Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Steve Van Halen
Veterano
# nov/06
· votar

Blue Jazz
eu sei q a pergunta foi pra eles mas vou flar oq eu sei. Pau ferro eu num faço a minima ideia, mas cedro eh uma madeira mto boa, e mto usada pelos luthieres brasileiros pra fazer guitarras no estilo SG e se LP

Soulface
Veterano
# nov/06
· votar

Steve Van Halen
Alem do possivel ajuste do tensor, quais outros ajustes eu terei de fazer na guita??
Pessoal tem uma tara pra mexer em tensor q eu vou te contar hein?! haeuhauheuaheuhaehuaehauea

Cara, se vc usa 0.09 e vai colocar um jogo híbrido, é provável q vc não precise nem chegar perto do tensor.
Coloque as cordas e ajuste a ponte, a altura delas e tal. Só vá pensar em tensor se vc reparar q o braço não está se comportando bem com a nova tensão.
E por experiência própria, daqui a pouquinho vc estará usando 0.10! hehehehe

Steve Van Halen
Veterano
# nov/06
· votar

Soulface
cara eu ja tenho 010 na minha outra guita q eu uso qndo a musica eh mais base dq solo e realmente, na troca de 09 pra 010 num aconteceu nda, eh q essa q eu vo colocar o jogo hibrido, eh uma prestige, entaum toda expectativa e receio eh multiplicado

Soulface
Veterano
# nov/06
· votar

Steve Van Halen
Pode colocar sossegado. Regula a ponte e dá uma olhada.
Eu não precisei mexer no tensor da minha guitarra nem qndo mudei de 0.09 pra 0.10
Tem gente q já vai metendo a chave no tensor só pq trocou a marca da corda q tá usando. hehehehehehehehe
Excesso de "cuidado" pode fazer mal as vezes.

GUITARK2
Veterano
# nov/06
· votar

[b][/b]BERTOLA
to com um delay da OLIVER DD 30 que esta com um defeito....quando vc toca uma nota a nota que repete sai distorcida...o q pode ser?

Fábio Seiji
Luthier
# nov/06
· votar

Steve Van Halen
Regulagens normais, apenas.

Blue Jazz
Não conheço os Walczack, mas essas madeiras não são "exóticas"; são bastante tradicionais.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/06
· votar

Blue Jazz
Não conheço. Até já ví em loja, mas não o manuseei.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/06
· votar

GUITARK2
Não sei, mas provavelmente pode ser IC "bixado"
Abç

Blue Jazz
Veterano
# nov/06
· votar

Obrigado a todos!

Cacholla Blues Man
Veterano
# nov/06
· votar

Bertola

Cara...to querendo uma guitarra nova...com timbre pra blues e rock classico...to com uns 2 mil....qual guitarra compessa? e a fender california?
ow compenssa comprar um corpo de uma guitarra q seja bom e meter dois captadores bons...e ae? e isso tudo isso dentro de $2 mil...

abraçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/06
· votar

Cacholla Blues Man
Vc prefere Stratos ou Les Pauls?

Abner E.D.
Veterano
# nov/06
· votar

Bertola

Vi um tópico sobre a Giannini Power no qual você dizia que essa guitarra não é boa, porém você não dava maiores detalhes.

Por que ela não é boa?

Abraço,

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/06
· votar

Abner E.D.
Madeira do corpo de baixa qualidade(para o preço da guitarra), braço mal acabado, e outras coisas mais específicas como design duvidoso, "mão" invertida, que é um aspecto pouco ergonômico, apenas 1 captador, que a deixa pouco versátil.
Abç

Cacholla Blues Man
Veterano
# nov/06
· votar

bom...prefiro Strato...mais oque teria no modelo les paul tbm? mas prefiro strato msm..

Cacholla Blues Man
Veterano
# nov/06
· votar

Bertola
bom...prefiro Strato...mais oque teria no modelo les paul tbm? mas prefiro strato msm..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/06
· votar

Cacholla Blues Man
Ok, então compre uma Fender Standar Stratocaster (Made in México), e depois coloque um jôgo de captadores Fender Texas Special.
Abç

Cacholla Blues Man
Veterano
# nov/06
· votar

blz...valeu

Sub_Zero
Veterano
# nov/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Olá! Pessoal, é o seguinte, tem um cara querendo vender uma Squier Califórnia pra mim e ele aceitaria minha memphis MG32 como parte do pagamento.. Eu daria minha guitarra e o restante em R$ ... Eu toquei na Squier e curti, ela tem 3 meses de uso, NF e tudo ... Minha dúvida, seria essa Squier Califórnia uma guitarra confiável? Seria uma boa pra fazer upgrade futuro? Eu gostaria mesmo de pegar uma Shelter strato, mas não to conseguindo achar em local algum pra testar..... Desde já obrigado.

bria
Veterano
# nov/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola,
Vc poderia me dar sua opnião, se uma tagima 735 com floyd rose + paf pro na ponte + noiseless + trastes médios jumbos........é inferior, igual ou superior ......a uma fender mexicana riche sambora, que também tem a configuração similar.
agradeço a atenção.

ryushin
Veterano
# nov/06
· votar

ML Bertola e Seiji
O que são esses nuts EARVANA, vocês sabem como funcionam?

