Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# out/07
· votar


SweetDistortion
aqui em sp eu encontrei pau-marfin ate que facil.
aguarde os mestres responderem, mas ate onde eu sei, essa é a madeira mais facil de encontrar pra braço.

gualtersouza
Veterano
# out/07
· votar


SweetDistortion
Aqui em Minas está bem difícil achar isso.
Já achei mogno, mas não acho pau-marfim.
Marfim, então, nem se fala...rsrsrs (desculpe, mas não pude evitar)
Abç. Gualter

pacman jp
Veterano
# out/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

eu devo então estar enganado... o material é um preto, parece ser material plastico, deduzi que era isolante... pq isso?

este material preto é mesmo condutor? se possivel, me passe uma explicação desta parte da parada.

grato

paulgilbert
Veterano
# out/07
· votar


Luthieres, tirem duas duvidas

comprei uma tagima hoje, de 98 talvez (pelo serial do head), mas o head dela é assim,
http://img509.imageshack.us/img509/6850/setembro012nq4.jpg
isso é uma tagima mesmo? das antigas eram assim?


e outra coisa
P90 é modelo de captador (tipo JB) ou é estilo de captador? (tipo humbucker, single?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


Crazy Guitar
As razões podem ser muitas, só um luthier pode diagnosticar.
faeljv
Colocao "roller bridge" sem alavanca é "chover no molhado". Não mudará ou melhorará nada, mesmo a quebra de cordas, basta limar com cuidado os rastilhos de uma ponte normal.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


SweetDistortion
Aqui no RJ não está não. se for substituir procure Tauarí-branco ou Peroba clara, para a escala, ipê.
pacman jp
Acho que vc está se referindo à tinta anti-condutiva. Não gosto muito deste material, prefiro o metal (alumínio ou cobre mesmo).
paulgilbert
Essa aí é uma Tagima Classic (boa guitarra). P90 é um single de alta saída, tem o tamanho de um Hb.
Abçs

paulgilbert
Veterano
# out/07
· votar


Essa aí é uma Tagima Classic (boa guitarra).
fico feliz e aliviado ao ler isso
=D

P90 é um single de alta saída, tem o tamanho de um Hb.
mas minhas duvida é tipo...

P90 é um modelo de captador? tipo, todos os P90 são iguais? (os que vem nas epiphone gold top, les paul jr, telecaster), ou o P90 é o desenho do captador (dai tem da gibson, seymour, dimarzio)?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


paulgilbert
É um desenho clássico da Gibson que foi construído também por outras marcas, inclusive mais baratas. A forma de construção é single-coil.
Abç

SweetDistortion
Veterano
# out/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Seiji
V6 conhecem os captadores Lollar? Tô querendo colocar uns na minha Strato. eu adorei os da tele eu queria mandar fazer uma tele com eles.

SweetDistortion
Veterano
# out/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
gualtersouza
kiki
Valeu, gente!

pacman jp
Veterano
# out/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

peraí...
num mesmo lugar, podem ser usados materiais anti-condutores ou condutores?

num entendi isso... poderia me explicar?

Luke Strat
Veterano
# out/07
· votar


O Bertola!!!!
Cara é o seguinte, tenho uma Fender Stratocaster com ponte tipo Vintage, e to com um problema sério de quebra de cordas no carrinho (é no carrinho mesmo e não no furo da base da ponte), já lixei com lixas finas, já lixei com a corda e joguei grafite, já mandei no luthier, e nada resolve, da no máximo uma semana e a corda (principalmente a D) estoura lá.
Po, não queria tirar o visual e nem a originalidade do instrumento, o que eu posso fazer para sanar de vez esse problema?????

kochh
Veterano
# out/07
· votar


Luke Strat
Troque os carrinhos da ponte.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


Luke Strat
O kochh deu uma boa solução, principalmente se vc já levou a um luthier.
pacman jp
Eu escreví errado, o alumínio (ou o cobre) é condutor.
Abç

arisimoes
Veterano
# out/07
· votar


ol agente gostaria de saber se ficaria legal uma guitarra com esse tipo de aptador Seymour Duncan SH-13 DIME BUCKER ceramico numa strato

|| / ||

no caso eu iria colocar dois duplos e 1 single esse captador eh parecido com o captador de tele
se alguem ja fez isso me diz aee obrigado

Soulface
Veterano
# out/07
· votar


arisimoes
gostaria de saber se ficaria legal
Olha cara... a única pessoa q pode dizer se fica legal ou não é vc mesmo.
Nada garante q o meu gosto é igual ao seu.
Eu posso achar maravilhoso enquanto vc acha uma droga. Ou vice-versa...

arisimoes
Veterano
# out/07 · Editado por: arisimoes
· votar


ahuahuahaua vlw eu to numa duvida cruel se compro uma washburn x24tr ou se eu pego uma menphis by tagima a diferença de preço ta em 300 reais dai com eu to iniciando e vai ser minha prieira guitarra to em duvida se compro pronta ou mando fazer

