Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


R.lavoura
Sim, fica.
Cara, construir violões é bem difícil e exige a posse de muitas ferramentas específicas, e, se vc não é um luthier experiente, nem tente.
Abç

Osiris_ DONA MAG
Veterano
# out/07
· votar


olá, estou há algum tempo pesquisando mas não encontrei esta resposta.

qual é a madeira do corpo da Jackson JDR-94 japonesa.

Muito Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


Osiris_ DONA MAG
Basswood.
Abç

Osiris_ DONA MAG
Veterano
# out/07
· votar


valeu.

abraços.

Fernando de almeida
Veterano
# out/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, não sei é ocaso de vc me responder ou eu deveria perguntar ao Pedrone .... mas vamos lá .... Eu sei que os GIANNINI TREMENDÃO não tem distorção ... Se eu tiver um pré poderoso e mandar muito som na entrada do ampli, eu consigo saturar as válvulas???? Outra, dizem que um simulador de amplificador em ampli valvulado não fica legal, é verdade????

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


Fernando de almeida
Cara, o pré terá que ser configurado pra produzir distorção, mas mesmo assim continuará a ser distorção de pré.
Isso depende do amplificador. O meu amigo Sandro Carvalho (com quem irei tocar nessa 6ª e sábado), possui um POD, que ligado ao seu Mesa Boogie fica uma m..., mas ligado no loop do seu Marshall JTM60 (como pré) fica legal.....
Como o Tremendão é um Fender, creio que o som não fique lá muito legal, mas só testando pra ver (ouvir) mesmo.
Abçs

catselidis
Veterano
# out/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Amigo, poderia me dar uma orientação? Estou com uma variax 600 - ponte flutuante LRBaggs e mandei a um luthier pra ele baixar a ação e regular o braço - ela voltou com o braço perfeito - retinho, mas não baixou muito a ação não. Ele me disse que por causa da ponte flutuante e do braço dela (que é ligeiramente arredondado) e também do encordoamento que pedi pra colocar (elixir .010) é impossível baixar demais, senão trasteja. Eu não diria que está alto, porém particularmente gostaria de um pouco mais baixo - existe essa limitação estrutural realmente? Ele escavou um pouco as rais do nut e baixou um pouco a ponte, mas bem pouco...
Alguma dica que possa me ajudar?
Grato!

Osiris_ DONA MAG
Veterano
# out/07
· votar


olá, desculpe perguntar de volta, mas qual é a configuração (madeira do corpo e braço) da tagima T-635?

Valeu.

R.lavoura
Veterano
# out/07
· votar


Mas quais seriam as madeiras indicadas , para o fundo , lateral ,tampo e braço ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


catselidis
Não conheço este instrumento, porém creio que é possivel sim baixar mais a ação, mas isso dependeria de uma nova regulagem da ponte e possivelmente de um polimento dos trastes. O fato de ser 0.10 não pressupõe ação mais alta não.
Osiris_ DONA MAG
As Tagimas 635 possuem corpo em marupá e braço em pau-marfim.
R.lavoura
Fundo e laterais, cedro ou mogno, tampo pinho sueco, braço cedro ou mogno, escala jacrandá.
Abçs

R.lavoura
Veterano
# out/07
· votar


Valeu Bertola .
mas uma coisa voce conhece algum site com escalas , e materias sobre lutheria ?

B.Frusciante
Veterano
# out/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá novamente ^^
Falando sobre baixar a tensão das cordas..
O que seria exatamente isso? É tipo a altura das cordas ou a 'dureza' dela?

Eu queria saber, pois eu não faço idéia de como se faz isso, aonde se mexe(não que eu queira fazer por mim), é no tensor do braço?
Bom, tendo como referência uma stratocaster com ponte tremolo standard, a altura das cordas seria naqueles parafusos sem cabeça que fica em uns buracos nos saddles. As oitavas, seriam nos parafusos que movem o saddle para tráz ou para frente. Agora enquanto a tensão, eu não sei.

Valeu ^^

leo22
Veterano
# out/07
· votar


Olá BERTOLA e SEIJI!! Eu gostaria que vocês me sanassem uma dúvida, que até esta em um tópico q criei mas acho q poucas pessoas sabem responder....

Bom, em termos de sonoridade, vocês poderiam fazer um mini comparativo entre Soft Maple e Basswood?

É que não encontro por ai muitas descrições desse Soft Maple usado em corpos de guitarras.

