Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# mai/06
· votar


Rowashburn
já tentei pintar mdf com spray e ficou um lixo, parecia que a tinta evaporava, sumia.
depois disso desencanei, só uso mdf pra gabaritos e coisas assim que não precisam ser pintadas

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


Marcel MSL
Esse transístor não serve, tem que ser Darlington (BC517), e use capacitores de menor voltagem.
Abç

nobre
Veterano
# mai/06 · Editado por: nobre
· votar


Olá Bertola/Seiji, estou me preparando pra dar uma geral na parte elétrica da minha guitarra, é simples, apenas 2 humbuckers e 1 pot de volume de 500k.
Quero trocar o pot por push/pull, até preferia chavinha individual mas nao quero alterar a aparencia da guitarra...
Já desenhei exatamente como estava antes (eu que instalei o humb da ponte), e já planejei o que vou mudar no papel. A unica lacuna que ficou é como trabalhar com a chavinha push pull que eu nunca vi na vida, sei que tem 2 conjuntos de 3 terminais, no terminal do meio vou ligar os fios preto/branco (do dimarzio) e de acordo com o diagrama, tenho que aterrar um dos outros pinos, mas não sei qual a orientação a seguir, seria o pino superior (mais proximo do dial) ou o inferior? Tou seguindo o esquema: http://www.seymourduncan.com/support/schematics/2hum_vol_3way-w-split. html
Uma foto do pushpull q vi na net, é facil achar em casas de eletronica? http://www.stewmac.com/catalog/images_1lg/3738_1lg.jpg
Outra dúvida: é possível ativar o split apenas pro capt da ponte ou para ambos ao mesmo tempo (usando os dois lados do push pull), é recomendavel, ou comum fazer esta ligação? Qual a vantagem e desvantagem de ligar apenas um ou os dois? O cap do braço é um humb daqueles com 2 laminas.

Obrigado antecipadamente a qualquer ajuda!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


nobre
Cara, não há dificuldade alguma, basta seguir este esquema aí.
Abç

nobre
Veterano
# mai/06 · Editado por: nobre
· votar


De qual das pernas na foto eu puxo o GND? Tou perdido quanto a posição dele no esquema em relação a ele instalado fisicamente
Geralmente voce splitta os dois caps simultaneamente? Tem alguma desvantagem nisso? (uma só chave splittando os 2 caps)
Valeu!

Dimebag666
Veterano
# mai/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bom, eu estou qrendo colocar um push pull em uma guitarra, mas como eu acho meio complicado ficar a pertando e puxando o knob, estou pensando em colocar aquela com a chavinha separada, o nome dessa eh potenciomentro certo ???? e como naum entendo nd, qria saber qto um luthier cobra em media pra colocar iss, jah q vai ter q naum soh colocar mas furar a guitarra e tal...qto será q sai??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


nobre
Não, cada chave é para um captador, se vc colocar duas chavinhas, uma para cada captador, a guitarra fica muito versátil. Quanto às "pernas", cada fábrica tem uma "coloração" diferente para cada, confira no site da seu captador.
Dimebag666
Cara, as chavinha chamam-se "mini toggle switch" em inglês, e eu as prefiro aos pots "push-pull", pois, em caso de defeito elas são baratas e bem fáceis de trocar. Quanto ao preço do serviço, bem, vc deve consultar seu luthier.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# mai/06
· votar


nobre
De qual das pernas na foto eu puxo o GND? Tou perdido quanto a posição dele no esquema em relação a ele instalado fisicamente
Geralmente voce splitta os dois caps simultaneamente? Tem alguma desvantagem nisso? (uma só chave splittando os 2 caps)
Valeu!

Se vc ligar o pino de cima no terra vc estará splitando o cap quando o potenciômetro estiver puxado, para cima.
Vc pode aproveitar o lado esquerdo desse seu esquema pra splitar ambos, mas vc só terá essa opção; ambos ou nenhum.

