás da guita, que prendem as molas, tão no limite... ae n da pra baixar mais a ponte, sabe como eu resolvo issu?

Deco_ufrj
Veterano
# dez/06
· votar


_FrEd_
quantas molas vc ta usando?

pode ser q colocando mais uma resolva seu problema...

_FrEd_
Veterano
# dez/06
· votar


Deco_ufrj

3 molas, cabem mais 2, soh q se eu colocar mais uma soh axo vai ficar meio torto, as molas tao encaixadas 2 nas pontas e uma no meio..

Deco_ufrj
Veterano
# dez/06
· votar


coloca 2 pra cada lado... eu uso corda 0.9 com 3 molas, soh q eu consegui equilibrar a força soh apertando os parafusos qnd usava 0.10... mas se os seus ja estao apertados acho q a unica solucao eh colocar mais uma mola... ou entao colocar molas mais fortes... nao sei se tem diferença de mola...

_FrEd_
Veterano
# dez/06
· votar


Deco_ufrj

Sim, pode ser... mas ainda n ta tao alto, se subir mais eu vejo.... Vlw kr!

Fábio Seiji
Luthier
# dez/06
· votar


Deco_ufrj
É imprescindível que vc teste a guitarra antes de comprar, senão vc vai ficar dependedo apenas da sua sorte.
As 2 guitarras terão timbres diferentes pois são guitarras diferentes.
Se vale à pena trocar, ou não, isso só vc poderá dizer.

GuitarHome
Sua ponte está com algum problema?
Eu acho que, se ela está funcionando perfeitamente, não há motivo para a troca.

_FrEd_
Precisa levar pra alguém experiente regular, mas tá parecendo que vc precisa trocar as molas.

Fábio Seiji
Luthier
# dez/06
· votar


BOM NATAL à GALERA DO FCC !!!

Guitar_Geek
Veterano
# dez/06
· votar


Caro Seiji

Tenho uma Epiphone Les Paul 1995 e gostaria de trocar seus captadores e colocar uma ponte bigsby.
Curto um som tipo CCR, Alman Brothers, Led portanto estou na busca de captadores que propeciem um som mais vintage.
No site da Dimarzio achei dois hambuckers interessantes e gostaria de saber se eles indicados para este tipo de som: Virtual PAF Brige e Virtual PAF Neck. Além disso sugestões são bem vindas.

Muito obrigado e Feliz Natal

Deco_ufrj
Veterano
# dez/06
· votar


Fábio Seiji
Blza kra, eu vou testa-las, soh queria saber se a madeira é boa, se vale a pena por ser de braço colado, se seria uma guitarra "pra vida toda" entende? (em relacao a madeira)... pois o resto a gente melhora com o tempo...

marrone
Veterano
# dez/06
· votar


Ola, tenho uma memphis mg 100 (sei que eh uma merda, mais foi presente, naum tive opção, se naum ia de ephifone les pauls) e eu ja fiz algumas mudanças nela, troquei os captadores, gastei uma graninha legal, e eu tenho uma duvida crueeel! agora em janeiro, vou mandar trocar os trastes, e alem disso queria customizala um pouco, colocando inlays trapezionais, no maior estilo gibson les pauls! como vcs são luthiers, e são boms pelo que vejo, gostaria de saber se isso eh possivel (axo que sei a resposta, SIM, ja que eu ja perguntei em algumas comunidades no orkut), mais uma coisa que eu reealmente queria saber, é se fica bonito, e QUAL O PREÇO EM MÉDIA desse serviço! isso é algo que ninguem me passou, e eu quero saber!

marrone
Veterano
# dez/06
· votar


e aliais, eu só iria de ephifone les pauls pq naum tenho grana pra uma gibson, e como eu gosto de les pauls... mais a discussão aqui é sobre a troca de inlays e naum sobre a minha guitarra ou.... A vcs entenderão hauhauhauhahau

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/06
· votar


marrone
Colocar inlays trapezoidais é caro e, no caso desta guitarra, contraproducente.
Cara, nem eu nem o Seiji damos preços de QUALQUER serviço aqui, pois esse não é nosso objetivo no site, além do que seria anti-ético.
Abç

marrone
Veterano
# dez/06
· votar


então, eu sei que essa guitarra eh tempo perdido, mais porfavor, poe um preço medio, e depois de 5 minutos vc tira, ja que realmente eu naum to com telefone do luthier, e axa gente no natal, eh foda! e como não sou eu que vou pagar... talves vale a pena hehe

marrone
Veterano
# dez/06
· votar


desculpe der insistente quanto ao preo, mais porfavor, sei que eh anti-etico e td mais, mais foi o unico lugar que axei, melhor ainda, passa seu msn que dae naum fica no site! hehe

ToRReSMo
Veterano
# dez/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Feliz natal meus keridos amigos..huee

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# dez/06
· votar


Fábio Seiji
Cara, como foi de natal?
Quero falar com vc urgente sobre o início da guitarra!
Quero começar logo senão vou acabar gastando esse dindin...
Ah! Eu quero tb dar só uma revisada no projeto do braço pois nem me toquei em ver se esse do projeto ia ser muito roubsto ou fino e tal...

TaViTo
Veterano
# dez/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji


Já me falaram para fazer regulagem na guitarra, me disseram que é pra guitarra ficar com o timbre melhor, que o luthier meche no braço, na ponte e lixa os trastes. É isso mesmo? O que é feito na regulagem e pra que realmente serve? Quanto custa em média?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/06
· votar


TaViTo
A regulagem geral de uma guitarra ou baixo consiste nas seguintes intervenções: Regulagem de entonação > no qual são acertadas na ponte as oitavas (usa-se um afinador eletrônico). Regulagem de ação > No qual é regulada a altura das cordas em relação ao braço. Isso depende muitas vezes da mão do cliente e de sua "pegada", e depende também do radiano do braço. Regulagem do tensor do braço > Processo que deve ser cuidadoso, pois disso vai depender a estabilidade do braço e sua resistência a empenos e torções (deve ser feito por luthier experiente). Regulagem da altura dos captadores.
A "lixagem" de trastes é necessária no contêxto da regulagem de ação, pois muitas guitarras/baixos vem com trastes desalinhados, causando trastejamentos (por isso nas lojas a imensa maioria dos instrumentos tem cordas altas - uma forma de enganar o cliente).
A IDA A UM LUTHIER PARA ESSA REGULAGEM GERAL APÓS A COMPRA DO INSTRUMENTO, SEJA ELE NOVO OU USADO, É IMPRESCINDÍVEL.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)