Fábio Seiji
Luthier
# nov/06
· votar

Sub_Zero
Eu diria pra vc procurar a shelter com mais calma; não faça nada precipitado.

ryushin
É um nut que tem um sistema de compensação de tensão das cordas pra melhorar a entonação; ele funciona como os saddles da ponte, mas são fixos e ficam no nut tipo o sistema buzz feiten

ryushin
Veterano
# nov/06
· votar

Fábio Seiji
Compensa? Faz diferença mesmo?

To pensando em trocar o nut da minha, compensa mais esse Earvana ou um Rollernut LSR/Fender?

tom van hallen
Veterano
# nov/06
· votar

ei karas, ultimamente eu comprei um EMG H4 e instalei este na ponte com um spanich f5000 no braço. o problema é que o som do emg ficou muito baixo, há um exesso de ruidos quando eu coloco a chave na posição dele alem deset não aguentar distorções com altos ganhos.
Gostaria de saber se é defeito do captador ou pode ser outra coisa para que eu possa fazer a troca na loja.

jet
Veterano
# nov/06 · Editado por: jet
· votar

Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Comprei uma guitarra recentemente, e ela veio com tipo uma espuma fina debaixo da floyd rose e no backbox, devo retirar?

Outra coisa só de curiosidade mesmo, madeira tende a ficar mais escura com o passar do tempo? Um mesmo tipo de madeira pode apresentar pesos diferentes?

ryushin
Veterano
# nov/06
· votar

jet
Essa eu respondo pra você.]

A espuma fina debaixo do backbox serve de proteção, caso eventualmente a ponte venha a chegar tao fundo na cavidade. Serve para proteger em geral, não é necessário retirá-la.

Quanto a madeira escurecer com o tempo eu não sei, pode ser que sim. Acho que depende do tratamento de superfície ao qual a madeira foi submetida, como ela foi secada, envernizada, pintada, etc.

Um mesmo tipo de madeira pode apresentar pesos diferentes com toda a certeza. Madeiras têm diferentes densidades e mesmo quando são do mesmo tipo é normal que haja variãções no peso. Vai depender do corte da madeira, do tamanho da árvore, da idade, etc.

jet
Veterano
# nov/06
· votar

ryushin

Valeu cara, sabe se essa espuma vende separada? A minha tá toda torta e amassada, de um certo angulo dá pra ver a madeira (que não tá pintada) e tô incomodado com isso.

Quanto ao peso da madeira, se tratando do mesmo tipo, quanto mais pesada melhor ou não tem nada a ver?

ryushin
Veterano
# nov/06
· votar

jet
Eu acho que depende. Uma vez eu vi o Eric Johnson falando sobre isso. Uma strato de alder por exemplo, tende a ser melhor quanto mais leve. Pois a característica ideal pro alder soar bem é sua densidade menor.

Já para uma lespaul a tendência é que um mogno mais denso seja bem melhor, uma vez que uma lespaul de mogno queremos mais sustain e mais graves.

Agora o quanto essa diferença é significativa no timbre final eu não sei. Deixo isso pro seiji e pro bertola responderem.

Quanto a espuma, prefiro deixar pro seiji e pro bertola responderem. Não conheço o material dessa espuma.

Fábio Seiji
Luthier
# nov/06
· votar

ryushin
Eu acho que só compensa aos ouvidos mais exigentes, vc anda tendo problema pra afinar a sua guitarra? Se a resposta for não então opte pelo rollernut ou um nut em osso ou graphitec, mas, benfeito.

tom van hallen
Só olhando pra saber; pode ser ligação errada ou outra coisa qualquer.

jet
Essa espuma é pra proteger o acabamento de possíveis coices da floyd.
Não é nada muito específico, vc pode colar um feutro, ou alguma outra espuma, borracha... mas que seja boa.
Em relação à madeira, a massa não tem relação direta com a qualidade.

ryushin
Veterano
# nov/06 · Editado por: ryushin
· votar

Fábio Seiji
Falou tudo!

Não tenho problema não. Só reparei que os acordes abertos soam desafinados no começo do braço (em torno da casa 3) e vão afinando conforme chegam mais perto da 12, por exemplo.

Fui pesquisar isso na internet e achei esse tal de nut earvana.

A propósito, esses rollernuts LSR/Fender prestam?
http://wb-inc.net/Fender/Fender-Roller-Nut.jpg

danilo lima veras
Veterano
# nov/06
· votar

eu queria saber se tem algum problema de aperta o parafuso da mola da ponte alem da conta...minha ponte nao eh flutuante e para regula basta deixa alinhada com o corpo mas eu pensei se eu aperta mais a chance de desafina vai ser menor pq a mola vai puxar mais e a ponte vai topar no corpo mas com a grande pressao vai fazer com q ela semrpe volte po lugar certo...oq vcs axam??