Autor |
Mensagem |
Slave of hell Veterano |
# jun/07
· votar
Bertola/Seiji ou quem conheça!!!
bertola to na reta final de adquirir minha gx-50....já já paro de te encher ok?
o braço das gx são da mesma espessura dos fenders(ou squier standard,,,fast action)?ou são largos como os da tagima 635
|
kiki Moderador |
# jun/07
· votar
dois comentários:
1 - mais um desabafo. como é complicado deixar esse encontro do braço e do headstock bonito!
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG5342.JPG eu fiz umas pesquisas na internet, com fotos de fenderes e de outras teles. também fiquei analisando a tagima strato do meu irmão e meu baixo samick.
não satisfeito, fui pra pesquisa de campo. testei hoje uma tele squier e uma fender. nenhuma é igual esse encontro!
2 - achei as buchinhas que prendem as cordas atras do corpo. custaram R$ 15 na cristiano vianna, aqui em sp.
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/componentes/buchas.JPG
|
gualtersouza Veterano |
# jun/07 · Editado por: gualtersouza
· votar
Rômulo_DF
Tenho mais alguns dados para ti e quem mais interessar.
Freijó = 590 kg/m3
imbuia = 875 kg/m3
jatobá = 960 kg/m3
Quanto à questão do acabamento com algum tipo de arte, o que fiz foi uma brincadeira no headstock. Fui numa gráfica rápida e solicitei um adesivo com um logo que havia bolado baseado no nome da banda que eu tocava quando tinha meus 15-16 anos. Colei no headstock antes de mandar verniz e polimento.
Vou fazer uma imagem para enviar para vc ver. Isso pode ser feito em qualquer outra região, desde que não prejudique o acabamento que vc for fazer. O quanto isso pode prejudicar ou não, ainda não posso dizer pois essa é minha primeira tentativa de guitarra, mas creio que o fato de estar no headstock ou no corpo não faz tanta diferença. Como optei por fazer com um visual mais enxuto e conservador, ficou fácil.
Essas técnicas de tecido que vc falou eu desconheço.
Abç.
|
kiki Moderador |
# jun/07
· votar
faltou eu botar uma dúvida:
como eu instalo esse jack in?
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/componentes/jack.jpg tem que enroscar essas garras no furo?
gualtersouza
Rômulo_DF
um tipo de problema que eu acho que pode dar é alguma reação indesejada entre o acabamento e a arte. tipo o verniz comer a tinta, ou borrar; ou dar alguma bolha. sei lá.
www.projectguitar.com http://www.projectguitar.com/tut/logo.htm li alguma coisa sobre isso no project guitar nesse tutorial de botar logo no headstock ele fala algumas coisas sobre os produtos a se usar, para não dar problemas. só que tá em ingles, eu não sei dizer o que são exatamente. dá uma olhada que tem varios tutoriais de acabamento.
|
kiki Moderador |
# jun/07
· votar
http://www.projectguitar.com/tut/mat.htm aqui mostra um acabamento com tecido...
|
gualtersouza Veterano |
· votar
Bertola, Seiji e demais amigos do cifraclub
Nasceu minha menina. Ia chamá-la de Frankie, mas o Eddie Van Halen ameaçou me processar e tive de pensar em outro nome. Resolvi batizá-la com o nome da banda que tive quando toquei na minha primeira guitarra: Hope. Modelo: Stratogualter. Não é concorrência da Cica não, hehe.
Está razoável, tenho certeza: afina legal, inclusive oitavas, braço firme (alma de roxinho, certo Bertola?), porém há regiões onde ocorre um leve trastejamento. A conclusão do trabalho não aconteceu sem ajuda de alguém de mais conhecimento. O luthier que me aconselhava me deu as dicas finais e em muitos casos pôs a mão na massa, digo na guita.
Não gostei muito da cor final. Pensei que fosse ficar mais clara, mas a madeira tem dessas coisas de puxar e mudar um pouco sua tonalidade.
