Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Rodrigo Yoshida
Veterano
# mai/06
· votar

opa, mais uma pergunta ai pros mestres

em uma guitarra com dois humbuckers e um single eu poderia colocar dois emgs e desativar o single do meio? no caso da chave pra mudanca do captador como seria? pois ele tem 5 posicoes...

Fábio Seiji
Luthier
# mai/06
· votar

Rodrigo Yoshida
Na verdade as ligações é vc quem vai decidir, se vc destivar o cap do meio e ficar com 2H (com 2 condutores) vc só vai ter 3 opções: braço, ponte, ambos, daí vc nem precisa desativar o meio, deixa ele pra alguma posição da chave que vc não costuma usar. Assim vc não usa, mas vai continuar com ela alí como opção

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mai/06
· votar

Fábio Seiji

mas no caso se fossem emgs, o single do meio ficaria inativo, e a chave de 5 posicoes, pode ser usada nesse caso?

Fábio Seiji
Luthier
# mai/06
· votar

Rodrigo Yoshida
hum, vc está se referindo aos ativos, né?
dá pra ligar tb, mas preciso pesquisar se precisa fazer algum casamento de impedância... nesse mundo da eletrônica tudo é possível !!!!
Bom, se vc não usa o cap do meio, o que vai acoantece é que vc vai ficar com 2 posições da chave sem utilidade

deco_superego
Veterano
# mai/06
· votar

Fábio Seiji

não cara eu realmente n entendo mas aparada fica apertada até o fim?
eu uso cordas 0.9

BBGuitar
Veterano
# mai/06
· votar

Obrigado Fábio, mas existe marca de potenciometro melhor que gotoh ? ou essa já é top ? e tem lugar que encontro eles mais em conta ?

Fábio Seiji
Luthier
# mai/06
· votar

BBGuitar
Gotoh, Gibson, Fender e cia são excelentes potenciômetros, não que outros que se compram em lojas de materiais eletrônicos não sejam, mas nunca sabemos a procedência desses.
O principal fator diferencial, além do preço, é a durabilidade.
Não tenho um fornecedor fixo pra esse tipo de potenciômetro, então, pra encontrar preços bons, só pesquisando mesmo.

Fábio Seiji
Luthier
# mai/06
· votar

deco_superego
Cara, vc quer me tirar do sério? hehehe
Use a busca, cara; essa é uma regra do fórum e não minha.
Só pra vc não achar que eu sou um cara chato, pois vc é novato; vou te contar um segredo: o que vc acha que é o fim, na verdade não é o fim.
Se o seu tensor estivesse apertado até o fim, com certeza vc não teria mais guitarra, pois um tensor com o aperto no máximo ou espana a porca (parafuso) ou estraçalha a escala ou o braço.
A porca tem que ficar apertada, justa, pois ela está corrigindo a curvatura do braço devido à tensão das cordas. De forma alguma essa porcar fica solta.

tzabegg
Veterano
# mai/06
· votar

oi...
caras, existe algum jeito de clarear um escudo? tirar aquele amarelado do tempo? eh que eu tirei o escudo do meu baixo eagle, e fiz no mesmo plastico um pra minha guita, uma cort z22, então se não tiver como vou ter que mandar fazer um, coisa que eu não quero...

obrigado

ateobaldo
Veterano
# mai/06
· votar

Tem um certo luthier aqui em Diadema q faz uma revisão regal por 50 reais,será q vale a pena????
Pergunto isso pois suspeito desse preço,q é muito barato

BBGuitar
Veterano
# mai/06
· votar

Muito Obrigado mais uma vez Fábio.

Ratão
Veterano
# mai/06
· votar

Seije ou Bertola
instalei o captador seymour Jb Jr. no braço minha strato ha um mes (vcs ateh me ajudaram). Ele tem um timbre lindo mas a saída dele eh só um pouquinho mais forte q o single da minha guitarra. O captador duplo, da ponte, eh mt mais forte. Saberiam informar qual a saída do jb jr.? no site soh diz q eh "hot output" ! os captadores duplos em forma de single costumam ser mais fracos q os duplos convencionais mesmo? brigado

Fábio Seiji
Luthier
# mai/06
· votar

tzabegg
depende do plástico, se ele estiver apenas sujo basta limpar, mas se ele oxidou pela ação do tempo e ultravioleta, então precisa trocar.

ateobaldo
pergunta pra quem já fez serviços com ele, assim é difícil até pro Nostradamus, rs.

BBGuitar
disponha cara!

Ratão
Cara, EM GERAL, os caps humb menores são mais fracos que os humb normais sim; mas isso varia muito de captador pra captador.
o P-90 é single e ele dá mais porrada que muitos humbuckers.
Tenta balancear o nível de saída levantando ou abaixando os caps.

tzabegg
Veterano
# mai/06
· votar

Fábio Seiji
blz, valeu cara, eu vo tenta lixar ele ateh aparecer a parte boa... deu o maior trabalho pra fazer... soh depois q me dei conta q tava todo manchado... droga, ainda se tivesse por igual mas...

bom, valeu cara...

