Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
markolino
Veterano
# nov/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
muito diferentes.. ?

Williamfw
Veterano
# nov/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Eucalipto eh uma madeira boa pra corpos ou braços?

Fábio Seiji
Luthier
# nov/06
· votar

Williamfw
Existem mais de mil espécies diferentes de eucaliptos.
Algumas servem pra braço e corpo sim, mas, em geral, ela é bem pesada.

kiki
Moderador
# nov/06
· votar

Fábio Seiji
e pinho? li num artigo que é uma madeira mais fácil de trabalhar, e é bem barata.

outra coisa:
To caçando preços das peças pra fazer uma telecaster, na internet mesmo, e to achando bastante discrepancia. por exemplo, um captador single coil tagima por R$45, e um fender por R$160. tem alguma marca barata e recomendável? ou melhor, tem marcas desrecomendaveis?

ki_suco
Veterano
# nov/06
· votar

kiki
olha cara, o pessoal fala muito bem dos malagoli
não sei se eles tem modelo pra tele

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/06
· votar

Williamfw
As espécies comuns de eucalipto das existentes no Brasil não servem para luthiería.
kiki
Pinho não é uma boa opção. Prefira marupá (bem sêco e em peça única) ou cedro.
A Malagoli não fabrica os captadores para a ponte de telecaster, que são muito específicos mesmo. Confira os captadores Spirit e Cabrera.
Abçs

markolino
Veterano
# nov/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
e ae

viu

cara eu vi num topico voce falando
q na configuracao
H-S -S usa-se pots de 250k..

oq acontece se eu botar pots de 500k?

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/06
· votar

opa, outro dia fui limpar a escala da guitarra com oleo de limao, porem depois de terminado dentro dos "filetes" da madeira ficou meio branco, fiz a limpeza usando uma escova, apliquei um pouco de oleo nela e fui esfregando levemente, depois retirei com um pano seco, repeti o processo duas vezes
existe algum problema nisso? ou eh normal?

Fábio Seiji
Luthier
# nov/06
· votar

kiki
Eu já fiz alguns braços em pinho (araucária) e funcionou relativamente bem e muita gente olha e acha que é maple.
O problema é que a peça tem que ser muito bem selecionada e extra seca pra ter uma boa estabilidade.
Pra quem tá aprendendo é boa pra ensaiar, mas ele não é tão barato assim não.
Deve custar por volta de 2500 o m3

Rodrigo Yoshida
Experimenta passar um pouco de óleo de peroba ou óleo de linhaça, mas de modo que o óleo penetre nos veios; depois tire o excesso com um pano limpo e seco.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/06
· votar

Fábio Seiji

blz vou tentar, qual eh melhor, oleo de peroba, linhaça ou de limao? o que usei foi o vendedor da loja que indicou

markolino
Veterano
# nov/06
· votar

Rodrigo Yoshida
eu uso o de peroba e é muito bom
e o de limao voce pode fazer em casa
usa a busca ae que tem a receita dele
realmente funciona. :D

Fábio Seiji
Luthier
# nov/06
· votar

Rodrigo Yoshida
Qual é o melhor eu não sei; eu costumo usar o óleo de linhaça pois ele penetra na madeira e polimeriza.
O óleo de peroba seria para lustrar e dar brilho.
O de limão para fazer uma caipirinha... opa, zueira!!!

markolino
Veterano
# nov/06
· votar

Fábio Seiji
se puder me ajudar tbem....

cara eu vi num topico voce(bertola) falando
q na configuracao
H-S -S usa-se pots de 250k..

oq acontece se eu botar pots de 500k?

kiki
Moderador
# nov/06 · Editado por: kiki
· votar

Fábio Seiji
Vai em frente; começar com uma tele é uma boa escolha.
Faz a escala colada e marcações bolinhas.
Eu costumo começar pelo braço.

Escala colada que voce diz é fazer o braço (neck) separado da escala (finger board), certo? Qual a vantagem?
Eu tinha pensado em fazer inteiro, como nas teles antigas, com o tensor por trás e aquela faixa de gambá.

Eu não ia começar pelo braço, mas seguindo so conselhos do mestre, acho que vou fazer isso.

Quando a madeira, estou mais de olho no cedro por enquanto. E também vi preço de marfin, ou dizer que é bom pro braço, não é?

Desculpe a bagunça. Eu estou com dois fóruns em andamento, aqui e um específico da minha telecaster. trouxe esse post do mestre Seiji de lá pra cá por que acho que pode ser útil pra mais gente.

O que for mais específico eu deixo lá no outro (Construindo uma Telecaster)

Fábio Seiji
Luthier
# nov/06
· votar

markolino
Pode ser que os seus singles fiquem estridentes

kiki
Eu acho mais fácil de instalar o tensor pela parte da frente, abaixo da escala.
Com a escala separada vc pode treinar essa parte em separado e usar uma madeira mais densa.
Começar pelo braço é começar pela parte mais difícil e trabalhosa, eu prefiro assim, mas se vc prefere deixar o mais difícil para o final pode começar pelo corpo.
Pau marfim é bom para o braço mas vc precisa selecionar uma peça extra-seca para ter boa estabilidade.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/06
· votar

Fábio Seiji

cara, uma pergunta estranha, como se fala oleo de linhaça em japones!!?? hahahhahahahhahahahahahhahahahahahahhahaha

paulgilbert
Veterano
# nov/06
· votar

existe algum site que tenha medidas, e desenho de guitarra?

pra eu mandar prum amigo meu tentar fazer um corpo alá PRS ou de telecaster?

nao sei
Veterano
# nov/06
· votar

Olá, queria saber o que eu faço para as molas da minha strato pararem de fazer barulho quando eu toco. Obrigado.

