Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
LDC
Veterano
# mai/07
· votar


Fábio Seiji


te mandei email \o/ sou o Nelson :D

Abraço

Fasterscape
Veterano
# mai/07 · Editado por: Fasterscape
· votar


Olá amigos.
Quero instalar na minha guitarra novos captadores. A configuração vai ser (ponte Humbucker-HH777 - meio e braço - dois single Custom Alnico Blues). A minha dúvida é a seguinte: o captador do meio deve ter a polaridade reversa como na configuração de três singles.

Obrigado

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


Fábio Seiji
essa tal serrinha de ourives serve para os cortes dos trastes também?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


Fasterscape
Sim.
Abç

Dead Pixel
Veterano
# mai/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fla aew..blzz??

Então Bertola, pesquisei no fórum sobre essa guitarra da Ibanez, a GSA 60 e vi um kra flando que é totalmente inviável dar alavancadas nela...
Por qual motivo ele disso isso???

Abraço!

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


Dead Pixel
PQ a ponte dela é de baixa qualidade. Não segura a afinação.
Realmente, essa guitarra só compensa se vc puder investir em um aponte melhor. Ou então, é melhor procurar outra coisa.

Ricky Hardrocker
Veterano
# mai/07
· votar


tenho uma zoom 4040 e estou para comprar um gdi 21 oq devo fazer pra a zoom nao roubar mto sinal do gdi ? devo comprar um equalizador apesar de nao gostar mto deles ? gosto mto de minha zoom , vou comprar mais alguns pedais fora o gdi mas nao sei se vou me desfazer da zoom. Oq me recomendam?

abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


Dead Pixel
Depende do que se chama de "alavancadas"; se forem movimentos radicais de fato fica complicado, agora, com as regulagens corretas, cordas colocadas corretamente nas tarrachas, grafite nos sulcos da pestana, molas novas, etc, "alavancadas" sutís funcionam bem.
Abç

LDC
Veterano
# mai/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola



tem como adaptar um braço 24 tarstes nuam guitarra com um de 22 ?? ou tem distancias certas de ponte captadores e essas coisas??

qual seria a interferencia no timbre da guitarra?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


LDC
Não, não tem.
A não ser que a cavidade da trócula seja extendida, mas isso vai depender de uma série de fatôres, sendo no mais das vezes impossível.
Abç

Rômulo_DF
Veterano
# mai/07
· votar


Fábio Seiji

valeu pela dica, não consegui o telefone deles, mas deixei um recado no atendimento ao cliente do sitio da tagima.

LDC
Veterano
# mai/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Um intendi.... mas se algum sme noção colocase da mesma forma qual seriam as perdas? timbre? fode com a afinação? ou algo assim?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


LDC
Jamais afinaría, tornar-se-ía um instrumento inútil.
Abç

LDC
Veterano
# mai/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola


hehe suspeitei des de o principio! :D valew os esclarecimentos

abraço!

Fernando Favareto
Veterano
# mai/07
· votar


Oi fiz uma pegunta a voces mais acho que voceis não viram, pois esta na outra pagina...

Quala diferença entre a jackson JDR 94, e a JDR (sem digitos)?

Eh apenas o ano de fabricação? qual eh melhor???

risanet
Veterano
# mai/07
· votar


Seiji e Bertola

Estou preste a comprar uma guitarra e tenho uma dúvida a madeira é Solid Basswood. O que vem a ser Solid Bssswood é uma variação da madeira Basswood ou quer dizer que o corpo dela é interiço sem imendas?
Por favor gostaria que exclarecessem a minha dúvida.

Obrigado!

vandaster
Veterano
# mai/07
· votar


Bertoa e Seiji, tenho um Giannini les paul, queria saber mais sobre essa guitarra, consegui com o antigo dono a data da compra (uns 30 anos atras) entrei no site da giannini e vi que ela se parece com um modelo antigo (AE09- LP) queria saber além das madeiras e etc, se vale a pena investir nela, customizá-la, nao sei se é uma raridade, mas de qualquer forma, é antiga... obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Fernando Favareto
JDR 94 refere-se apenas ao ano de fabricação.
risanet
Solid basswood é apenas uma expressão para dizer que a guitarra não é confeccionada em compensado. Provavelmente ela terá emendas sim, o que não tem nenhum problema, desde que não sejam mais de 2, nem que o corpo possua espessura inferior à 45mm.
vandaster
Cara, essa guitarra era confeccionada em mogno, e, quanto à qualidade da mesma, isso vai depender muito, pois a Giannini sempre foi notória por suas absurdas variações de qualidade ou mesmo erros de confecção. Creio que vc deve levá-la a um luthier para que o mesmo a avalie com acuidade. Se tudo estiver ok, vale à pena investir sim no instrumento.
Instrumentos Giannini não são raridade ou "vintage" como alguns picaretas querem fazer crer por motivos inconfessáveis; quando bem construídas, são apenas instrumentos corretos.
Abçs

trakkino
Veterano
# mai/07
· votar


Seiji[b][/b]

afinal... u q eh melhor... comprar ou mandar fazer a guitarra??? quais as maiores diferenças??? a diferença de preço eh mt grande??? quais us riscos???

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


trakkino
não sou luthier, mas vou repetir o que tenho lido aqui no forum.
depende muito da qualidade do luthier, mas uma boa guitarra de luthier bate a maioria das industrializadas.

de uma lida neste topico, e use a busca pra achar outros osbre este tema, tenho certeza que sua pergunta ja foi respondida algumas vezes.