Dimebag666
Como o Bertola falou essas chaves chamam "mini toggle"; aqui ela tem nomes diferentes pra cada loja, mas o nome técnico eu acho que é chave de 6 terminais e 2 polos; não tenho certeza!
Outra opção são os pot push-push, onde vc só aperta para fazer a mudança, quando quiser voltar aperta novamente; porém elas são ainda mais caras que os push-pull.

Dimebag666
Veterano
# mai/06
· votar


Fábio Seiji
entaum, tipo vc tem q comprar o potenciometro q vem com a chavinha certo???eh aquela q vc tem q "furar" a guitarra pra insatlar neh??? o push pull pra mim era q era colocado no knob, ai vc apertava e levantava, essa q eu falo eh uma chavinha q vc muda como fosse a mudança do cap q vc ta usando, mas eh uma chave separada, e qro saber o preço do potenciometro ???

nobre
Veterano
# mai/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
obrigado!

Dimebag666
a mini toggle (parecida com o seletor de captador) não precisa de potenciometro, basta o luthier furar a guitarra e fazer a instalação eletrica. O push pull que é colocado no knob, ele substitui o seu pot de volume ou tone e adiciona a opção de apertar/puxar

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mai/06
· votar


opa, sou leigo no assunto e estou precisando de uma ajuda ai!

eu estou com uma jackson aqui que esta com emgs 81, porem creio que o antigo dono mudou os caps sem mudar os pots, e li no site da emg que precisam ser de 25k, percebi isso pois os caps nao dao volume como outras guitarras com o mesmo captador (o guitarrista da minha banda usa um), tenho quase certeza que sao os pots pois troquei a bateria 2 vezes, testei em amps diferentes, cabos diferentes, subi a altura do cap e nada, continua dando menos volume que o normal, entao queria saber se esse daqui serviria pra jackson: http://www.soundhouse.co.jp/shop/ProductDetail.asp?Item=1230^5710190^^
ou tem este tambem que me parece ser pra les paul, http://www.soundhouse.co.jp/shop/ProductDetail.asp?Item=1230^5710170^^
gostaria de saber ai de vcs qual eu poderia usar? li no site tambem que preciso ter um jack diferente, stereo, como seria isso? alias, existe alguma maneira de confirmar se os pots sao os certos ou nao?
agradeco ai pela atencao!

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mai/06
· votar


continuando o post de cima, acabei de olhar e achei algo interessante, a parte eletrica possui um negocio verde, nao sei o nome daquilo, no esquema de ligacao que existe no proprio site da emg ensina que ele deve ser ligado no pot de volume e tom, porem as duas pontas da peca verde estao ligadas somente no pot de tom! isso pode influenciar em algo?

Gasoline
Veterano
# mai/06
· votar


Rodrigo Yoshida
Sim, os pots tem que serem de 25k, até aonde eu sei. Cuida que nos teus links tem um pot tipo A e um tipo B (Linear e Logaritmo, respectivamente, se não me falha a memoria). Vê certinho qual tu prefere, para não estranhar depois.

Sim o jack tem que ser estereo, para alimentar a bateria. No caso, a bateria só é ativada (os caps "ligam") quando o cabo está colocado no jack. Com jack mono não tem como fazer essa ligação, eu acho, ai a bateria ficaria sendo usada 100% do tempo, até com a guitarra desligada.

A peça verde seria um Circuito Impresso ? (tipo placa de computador?) se for, deve ser ligado tanto no volume como no tom, para que o captador possa alcançar seu funcionamento pleno.

Bom, acho que é isso, desculpa não poder ajudar melhor, mas não sou expert em EMGs.


PS. Trocou teu equipo ? hehe.

Fábio Seiji
Luthier
# mai/06
· votar


Dimebag666
Vc é quem escolhe se vai querer instalar uma minitoggle (precisa fazer um furinho) ou trocar uns dos potenciômetros da sua guitarra pelo push-pull ou push-push; assim não precisa abrir buraco novo, mas a peça sai mais cara.
o preço vc pode pesquisar no site da vintage ou em outras lojas.

Rodrigo Yoshida
Os caps ativos da EMG já vem com os pots quando se compra, então, fala pro luthier que instalou que ele pode ter esquecido de trocar os pots.
Essas pecinhas verdes que vc tá falando devem ser os capacitores, preciso verificar no schematic pra conferir a ligação.

