Autor |
Mensagem |
Fábio Seiji Luthier |
# mai/06
· votar
bccarq
Claro, mas cada espécie é uma espécie e não faz sentido procurar equivalência entre madeiras nacionais e estrangeiras.
Além disso as dimensões fazem diferença no timbre, assim como as diferenças entre os cortes, composição, sentido dos veios e etc.
O que pode ser mais ou menos padronizado é o envelope sonoro e espectral.
Existem vários outros fatores que influenciam no timbre do instrumento.
É possível construir uma guitarra com braço em mogno privilegiando o ataque ao invés do sustain, mesmo com braço colado.
Esse é um assunto muito complexo e não se resume à timbre e sustain.
|
bccarq Veterano |
# mai/06
· votar
Falo valeu Seiji !
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mai/06
· votar
bccarq
Cara, como o Seiji já respondeu a sua pergunta é muito subjetiva e difícil de ser respondida (creio até que de certa forma é irrelevante). Ademais, a taxa de sustentação de um instrumento vai depender de inúmeros fatôres que seria fastidioso discorrer aqui.
Quanto ao contrôle de qualidade das marcas que vc citou... Bem este é exatamenete o maior ponto fraco delas.
Abç
|
bccarq Veterano |
# mai/06
· votar
valeu gente !
|
WeslleyGuilber Veterano |
# mai/06
· votar
Gente tenho um capitador Hot Hails pra colocar numa strato...
Colocando esse cap numa Tagima T-735, por exemplo, (colocar cap no braço) ficaria legal?...tipo eu ja tenho uma guita rockera, queria entrar na praia de strato e tenho esse cap aqui guardado....ficaria um guita versátil?
fiz essa pergunta em outro topico só q ainda naum obtive resposta.
Agradeceria a atenção dos brothes ai., valeu.
|
|
# mai/06
· votar
WeslleyGuilber
Esse captador é mais adequado para a ponte.
Abç
|
marcio_zav Veterano |
# mai/06
· votar
Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
Caras, tenho uma Eagle strato, e ela desafina direto =/
Tem algo q eu msm possa fazer?
|
|
# mai/06
· votar
marcio_zav
Sim. Leve-a a um bom luthier com um bom jôgo de tarrachas e peça para ele instalar.
Abç
|
Drifter Veterano |
# mai/06
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Caro Amigo,
hoje recebi uma notícia de um luthier aqui do bairro falando que o tensor de minha guitarra está torto (Tenho uma Epiphone Les Paul). Ele não deu detalhes de como ele está torto, mas me disse que não irá influenciar em nada caso eu não coloque cordas de calibre pesado nem deixe a guitarra em qualquer posição, para não prejudicar o tensor. Falou que é quase impossível arrumar esse problema.
Andei procurando na busca só que não fui totalmente esclarecido, então preferi perguntar para mais de um luthier para tirar essa dúvida cruel.
O que vocÊs me dizem? Irá influenciar alguma coisa? Posso continuar tocando tranquilo?
Valeu!
|
|
# mai/06
· votar
Drifter
Cara, tensor torto!!! Acho difícil isto acontecer, até porque é uma peça feita de metal. Talvez ele queira dizer que ele está inoperante (o que é possível), ou que o braço está com torção.
De fato este é um problema grave, e para solucioná-lo a escala terá que ser retirada, um novo tensor instalado, o braço aplainado para retirar a torção e a escala recolada. É um serviço bem caro, grande e trabalhoso.
Creio que vc deve ouvir uma outra opinião, de outro luthier, e refletir se vale à pena fazer esse serviço, ou vender sua guitarra como está e comprar outra.
Abç
|
Drifter Veterano |
# mai/06
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Obrigado cara! Vou ver se consigo falar com a loja que comprei. Tenho que ver também se está na garantia... mas vai saber, como esses caras são, eles não querem nem saber... Mas da mesma forma te agradeço.