Luis Guitar
Veterano
# mai/06
· votar

Fábio Seiji

Luis Guitar
Veterano
# mai/06
· votar

Fábio Seiji
CAra, estou com um problemão, o esperto aqui foi mexer onde não sabia, comecei mexer naqueles carrinhos por onde passa a corda, diminui a altura da corda e ela começou a trastejar, agora mesmo ergunedo no maximo ela continua trastejando, tem alguma coisa q eu possa fazer pra ela voltar ao normal, onde eu tenho q erguer pra ela parar de trastejar????

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar

maykow_torres
Dá pra fazer isso sim; mas... porque vc não compra uma que já venha com essa configuração?
Netto Abbott
Faço sim, mas infelizmente não trabalho com a réplica deste modelo aí.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar

chs
Essa é uma questão de regulagem da ponte. Se vc não tem experiência no assunto, leve sua guitarra a um luthier habilitado.
bccarq
Eu iría de Squier Standart ou PRS.
Abç

Luis Guitar
Veterano
# mai/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
cara, vc poderia me ajudar?? Eu fiz uma pergunta para o Seiji, mas ele ainda não entrou aqui no forum!! Vc poderia me responder??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar

Rodrigo Yoshida
Cara, vc pode instalar os EMG's e usar uma chave de 5 posições para ligaçãoes série/paralelo (com o single desativado), ou pode simplesmente trocar a chave.
deco_superego
Cara. como o Fábio Seiji falou, NÃO MEXA NO TENSOR (e use cordas 0.10).
ateobaldo
Cara, comentar preços de outros lutiers é anti-ético, nem dos meus eu falo, pois aqui não é espaço para propaganda.
Luis Guitar
Leve sua guitarra a um luthier habilitado.
Abçs

Luis Guitar
Veterano
# mai/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
VAlew, mas não há nada q eu possa fazer pra pelo menos quebrar o galho, ela estava legal antes, e um luthier especializado eh dificil de encontra aqui perto de minha cidade!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar

Luis Guitar
Me parece que sua guitarra está totalmente desregulada, portanto há mesmo a necessidade de uma intervenção de um profissional.
Abç

Wrvieira
Veterano
# mai/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Eu estou interessado em comprar uma guitarra de 7 cordas. Vcs por acaso já trabalharam ou viram a FC450FM7 da Condor? Eu estive sábado na Teodoro Sampaio e, comparando esse modelo com a RG7321 da
Ibanez, sinceramente fiquei na dúvida. Estou tendendo a pegar a Condor, mas estou com um pouco de receio em termos de qualidade da construção. Se souberem de algo para me ajudar, agradeço muito.

Luis Guitar
Veterano
# mai/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Valew, assim q puder eu vou levar para fazer o serviço, mas o luthier mais proximo fica À 100Km de minha casa!!

ateobaldo
Veterano
# mai/06
· votar

Fábio Seiji
hehe valeu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar

Wrvieira
Cara, esta marca, a Condor, está fazendo bons instrumentos.
Abç

Wrvieira
Veterano
# mai/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Valeu!

Jouw
Veterano
# mai/06
· votar

Pergunta aos luthiers BERTOLA e SEIJI:

Estou trocando um cap de 2 condutores por um de 4. Não tenho interesse em defasar as bobinas. Assim, pretendo utilizar toda a fiação já existente na guita, cortar o fio do captador antigo e fazer uma emenda no local. Pergunta: Está certo fazer assim:
1- ligo o fio positivo da bobina 1 no positivo existente.
2- ligo o negativo da bobina 1 com o positivo da bobina 2 e isolo.
3- ligo o negativo da bobina 2 no negativo existente.
4- ligo a malha na malha existente.
Por favor, me ajudem.
Valeuuuu

Jouw
Veterano
# mai/06
· votar

Estou trocando um cap de 2 condutores por um de 4. Não tenho interesse em defasar as bobinas. Assim, pretendo utilizar toda a fiação já existente na guita, cortar o fio do captador antigo e fazer uma emenda no local. Pergunta: Está certo fazer assim:
1- ligo o fio positivo da bobina 1 no positivo existente.
2- ligo o negativo da bobina 1 com o positivo da bobina 2 e isolo.
3- ligo o negativo da bobina 2 no negativo existente.
4- ligo a malha na malha existente.
Por favor, me ajudem.
Valeuuuu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar

Jouw
Cara, responder à essas suas perguntas sem um esquema e sem saber a marca do captador é impossível, pois cada fábrica tem um tipo distinto de fiação, e portanto de ligação. Por isso é que sempre recomendo a compra de dois (ou mais) captadores da mesma marca, para evitar confusões, ademais, é sempre bom consultar o seu luthier.
Abç