Há alguns problemas ainda por ajustar: a mizona trasteja levemente quando toco nas primeiras casas e aquelas coisas chamadas dedos estão com algum tipo de travamento no mecanismo interno. Procurei mas não achei reposição dessas peças. Vai ter de ser com eles mesmos. hehehe.
Strato de frente: http://imajr.com/Strato_final_Junho_2007_-_00_-_frente_148115
Aqui se pode ver uma barbeiragem. Vejam como o escudo traseiro ficou torto. É que teria de ficar alinhado com a ponte para trocar as cordas e deu uma diferença ali. Mas não afetou nada além da estética. Ainda vou ter de analisar mais o que fiz de errado para não acontecer de novo.
Strato de costas: http://imajr.com/Strato_final_Junho_2007_-_02_-_costas_148140
Romulo_DF
Aquilo que te falei do adesivo de grafica está visível nessa imagem.
Basta vc criar a arte... Se vc se interessar, posso buscar a especificação do material aplicado. Fiz 2 logos iguais por R$15,00.
Detalhe da arte no headstock (hehehe): http://imajr.com/Strato_final_Junho_2007_-_03_-_detalhe_headstock_1481 50
Kiki
Você não foi o único a ter problemas com a junção do corpo com o braço. Acabou ficando alguma diferença que não consegui tirar, pois me havia precipitado e definido as demais posições da ponte, o que poderia comprometer a afinação de oitavas, caso mexesse mais nisso. Faltou planejamento, engenharia e experiência. Do lado do 4 traste do corpo para o braço cometi um erro e tive de corrigir com massa, dá para ver o sinal.
Detalhe da junção do braço e corpo: http://imajr.com/Strato_final_Junho_2007_-_04_-_detalhe_junção_com_cor po_148154
Por enquanto é só. Agora, é tocar.... mais uns meses para reaprender.
Abç
|
gualtersouza Veterano |
· votar
Souface
Vc já havia abordado a questão de falta de precisão:
Perda de sustain é provável q tenha. Mas o qnto essa perda é significativa, só depende dos seus ouvidos.
Esse tipo de problema acontece por falta de precisão na construção da guitarra.
Penso que talvez os meus erros possam ser minimizados se no próximo projeto eu desenvolver umas matrizes da área de encaixe. Essa seria a solução ou há outra melhor?
Abç
|
WMMoura Veterano |
# jun/07
· votar
Olá pessoal!
Alguém teria uma tabela com as notas da escala de guitarra com sua respectiva frequência?
Obrigado!!
|
kiki Moderador |
# jun/07
· votar
gualtersouza
Nasceu minha menina
com o soulface sendo pai, e o has4 sendo avo, por um momento pensei que era seu caso...
cara, que beleza. fiquei até emocionado!
não vejo a hora de ver a minha pronta tambem. esse é o perigo, a pressa... foi por isso que o encaixe do corpo com o braço da minha pode virara um porta palhetas! a definição da ponte é tensa mesmo... dá um medo de não afinar! to guardando pro fim pra parafusar a dita cuja.
Pensei que fosse ficar mais clara,
é, acho que um pouquinho mais clara ficava lindona. mas tá muito bom o acabamento. o que voce fez no fim das contas?
parabens!!!
|
kiki Moderador |
# jun/07
· votar
WMMoura
comece com este artigo da wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rie_harm%C3%B4nica_(m%C3%BAsica) o resto voce calcula a partir dessa lógica.
|
kiki Moderador |
# jun/07
· votar
MESTRE BERTOLA!
essa kit mini fuzz ainda existe?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/105543/
ps: como eu to chato hoje, só dá eu nesse topico
|
MAYCON BASS Veterano |
# jun/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola
tudo bem. Se eu trabalha-se com 2 falantes em vez de 4 melhoraria alguma coisa. em relação a saida de ar se eu trabalhar com dois dutos de 4" em vez de dois 3" será que melhoraria o que vc acha. ou vc condena a caixa e recorreria para outra configuração o que vc acha melhor.
