Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
pedrovai
Veterano
# jul/06
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
Eu levei minha guita no luthier e ele disse que o braço tá torto... Recuperação é 500 reais. O preço é justo ou ele é um ladrão descarado?

alele
Veterano
# jul/06
· votar


por 500 barão tu faz outro braço, pelo que ja consultei por aí.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/06
· votar


vinihendrix
AlNiCo, sem dúvida, e coloque o de maior saída na ponte. Possível é, se eles conseguiram, ponto para eles.
Gustavo Parreira
Se o seu braço tem escala de madeira clara, não há o que fazer, desencane disso.
alfacorrea
Usa-se as "mini-toggle switch" tipo DPDT (6 pinos), facilmente encontráveis em várias lojas de eletrônica e bem baratas. Eu prefiro as chavinhas aos potenciômetros "push-pull" pois essas são bem mais caros e difíceis de trocar, e quando dão problema vc ainda fica sem a guitarra. Os esquemas de ligação são facilmente encontráveis na internet.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/06
· votar


pedrovai
Cara, não costumo comentar preços de meus colegas por uma questão ética, mas....
acho que o alele já respondeu, se é que vc me entende.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# jul/06
· votar


pedrovai
nossa, 500 reais.
o que aconteceu com o braço afinal????

joao 5murf
Veterano
# jul/06 · Editado por: joao 5murf
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
olá, qual a opinião de voces sobre eu comprar uma potência transistorizada e mandar fazer uma caixa 1x12 pra ligar nela? eu já tenho um pré amplificador,e derepente usaria tambem um rack de equalização.a minha ideia é fazer um combo, e como não usaria o pré de uma caixa pra guitarra normal e minha ideia é montar um desse jeito
a potencia é essa aqui
http://www.lojasmilsons.com.br/produtos/produto_final.asp?pai=3&prod_i d=713
ah e tambem quero saber o que mais influencia para um som melhor, um pré valvulado ou um power valvulado?

Gustavo Parreira
Veterano
# jul/06
· votar


mas vale a pena fazer outra texturização???

Deji
Veterano
# jul/06
· votar


Gustavo Parreira

Parreira?

¬¬

BAN!

gsprs
Veterano
# jul/06
· votar


Alguem poderia me dizer se vale a pena um Marshall MG-50 DFX por R$ 1200?? Ta praticamente novo, tudo funcionando. Vo testar ele esse findi.

Tem 50 Watts
2 canais e Deley, Chorus e Reverb..

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jul/06 · Editado por: Rodrigo Yoshida
· votar


opa, vcs devem achar que eu encho o saco neh haha, toda hora apareço aqui com alguma pergunta diferente! mas nao tenho onde recorrer, apenas ao fcc!

continuando com as modificaçoes na ibanez, notei que a terceira corda esta fazendo um barulho estranho, como se houvesse trastejamento, porem nao ha! começou depois de ter trocado o captador da ponte e colocado 011, o braço esta reto, oitavas reguladas, nao tem nada de frouxo... o som fica meio "tremido", meio estranho, como se trastejasse mesmo, tanto com a corda solta quanto pressionando alguma casa, isso soh acontece nessa corda e o som eh bem perceptivel, todas as outras estao com o som perfeito, definido e bem forte...
me disseram que poderia ser os carrinhos da ponte, tarraxas, nut, porem ja conferi tudo e esta tudo ok, sem folga alguma... alguem tem ideia do que poderia ser?

Maidenkiller
Veterano
# jul/06 · Editado por: Maidenkiller
· votar


Rodrigo Yoshida

Cara, você já verificou se o problema num vem da alavanca? eu tinha uma guitarra com ponte floyd, que estava com um problema parecido.... quando a alvanca estava instalada na ponte, saia um som parecido com este que você descreveu.... apertei o parafuso da peça onde se instala a alavanca, e o problema sumiu... por estar meio frouxa, esta peça estava vibrando junto com a ponte....

pedrovai
Veterano
# jul/06
· votar


Fábio Seiji
Parece que entortou... Eu tô bastante preocupado, pois tinha outros planos pra envenenar a minha guitarra nesse ano, e esse entortamento do braço pode estragar tudo. Vou consultar outros luthiers, pra ver o preço e as condições. Se ele fizer um bom desconto nas peças e acessórios, acho que dá pra realizar tudo.

alfacorrea
Veterano
# jul/06
· votar


Outra dúvida rapidinha...

Notei duas coisas quando fiz a instalação na minha guitarra:

1º) Quando eu aciono a chave para "splitar" os captadores, há uma perceptível redução do volume. Isso é normal? Um captador humbucking quando splitado fica com menos volume?

2º) Quando coloco a chave seletora de captadores na posição do meio, ligando os dois captadores juntos, o volume também diminuiu. Isso é normal?

Obrigado.

pedrovai
Veterano
# jul/06
· votar


Fotos do ocorrido:
http://img.photobucket.com/albums/v295/Pedrosaes/image7.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v295/Pedrosaes/image6.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v295/Pedrosaes/image5.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v295/Pedrosaes/image4.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v295/Pedrosaes/image3.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v295/Pedrosaes/image2.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v295/Pedrosaes/image1.jpg

alfacorrea
Veterano
# jul/06
· votar


Essa é outra dúvida que tenho:

Eu uso um POD 2.0 em um amplificador 1x12.

Será que valeria a pena ligar este POD 2.0 em um amplificador de P.A. e ligar este amplificador em uma caixa 2x12?