Soulface
Veterano
# out/07
· votar


arisimoes
Apesar de ser luthier e estar sempre qrendo vender o meu peixe (hehehehehehe!), se vc está começando agora eu não aconselho mandar fazer ainda não.
Guitarra handmade é praticamente um casamento. Vc dificilmente vai conseguir um bom retorno no caso de uma eventual revenda.
Sem contar q, só vale a pena mandar fazer uma guitarra, se ela for feita do jeitinho q vc qr. Adaptada ao seu estio, às suas mãos, à sua pegada...
E como vc ainda está começando, vc ainda não tem tanta intimidade com o instrumento assim pra saber exatamente oq vc qr.
É um investimento muito alto em algo q mais pra frente vc pode ahcar q não era exatamente aquilo q vc qria.
Compre uma guitarra masi ou menos por enquanto, vai testando inúmeras marcas e modelos. E ao longo do processod e aprendizagem vc vai dascobrindo oq te satisfaz.
Aí, é só procurar um profissional sério e mandar bala!

Grapow
Veterano
# out/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

bertola vc conhece essa shelter?? o que acha???

http://www.habro.com.br/shelter/nashville.asp

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


Grapow
2ª linha da Shelter.
Prefira a Condor CLP II
Abç

denier
Veterano
# out/07 · Editado por: denier
· votar


Alguem ai conhece as guitarras da "JAY TURSER" ?

eh que eu to com uma naum conheço ela direito poderiam me dar uma ideia ?

Se compensa colocar uns caps legais e tal...

denier
Veterano
# out/07
· votar


tem como reforma captadores ?

paulgilbert
Veterano
# out/07
· votar


Ae luthieres

mandei email pra tagima

e eles me informaram que a minha tagima é uma TG 535

alguém tem alguma informação sobre ela? ele disse que é mais antiga que a 635 e que a classic

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


denier
É uma marca do tipo "entry level". Já tive com uma na mão e achei razoável. Confira a espessura do corpo, se for em torno de 45mm, pode comprar, se for menos que isso (40mm), não.
denier
Tem, mas só vale à pena se vc tiver um "vintage" nas mãos, pois é um procedimento caro e que pouquíssimas pessoas fazem no Brasil.
paulgilbert
Não conheço essa designação, mas, se for anterior à 635, é boa também.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


post duplo

pacman jp
Veterano
# out/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

então a tinta é CONDUTIVA? como/onde/por qual nome ou marca eu acho esse material?
acredito que será mais facil trabalhar com ele, sendo que não acharei luthieres por aqui...
(acho que pintar um escudo é mais facil de dar certo ao fazer um revestimento cobreado, ou sei lá como isso funciona... hehehe)

agradeço as dicas!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


pacman jp
Cara, como lhe disse, eu não gosto desse material, pois não proporciona bons resultados (até agora eu não os obtive).
Não conheço quem venda aqui no Brasil, lá fora tem. Vc mesmo pode fazer, com tinta misturada à grafite (em pó).
Abç

Levy Fialho
Veterano
# out/07
· votar


Boa tarde a todos, eh meu primeiro post nesse forum vou tentar ser o mais breve possivel.

Eu tenho uma fender squier.
Comprei uma ponte trmolo vintage da fender, nao consegui instala-la.
Contactei um luthier aqui no RJ, o lance e que eu quero montar uma guitarra o mais parecida possivel com o modelo especial da Strato - SRV. (A guitarra custa 9.000 reais, eh um absurdo, por isso decidi montar uma.)

Estou com captadores texas special , a ponte, traste corda tudo pra montar, a grande duvida e a segunite:

Eu gosto da minha guitarra, e alem disso nao consegui instalar a ponte nela, (nao encaixa). Decidi intao comprar outra guitarra, mas o material e Cedro indiano (nunca tinha visto) sera que vai fazer muita diferenca pro alder? E como fazer pra ponte encaixar? vou ter que serrar o escudo ou algo assim? ou tem algum modelo mais antigo de fender que nao tem esse problema?

Outra coisa, a minha squier, estive pensando em colocar captadores Hot noiseless no braco. Se eu trocar o captador do braco tenho q trocar todos?? e a diferenca do Noiseless pro original squier eh realmente tao grande assim ??!

Obrigado,

Levy Fialho
Veterano
# out/07
· votar


Descuple esqueci de dizer, a ponte nao encaixa por que eh Left-Handed (eu não sou canhoto, apenas quero inverter a posicao da alavanca do tremulo pra ela ficar por cima)

B.Frusciante
Veterano
# out/07
· votar


Olá novamente!
Por enquanto que eu não compro uma floyd rose da gotoh para minha guitarra, será que se eu colocar mais uma mola, ficando ao total com 3 molas, diminuiria pelo menos o problema na instabilidade da ponte?
Instabilidade que eu digo e acho, seria por quê quando, por exemplo, eu dou um bend e a ponte desce um pouco, o que é um problema para coisas como bend de duas cordas, já que a outra corda soará desafinada.

Valeu!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)