abç
|
alfredo.salvarani Veterano |
# jul/07
· votar
kiki
Valeu cara, então eu não desmontei a lyon ainda... ela é minha guitarra caseira, ou seja eu toco nela quando estou em casa treinando... :-)
Bom, quando eu disse que comprei tudo é tudo mesmo, acho que daqui umas 2 semanas chega o neck plate fender 57, ai eu vou testa isso com certeza :-)
O braço da lyon tem 21 trastes como o 57 da fender (vintage), e é claro...
O que eu fiz até agora foi o seguinte, eu peguei o escudo fender 57 original que eu comprei e coloquei em cima da lyon e vi que ele da certinho na parte que fica os captadores, ou seja de um lado encosta na ponte e do outro encosta no braço, então acho que se são do mesmo tamanho nas duas guitarras o braço também deve ser...
Mauricio Luiz Bertola
hhummm, entendi, mas isso fica forte o suficiente par auma junção? Bom, eu acho que se eu fizer isso e depois eu comprar um braço de strato original e não der no corpo de cedro que eu tenho... talvez eu aproveite o embalo e compre um corpo de fender mesmo de alder e ai ela já fica fender por inteiro... :-) e eu deixo esse corpo de cedro na lyon...
Mas eu to achando que essa lyon que eu tenho é copia das fat strat '50 então deve ser tudo a mesma medida... em breve saberei! :-)
[]'s
|
kiki Moderador |
# jul/07 · Editado por: kiki
· votar
alfredo.salvarani
beleza! depois ocnta pra gente se deu certo.
mas isso fica forte o suficiente par auma junção
voce se refere ao acrescimo de madeira, ne? não precisa ficar firme, por que quem segura o braço é o parafuso. essa junção é mais para dar o contato, passar a vibração, eu acredito. os mestres confirmarão isso para nós.
boa sorte. pelo visto sua lyon vai sobrar inteira, depois que voce tiver uma fender.
|
Rômulo_DF Veterano |
# jul/07
· votar
kiki
gualtersouza
Me desculpem a demora para responder, é que ultimamente estou extremamente envolvido com alguns projetos de final de semestre. Eu já previa que o verniz poderia me trazer algum tipo de problema com a tinta ou material do adesivo, por isso antes de envernizar eu pretendia passar uma demão de resina de poliéster, assim não ficaria evidenciado as bordas do adesivo na pintura final e nem provocaria algum tipo de reação do material do adesivo com o verniz. Durante o final de Julho eu estarei em recesso na faculdade e em Agosto estarei de férias do serviço espero finalizar esta pintura, assim que concluir eu passo as fotos. STRATOGUALTER - muito criativo, ainda não comecei a fazer um corpo novo, mas acho que poderiamos evitar este probleminha com o espaço na junção do braço com o corpo se primeiro fosse traçado e usinado o rasgo do braço e somente após sua fixação concluir a posição da ponte (para não haver problemas com a afinação) e começar a usinagem do rasgo da ponte.
