Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Semyto
Veterano
# dez/06
· votar


Fábio Seiji
Tava com uma duvida aqui qual madeira seria melhor para o corpo de uma Guitarra Basswood ou soft maple ?

Em relação a som

GuitarHome
Veterano
# dez/06 · Editado por: GuitarHome
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Isso acho que ele vai usar calço :P .
Alguma coisa lá mais não é papel.
Isso altera no timbre?
Ou se bem feito fica legal ?


Soulface

Intendii :P
valeu man.. desse geito é mais complicado =/

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


Semyto
qual madeira seria melhor para o corpo
Em relação a som
Não existe madeira com som melhor.
Existem madeias com sons diferentes.

Zandor
Veterano
# dez/06
· votar


Queria saber qual seria uma madeira boa pra fazer o corpo, braço e escala de um violão elétrico de nylon só que com o corpo sólido e vazado que nem aquele Marquês, e como é o melhor modo de fixar as tarrachas pra violão de nylon?

Fábio Seiji
Luthier
# dez/06
· votar


Semyto
É como o Soulface falou aí, é questão de gosto mesmo.


Zandor
São muitas possibilidades, uma boa configuração seria corpo e braço em mogno.
Não entendi essa de melhor fixação das tarrachas...

Zandor
Veterano
# dez/06
· votar


São muitas possibilidades, uma boa configuração seria corpo e braço em mogno.
Não entendi essa de melhor fixação das tarrachas...


E além de mogno que outras madeiras são boas?

Melhor fixação que eu digo é que tem violão assim que tem a tarracha na mão e tem os que tem as tarrachas atrás da ponte, aí eu quero saber qual dessas opções é a melhor

Semyto
Veterano
# dez/06
· votar


Soulface
Fábio Seiji
Valeus vou caras

Fábio Seiji
Luthier
# dez/06
· votar


Zandor
Cedro Rosa, Tauari, Freijó e etc, para braço, que são madeiras com uma boa relação de resistência e leveza.
Para violão de nylon se usam tarrachas que se fixam nas laterais do headstock (mão). Eu, pessoalmente, acho muito feio as tarrachas atrás do cavalete.

ziggy-dow
Veterano
# dez/06
· votar


Cara qeria saber qual é a medeira boa para montar uma guitarra pra metal e talves um rock progressivo?a do corpo e do braço?

Fábio Seiji
Luthier
# dez/06
· votar


ziggy-dow
na minha opinião o mogno seria o melhor custo-benefício, uma vez que ele é considerado, internacionalmente, no mesmo patamar do maple; mas, com um preço (por aqui) bem inferior.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/06
· votar


ziggy-dow
Cara, não existe "guitarra para Metal", o que existe é o guitarrista.
Abç

ziggy-dow
Veterano
# dez/06
· votar


nao mas tem guitarras q a madeira é pra um estilo d música...nao adianta troca captador nao vai fica com um som de uma guitarra q é feita para otro estilo eu soh qria sabe o nome da madeira para uma guitarra pra toca um rock ou metal....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/06
· votar


ziggy-dow
De onde vc tirou esta informação?
Ela não procede, é inverídica.
Abç

ziggy-dow
Veterano
# dez/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
valeu...

ToRReSMo
Veterano
# dez/06
· votar


ziggy-dow
rock wood, muito encontrada onde à muitos rockeiros...

ToRReSMo
Veterano
# dez/06
· votar


a rock wood é uma madeira distorcida...

r2s2
Veterano
# dez/06
· votar


ToRReSMo

achei que era a drivewood

Crazy Guitar
Veterano
# dez/06 · Editado por: Crazy Guitar
· votar


alguem pode me dizer qual a diferença entre uma guitarra com corpo em maple, e uma guitarra com corpo em basswood?
outra coisa: qual guitarra seria mais vantagem eu pegar, um Cort x-6 (corpo em basswood) ou uma Cort Viva-Gold II (corpo em maple)? qual das duas seria mais versatil? (a x-6 tem o sistema de "transformar" os humbucker em single, a viva-gold eu nao sei...) nao lembro de tudo agora, mas, se nao me engano, as unicas coisas que sao diferentes nessas duas guitarras, sao a madeira do corpo e a ponte...

EDIT: esquece... a viva-gold tava com um preço muito bom, parcelado em 15x sem juros, mas, depois eh que eu vi, que para parcelar com cartao, era no maximo 6x... ai o preço fica fora de questao... se compra uma guitarra nova, vai se a x-6...

PS: a x-6, se nao me engano, voce Bertola tinha me dito que era boa nao? se possivel, voce, ou alguem dar uma analizada nas especificações dela, eu agradeceria. abaixo, as especificações da x-6:

CONSTRUCTION: Bolt-on
BODY: Basswood
NECK: Maple, Modern 'U' Shape
NECK WIDTH: 1F : 43mm / 24F : 56mm
NECK THICKNESS: 1F : 19mm / 12F : 21mm
FINGERBOARD: Rosewood, 15 3/4" Radius(400mm)
FRET: 24 / Jumbo (2.9mm)
INLAY: White Dot
TUNER: Die cast
SCALE: 25 1/2" (648mm)
NUT: Locking Nut w/ Retainer Bar
BRIDGE: Double locking-III
PICKUP: MightyMite Bluebucker BBHGB-BBMMSB-BBHGB (H-S-H)
CONTROL: 1vol, 1tone (w/ push pull), 5way s/w
PICKUP SWITCHING: Coil Tap Push Down
Position1 : Neck
Position2 : Neck & Middle
Position3 : Middle
Position4 : Middle & Bridge
Position5 : Bridge
Coil Tap Pull Up
Position1 : Rear Coil of Neck
Position2 : Rear Coil of Neck & Middle
Position3 : Middle
Position4 : Middle & F
HARDWARE: BK (Black)
UNIQUE FEATURE Contoured Body
STRING (042-009)
LEFTY: N/A
CASE: Optional

http://www.cort.co.kr/english/products/common/view.asp?product_id=131#

vlw!