Obrigado desde já!!
Abçs

Soulface
Veterano
# out/07
· votar


leo22
Existem poucas especificações sobre o Soft Maple justamente por não ser uma madeira muito utilizadas par a construçãod e corpos em si. No máximo, como top, colado em cima de uma peça de mogno.
Mas em todo caso, é uma madeira q puxa mais pra agudos e médio-agudos. Perde um pouco nos graves, e daí q vem a ombinação "perfeita" com o mogno.

Quanto ao basswood, é talvez a madeira mais equilibrada (netre as famosas) em termos de graves, médios e agudos. Não puxa pra nenhum dos lados.
Corre por aí uma fama de q seja uma madeira ruim. Mas é o carro chefe da Ibanez. E Ibanez é uma das fabicantes mais importantes do mundo.
Enfim, é procurada pra quem procura por versatilidade no timbre.

leo22
Veterano
# out/07
· votar


Soulface

Obrigado!!

É que estou pensando em comprar uma guitarra com floyd para umas levadas mais "metalicas", porém eu queria um timbre diferente da minha feita de Agathis.

Estava pensando na Viva gold mas pelo visto o som é mais puxado para os agudos msm....

Enfim, obrigado pelo post!!!

Soulface
Veterano
# out/07
· votar


leo22
Lembrando q não é apenas a madeira q vai determinar o timbre final da sua guitarra.
Existem fatores q vão influenciar aí tb.
Captadores, pedais (equalizador principalmente), amp...
OQ as madeiras indicam é apenas uma característica.

leo22
Veterano
# out/07
· votar


Soulface

Ah sim, isso eu ja tenho em mente. É que minha experiencia em tocar guitarras diferentes da minha, é muito limitada , não passando de alguns testes em lojas hehe, por isso queria ouvir opiniões sobre o quanto a madeira influencia no timbre final...

As guitarras que estão no meu alvo, são a Cort Viva Gold ou as X-6 e X-11, pois parecem ter um bom custo beneficio.

Aproveitando que vc me respondeu, é possivel compensar a falta de alguma frequencia na guitarra, com a troca de captadores?

Abçs!

Soulface
Veterano
# out/07
· votar


leo22
Bom... as características de timbre de determinad madeira não podem ser determinadas exatamente por frequência. Isso pq envolve muitos fatores, desde o clima em q a árvore foi plantada, até o corte desta madeira.
E sinceramente, escolher uma guitarra se preocupando com isso, pra mim, é perda de tempo.
Qnto à captação, já é algo mais controlável. Pois são feitos já com características deteminadas.
Se vc pegar 2 captadores iguais, eles terão exatamente o mesmo timbre. Coisa q não acontece com vc pegando 2 madeiras da mesma espécie.

Mas enfim, eu acredito q dê sim pra suprir algumas "carências" timbrísticas da guitarra com captadores adequados sim. Assim como uma Fender vai soar mais grave em um Mesa Boogie do q em um Marshall.
Mas as características em si, vão continuar ali.

pacman jp
Veterano
# out/07
· votar


Bertola e/ou Seiji (e Alface, caso possa ajudar)

to com um baixo de 82, um Giannini que ta meio acabado, a captação tá precisando alguns reparos, mas ainda funciona. ele foi durante um bom tempo usado como fletless por um bruta baixista da minha cidade que dizia que o som dele é muito bom, um bom timbre (dizia isto mesmo antes de querer vender o baixo, que é dum cara da banda dele. considero qu era sincero, pois ele deixava de tocar com um Cort top de linha pra usa-lo).

pois bem, to querendo fazer uma "restauração" neste instrumento. arrumar o braço que tá empenado, trocar escudo que tá russo, os parafusos enferrujados, limpar e/outrocar algumas ferragens... e bateu uma vontade de mudar a cor dele... é aquele verde meio sem graça dos modelos Fender Bass, bem classico, mas que não me agrada.

bateu então algumas ideias, como pintá-lo de branco e desenhar alguma caricatura nele, algo discreto, ou lixá-lo, fazer a colagens de tirinhas (quadrinhos em preto e branco) e invernizá-lo, ou até entalhar algum desenho nele.

eis minhas dúvidas, algumas técnicas e outras pessoais:

1º) o que devo considerar ao fazer as mudanças que pretendo? tanto na parte sonora quanto a estética. (sejam pessoais mesmo, se acharem absurdas ou ridiculas as minhas ideias, estejam a vontade para falar)

2º) o que eu devo procurar não mudar, o uque eu devo mudar de qualquer jeito?

3º) os captadores estão enferrujados tbm. o que faço para retirar essa ferrugem sem deteriorar (mais) o equipamento?