|
Rômulo_DF Veterano |
# jul/07
· votar
exemplo de arte do corpo com tecido
aí galera, http://www.guitarplayer.com.br/promo/?id=6
comprei uma revista dessas e nela estavam sorteando a Washburn Guitar Player 10 anos esta com o rosto deboxado do Steve Vai, e segundo o luthier (com acompanhamento de fotos) esta arte foi estampada em tecido branco, e colado sobre o corpo finalizado com resina poliéster, e após a colagem, foi aplicado novamente a resina, nivelado e só então o verniz entrou em ação, como podem ver, o acabamento é muito bom, o problema com o adesivo é que um do tamanho que eu quero (que envolva quase toda a parte frontal do corpo) custa quase 100 reais, portanto estou cogitando o fato de usar papel (bem mais barato), como vocês podem ver no mesmo sitio tem uma que foi forrada com jornal. Assim como a galera do Pink Floyd era viciada em experimentalismos, acho que podemos fazer o mesmo com luthieria amadora (sem querer avacalhar com as técnicas de luthiers profisionais, é claro)
|
gualtersouza Veterano |
# jul/07 · Editado por: gualtersouza
· votar
Rômulo_DF
Imagino que essa sua idéia é correta. Seria bom consultar o Bertola, o Seiji e o Soulface para saber se é só isso ou tem mais fatores que afetam...Infelizmente cheguei a essa mesma conclusão depois apanhar muito para reduzir esse espaço. Ainda bem que não ficou muito grande, mas creio que deve ter afetado o sustain. Quando vc fizer isso na sua, nos informe o andamento.
Bertola, Seiji e Soulface
Agora começou o problema de ajuste fino. A guitarra afina bem, não está com o braço torto, etc... mas há trastejamento (leve) em várias partes do braço (a mizona nas primeiras casas e quase todas nas últimas casas).
Não é nada exagerado, mas é algo que gostaria de consertar, caso não implique em risco demasiado. Qual seria o procedimento adequado para isso?
Abç
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/07
· votar
MAYCON BASS
Creio que com 2 falantes haveria uma melhor resposta, mas confira sempre a questão da impedância, pois, com dois falantes de 8, vc terá 4 ohms em paralelo e 16 ohms em série.
Slave of hell
São um pouco menos "gordos" que os da 635.
kiki
Sim, existe, mas o site da Multicomercial está fora do ar, para comprar vc precisa ligar ou ir lá.
gualtersouza
Rebater o traste ou limá-lo.
Abç
|
MAYCON BASS Veterano |
# jul/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola
SE EU ABRIR AS SAIDA DE AR DE 3" PARA 4" VC ACHA QUE EU VOU CONSEGUIR UMA MELHOR RESPOSTA OU VC ACHA MELHOR EU MUDAR A CONFIGURAÇÃO FALANTES OU AINDA VC ME SUGERE UM PROJETO QUE COMBINE COM OS MEUS FALANTES.
EU EI QUE SÃO MUITAS PERGUNTAS MAS SE TIVER JEITO DE VC ME DAR UMA AJUDA EU AGRADEÇO TB SE NÃO TIVER VALEU DA MESMA FORMA.
|
vandaster Veterano |
# jul/07
· votar
bertola, comprei uma tagima 635 ( a antiga ) em excelente estado, porém ela esta com as tarrachas e a ponte com um pouco de ferrugem, existe algum produto que se possa usar, ou a saida e trocar o equipamento? queria saber qual a ponte utilizada nessa guitarra, quem me vendeu disse que era gotoh, ai eu já nao sei, só sei que é muito boa.
abraço
|
gualtersouza Veterano |
# jul/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Ok, Bertola. Vou rebater e caso continue, limar.
Aos que adquiriram peças de madeira recentemente
Um outro ponto...
Só por curiosidade, fui cotar preços de "short", que é como as madeireiras chamam as peças pequenas de madeira de lei que eles comercializam e me espantei do preço de uma peça de 60x50x6cm (medida base para um corpo), em freijó ou cedro-rosa. Em ambos os casos o pessoal cotou em torno de 1300 reais.
Isso para mim é "stratosférico" (se me permitem a graça, traduzindo = fora de alcance).
Pergunto aos colegas se alguém tem algum preço de referência para me informar, pois fiquei sem ter como pensar em um 2o futuro projeto para o momento.
Abç
|
Crovax Veterano |
# jul/07
· votar
Minha guitarra com floyd rose, está com o suporte da alavanca bambo, olhem na foto, pra esclarecer qual parte esta frouxa:
Foto
Como é presa essa peça, ja que nao tem um parafuso por fora dela, e se vou ter q desmontar a ponte pra prender ?
