Autor |
Mensagem |
Soulface Veterano |
# jun/07
· votar
edilsonaragaojr
Perda de sustain é provável q tenha. Mas o qnto essa perda é significativa, só depende dos seus ouvidos.
Esse tipo de problema acontece por falta de precisão na construção da guitarra. Máquinas mal reguladas e inspeção precária. O povo mete o pau, mas tem muita guitarra chinesa por aí q não peca nessa parte.
Qnto aos prejuízos, vc precisa verificar se o braço está na posição correta em relação ao corpo. Pegue uma régua comprida (1m de preferência) e coloque em cima da guitarra, numa linha central imaginária do corpo. Essa linha centrl tem q passar exatamente no meio do corpo e do braço.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jun/07
· votar
edilsonaragaojr
O certo é não ter. Corte um pedaço de folha de madeira, retire o braço e cole o pedaço alí.
Abç
|
kiki Moderador |
# jun/07
· votar
Soulface
Qnto aos prejuízos, vc precisa verificar se o braço está na posição correta em relação ao corpo. Pegue uma régua comprida (1m de preferência) e coloque em cima da guitarra, numa linha central imaginária do corpo. Essa linha centrl tem q passar exatamente no meio do corpo e do braço.
voce acha que tagima pode ter esse tipo de defeito?
|
Soulface Veterano |
# jun/07
· votar
kiki
Depois de descobrir q a Ibanez fazia guitarras de pó de madeira prensada na década de 80/90 (e as tão idolatradas Made in Japan), eu não duvido de mais nada!
|
kiki Moderador |
# jun/07
· votar
Soulface
vixe... que made in japan não significa muito eu já aprendi, tem até luthier brasileiro vendendo guitarra hand made in japan pela internet...
agora, eu achei que pelo menos o alinhamento do braço com o corpo tem que ser feito ne? se não a corda sai pra fora do braço...
|
Soulface Veterano |
# jun/07
· votar
tem até luthier brasileiro vendendo guitarra hand made in japan pela internet...
O priblema é q no Brasil tem muito picareta.
eu achei que pelo menos o alinhamento do braço com o corpo tem que ser feito ne? se não a corda sai pra fora do braço...
Exatamente.
Mas já q pecaram naquela folga ali, nõa custa nada verificar se está alinhado.
PQ com esta folga, é fácil fácil de o braço dar uma entortadinha na hr de parafusar.
|
|
# jun/07
· votar
Soulface
kiki
A alguns anos atrás um cliente meu comprou uma Tagima 640 e me trouxe para regular. A guitarra não afinava no 12º traste de jeito nenhum, daí eu descobri que que a ponte tinha sido instalada fora de posição.
A alguns meses atrás um cliente me trouxe uma Ibanez e, no ato eu reparei que ela tinha angulo negativo entre o braço e o corpo..........
Esses foram apenas dois dos vários defeito de fabricação que já peguei. Por isso, digo e repito: É imperativo levar sua guitarra a um bom luthier assim que comprar.
Abçs
|
kiki Moderador |
# jun/07
· votar
Soulface
tem até luthier brasileiro vendendo guitarra hand made in japan pela internet...
O priblema é q no Brasil tem muito picareta.
não sei se voce percebeu, mas eu tava falando de voce... :-S
eu achei que pelo menos o alinhamento do braço com o corpo tem que ser feito ne? se não a corda sai pra fora do braço...
Exatamente.
Mas já q pecaram naquela folga ali, nõa custa nada verificar se está alinhado.
PQ com esta folga, é fácil fácil de o braço dar uma entortadinha na hr de parafusar.
assim será minha teleca. da com uma folga que pode virar porta palheta.
Mauricio Luiz Bertola
puxa... assutador isso. o melhor é perceber na loja e comprar outra, ne? todo guitarrista tem que ser um pouco luthier...
|
tom_delonge182 Veterano |
# jun/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Seiji
pessoal ve se tem como me ajudar...
tenho uma violão da Eagle cordas de aço( tem tensor) e ele ta trastejando na mizinha solta e em algumas casas tbm de outras cordas e outras casas, ja tentei mecher no tensor pra arrumar...
as cordas estavam "longe" dos ultimos trastes mais nos primeiros trastes estavam mais perto, imaginei que se eu torcesse um pouco o tensor (pro braço do violão vir um pouco pra traz , assim abaixando as cordas) mais pelo contrario ai cordas colaram no braço, voltei o como tava...
será que tenho que colocar um cavalete(não sei se é esse nome, é a pecinha de plastico que levanta as cordas na "ponte") mais alto, porque o do meu violão ta meio baixo???
|
Soulface Veterano |
# jun/07
· votar
tom_delonge182
pecinha de plastico que levanta as cordas na "ponte"
O cavalete seria no caso a "ponte". Essa pecinha q vc se refere chama-se rastiho.
Pois então... Pode ser q uma troca de rastilho resolva o seu problema.