Older_Guitar
Veterano
# mai/06
· votar


Uma dúvida que me surgiu agora:

Qual o jeito certo de escrever/falar, seria Lutheria ou Luthieria?
Ou ambos podem ser considerados corretos?

THE GUITAR MAN
Veterano
# mai/06
· votar


Salve amigos!

To com a pulga atrás da zoréba:

Tenho 3 guita, 1 Epi LP Std original, uma SX strato SST62 com caps Hot alnico e tarrachas Fender vintage 62, logo mais uma ponte fender tb e a primeira que comprei foi uma Ibanez Gio GRG270, que só me deu dor de cabeça com o lance da Floyd Rose, estourava corda não tinha geito, era muita treta pra regular! já estive pensando em turbiná-la com uns caps evolution ou Fred, Paf Pro, sei lá, mas como já ouvi muita critica desse instrumento, venho a perguntar (sei que é muito pessoal, mas mesmo assim opinem) Vale a pena turbinar essa guita? Ou ela é uma guita ruim e eu devo realmente passá-la nos cobres?

Obrigado a todos que opinarem!

Fábio Seiji
Luthier
# mai/06
· votar


THE GUITAR MAN
No seu lugar eu venderia ou trocaria por equipamento, afinal vc ainda tem outras 2 guitarras; mas como vc mesmo citou... isso é muito pessoal !

Older_Guitar
Eu não sei, nunca fez diferença pra mim.
Pra mim eu sou apenas um aprendiz de construção de guitarras e baixos elétricos.

THE GUITAR MAN
Veterano
# mai/06
· votar


Fábio Seiji

Ótimo, apenas confirmou o que tinha em mente, vou investir em qualidade musical, aliás, como eu estou curtindo muito a SX SST62, já coloquei caps cabrera hot alnico e um conjunto de tarrachas fender vintage das modelo 62 mesmo, tem uma ponte Fender sorrindo pra mim no balcão da loja, custa 300,00, compensa investir uma fração do dinheiro da ibanez que vou vender nessa ponte? Qual o resultado dessa troca? vale mesmo a pena?

Eu não sei, nunca fez diferença pra mim.
Pra mim eu sou apenas um aprendiz de construção de guitarras e baixos elétricos.


Hauahauhauhauhauhau...

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mai/06
· votar


Gasoline
Fábio Seiji

opa, entao, a guitarra na verdade eh do guitarrista da minha banda, estou fazendo uns "rolos" nela e estou usando ela pra tocar na banda, e ele me disse que ela ja veio assim de fabrica! mas acho que ele nao tem certeza pois pegou a guitarra usada, de qualquer maneira eh normal ela vir desse jeito?
o negocio verde que disse eh algo parecido com uma "bala", no esquema que peguei no site da emg diz que ela tem que ficar ligada no tom e volume, sendo que as duas pontas dela estao ligadas apenas no tom
ah soh pra garantir, o captador nao falha, o problema eh apenas falta de volume mesmo, existe algum outro motivo que pode ocasionar isso?

Fábio Seiji
Luthier
# mai/06
· votar


Rodrigo Yoshida
Eu acho que as ligações devem estar erradas, mas só dá pra ter certeza com ela em mãos, porisso é melhor vc levar num luthier mesmo.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mai/06
· votar


Fábio Seiji

entao, soh por curiosidade, os pots normais que vem nas guitarras sao quais? esse mesmo colega q toca na banda tem uma soloist e mandou colocar pots de 500k, ele disse que os anteriores eram de 250k, noq isso influencia? como funciona essas medidas?

Luckas_Guitar
Veterano
# mai/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

A pergunta é mais da parte elétrica, é que a entrada pra fonte do 9v da minha zoom tá dando uns mal contatos, aí tenho q ficar procurando uma posição pra ela ficar ligada, senão a pedaleira fica ligando e desligando. Tem alguma manha pra estabilizar isso.

Valeu!

