Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
alexguitar
Veterano
# jun/07 · Editado por: alexguitar
· votar


""Mauricio Luiz Bertola
Cara, eu fiz um "up-grade" em uma Shelter SST-62, entre outras coisas instalei um jôgo de Stelfners Neodymium que portaram-se bem "".


Bertola, boa tarde e boa tarde a todos

Pelas suas palavras, vi que vc fez um "up-grade" em uma Shelter SST-62.
Possuo uma e eles me indicaram essa configuração. Disseram que são bem versáteis.

Pergunto a todos: vai fugir muito da strato ? Esse HB's tem pitada de strato ? ou são HB's puros ?

Ponte: ST82 - Strator Neody Hot
Meio: ST78 - Strator Neody Soft
Braço: ST79 - Strator Neody Hard.

O que vcs acham dessa configuração ?

Quando eu falo "fugir muito da strato" é perder aquele som aveludado.
Me dêem as suas opiniões, por favor. já que vcs conheçem esses captadores.

Vale apena instalar esses HB´s em forma de single ? O que se perde de características da strato com a instalação desses captadores?

Abç e obrigado a todos.

markolino
Veterano
# jun/07
· votar


olá !

quanto vale um Ibanez Gsa-60 (gio) de 2005

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


markolino
Um picolé!

markolino
Veterano
# jun/07
· votar


Soulface
heehhee
serio

quanto ?

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


markolino
Sério...
De uns dias pra cá, ando muito com o pé atrás com a Ibanez.
Estou esperando uma resposta deles sobre um e-mail q eu mandei na sexta-feira, mas até agora nada (e aqui já é terça).
Vamos ver... Dependendo do q responderem, eu jogo a merda no ventilador.

markolino
Veterano
# jun/07
· votar


Soulface
paguei 800 nela na loja

o wagnermetal do mercadolivre , conhece ?

me ofereceu 280 e eu pagava o frete.. aeuheauhaeuhuae

Releed
Veterano
# jun/07
· votar


Bertola,vc fala bem das tarrachas condor com trava..quanto elas custam e aonde vende?

kiki
Moderador
# jun/07
· votar


depois de um recesso, fotos novas.
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/
é só entrar na parte execução e ir até o fim.
até

Fábio Seiji
Luthier
# jun/07
· votar


Trasher
Tá parecendo que algo está ligado errado ou falta ligar algum ponto de terra, mas como te falei, só olhando mesmo.
Se vc puder desenhar a ligação que vc fez pode ser que facilite.

Humans Being
Eu tava me referindo aos parafusos que ficam nos polos do captador.

markolino
Tem que começar fazendo uma caixa fechada com compensado (ou outro tipo de painel) depois cortar a tampa (para que esta fique exatamente do mesmo tamanho da caixa).
Cole e grampeie (podem se vários preguinhos) uma tira de compensado mais fino (5mm) na parte interna da tampa (para vedar a tampa), deixando pelo menos 3mm para fora (depende do tamanho da caixa).
Cole a forração externa (deixando o excesso para dentro) com cola de contato, e depois cole a forração interna. Na parte externa pode ser couro sintético, tweed... na interna, no caso de pedais, pode ser o carpete macio e curto, que o Bertola indicou aí, ou qualquer base onde se possa colar fixadores (velcro, borracha e etc).
Pode ter uma camada de isopor ou espuma rígida entre o compensado e o revestimento interno (que no caso de instrumento usa-se pelúcia).
Faça os arremates externos, fixe as dobradiças, fechos, proteções e alça.

Slave of hell
O X-6 tem o braço mais fino e o shape em U dá impressão de mais fino ainda e é mais indicado pra shred, mas a "pegada" depende muito do instrumentista.
O raio maior da escala privilegia os bends em cordas de ação mais baixas.

oliviojunior
A cor dos fios ligados nos potenciômetros não é padrão, precisa saber o esquema que vc seguiu e qual terminal foi ligado aonde.

Fábio Seiji
Luthier
# jun/07
· votar


kiki
Vc já entrastou?
Esqueci de te dar uma dica...
Se vc ainda não instalou os trastes, lixe a escala até grão 600, passe um pano limpo e úmido. A madeira vai arrepiar, espere secar bem, lixe novamente e passe novamente o pano úmido; secar, lixar e pano úmido. Repita até parar de arrepiar.
Vai melhorar o acabamento da escala.

kiki
Moderador
# jun/07
· votar


Fábio Seiji
legal! valeu pela dica.
preciso comprara lixa 600 (é lixa d'agua?). só tenho 400.
é uma das proximas coisas a fazer... to apreensivo...

Trasher
Veterano
# jun/07
· votar


ta nesse link ai de fotos do meu orkut, se nao tiverem orkut e quiserem que eu arrume outra forma de postar e so falar .
Muito obrigado. abraços

Trasher
Veterano
# jun/07
· votar


http://www.orkut.com/Album.aspx?uid=15881969126216741200

ta meio feio o desenho , si nun tiver dando pra intender po fala, e me disseram sobre parafinar o captador o que vcs acham?

Rômulo_DF
Veterano
# jun/07
· votar


kiki

Mais uma vez, parabénz pela iniciativa. O tempo se tornou o meu maior vilão, infelismente não estou conseguindo dar continuidade ao meu projeto inicial do braço, final de semestre na faculdade e época de reformas no trabalho viraram uma grande correria na minha rotina, mas tenho fé que logo poderei dar continuidade também....
Felicidades a todos

kiki
Moderador
# jun/07
· votar


Rômulo_DF
não desista! eu tambem tive meus contratempos, fiquei quase um mes sem mexer na pobre teleca. mas voltei!
se bem que meu final de semestre ta me pegando tambem...

oliviojunior
Veterano
# jun/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

A parte interna do jack ( a circular ) funciona como terra é ?? Pois foi só inverter os dois fios que a chiadeira parou.