Outra cosia q vc deve dar uma olhada é se os trastes não estão desnivelados.
E tome bastante cuidado mexer no tensor.
|
tom_delonge182 Veterano |
# jun/07
· votar
Soulface
exato rastilhoo!!!
blz, amanha vou levar na loja que comprei que me deram 3 regulagens de graça mais duvido que eles irão realmente regular o maluco vai só olha e fla pra eu voltar e 15 minutos que vai ta pronto, obviamente estará pronto pq ele nem vai mecher...
ai dele...
|
gualtersouza Veterano |
# jun/07
· votar
Para os aprendizes de luthier, incluindo eu
Outro dia perguntamos sobre as questões de madeira, como comprar etc...
Consegui o valor médio da densidade de algumas, para que alguém possa tomar como referência:
roxinho = 900 kg/m3
pau-marfim=795 kg/m3
marupá=391 kg/m3
Assim, se chega que pau-marfim pesa o dobro do marupá (caxeta). Não tem como errar agora. Se vc encomendar a peça e não tiver experiência para verificar, pelo peso já dá para checar se não está recebendo marupá em lugar de pau-marfim.
Abç
|
Fred_Wylde Veterano |
# jun/07
· votar
Pergunta:
Estou pesquisando sobre les paul para comprar e num tenho grana pra comprar uma gibson, dae eu to entre a epiphone standard, a condor lpc bks e a walczak v-rod studio. Eu queria uma q seja bem parecida com a gibson mas q tb tenha qualidade e de preferencia seja de mogno, pretendo casgar no max R$2000,00
e eu queria uma ajuda pra saber qual compensa + comprar e qual eh melhor, ou até se tem outra guita de outra marca q compensa comprar?
agora eu tava fuçando no site da epiphone e li q elas são de mogno + eh laminado será q eh verdade??? quem manjar de ingles procura ae http://www.epiphone.com/reviews.asp?ProductID=45 alguem pode me dizer algo sobre isso?
|
|
# jun/07
· votar
Fred_Wylde
Eu fiacaría com CLP II. Guitarra com excelente custo-benefício. As Epis Standard também são muito boas, mas mais caras. As Walczak eu não conheço.
Abç
|
Rômulo_DF Veterano |
# jun/07
· votar
gualtersouza
Ótimo, esta informação acabou de clarear um grande caminho e calou algumas dúvidas que eu ainda tinha. Realmente não dá para comparar o marupá com o pau-marfim.
Muito obrigado
Mauricio Luiz Bertola
gualtersouza
Soulface
kiki
Soulface
Voltando a falar sobre o acabamento da guitarra com algum tipo de arte, eu vi que alguns luthiers utilizam colagens para a arte do corpo da guitarra (tecido, jornal, papel, eu já vi até um tipo de couro sintético estampado em uma IBANEZ STEVE VAI MODEL), como já havia postado anteriormente eu pretendia utilizar decalque, mas quando fui pesquisar a média de valores para a encomenda do material eu percebi que financeiramente não era viável para mim, agora estou pensando em finalizar com papel revestido com resina de poliéster, mas não sei ao certo qual o tipo de cola mais adequado para utilizar na fixação da folha no corpo (já selado e nivelado). Alguma sugestão?
(estou quebrando tanto a cabeça com o acabamento que já estou quase pensando em pintar só de uma cor)
Obrigado a todos
abçs
|
MAYCON BASS Veterano |
# jun/07
· votar
Pergunta para o bertola ou para quem conseguir tirar essa duvida
fala ae companheiro gostaria de tirar algumas duvidas sobre set de contra baixo possuo um hartke 5500 e duas caixas sendo uma com 4x10 e 1x15 sendo que minha caixa de 10" esta com falantes da snake de 350w rms total de 1400w e a minha de 15 também está com falante da snake de 350w rms sendo que esta com uma potencia bem inferior a dos de 10 alem disso eu estou usando um driver de titanium DT150 na caixa de 10" sendo que o som esta muito grave. sobre as caixas eu mandei o marceneiro construir com o projeto igual da gk as mesma medidas copiei de um colega que possui um set da gk. Mauricio teria como vc me dar uma dica para conseguir dimimuir um pouco dos graves da caixa 10"
desde ja agradeço a atenção
|
MAYCON BASS Veterano |
# jun/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola
descupa chegar agora e ja te encher de perguntas mas esse projeto do qual vc construiu com a configuração sendo 1x15 & 1x8 fica legal num amp da hartke 5500 pois parece ser muito compacto e facil de transporta vc teria como passar as medidas desse projeto para mim pois tenho dificuldade de transportar meu set
desde ja agradeço pela atenção
|
|
# jun/07
· votar
Rômulo_DF
Cara, eu não sei te responder isso pois nunca utilizei esse tipo de acabamento, apenas os tradicionais mesmo.
