Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Rômulo_DF
Veterano
# mai/07
· votar

Tupac

mas para se usar o saca parafuso é necessário furar antes e depois vir com o saca que ele retira, mas só com a furadeira você também pode arriscar, mas terá de usar uma broca quase do diâmetro da alavanca e posteriormente tentar retirar os filetes de rosca que sobraram, mas você correrá o risco de desbastar a rosca que encaixa a alavanca e assim você
perderá completamente a possibilidade de encaixe da alavanca. Uma dúvida: não tem nehuma pontinha para fora da ponte, se tiver você pode tentar desenroscá-la com um alicate de pressão. Mas não faça nada nas escuras e arriscando, isso não vai prejudicar sua guitarra mas vai deixá-la sem possibilidade de encaixe da alavanca.

Mauricio Luiz Bertola

Mais uma vez, muito obrigado

Tupac
Veterano
# mai/07
· votar

Rômulo_DF
a meu tem so um pedaço de 1 cm dentro e nada pra fora man!!!
o jeito vai ser arriscar msm....
qnto sairia uma ponte flutuante tipo vintage cromada q nem a minha???
Flw!

Ricky Hardrocker
Veterano
# mai/07
· votar

Ola galera Gostaria de saber se o parafuso q segura a correia das SG incomoda pra tocar em pe e se movimentar e etc .. pq ele fica atras do braço e nao no corpo como o das strato

abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar

Ricky Hardrocker
Basta retirá-lo dalí, tapar o furo e colocar o mesmo na parte de trás de "chifre" de cima. Acabou o problema.
Abç

TulioDB
Veterano
# mai/07
· votar

Bertola

Valews pelos links, mas queria instalar um DiMarzio, até que acho tri o HH777, mas tenho um certo receio de que seja foderoso para solos (afinal, o endorser é o Ozielzinho...) mas perca algo em riffs de Metal, é só impressão, talvez...

Até porque, pelo preço, boto uns pilas a mais e pego DiMarzio, ou crês que são ambos equivalentes? Pergunto porque não sei MESMO...

A pergunta original se referia a qual DiMarzio seria mais adeqüado a som PESADO!!!

Valews!!!

TulioDB
Veterano
# mai/07 · Editado por: TulioDB
· votar

erro

Dead Pixel
Veterano
# mai/07
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Ele tem 1500 mangos pra gastar...

I ai...q q me diz???

Obrigado!

Thedekai
Veterano
# mai/07 · Editado por: Thedekai
· votar

Mauricio Luiz Bertola e Fábio Seiji
ei galera tenho umas dúvidas sobre cabos acho que vcs podem me ajudar, recorri a vc porque não quero criar um tópico só pra isso
1- comprei um cabo daquela marca I&C Cables e o cabo simplesmente desmontou aqui, uma porcaria... agora to pensando em comprar cabos novos e bons, que durem pelo menos uns 3 anos sem dar mau contato ou coisas do tipo... qual marca vc me recomenda? eu queria cabos de 3m, e um de 5m...
2- eu uso meus cabos desse jeito... guita->gcb-95->amp ... e tambem uso send->ge-7 equalizer->return do amp...
é preciso comprar cabos bons soh pra ligar a guita e o gcb? posso usar cabos porcaria no loop da guitarra, ou cabos de blindagem ruim prejudicam o sinal do loop de efeitos??
valeu galera!!!!!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar

Thedekai
Cara, cabo tem que ser bom.
Eu só uso cabos feitos em casa, em casa mesmo. Certas séries da Sto Angelo são bem legais (eu tenho aquele de metal)
Dead Pixel
Qual é a pergunta?
Abçs

Thedekai
Veterano
# mai/07
· votar

Mauricio Luiz Bertola
então se eu usar cabos porcaria no loop de efeitos prejudica o sinal?