4º) teriam alguma ideia para eu mudar a cara do meu instrumento? pode ser qualquer coisa, desde colagens, pinturas, mudança no formato... desde que seja de bom gosto (isso é um tanto subliminar, mas ta de boa...)

desde já eu agradeço a vcs!

R.lavoura
Veterano
# out/07
· votar


Os tensores em violao , é igual aos de guitarra ?

Tiruk
Veterano
# out/07
· votar


R.lavoura
violão de nylon não tem tensor

João Pedro Strabelli
Veterano
# out/07
· votar


Alguém aí sabe qual é a marca e o modelo da guitarra usada por East Bay Ray nesta foto: http://www.deadkennedys.com/bmembers/bandmembers_ray.htm

boSS
Veterano
# out/07
· votar


Tiruk
R.lavoura
violão de nylon não tem tensor

Nem tanto, tenho um violão de nylon, um EAGLE dh-69 que tem tensor sim..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


B.Frusciante
Estou me referindo a baixar a ação (altura das cordas em relação ao braço), não à tensão. Claro que cordas mais baixas dão a impressão que estão menos tensas.
pacman jp
Bem, em 1º lugar recomendo que vc leve seu baixo para um bom luthier. É mais seguro.
Desenhar, esculpir ou colar coisas em instrumentos não é uma boa por vários motivos, mas vou citar o mais importante: Com o tempo aquilo cansa e passa a incomodar. Pinte seu instrumento em uma côr que lhe agrade, que seja "clássica" (coisas simples e clássicas não cansam nunca nem saem de moda).
Toda a parte elétrica deve ser refeita, e os captadores limpos, raspando-se os polos com um canivetinho e depois passando um pouco de WD-40 e lixa fina, por fim ele deve ser limpo com silicone.
Abçs

Tiruk
Veterano
# out/07
· votar


boSS
bom, a grande maioria que eu vi até hoje não tinham tensor

pacman jp
Veterano
# out/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

ok. agradeço a dica. o lance é que aqui na minha cidade não tem luthier, e o que tem mais proximo, além de muito careiro (cuida sozinho de parte do estado, então põe os preços que quer), não é dos melhores. logo, a parte da pintura, eu iria fazer junto com meu tio que sabe o que faz, e a parte elétrica e ajustes, com um cara de uma loja de instrumentos daqui, o cara num é um expert na parada, mas sabe o que faz.

quanto à pintura, que tipo de tinta eu devo usar?

outra coisa é, aquele "isolamento" feito na parte de baixo do escudo, é feito com que material? penso na possibilidade de fazer um escudo em acrílico, é necessário o uso deste material?

traduza pra mim: o que ser WD-40 ?

os captadores precisam ser abertos para essa limpeza, ou só a extremidade externa tem que ser limpa?

desculpa o pergaminho extenso, ams num quero fazer (grandes) burradas no meu instrumento... hehehe
(se bem que o ideal para isso é procurar um profissional, mãs...)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


pacman jp
A tinta é a automotiva mesmo.
É folha de alumínio, do tipo que se usa em "quentinhas".
WD-40 é um spray anti-ferrugem.
Não precisa e nem se deve abrir.
Abç

Crazy Guitar
Veterano
# out/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Soulface
fala caras, blz?
eu to com um problema aqui: minha guitarra ta totalmente sem sustain! sera que tem alguma coisa que possa me ajudar a ter mais sustain?

Meus equipamentos são:

Guitarra Cort X-6
Pedais BOSS DS-2 e Landscape Echo Delay
Amp JPLSound

vlw ai!

faeljv
Veterano
# out/07
· votar


Olá, Bertola!

Tenho uma gibson les paul studio e preciso trocar a ponte dela. A minha tune-o-matic já tá toda enferrujada. Estou pensando em comprar uma roller bridge, mas desisti de instalar uma bigsby. Vale a pena colocar uma roller bridge, mesmo que eu não vá instalar uma bigsby? Ela afeta o sustain ou a estabilidade da afinação da guitarra? A vantagem que vejo é a diminuição na quebra de cordas na ponte. Mas é só essa a vantagem? Achei uma ponte schaller roller barata e fiquei a fim de comprar. Você recomenda? Ou é melhor uma tune-o-matic normal mesmo?

Abraço!

SweetDistortion
Veterano
# out/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola e SEIJI
Aqui em Fortaleza está difícil de se encontrar marfim. Será que no Brasil todo está assim? Se eu quiser montar uma teleca, existe substituto para marfim caso eu não encontre quando o projeto sair do papel?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)