Rezende xD
Veterano
# mai/06
· votar


Eu tava procurando algumas respostas pra mim mas nauma achei do jeito q desejava, como vc manjam mais vim aki. Minha situação: começei a tocar a naum mto tempo mais to progredindo rapido, mas treino com violão pro enquanto. Então estou a procura de uma guitarra para mim, vou mostrar oq eu vi e q posso comprar, falem sobre qual melhor preço custo:

Tagima T735 Special Series- eu achei essa por R$530,00, com bag e talz...

Ibanez Rg170DX, tava R$640,00.

Samick Artist Series, essa eu apenas vi masi naum sei o preço... vi gente falando mal e gente falando bem... como está usada naum sei se trocaram os captadores por melhores... mais qual eh o preço normal e vale a pena comprar uma dessas ou e preferivel alguma das de cima?

Ou existe alguma Guitarra no preço medio de 500 reais q tbm vale a pena comprar?

THE GUITAR MAN
Veterano
# mai/06
· votar


Bom, vou dar um repeteco aqui,

tenho uma SX Strato modelo SST62 - as primeiras SX - réplica Fender, coloquei caps cabrera hot alnico, fiz um setup legal com meu luthier e troquei as tarrachas originais por tarrachas fender vintage do modelo das 62. Tem uma ponte Fender sorrindo pra mim no balcão da loja, custa 400,00, compensa investir nessa ponte? Qual o resultado dessa troca? vale mesmo a pena?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


THE GUITAR MAN
Não.
Rodrigo Yoshida
Quanto maior for a medida do pot, mais agudo ele "deixa passar"
Rezende xD
Shelter SST-62 ou Michael SSG. Evite guitarras, nessa faixa de preço, com pontes tipo "Floyd-Rose".
Abçs

Fábio Seiji
Luthier
# mai/06
· votar


Luckas_Guitar
precisa consertar, pode ser o plug da fonte ou da zoom.

Fábio Seiji
Luthier
# mai/06
· votar


THE GUITAR MAN
Sua pergunta é muito subjetiva... acho que antes de nos fazer essa pergunta vc deveria pergutanr a sim mesmo.

THE GUITAR MAN
Veterano
# mai/06 · Editado por: THE GUITAR MAN
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ok, pelo que li, na sua opinição não compensa.
Obrigado

Fábio Seiji

Opa, não é subjetiva esta pergunta, aliás é muito objetiva!
A questão é, já me disseram que a ponte da SX é uma ponte vagabunda e que se colocasse uma ponte dessas que eu comentei o timbre da guita muda, desculpe mas isso nao é subjetivismo, é dúvida mesmo o que perguntei é: Vale a pena mesmo? Muda o timbre mesmo? O que muda com essa mudança na guita?

Fábio Seiji
Luthier
# mai/06
· votar


THE GUITAR MAN
Cara será que vale à pena eu fazer depilação à laser no meu rosto pra eu não ter mais que fazer a barba diariamente???
Entendeu o quanto a sua pergunta é subjetiva?
Vc tem o dinheiro disponível pra comprar essa ponte?
Vc não tem outras prioridades em equipamentos pra investir esse dinheiro?
Sua guitarra apresenta ruído, será que não compensa investir numa boa blindagem?
Se vc tá curtindo a sua guitarra seria o caso de trocar alguma coisa?
Vc gosta tanto a ponto de investir mais 400 reais nessa guitarra e não trocá-la por outra mais bonita e já com uma ponte legal?

Eu não tenho a menor idéia da sua relação com essa guitarra, se vc gosta da cor, se vc tá gostando do timbre, do conforto de tocar e etc, da mesma forma que vc não sabe se fazer a barba todos os dias me incomoda, se irrita a minha pele, se me toma tempo e etc.

Entendeu pq eu falei pra vc se perguntar antes?

THE GUITAR MAN
Veterano
# mai/06 · Editado por: THE GUITAR MAN
· votar


Fábio Seiji

Tudo bem bixo, a questão é:

estou perguntando isso não pq eu vou fazer esta troca do "nada" apenas me ocorreu a dúvida, pois me disseram que seria uma boa, apenas perguntei se realmente vale a pena e se realmente tem essa diferença toda...

De qq forma, desculpa o incômodo.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)