TulioDB
Veterano
# mai/07
· votar


Tenho uma Dolphin GT-120X de mogno, pretendo trocar o humbucker da ponte por um Dimarzio, em busca de mais peso. Qual modelo escolher?

Rômulo_DF
Veterano
# mai/07
· votar


Esta é para todos que entendem de construção e finalização de pintura

Para realizar uma arte na pintura final da guitarra antes do verniz, qual a melhor sujestão: aerografar ou usar decalques? Muitas pessoas usam a aerografia, mas não sei desenhar com este equipamento e ´pagar para alguém fazer fica caro, poderia pintar com pincel e alguma tinta compatível com o verniz mas a perfeição dos traços não seria a mesma, então me passou levemente pela cabeça usar decalques feitos sob encomenda para anexar ao fundo e após a aplicação do verniz nivelar os pontos em alto relevo e posteriormente polir. O que vocês acham da idéia?

trakkino

Assim como o Kiki, não sou luthier, mas um instrumento feito por luthier é semelhante a comida que sua mãe faz, existe o contato pessoal com cada material, processo e o sentimento do artista (luthier), o orgulho, o amor e vários outros fatores que proporcionam ao instrumento uma "alma" que nenhum instrumento industrializado pode proporcionar, este que se assemelha a comida industrializada que na maioria das vezes nunca está no tempero que gostamos pois é produzida em massa e para vários gostos diferentes sem se importar com a individualidade, ponto negativo pois o músico é um ser individual dentro do seu mundo sonoro, mas isso não quer dizer que não existem produtos de alta qualidade no mercado.
um abraço

Dead Pixel
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface
Traduzindo sua fla

800 (Ibanez GSA60) + 250 (Tremolo Wilkinson) = acha coisa melhor...

Mauricio Luiz Bertola
Então para usar e abusar com moderação da alavanca...ele teria que trocar a ponte por uma melhor, por exemplo, um Tremolo Wilkinson...
Acho que seria melhor se ele pegasse direto uma Cort X6, por exemplo, que tem um sistema Floyd confiável e tem defasador de humbuckers, o q torna a guitarra bem versátil...
Entre as duas opções...qual vc acha mais prudente???
Obrigado!
Abraço!

Tupac
Veterano
# mai/07
· votar


Pergunta pros 2!!!!

situação críticaaaa!!!
sab a alavanka??? pois é meu maninhu mexeu e quebrou......
uma ponta esta dentro da ponte.....
o q faço??? tem concerto???

paulgilbert
Veterano
# mai/07
· votar


luthieres
como eu sei qual é o radius da escala da minha jackson jdr 94?
alguém sabe?

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


paulgilbert
não tem no site oficial? da fender eu sei que tem.

Rômulo_DF
Veterano
# mai/07
· votar


Tupac

posso dar um palpite em sua pergunta..... existem no mescado ferramentas que extraem parafusos quebrados, mas são poucas as oficinas que têm este material, mas é possível sim retirar o pedaço que quebrou dentro, a não ser que ele tenha travado quando quebrou, o diâmetro da alavanca é pequeno e isto dificulta o processo mas tenta levar em um luthier, se não conseguir experimenta uma oficina ou serralheria perto de sua casa que tenha um saca-parafuso, isto se a ponte não for floyd rose. Seiji e Bertola, me corrijam se estiver dito besteira

Rômulo_DF
Veterano
# mai/07
· votar


Andei pesquisando nas madeireras próximas de onde moro e percebi que encontrar ébano, pau-marfim, mogno e algumas outras mais usadas não é tão fácil quanto se imagina, para um fabricante deve ser mais fácil pois a compra deve ser realizada em grande quantidade vinda de um distribuidor específico, mas se quiser produzir como o Kiki está fazendo, a procura da madeira correta será um processo um pouquinho longo
Tendo em vista a facilidade de encontrar o material e a qualidade do produto final, quais são as melhores madeiras para se produzir corpo, braço e escalas de uma guitarra? E o que realmente é o famoso BASSWOOD, que madeira é esta?

Tupac
Veterano
# mai/07
· votar


Rômulo_DF
obrigado pelo palpite man!!!!!
mas axo q travo simmmm!!!
será q com uma furadeira eu naum arrumaria isso??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


TulioDB
www.captadores.com.br
www.stellfner.com.br
Dead Pixel
Isso vai depender de quanto se tem pra gastar
Rômulo_DF
Sim, está correto. Retirar essa parte quebrada da alavanca vai dar bastante trabalho.
Para corpo eu uso as seguintes madeira: marupá (tem que ser bem escolhido, sêco e sem emendas ou com apenas uma), cedro-rosa (que uso mais regularmente hoje em dia - ATENÇÃO: CEDRINHO NÃO PRESTA). Também já usei mogno (excelente, mas hoje é difícil encontrar), freijó, louro-canela (pesada e de difícil trabalhabilidade), cerejeira.
Para o braço: pau-marfim.
Para a escala: pau-marfim, jacarandá, ipê, sucupira, braúna, muiracatiara.
Basswood é uma madeira do Hemisfério Norte, não existe no Brasil (o marupá é equivalente à ela, embora tenha um timbre mais pro médio-agudo).
Abçs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)