Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
blackcorvo
Veterano
# jun/07
· votar


bem... não é uma pergunta.. eu só queria mostrar um site com algumas dicas e sugestões de luthieria.
tá em inglês.... e se vc descer um pouco a página, tem uma área dando dicas p/ quem quer construir instrumentos...
é mais p/ incrementar o topico

segue o link: Hoffman Guitars

e desculpe se esse link ja foi postado anteriormente em algum topico... é que eu tava de olho na net, em alguns sites sobre construção de instrumentos (só por curiosidade) e achei esse interessante, então me desculpem se ja foi divulgado, mas eu não me recordo de ter visto quem o fez e/ou se alguém o fez. espero ter ajudado, de qualquer forma.[b]

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


chris.simon
Cara, essa guitarra é legal, mas os captadores dela deixam à desejar. Troque-os.
gualtersouza
Cara, esse é o tipo de procedimento meio perigoso..............
Abç

markolino
Veterano
# jun/07
· votar


dae mestres !

to com uma duvida..

to numa banda de red hot cover..ou seja, preciso de uma strato

me interessei nessa shelter, tao bem falada..

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-57155415-guitarra-shelter-strat o-sst2-duplo-humbucker-cabo-loja-_JM

a pergunta é

se eu comprar uma dessas.. trocar tarraxas e caps.. ficara boa ?

boa, equivalente ao q ?

melhor que uma fender mexicana ?

obrigado..

Rodrigues
Veterano
# jun/07
· votar


E ai pessoal
Duvida simples.Estou querendo mudar o calibre de cordas de 0.9 pra 0.11 ou 0.12 mas li em topicos antigos(como sempre)que cordas de alto calibre não suportam bends de mais de meio tom , pois podem arrebentar. ai achei estranho pois já tinha lido em outros tópicos que esses calibres de cordas são bem resistentes.Qual informação seria a correta?

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


Rodrigues
Qual informação seria a correta?
A lógica.
Cordas mais grossas = Mais resistência
Isso é lei da física! hehehehehehehehe
O problema é se seus dedos vão aguentar fazer bend de 2 tons em cordas 0.12!

Rodrigues
Veterano
# jun/07
· votar


Soulface
O problema é se seus dedos vão aguentar fazer bend de 2 tons em cordas 0.12!

Valeu pela resposta, quanto aos bends eu acho que com muito treino, fé e perseverança(hhhahahahaha) da pra fazer sim.Concorda ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


markolino
Sim, ficará boa. Equivalente à ela mesma. Comparações são muito subjetivas nesse caso.
Rodrigues
Troque por 0.11 e treine os "bends" e fortaleça suas mãos. Vc só terá benefícios.
Abçs

Rodrigues
Veterano
# jun/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Troque por 0.11 e treine os "bends" e fortaleça suas mãos. Vc só terá benefícios.
Abçs

Acho que vou fazer isso mesmo, ai depois que eu já estiver acostumado eu vejo se é realmente necessário aumentar pra 0.12.Mais uma vez obrigado pelas dicas.
Abrçs

markolino
Veterano
# jun/07 · Editado por: markolino
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ok..
o problema agora é vender minha ibanez GIO
haeueahuaeuhae

;D

EDIT: é muito complicado pra um luthier trocar as tarraxas..

pq os luthiers locais aqui, sao meio fraquinhos (sem ofensas)..

pra instalar um cap uma vez , o cara quase se mato...
nao sei como eh as tarraxas..

vlw

chris.simon
Veterano
# jun/07
· votar


Bertola

Valeu pela dica...no momento estou sem AMP, pois está na assistencia Técnica... O Luthier que regula minhas guitarras, disse que achou muito legal o timbre da minha SX. Vou levando ela assim, vou testando e depois vejo o que faço!

Abraço
Christian

luiz_sjrp
Veterano
# jun/07
· votar


Estava vendo o site da Dimarzio e vi que existem captadores com quatro condutores e captadores com dois condutores. Aí vai a pergunta:
"O que seriam esses condutores, e qual a diferença entre dois e quatro condutores?
http://www.dimarzio.com/
Obrigado.