Na teoria o POD faz o papel de um pré-amplificador, simulando os timbres de outros amplificadores. Em teoria se vc ligar o POD direto em um amplificador de áudio, tipo P.A., ele funcionaria satisfatoriamente, certo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/06
· votar


Gustavo Parreira
Não creio.
gsprs
Não gosto desses amps, e o DSP, segundo o Pedrone, e eu mesmo significa "Deixa o Som Podre"; e se "bixar", o que é comum, vc fica sem o amp e vai ter que pagar uma nota pela placa nova.
joao 5murf
O ideal seria vc fazer um rack, mas, em princípio não há nada que impeça.
alfacorrea
1º) sim
2º) Inverta a polaridade de um dos capts.
Abçs

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jul/06
· votar


Maidenkiller

a minha ponte eh fixa, acho improvavel esse problema, principalmente por causa da ponte que esta bem fixa, todas as peças estao bem firmes...

Silvio Luis
Veterano
# jul/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

entre maple e rosewood, quais as características de cada madeira quando usadas na escala e qual requer mais manutençao?

Fábio Seiji
Luthier
# jul/06
· votar


vixe; já me perdi...

Rodrigo Yoshida
qual é a ponte da sua guitarra?
tenta reinstalar a corda com cuidado pra ela não quebrar em alguma dobra, prende direitinho na ponte.
tá parecendo que falta tensão numa das pontas da corda, e provavelmente é na ponte.
faz uma coista tb, aperta pra baixo a corda entre o nut e a tarracha e toca a corda pra ver se esse zumbido para.

Fábio Seiji
Luthier
# jul/06
· votar


pedrovai
cara, a única coisa que deu pra ver é que vc é um péssimo fotógrafo, hehehe. brincadeira; mas realmente não tem como avaliar sem ser em loco.

Silvio Luis
Veterano
# jul/06
· votar


Fábio Seiji

entre maple e rosewood, quais as características de cada madeira quando usadas na escala e qual requer mais manutençao? já perguntei ao Bertola, mas ele nao respondeu

Fábio Seiji
Luthier
# jul/06
· votar


Silvio Luis
São madeira totalmente diferentes, o maple tem mais ataque e o jacarandá é mais brilhante e ressoante.
Eu não gosto de nenhuma delas pra escala, pois gastam com relativa rapidez, mas o maple é mais mole e gasta ainda mais rápido que o jacarandá.
Pode ser implicação minha, pois a maioria das guitarras usam essas madeiras, mas foi isso que aprendi na oficina de cravos e é isso que eu uso nas guitarras...

Zandor
Veterano
# jul/06
· votar


Uma dúvida quanto à escala, eu sei que tem uma formula pra descobrir a posição certa dos trastes (dividir o comprimento da escala por 2 ^ 1/12 e assim por diante) mas como é que eu faço pra posicionar os trastes com precisão absoluta? O que é que eu uso? Que diferença faz um (ou vários) milésimos de milímetros no final?

Silvio Luis
Veterano
# jul/06
· votar


Fábio Seiji

obrigado! o jeito é testar e ver qual eu prefiro.

Maidenkiller
Veterano
# jul/06
· votar


Rodrigo Yoshida

Ah, então pode ser que o carrinho de ajuste das oitavas esteja vibrando junto com a corda..... tenta então retirar o parafuso que segura o carrinho, enrolar um pouco (bem pouco) de fita teflon, e recolocar o parafuso.... eu tinha esse problema em uma guitarra com ponte fixa, fiz este procedimento em todos os parafusos dos carrinhos e deu certo....

gsprs
Veterano
# jul/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não gosto desses amps, e o DSP, segundo o Pedrone, e eu mesmo significa "Deixa o Som Podre"; e se "bixar", o que é comum, vc fica sem o amp e vai ter que pagar uma nota pela placa nova.

OK.. vlw..
então um Laney TF 200 pelo mesmo preço ficaria mais em conta????

powerguitar10
Veterano
# jul/06
· votar


gsprs


Mano...Tu que ta fazendo show com tua banda...Compra o TF300 logo...é muita pouca diferença...e vc vai ter um amp pra shows de pequeno e ate de medio porte...

E nem vai precisar de outro pedal de distorção por enquanto!

\o\

Eu testei e é fodasso! Distorção boa mermo mano!

Fábio Seiji
Luthier
# jul/06
· votar


Zandor
Diferenças de poucos décimos de milímetro não faz diferença alguma, pois as condições de construção de uma guitarra não é a ideal.
Se vc apertar a corda no meio da casa ou próximo do trastes, com força igual ou dieferente, já dá diferença de altura; entre muitas outras coisas.

Silvio Luis
Testando em poucos minutos vc não sentirá os problemas à longo prazo; mas é melhor testar mesmo.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jul/06
· votar


Fábio Seiji

opa, eu ja tinha feito algo desse tipo de apertar a corda entre o nut e a tarraxa, mas nao pensei em olhar pra ver se a corda ta bem fixa na ponte, que parece ser tremolo, funciona da mesma maneira, carrinhos, molas, mas eh fixa e as cordas sao colocadas por tras da guitarra...

esse negocio de apertar a corda entre o nut e a tarraxa eu uso pra disfarçar floyd HAHAHA

Sub_Zero
Veterano
# jul/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Olá. Gostaria de saber se já tiveram contato com a nova Tagima T735 Plus .. Se sim, gostaria de saber a opinião de vcs, será que vale a pena pagar R$1.150,00 em média por ela?? É bem construída?? Se for o caso de turbinar (captação, etc) será que ficaria no nível de uma Fender Mexicana??Obrigado.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)