Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
paulgilbert
Veterano
# nov/06
· votar

Fábio
te mandei uma mensagem particular, pelo fórum, tem como se responder? ou me deixa seu email fazendo favor

valeu

Thiagoham
Veterano
# nov/06
· votar

qd minha guita veio do luthier (faz um tempo ai) ela tava regulada mais o floyd tava pra fora do corpo, porem regulada. mais eu nao gostava da açao um pouquinho alta e abaixei com os pivos... blz, nao trastejou, mais tem alguams notas q eu toco em mais de uma corda e trasteja! por exemplo: Dm7 tem uma nota q trasteja, mas se toco uma por uma nao o faz.! ke isso???

bria
Veterano
# nov/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
fábio Seiji,

Vc poderia me dar sua opnião, se uma tagima 735 com floyd rose + paf pro na ponte + noiseless + trastes médios jumbos........é inferior, igual ou superior ......a uma fender mexicana riche sambora, que também tem a configuração similar.
agradeço a atenção.

gsprs
Veterano
# nov/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara, eu não conheço esta guitarra.
Abç

Blza.. vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/06
· votar

bria
É inferior sim, além da questão do valor de revenda.
Abç

Thiagoham
Veterano
# nov/06
· votar

ajuda aew.. =\

rafudossa
Veterano
# nov/06
· votar

cara......tenhu uma duvida simples ........minha giutarra tem 1 ano é uma starto com 3 singles ..... vou mudar ela para 2 humbuckers . agora eu tenhu uma duvida ! É PRECISO TROCAR OS POTENCIOMETROS ???

vlww

Soulface
Veterano
# nov/06
· votar

rafudossa
Sim...
Provavelmente a sua guitarra está com potenciômetros de 250KΩ.
Troque por potenciômetros de 500KΩ.
Mas só uma coisinha...
Vc já verificou se a cavidade da sua guitarra suporta humbuckers?
O escudo vc vai ter q trocar...

Thiagoham
Tem alguma coisa dsregulada aí.

GuitarHome
Veterano
# nov/06
· votar

O que mudaria se eu mudasse uma guitara H-S-S que era 3 singles com potenciometro 250k pra um 500k?

Soulface
Veterano
# nov/06
· votar

GuitarHome
Os pots de 250KΩ "cortam" mais frequências agudas. Em humbuckers, o timbre fica muito abafado. Já singles com 500KΩ ficam estalados demais.

GuitarHome
Veterano
# nov/06
· votar

Soulface
Hum intao valeria a pena na minha já que puis o humbucker por pots 500k?

gotoh fabrica esses pots né?
quanto ta em média ?

Soulface
Veterano
# nov/06
· votar

GuitarHome
Depende cara... como vc vai continuar com 2 singles, talvez seja melhor continuar com os de 250KΩ.
Depende do seu gosto, e dos caps tb...

gotoh fabrica esses pots né?
quanto ta em média ?

Existem vários fabricantes e os preços tb são variados.
Mas eu estou bem por fora desse assunto no Brasil.

P.U.L.S.E
Veterano
# nov/06 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar

http://www.condormusic.com.br/v2/img/prod/str/rx30_normal_cor_bgb_02.j pg

Alguém poderia me dizer se essa guitarra usa pintura com nitrocelulose? (Afinal, o que é nitrocelulose? xD)

OBS: Eu NÃO entendo absolutamente NADA sobre pintura de guitarra, por isso to precisando que me esclareçam essas dúvidas

flw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/06
· votar

rafudossa
Cara, se vc vai trocar os seus 3 singles por 2 Hb's, vc precisará refazer a parte elétrica, trocando os pots por 500K e a chave para 3 posições (em princípio). Se vc for trocar pela configuração S-S-H, sendo o Bb na ponte, mantenha os pots de 250K.
P.U.L.S.E
Não, a pintura desta guitarra utiliza verniz de poliuretano.
Abçs

..Feeling..MF
Veterano
# nov/06
· votar

Fala Galera !
Essa é para todos que puderem dar uma dica...

Tenho uma Jackson Japa com Floyd... Só que alguns os carrinhos (saddles) desta estão descascando...
Gostaria de saber o que posso fazer para restaurá-los ou se vale a pena comprar outros....
Se for para restaurar, alguém tem alguma dica ? Que tipo de lixa devo usar e que tipo de tinta (no caso seria preta).
Já usei a busca, mas não achei muita coisa...

Abraços !

joao 5murf
Veterano
# nov/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
cara, o q voce axa dos falantes da bravox para guitarra? eu to pensando em trocar o falante do meu peavey valveking por um bw-12, mas não sei se valeria a pena, mesmo sabendo q o falante desse peavey é inferior aos eminences que vem em um laney tf e como não tenho onde arranjar eminences eu to pensando nesse bravox. tu acha que valeria a pena?
valeu

Acrobata Nacional
Veterano
# nov/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Cara, qual a porcentagem de melhora em colocar dois Kent Armstrong HPAN-1 (dizem ser similar ao Seymour 59) em uma Epiphone SG G400, substituindo os captadores que vêm de fábrica?

felipe_net10
Veterano
# nov/06
· votar

cara... comprei pots pra refazer a parte eletrica de uma guit minha.. A é pra tom, B volume certo? só q no push pull A500K.. e na embalagem ta escrito pot de volume... o q c passa? eu q troquei as bolas ou veio errado na embalagem? vlw

SuperGeo
Veterano
# nov/06 · Editado por: SuperGeo
· votar

Bertola e Seiji,

Tenho que apertar os parafusos ate o fim para chegar perto de equilibrar a tensão da minha ponte tremolo com a tensao das cordas. Hora de trocar as molas?