_FrEd_
Veterano
# dez/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Aew... eu to usando uma jackson jdr japonesa com cordas 0.09 e to querendo por 0.10. Eu teria que mexer no tensor? N to axando ele na guitarra... E eu teria que afrouxar ou apertar no caso?

mihzao
Veterano
# dez/06
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
minha guitarra(les paul epiphone) tá trastejando em alguns lugares.. o q serah q tá causando esse trastejamento ? oq eu posso fazer(se eh q posso) sem luthier, para arrumar ?
brigado ;}

ToRReSMo
Veterano
# dez/06
· votar


mihzao
troke as cordas para ver se melhora...se naum melhorar leva a um luthier...talves seja alguma torção no braço ou somente alguns trastes desnivelados...

TheChaosSpirit
Veterano
# dez/06 · Editado por: TheChaosSpirit
· votar


não existe madeira para metal e sim contrução para metal , contrução para blues etc...

isso envolve conhecimento de Contrução , Tipo de Braço , tipo de corpo , tipo de Captação , Tecnicas Que voce usa ..... é algo que tem que se estudar bem antes de fazer

basta você saber se quer mais medios ou mais graves ou som mais quente ou mais aberto

sabendo tons da madeira , sabendo tocar e tendo conhecimento e capital vai em frente

recomendo fazer guitarra com luthier :) voce esta falando com dois deles tanto Bertola quanto Seiji sao luthiers

Ex se som que voce gosta vai medios monta contrução com madeiras de que Tem tendecia a Medios Ex. Cedro Rosa

mihzao
Veterano
# dez/06
· votar


ToRReSMo
já troquei, nao quero levar pra luthier pq eu mesmo quero aprender a arrumar os problemas da guita..(e pq 100 reais doi no bolso) nao deve ser dificil arrumar isso.. eh ? aiuehaui

Fábio Seiji
Luthier
# dez/06
· votar


Crazy Guitar
Só o que posso sugerir é que vc teste as guitarras antes de comprar.
O maple é considerada uma madeira mais "nobre" que o basswood, mas isso não quer dizer que vc vá gostar mais do timbre dele.

_FrEd_
É possível que a sua guitarra precise de ajuste do tensor agora mesmo (antes da troca de calibra do encordoamento); só verificando o ajuste mesmo pra saber se precisa e o quanto precisa regular o tensor.
O acesso fica dentro da tampinha do headstock, mas se vc nem sabe onde fica o acesso é melhor vc se informar muito antes de mexer por lá, se fizer algo errado o estrago pode ser grave.

mihzao
Vc precisa verificar a ação do tensor, a altura da ponte e altura dos slots do nut e nivelamento dos trastes.
Faça uma busca que vc encontrará muitos tópicos sobre cada um desses ajustes.

TheChaosSpirit
Eu iria além; acho que o guitarrista precisa buscar um instrumento levando em consideração o conforto, de modo geral, o timbre e a estética, independente dos padrões sugeridos pela mídia, fabricantes e outros músicos (endorsers).

Crazy Guitar
Veterano
# dez/06
· votar


Fábio Seiji
esse é o problema... aqui na região nao tem esse tipo de guitarra... não vem guitarra boa pra ca (interior... =/)... ai, vou ter que comprar sem testar...

mas, vlw!

Deco_ufrj
Veterano
# dez/06 · Editado por: Deco_ufrj
· votar


Bertola ou Seiji, to precisando de um luthier! vcs sao do rio?

TheChaosSpirit
Veterano
# dez/06
· votar


é tambem o que penso , importante é saber o que você quer .... e não o que a midia ou fabricantes querem que voce use

não consigo imaginar todo mundo usando somente copias e originais de strato ou lp ou sg's

ainda bem que a criatividade e a inovação é levada em conta atualmente
isso faz com que temos variedade

Fábio Seiji
Luthier
# dez/06
· votar


Crazy Guitar
Entendo... bom, nesse caso não tem muito o que fazer, se vc não puder ir pra capital testar em alguma loja ou na guitarra de algum amigo terá que arriscar por encomenda mesmo.
Independente de qual seja a sua escolha espero que vc tenha boa sorte.

Deco_ufrj
o Bertola é do rio: mlbertola@hotmail.com

TheChaosSpirit
é isso aí !!!

_FrEd_
Veterano
# dez/06
· votar


Fábio Seiji

Vlw kr.. acho que agora sei onde fika.. qnt a regulagem a guita passou uma semana num luthier numa revisão geral há 2 meses axo.. deve tar td certo... assim eu posso troca ou eh melhor da uma revisada msm?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/06
· votar


Deco_ufrj
Eu sou de Niterói.
Crazy Guitar
Conheço a Viva Gold é é uma boa guitarra.
Maple é uma madeira excessivamente dura (usada em braços), no corpo, além de ficar pesado, o instrumento fica muito agudo.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)