Dead Pixel
Veterano
# mai/07 · Editado por: Dead Pixel
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Então para usar e abusar com moderação da alavanca...ele teria que trocar a ponte por uma melhor, por exemplo, um Tremolo Wilkinson...
Acho que seria melhor se ele pegasse direto uma Cort X6, por exemplo, que tem um sistema Floyd confiável e tem defasador de humbuckers, o q torna a guitarra bem versátil...
Entre as duas opções...qual vc acha mais prudente???
Obrigado!
Abraço!

Lembrando que el dispõe de 1500 paus pra gastar...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar

Thedekai
Sim, claro.
Dead Pixel
A Cort X6.
Abç

TulioDB
Veterano
# mai/07
· votar

Mas e qual Di Marzio seria melhor para PESO? Super Distortion?

deivin
Veterano
# mai/07
· votar

eae pessoau blz, a pergunta pode ser para todos, é o seguinte eu tenho uma memphis MG-100, q q vcs acham deu trocar por uma memphis mg-32 strato, e mais uma g1, minha mg-100 naum tem nem um ano de uso ???? deixem as suas opinioes !!!
vlw........

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar

TulioDB
Cara, o DM Super Distortion é um capt muito bom para peso sim, ele foi muito usado nos anos 80 por guitarristas que queriam um som mais Metal.
Abç

Rômulo_DF
Veterano
# mai/07
· votar

Thedekai

os cabos que eu uso eu mesmo os faço, compro o fio (cabo) os terminais p10 e eu emsmo faço a solda e o isolamento, porém não entendo a questão da blindagem ainda.

Bertola e Seiji, ou alguém que entenda de finalização de pintura

postei uma pergunta na última página, mas acho que passou despercebido, aqui vai ela novamente:

Para realizar uma arte na pintura final da guitarra antes do verniz, qual a melhor sujestão: aerografar ou usar decalques? Muitas pessoas usam a aerografia, mas não sei desenhar com este equipamento e ´pagar para alguém fazer fica caro, poderia pintar com pincel e alguma tinta compatível com o verniz mas a perfeição dos traços não seria a mesma, então me passou levemente pela cabeça usar decalques feitos sob encomenda para anexar ao fundo e após a aplicação do verniz nivelar os pontos em alto relevo e posteriormente polir. O que vocês acham da idéia?

[u][/u]

Rômulo_DF
Veterano
# mai/07
· votar

TulioDB

Acabei de instalar um HH777 na posição da ponte de minha guitarra, o captador deu um som super encorpado na guitarra, para solos depende muito também do equipamento que você usa (efeitos), se você está procurando um captador para som pesado, eu aconselharia o INRTUDER que foi desenvolvido para gerar sons graves. Andei pesquisando alguns timbres de captadores e cheguei a conclusão de que não vale a pena gastar quase 400 reais em um cap importado se você tem a opção de gastar quase 200 em um captador nacional equivalente, os caps da malagoli são de excelente qualidade, a minha intenção era um JB mas além de ser difícil encontrar esse cap o preço era muito alto, foi então que conheci a SOUND e seus caps de alta qualidade. Em minha opinião vale a pena, e o melhor de tudo é que é uma marca nacional.

um abraço

Rômulo_DF
Veterano
# mai/07
· votar

deivin

Também tenho uma MG100, gostei da qualidade do instrumento, não é nehuma ibanez jem mas tem muita coisa para chegar perto de uma, captadores e ponte são pontos fracos dela, mas isso se resolve facilmente, em minha opinião não valeria a pena trocar por uma strato da mesma marca a não ser que você aprecie mais as stratos, e além do mais, a G1 está com um preço barato e você pode parcelar em várias vezes para não pesar no seu bolso.

abçs

TulioDB
Veterano
# mai/07 · Editado por: TulioDB
· votar

Romulo_DF e Bertola

Valews, vou experimentar então.

Detalhe: uma rápida busca no ML e achei Intruder a R$ 81,00!!!