Tem diferença pra mola de floyd e de tremolo ou é tudo a mesma coisa?

Ruda_Guitar
Veterano
# nov/06
· votar

Seiji ou Bertola

tenho uma Jackson JDR 94, quero botar captadores passivos pra tocar metal (não precisa de versatilidade)

pensei a princípio pra ponte um Seymor Duncan Trembucker Distorcion, o que acham? e pro braço, o que ficaria bom?

dou preferência aos SD por poder comprar no site do Edmar Luighi mais barato :)

no próprio site dele vi aqueles captadores Spirit, e com o preço do Trembucker posso comprar o pra ponte e pro braço da Spirit... vocês conhecem esses caps?

por mim se os SD forem melhores não importa o preço (claro, no sentido de serem bem mais caros que os Spirits), quero que a minha Jackson fique top hehehe

valeu!

baboni
Veterano
# nov/06
· votar

Seiji ou Bertola
to querendo montar uma guitar!
meu irmao vai pro USA , vou pedir pra eles comprar uma ponte lr baggs com piezo, um jogo de tarracha schaller com trava, 2 texas special e um tone zone , vou colo em um corpo de strato o que vcs acham? fazem esse trabalho tb (corpo, braço e instalação)???????

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar

eu fui numas lojas aqui da minha cidade pra comprar uma telecaster, só q achei apenas uma telecaster tagima modelo novo, nao gostei nem do timbre nem da tocabilidade, o modelo antigo era bem melhor
entao to pensando em meter bala na minha mesmo
é uma stratocaster golden q deve ter uns 12 anos
eu tava pensando em trocar os trastes, botar uns maiores e trocar a ponte
a ponte é daquelas tremulo, tava pensando em por umas q tem em algumas fender, nao me lembro o nome, mas é bem simples e dizem q é bem segura
o corpo da minha guitarra é madeira pura mesmo
será q é uma boa? o q pode mudar de sustein e tocabilidade fazer isso?

Soulface
Veterano
# nov/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Falaí mestres!!!
Eu tava lendo uns tópicos no fórum de baixo e vi uma coisa q me deixou curioso...
Pelo q li lá, é até comum se ter baixos com captadores passivos, mas com um circuito ativo.
Eu nunca vi isso em guitarra, mas creio q tb dê pra fazer.
A questão é: É viável? Quais são as vantagens e desvantagens?

Mummy
Veterano
# nov/06
· votar

Bom dia a todos.

Não sei se teria que abrir um novo tópico para a pergunta que vou fazer agora...enfim, aqui vai. (Obs.: não sou músico) Um conhecido meu, de Portugal, está pensando em importar uma guitarra brasileira chamada "Tagima 505". Ele gostaria de saber se ela é boa etc e tal...

Alguém poderia me ajudar ?

Abraço,

[raptor]
Veterano
# nov/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Blz cara?

Tenho uma dúvida sobre floyd, o que dita a qualidade da floyd rose original em relação às outras? o sistema de molas? o pivô? ou todo o conjunto?

É fácil conseguir uma floyd rose original (ou uma gotoh, já q dizem q é muito boa tbm) dourada aqui no Brasil? Pq a minha guitarra tem as ferragens douradas já. Também gostaria de saber se é possivel encontrar com facilidade caps dimarzio super distortion com cover dourado. Procurei em alguns lugares aqui de sampa e não encontro.

MatheusMX
Veterano
# nov/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Ae Mauricio, sobre Telecaster, pode me dar umas dicas ? Valeu !
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/149363/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/06
· votar

joao 5murf
São bons falantes, mas não são melhores que o do seu Peavey. Eu recomendo que vc ligue para a Torau e encomende um Eminence com eles.
Acrobata Nacional
Melhorará sensivelmente.
SuperGeo
As molas são identicas
Ruda_Guitar
O Trembucker é uma boa. Os Spirit eu nunca usei.
baboni
Sim, mas não trabalho para fora de minha cidade (RJ).
Extrapolation
Dá para fazer um bom "up-grade" na sua guitarra sim, pois a madeira das Dolphins originais (anos 80) era boa. O braço é que precisa de uma intervenção maior pois era meio tôsco. A ponte eu fixaría.
Soulface
Complicação e grande possibilidade de defeitos, chiados e ruídos.
Mummy
Na Europa ele vai conseguir coisa bem melhor.
[raptor]
Todo o conjunto, pois as "Floyds" originais eram usinadas em aço e possuíam peças em metal de alta qualidade. Não sei onde vc poderá encontrar esses capts.
Abçs

tom_delonge182
Veterano
# nov/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Seiji

O que a altura dos captadores tras de melhor ou pior no som da guitarra??

tipo mais perto das cordas,colado no escudo...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/06
· votar

tom_delonge182
Muito perto das cordas o som fica estridente e a força magnética do captador interfere nas vibrações da corda dimunuindo a sustentação, muito longe o som fica baixo demais e a sustentação também é prejudicada.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# nov/06
· votar

tom_delonge182
Depende do captador; mas em geral e à grosso modo, quanto mais perto das cordas maior o nível de saída (ganho) mas alguma frequências podem ser perdidas diminuindo a "definição"

Desculpem o sumiço eu estava viajando... literalmente falando.