Phantom Of Death
Veterano
# nov/06
· votar

o q se deve fazer pra evitar oxidação de pontes, ouvi falar q não se pode passar qualquer tipo de anti-oxidante e tem q ser em quantidades certas...

kiki
Moderador
# nov/06
· votar

Mestres Seiji e Bertola
Ou quem mais puder me responder:
vi umas tarrachas vintage da marca Walker, custava uns R$50 o jogo.
voces conhecem? são boas?
Eles tem também várias outras peças, knobs, tensor, etc.

Fábio Seiji
Luthier
# nov/06 · Editado por: Fábio Seiji
· votar

Rodrigo Yoshida
ooreo_de_rinhassa !!!
cara, eu não sei; me manda um email pra ver se eu consigo te mandar pelo correio.

paulgilbert
Precisa garimpar, no guitarproject tem várias plantas no formato CAD e na stewmac tem plantas pra comprar.

nao sei
Se forem as molas mesmo que estão fazendo barulho aí é só trocando.
Esse barulho aparece nas alavancadas ou toda hora? De que tipo de barulho se trata?

Phantom Of Death
Se vc limpar direitinho e deixar num case térmico com desumidificador e nunca tocá-la vai evitar esse problema.
Qualquer antioxidante pode te ajudar ou não, depende do produto ou de como vc vai aplicar, mas o mais importante é manter a ponte limpa e seca.
A gordura e o suor tendem à acidez e isso vai estragando o acabamento das ferragens.

kiki
Não conheço...

nao sei
Veterano
# nov/06
· votar

Fábio Seiji
As molas estavam em ressonancia, mas ja resolvi o porblema isolando a cavidade das molas com uma flanela. Obrigado.

kiki
Moderador
# nov/06
· votar

Caros amigos do FCC
vim lhes solicitar ajuda novamente

meu irmão comprou uma tagima strato, e queriamos uns esclarecimentos.

- os captadores tem os dois ímãs do meio mais levantados (sei que vários captadores tem isso). É pra acertar os volumes? As duas primeiras cordas, que os ímãs dos captadores estão nivelados, soam mais baixos. é possível regular isso?

- eu li aqui no fórum: "comprou, manda pro luthier regular". o que é essa regulagem? quanto custa?
é a regulagem da ponte, nos carrinhos? tem alguma coisa no braço, não é?

é isso. desculpem minhas dúvidas tão bestas.

Soulface
Veterano
# nov/06
· votar

Rodrigo Yoshida
Se for telecaster, é fácil de achar...
Já a PRS, o Seiji deve ter. Ele acabou de fazer uma! hehehehehe

paulgilbert
Veterano
# nov/06
· votar

- eu li aqui no fórum: "comprou, manda pro luthier regular". o que é essa regulagem? quanto custa?
é a regulagem da ponte, nos carrinhos? tem alguma coisa no braço, não é?

a regulagem é no tensor do braço (deixar o braço certo), regulam carrinho da ponte, as oitavas, altura de corda, tudo que precisar na parte eletrica...

Fábio Seiji
Luthier
# nov/06
· votar

kiki
Essas diferenças geralmente são compensações devido à curvatura da escala e da ponte.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/06
· votar

markolino
Fica agudo demais.
nao sei
Passe óleo de máquina.
kiki
Essas tarrachas não são boas.
kiki
Essas diferenças são normais. Regulagem de ação (altura das cordas), entonação (da posição correta dos carrinhos da ponte), e do braço (ajuste do tensor). Essas regulagens devem ser feitas por um luthier.
Abç

kiki
Moderador
# nov/06
· votar

paulgilbert
Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
obrigado pela ajuda!

Steve Van Halen
Veterano
# nov/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Ola, eu comprei um jogo hibrido e irei coloca-lo na minha guita q tava com corda 09, porem eu num tenho dinheiro pra pagar um luthier, eu sempre regulo oitavas e alinho a ponte por eu mesmo. Alem do possivel ajuste do tensor, quais outros ajustes eu terei de fazer na guita?? E por ser um jogo hibrido a chance de eu ter que mecher no tensor eh mto menor dq se fosse um jogo 010 ou eh praticamente a msma coisa???

Blue Jazz
Veterano
# nov/06
· votar

Bertola e Seiji,

Vocês conhecem os baixos da Walczak?
Poderiam me dizer algo a respeito?
Achei as madeiras usadas um pouco exóticas, Cedro Rosa no corpo e Pau Ferro no braço... como enxergam essa configuração?
Muitíssimo obrigado novamente!