Abraços!
|
bccarq Veterano |
# mai/06
· votar
que madeira é caixeta , ja procurei e ñ encontrei nada
|
Fábio Seiji Luthier |
# mai/06
· votar
bccarq
Caxeta é denominação genérica que envolvem várias espécies sendo a mais popular e comercial o Marupá.
|
Elvenfoot Veterano |
# mai/06
· votar
Faz alguma diferença ter uma escala de Maple ou Rosewood? (as duas são separadas do braço, nenhuma é "one-piece")
vlw
|
|
# mai/06
· votar
Elvenfoot
Sim, faz. As escalas claras tem mais "ataque" e brilho, tem um som mais "claro" (sem redundâncias!). As escuras tem um som mais "macio" e "alongado".
Repare que essas diferenças são sutís.
Abç
|
Fábio Seiji Luthier |
# mai/06
· votar
Elvenfoot
completando...
sem falar a diferença estética e, além disso, as escalas de maple costumam desgastar mais cedo que os de jacarandá
|
powerguitar10 Veterano |
# mai/06
· votar
Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
Olha só...Eu to querendo pegar uma Ibanez pra min...
-Se eu pegar a 350 DX, eu colocarei um escudo preto, e deixarei ela somente com dois Humb. Isso é dificil??? Onde arrumo esse escudo??
-Se eu pegar a 370 Dx, colocarei tb um escudo preto, pois ela é toda preta...
Pergunta: É dificil furar ela??? Sera que fica bom??? tem que ver por que os caps dela acho que são presos naquela moldura dos caps!
|
Netto Abbott Veterano |
# mai/06
· votar
Maurício Bertola
Você constrói guitarras ou isso é só com o Seiji?
To querendo fazer um orçamento p uma réplica da Washburn Dime 333.
|
Marcel MSL Veterano |
# mai/06
· votar
Tô com uma probleminha no meu equalizer,
as frequências de 800hz e 1.6k dão interferência(apito) quando passam da metade, seria o caso de limpar?!! ou é problema de algum componente?
valeu
|
lespaulbabilon Veterano
|
# mai/06
· votar
Helpem:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/133489/
|
Fábio Seiji Luthier |
# mai/06
· votar
maykow_torres
-Se eu pegar a 350 DX, eu colocarei um escudo preto, e deixarei ela somente com dois Humb. Isso é dificil??? Onde arrumo esse escudo??
Precisa procurar em lojas, mas deve encontrar sim, senão vai ter que mandar fazer.
-Se eu pegar a 370 Dx, colocarei tb um escudo preto, pois ela é toda preta...
Pergunta: É dificil furar ela??? Sera que fica bom??? tem que ver por que os caps dela acho que são presos naquela moldura dos caps!
Eu não aconselho a colocar escudo em guitarras que originalmente não tenham escudo, imagina que todos os controles que originalmente estão presos na madeira vão ter um escudo por cima... ou vc recorta abre um buracão co corpo da guitarra que vai ter uma tampa traseira e um escudo na frente ou os controles vão ficar mais baixinhos pq vão ter um escudo por cima correndo o risco da chave seletora ficar raspando na posição das pontas... não não, desencana!
|
Fábio Seiji Luthier |
# mai/06
· votar
Marcel MSL
esse tipo de problema é aconselhável a levar num técnico
tá me parecendo realimentação e isso pode significar algum componente queimado ou em curto.
lespaulbabilon
já helpei
|
powerguitar10 Veterano |
# mai/06
· votar
Fábio Seiji
valeu Fabio!!!
o/
|
Marcel MSL Veterano |
# mai/06
· votar
Fábio Seiji
valeu fábio..
|
Fábio Seiji Luthier |
# mai/06
· votar
maykow_torres
Marcel MSL
vcs me deve um sorvete, hehehe <brincadeira, estou resfriado>
|
Marcel MSL Veterano |
# mai/06
· votar
Fábio Seiji
só se for sorvete seco (aquele que vem com uma balão em cima)...
|
Fábio Seiji Luthier |
# mai/06
· votar
Marcel MSL
nossa, nem sabia que ainda existia isso, hehehe.
é aquele pirulito, né? hahaha coisa das antigas
|
Marcel MSL Veterano |
# mai/06
· votar
Fábio Seiji
eheheh, só os velhão lembram desse..
o pirulito é o melhor ! ! !
eita infância boa, hehe
|
Fábio Seiji Luthier |
# mai/06