Rômulo_DF
Veterano
# mai/07
· votar

TulioDB

vale a pena você visitar www.captadores.com.br e verificar as especificações de cada captador e ter certeza do que você realmente quer antes de realizar qualquer compra e seria bom também você visitar outros tópicos relacionados a captadores no forum. Este sitio é o ponto de venda oficial da Malagoli, é muito mais seguro que no Mercado Livre e os preços são os mesmos.

acho que estou postando muito ultimamente

TulioDB
Veterano
# mai/07
· votar

Rômulo_DF

Valews mesmo, achei um sample do Intruder e ainda fiquei sabendo que há um tale de Intruder ANTIDEMON (ainda não há sample). Para mim a escolha está feita.

Ah, e se postas sempre assim, ajudando a tigrada, deverias é postar MAIS!!!

Brigadão mesmo, tudibão!!!

Dead Pixel
Veterano
# mai/07
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Realmente eu faria a mesma coisa...

Aproveitando o ensejo, deixa eu tirar umas duvidas minhas...

-> O que o tamanho do traste influencia???
-> Braços finos ajudam quem tem mãos e dedos pequenos...mas atrapalham quem tem mãos e dedos grandes???

Obrigado pelos esclarecimentos.

Fábio Seiji
Luthier
# mai/07
· votar

Thedekai
Eu tô usando os planet waves e por enquanto não deram problema.

Rômulo_DF
Vc pode usar decalques, mas o material tem que ser compatível com o verniz (ou solvente do verniz) pra não derreter.
Aeorografia vai te dar um resultado bem diferente, uma técnica não substitui a outra.

kiki
Moderador
# mai/07
· votar

mestres seiji e bertola
tenho uma dúvida parecida com a do romulo_df

como eu posso desenhar no headstock? eu queria fazer uma arte, mas não sei como fazer. a minha tele terá acabamento natural, em pau-marfim, só vou passar seladora.
é possivel usar alguma tinta? posso fazer com pincel, ou é melhor fazer uma máscara e aplicar com compressor? ou é melhor silk-screen?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar

Dead Pixel
Influencia no timbre e na tocabilidade, mas é uma influência sutil. Quanto aos braços, bem, claro que tem mãos pequenas vai se sentir mais confortável com um braço mais fino e menos espesso.
kiki
O que vc quer fazer na verdade? Colocar seu nome?
Abç

gualtersouza
Veterano
# mai/07
· votar

Bertola e Seiji

Acabamos de voltar de uma viagem na fria Petrópolis e estamos retomando...
Agradeço pelos alertas quanto ao braço. Vou procurar uma peça em pau-marfim para começar um novo, mas não vou parar o atual, pois como disse, este é para aprendizado... ...e aí vai uma pergunta: se meu tensor for bem rígido, o problema se resumiria em o braço ser de marupá, cuja sonoridade é ruim para braços, ou a questão é que nem com um tensor hiperdimensionado um braço em marupá daria conta de não fletir?

Abç. Gualter.

kiki
Moderador
# mai/07
· votar

Mauricio Luiz Bertola
sim. ainda estou pensando exatamente o que, mas provavelmente vou escrever meu nome, ou algo assim.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar

gualtersouza
A 2ª alternativa. Talvez, se vc colocar um reforço interno no braço, como uma vara de roxinho, ele aguente.
kiki
Uma boa alternativa seria mandar fazer um silk com seu nome em belas letras.
Abçs

kiki
Moderador
# mai/07
· votar

Mauricio Luiz Bertola
voces profissionais tem uma telinha de silk de vossas marcas? (bertola handcrafts)

meu irmao sugeriu isso, disse que fica melhor o acabamento, ele já mexeu com silk. to pensando no asusnto...

gualtersouza
Veterano
# mai/07 · Editado por: gualtersouza
· votar

Bertola

Salve Bertola
Um reforço seria entre o tensor e a escala ou vc sugere que faça um canal na parte de trás e coloque um reforço lá? Confesso que essa idéia me desanima, pois como você disse, Talvez.
Vou esperar um pouco mais e fazer outro braço "definitivo". Ainda bem que optei por fazer um parafusado... aliás, como todas as Strato são, é lógico.