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


luiz_sjrp
Captadores com 4 condutores possibilita vc a fazer variações nas ligações. Splitar o captador por exemplo. Ou então, depende tb da chave seletora q vc vai usar na ligação.
Mas em uma ligação tradicional, com uma chave seletora de 3 posições por exemplo (como nas Les Paul), 2 desses condutores devem ser inutilizados.

Já captadores com apenas 2 condutores, são limitados nesses aspecto. Mas tem a vantagem de naõ deixar aquele monte de fio dentro da cavidade de controles.

luiz_sjrp
Veterano
# jun/07
· votar


Soulface
Valeu.

Wesley R
Veterano
# jun/07
· votar


Eu tenho uma dúvida sobre captadores.
O que os captadores tem que se diferem uns dos outros são apenas a saída, e a relação de grave, médio e agudo?

Por exemplo, se eu pegar um captador da Dimarzio com uma saída e a escala de grave, médio, agudo igual a um captador da Seymour Duncan eles vão ser praticamente iguais??

Porque eu procuro um captador que tenha um som legal pra tocar um rock pesado, com um drive mais ou menos como o do Randy Roads, com um som pesado e meio "vintage" ao mesmo tempo (não consigo descrever direito isso).
Vocês tem algum em especial para me aconselhar??

Abraços

markolino
Veterano
# jun/07
· votar


Wesley R
Por exemplo, se eu pegar um captador da Dimarzio com uma saída e a escala de grave, médio, agudo igual a um captador da Seymour Duncan eles vão ser praticamente iguais??

interessante tua pergunta.,.. vo fica de olho pra ver agora..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


Wesley R
Nessa "onda" aí, eu gosto do Seymour Duncan SH-4.
Abç

kiki
Moderador
# jun/07
· votar


http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/
devagar quase parando, mas desistir nunca!

montei a parte elétrica, que pode ser vista no final da seção "execução", seguindo este esquema:
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/projeto/60_s_Telecaster_Layout .jpg
encontrei muitas variações, queria saber a diferença. alguns põe um capacitor antes do pot de volume. outros soldam os fios pretos na bundinha do pot de tom. sei lá, como não entendo nada, só copiei o que tava nessa imagem.

o mais legal foi testar ligado no amp, e ver que funciona! segurei o captador na frente de outra guitarra, e funcionou!

Humans Being
Veterano
# jun/07 · Editado por: Humans Being
· votar


E ai guitarrísticos blz?

Tenho uma pergunta para o Bertola e Seiji.

O lance é o seguinte, tenho uma guitarra Music Man EVH signature, e minha duvida é a seguinte a respeito da regulagem da altura dos captadores. Tenho uma certa noção a respeito de regulagem, então eu mesmo faço a manutenção das minhas guitas.

Como essa guitarra tem o captador preso direntamente no corpo, a duvida é a seguinte: estou achando q o captor esta um pouco distante das cordas, como é preso direto no corpo, não possui molas nos parafusos e nem aquela espuminha debaixo.

pergunta: como faço pra aumentar a altura? se eu colocar uma mola nos parafusos ou a espuminha, tiraria a caracteristica do timbre, ja que os captadores perderiam contato com a madeira???

abraço

kiki
Moderador
# jun/07
· votar


Humans Being
olá. não sou luthier, mas até onde eu sei, o contato com a madeira em nada influencia no timbre, pois os captadores são magnéticos.

Humans Being
Veterano
# jun/07
· votar


kiki
Então pq eles frisão tanto essa caracteristica dos captadores fixados diretamente na madeira?

pelo q ouvi dizer, da mais sustain e deixa o som mais encorpado.

ta lançada a pergunta.

abç

kiki
Moderador
# jun/07
· votar


Humans Being
pode ser que de alguma diferença, como disse não sou luthier, não garanto minha resposta. mas até onde eu sei, captador magnético não pega som de vibração da madeira, só da corda.
mas se voce diz que já viu alguém dizendo, pode ser que seja mesmo.

está lançada a pergunta, esperemos os mestres!