Obrigado.
|
tunin_rival Veterano |
# jul/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Olá!
tenho uma giannini gemini gg04 preta e quero colocar ela da cor da madeira. vi vários procedimentos mas quero um passo a passo certo:
- que lixa usar?
- como lixar?
- com que material tapar os poros da madeira?
se tiver mais alguma coisa que preciso saber...
agradeço a todos q
|
Soulface Veterano |
# jul/07
· votar
tunin_rival
Acho q isso aqui pode te ajudar.
|
Rodrigues Veterano |
# jul/07
· votar
E ai pessoal, eu tava dando uma uma olhada no site da condor e fiquei bastante curioso, eu gostaria de saber quais são os modelos(além da clpII)que valem o investimento, que tenham boa construção, e etec.
Se puderem me ajudar eu agradeço.
Abraços
|
markolino Veterano |
# jul/07
· votar
pessoal, eu uso estabilizador para tocar..
preciso comprar um novo..
qual a melhor marca.. custo X beneficio ?
obrigado
|
kiki Moderador |
# jul/07
· votar
gualtersouza
eu comprei cedro para o corpo, marfim para o braço e mais uma ripa de ipe pra faixa da gamba. foi tudo uns 30 e poucos reais.
|
kiki Moderador |
# jul/07
· votar
amigos da luthieria. tenho uma prévia da minha teleca:
ainda não tá pronta, tem que dar acabamento, e mais milhares de regulagens. mas já está tocável!
como se já não bastasse ela estar meio berimbau, descobri que o cara da loja me vendeu um encordoamento 0.10... ou seja, tenho um berimbau pesado. vou ter que comprar outro 0.09. (alguem quer uma doação de um encordoamento 0.10?).
mestres, como eu regulo o tensor a partir do zero? eu dei uma apertada, e vou ver o que dá. mas no chute.
|
Rômulo_DF Veterano |
# jul/07
· votar
kiki
Sem querer me meter, mas já dando um palpite, alguns dias atrás eu vi um cara aqui falando sobre a regulagem do tensor, não sei se pode te ajudar mas aí segue a resposta dele.
"Primeiro afine bem o instrumento e ajuste a altura dos saddles pra verificar qual empenamento o braço tem... Pode ver no olho ou segurando a primeira e ultima casa ao mesmo tempo e olhando lá pela 12a casa quanto espaço sobra... Se for mais que uns 4mm, ou completamente colado no braço, está empenado.
Agora afrouxe um pouco as cordas que tampam o acesso ao tensor... Se tiver um óleo em spray pra jogar no tensor é bom antes de ajustar... Ele fica muitos anos parado ali e dependendo do caso pode estar meio duro, o que não é bom na hora de regular.
Sentido horário aperta o tensor, corrige uma concavidade demasiada (cordas altas demais). Sentido anti-horário solta o tensor, ou seja, deixa a pressão das cordas agirem sobre o braço, trazendo ele pra frente, corrigindo trastejamentos exagerados que não dá pra corrigir levantando as cordas na ponte.
Tudo isso com cuidado e movimentos curtos (1/4 de volta de cada vez) e leves de cada vez, afinando novamente a cada ajuste e verificando o resultado"
Se houver alguma observação a este comentário, fiquem a vontade. Particularmente, eu adoro cordas 0.10 sempe gostei destas cordas, mas notava que meus bends nunca saiam como eu queria (questão de prática) mas acabei desistindo deste encordoamento quando troquei minha guitarra, decidi que enquanto não estiver no mínimo "bom" em relação a técnica e estudo teórico eu iria continuar com as 0.09.
|
Rômulo_DF Veterano |
# jul/07
· votar
gualtersouza
Há algo errado com este orçamento, você não acha? Nas madeireiras em que procurei por cedro, eu encontrei peças três veses maiores que esta (comprimento) por 80 ou 90 reais.
|