Steve Van Halen
Veterano
# jun/07
· votar


Fábio Seiji
qual o seu email(ou msn) pra nos batermos um papo sobre fazer uma king V??

Dead Pixel
Veterano
# jun/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola, td jóia contigo?
Então, tava dando uma passeada pelo site da Cort, e vi a KX1. Uma coisa me chamou a atenção, o RADIUS da escala, que é de 12" Radius(305mm)...
Vi que dava muita diferença pra X-11...gostaria de algumas explicações suas se possível...
O braço da KX1 é tão maius grosso assim que o da X-11? Quais são vantagens e desvantagens de um braço com tal abaulamento???
Se possível, gostaria que vc fizesse comparações do radius da KX1 com outras guitarras (stratocasters) e violões por exemplo, para eu ter uma noção prática...

MUITO OBRIGADO!!!!
Abraço!

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


Dead Pixel
O abaulamento da escala não está diretamente ligado à grossura do braço.
É apenas a curva q se faz na superfície da escala, independente da grossura do braço.
Uma escala com abaulamento maior (radius menor) vai facilitar na hr de fazer acordes com pestana por exemplo. Por se encaixar melhor na mão. Porém, pode atrapalhar um pouco os bends. Com um abaulamento mais ameno (radius maior), acontece o oposto.

Em violões, principalmente os de nylon, é comum se ter a chamada escala "flat". Ou seja, reta. Sem abaulamento nenhum.

SweetDistortion
Veterano
# jun/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Se eu quiser fazer uma guita tipo stratocaster anos 70 de freijo com escala e braço (u-shape, talvez one piece) em marfim. que caps e ponte vc recomenda? tenho uma strato em ash com ponte american standard (dois pivôs) queria colocar uma de 6.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


oliviojunior
Eu não disse......
Alex G
Stratos não tem som "aveludado", mas "estalado" e agudo, além do som característico das posições 2 e 4 da chave, que não pode ser reproduzido por outros tipos de guitarra. Para que o som de sua SST-62 fique o mais próximo de uma Strato "padrão" (mas não igual), vc deve trocar todos os potenciômetros por de 500K.
Releed
Em muitos lugares, e os preços variam, mas ficam em torno de R$80/100.Fábio Seiji
Para o caso do "arrepio", depois da 3 lixada, eu uso (para lixar), Bombril.
Dead Pixel
O Soulface já respondeu. O resto depende de vc, ou seja, teste.
SweetDistortion
Cara, as opções são muitas e eu já citei várias aqui neste, e em outros tópicos.
Abçs

GuitarHome
Veterano
# jun/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Fala luthiers ! =P
Quando eu trocar as cordas da minha strato eu vou regular as cordas.
Pra regular as cordas eu faço um armonico na casa 12 e depois aperto a casa 12 correto? Tem que bater as afinações certo?
Quando eu apertar na casa 12 (doze) que vai me dar a afinação da oitava né?
Aí que vem minha duvida, quando eu vou afinar a oitava (no parafuso atraz da ponte que liga os carrinhos ) eu não sei o lado certo de girar se tiver a baixo ou acima a afinação. Quais são os sentidos?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


GuitarHome
Não há a necessidade de usar harmônicos.
Se a corda, no 12º traste afinar "abaixo" dela solta, gire o parafuso para que o carrinho se mova para frente. Se estiver "acima" (dos 440Hz), ao contrário.
Abç

GuitarHome
Veterano
# jun/07 · Editado por: GuitarHome
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Então se a corda no 12º traste estiver ABAIXO dela solta eu teria que apertar o parafuso (sentido horário) ou afrouxar o parafuso (sentido anti-horáriro)?

kiki
Moderador
# jun/07
· votar


GuitarHome
po, vai testando e vendo o que que dá. não vai estragar se voce for pro lado errado. pense que, se o tamanho da escala diminuir, o som será mais agudo. e vice versa.

GuitarHome
Veterano
# jun/07
· votar


kiki
haha eu sei que não vai estragar, mais eu quero saber certinho como é porque você não me conhece.
A guitarra pode tá 1/103010312 desafinada que eu percebo.
E se tiver 1/31321818 desafinada pode até ser a oitava ou intão com o timbre meio "paia" eu já prefiro nem toca guitarra pra não me irritar.
Eu sou foda quanto a isso, quero TUDO perfeito como eu gosto =/.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


GuitarHome
Afrouxar.
Abç

kiki
Moderador
# jun/07
· votar


GuitarHome
ufa, ainda bem que eu não sou assim!!!
:-P

edilsonaragaojr
Veterano
# jun/07
· votar


Gostaria de saber do Bertola ou do Seiji sobre uma dúvida q eu tive...Tenho uma tagima 635 canhota e outro dia percebi q na junção do braço com o corpo na parte superior da guitarra ficou um espaço bem pequeno mas q eu acho a da pra passar uma palheta dakelas São Gonçalo mais fina, gostaria de saber se isso traz algum prejuízo sonoro para Guitarra (como perda de sustain, etc...). Falei com o Torresmo e ele disse q isso eh normal, e disse q acontece até em algumas fenders...Obrigado, aguardo resposta...

Dead Pixel
Veterano
# jun/07
· votar


Soulface
Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado pelos esclarecimentos!
Abraço!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)