Humans Being
Veterano
# jun/07
· votar


kiki
estamos na espectativa ...

abç

markolino
Veterano
# jun/07
· votar


Por exemplo, se eu pegar um captador da Dimarzio com uma saída e a escala de grave, médio, agudo igual a um captador da Seymour Duncan eles vão ser praticamente iguais??


quem puder..
agora fiquei em duvida..

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


markolino
Acredito q não.
Primeiro pq eu acho q essa escala de graves, médios e agudos não tem um padrão. O próprio fabricante coloca lá só pra pessoa ter uma idéia de comoé o timbre comparando uma faixa de frequência com a outra.
Ou seja, oq é Grave 8,0 pra um, pode ser 6,5 pra outro.
Sem contar em material, processo de produção, etc e tal...

kiki
Moderador
# jun/07 · Editado por: kiki
· votar


Soualface
salve mestre! sabes responder a dúvida do nosso colega Humans Being???

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


Humans Being
Cara, a sua guitarra é essa, não é?
Se for, nas laterais dos caps tem os parafusinhos pra regular a altura ali.
Ou aqueles parafusos são só pra fixar o captador?
Tem como vc postar uma foto da sua guitarra em si pra gente poder analisar?

kiki
Putz cara... Se vc disser q captador só capta a vibração das cordas e a vibração da madeira não influencia em nada, todas as teorias sobre a influência da madeira no timbre do instrumento vão por água abaixo! hehehehehehe

kiki
Moderador
# jun/07
· votar


Soulface
mas pelo que eu sei (e me corrija se eu estiver errado), a madeira influencia é na vibração da corda. cada madeira dá um ressonancia diferente, e come alguns harmonicos e ressalta outros. e o som da corda é que é pego pelo captador magnético. ou seja, a madeira influencia sim.
mas não vejo como um captador magnético possa sofrer influencia direta da vibração da madeira.

agora, o Humans Being disse que os captadores direto na madeira são valorizados, me deixou encanado...

Humans Being
Veterano
# jun/07 · Editado por: Humans Being
· votar


Soulface
Po cara tu é bruxo??? rsrs
Colocou um foto da guita igualzinha ate mesmo a cor, so o q muda é o desenho da madeira ... então aqueles parafusos são so pra fixar, se afrouxar eles o captador fica solto mas não sobe ... tenho mais duvidas a respeito da regulagem dela, mas queria saber primeiro sobre os caps ...

quanto a postar fotos eu ate tenho fotos dela, mas não mostra os caps com detalhe, e não sei como postar as fotos ...

kiki
Putz cara... Se vc disser q captador só capta a vibração das cordas e a vibração da madeira não influencia em nada, todas as teorias sobre a influência da madeira no timbre do instrumento vão por água abaixo!


exatamente o q eu acho, so não falei nada por não ter ctz ... mas acho q influencia sim ...


agora, o Humans Being disse que os captadores direto na madeira são valorizados, me deixou encanado...


tudo q pesquisei sobre essa guita antes de compra-la, sempre um dos destaques era esse, sobre os caps ser fixado direto na madeira ...

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


kiki
A infuência ocorre no instrumento todo. Até o headstock vibra.
Os captaores tb vibram, e isso deve alterar alguma coisa ali dentro tb.
Agora, convenhamos q muito disso é balela e marketing. Muito se fala em detalhes pra tentar justificar e encarecer o produto. Mas o resultado prático as vezes fica muito longe do prometido.

Humans Being
E se vc colocar molas ou borrachinhas nesses parafusos?
Será q não rola?
Ficaria como um ajuste normal de caps.

não sei como postar as fotos ...
www.imageshack.us
Hospeda lá, copia o link e manda pra cá.

kiki
Moderador
# jun/07
· votar


Humans Being
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/161199/
teve esse tópico que a gente discutiu mais ou menos isso que a gente tá falando agora. segundo o meu entendimento, a madeira não é desprezível no timbre. muito pelo contrario.

a grande questão é: o captador parafusado no corpo, e não no escudo, faz diferença? eu ainda acho que não. o nosso mestre Soualface não disse que não, mas também não disse que sim. estarás nos enrolando?

ó, dúvida que não quer calar...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)