MAYCON BASS
Aumente bem o furo de escape do ar da caixa. Quanto às medidas da minha caixa.....Bem, eu não sei de cabeça, e ela não está comigo, pois quando me mudei de Jacarepaguá para Niterói eu a deixei na casa de minha irmã. Mas é só usar o bom senso usando como parâmetro sua caixa 1X15 e fazer uma subdivisão interna para o 8pol. (com a respectiva saída de ar). A ligação é em paralelo para dar 4ohms, e o 8pol. possui um capacitor "corta-baixas" (cujo valor deve ser calculado pela potência do amp).
Abç
|
MAYCON BASS Veterano |
# jun/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola
em questão da potencia dos 4x10 em relação ao 1x15 eu escuto muito mais os 4x10 do que o 1x15 que devo fazer pois a diferença é arrasadora tem alguma coisa que eu possa fazer para dar mais brilho nos 4x10 alem de abrir as saida de ar
po cara se vc puder me ajudar eu agradeço
|
|
# jun/07
· votar
MAYCON BASS
Quais são os falantes que vc colocou nela?
Abç
|
MAYCON BASS Veterano |
# jun/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola
snake 350w esv10
|
MAYCON BASS Veterano |
# jun/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola
para ser mais exato eu coloquei 4 falantes da snake ESV610 de 350 watts em rms, a caixa é seca por dentro só esta pintada com batida de pedra , na parte de traz existem dois dutos de 3" e tambem tem um driver DT150 do qual eu não estou tendo muito resultado pois não conseguir um valor de capacitor que desse um corte legal será que teria condiçoes de vc tambem indicar um capacitor para esse driver ou vc acha melhor botar um outro tipo de driver . desculpa essa pancada de pergunta pois estou cheio de duvidas e desde que eu descobrir esse site e comecei a ler seus topicos vi que vc pode me ajudar valeu.
desde ja agradeço pela compreensão
|
kiki Moderador |
# jun/07
· votar
Rômulo_DF
e eu, que estou cogitando o acabamento natural? seladora e só. :-P
também pra valorizar as madeiras. se bem que neu sonho é uma tele amarelo desbotado.
|
kiki Moderador |
# jun/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola
minha tele vai ter distorção de mini-fuzz! vai dmeorar um pouco, mas vai ter!
|
|
# jun/07
· votar
MAYCON BASS
Bem, eu usaria o ESX310, pois a resposta de frequencia é maior e a sensibilidade também. Mesmo assim acho que vc usou falantes de potência excessiva para essa caixa e eu eliminaría de vez o driver (eu não gosto de caixas com drivers), quanto ao capacitor, vc deve perguntar a alguem mais proficiente nesse assunto.
kiki
Legal!
Existem várias versões deste fuzz, inclusive eu fiz modificações no projeto. Consulte o site www.handmades.com.br Abçs
|
kiki Moderador |
# jun/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola
sim, já dei uma lida. fiquei muito animado com a ideia de fazer um desses. mas só depois de terminar minha teleca. avisarei-o com certeza quando for iniciar.
|
alfredo.salvarani Veterano |
# jun/07
· votar
Pergunta ao Bertola:
Tenho uma Washburn Lyon 1995 (sei que vc acha um lixo), bom agora eu comprei tudo de Fender Strato (tudo mesmo) vintage, exceto os captadores do meio e da ponte que são Hot Alnico e o Output Jack que é de uma strato standard, eu também não comprei o braço e nem o corpo da fender, o braço eu vou usar da lyon e o corpo eu comprei de cedro nacional mesmo. Bom a minha pergunta é:
Se eu usar o braço da lyon para furar o corpo de cedro que eu comprei eu vou poder depois trocar pelo braço fender 57?
Obrigado.
|
kiki Moderador |
# jun/07 · Editado por: kiki
· votar
alfredo.salvarani
uma sugestão: tente conferir a posição dos parafusos pelo neckplate (aquela chapinha que segura os parafusos).
pelo visto a lyon já tá desmontada. pegue a chapinha e leve numa loja que venda uma fender, e compare a posição.
além disso, tem que ver se o tamanho do braço é exatamente igual. conte os trastes de ambas e se possível meça o tamanho do braço do nut até o encontro com o corpo.
|
|
# jun/07
· votar
alfredo.salvarani
Se o braço de 57 não estiver furado, sim, caso contrário, tape os furos com cola e madeira. Agora atente para a largura do braço da Lyon e a da 57, pois pode haver diferenças. O da 57 é mais estreito, portanto vc deverá colar folhas de madeira nas laterais da trócula, no mais, siga as sugestões do kiki
Abç
|
MAYCON BASS Veterano |
# jun/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola
tudo bem. Se eu trabalha-se com 2 falantes em vez de 4 melhoraria alguma coisa. em relação a saida de ar se eu trabalhar com dois dutos de 4" em vez de dois 3" será que melhoraria o que vc acha. ou vc condena a caixa e recorreria para outra configuração o que vc acha melhor.
abç
|