Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
king_arthur
Veterano
# fev/07
· votar


Fábio Seiji
Dificilmente é problema de tensor; qual é a sua guitarra?
Pode ser que os trastes estejam mal colocados ou alguma outra coisa relacionada com os trastes, nut ou ponte; mas só olhando e testando pra ter um diagnóstico.


antes de tudo, valeu por nao me crucificar e esclarecer minhas duvidas heheh

hmmmm pois é.. a guitarra é uma Fender Stratocaster mexicana de 93/94

cara.. nao sei se ja mencionei, mas ja ajustei as oitavas perfeitamente, tipo na casa 12 a afinacao ta perfeita, mas nas casa pelo meio do braço (em varias cordas diferentes, desde a casa 2 até a 5 por exemplo) a nota fica meio pra cima ou pra baixo..

nao acho que seja problema nos trastes, apesar de nao entender muuuito de lutheria..mas uma parte de mim reza pra que seja isso, aí eu me obrigo a trocar os trastes ja heheh eles sao muito pequeninhos, eu queria por uns jumbo nela! heheh

valeu cara! abraçao!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/07
· votar


..Feeling..MF
Na Teodoro vc encontra.
marrone
Esse material não pode ser confeccionado em casa, compra-se pronto, procure na Vintage (Teodoro, Sampa - é caro!).
tom_delonge182
Não mexa neles. Se os capts estão apitando é porque são de baixa qualidade.
leonardobarcelos
Não é ético comentar serviços de outros profissionais.
paulgilbert
Teoricamente era para diminuir a tendência à microfonia. Digo teoricamente pois nunca constatei isto.
bass_player
Poder pode, desde que haja uma regulagem do tensor. Mas vc deve se perguntar para que isto, já que 95% das músicas usam afinação padrão...
Abçs

Crazy Guitar
Veterano
# fev/07
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
i ae, blz? caras, eu to com uma duvida aqui sobre as pontes wilkinson. olhando na busca aqui do forum, eu descobri que ela pode ser regulada para poder alavancar tanto para frente (descendo tons) quanto para tras (subindo tons), certo? mas o que eu queria saber é se qualquer ponte dessas cabe em uma guitarra strato normal, por exemplo a minha Eagle strato, se eu compra-se uma ponte wilkinson "qualquer" ela caberia na minha guitarra? outra coisa, voces sabem algum lugar (site) confiavel para mim comprar uma? é que o unico lugar que achei para comprar esse tipo de ponte foi no mercado livre, mas eu nao confio muito em compra por la...

vlw ai!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/07
· votar


Crazy Guitar
A instalação de ponte Wilkinson pode ser feita em uma strato comum sem problemas, desde que feita por um luthier competente. Cuidado com esse negócio de alanvancar "para trás", não é um procedimento muito recomendável.
Abç

Crazy Guitar
Veterano
# fev/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara, aproveita que tu ta ai ainda (espero que esteja) e me diz uma coisa: uma guitarra com corpo em basswood, é mais versatil do que uma guitarra toda de maple?

vlw!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/07
· votar


Crazy Guitar
Não existe isso da madeira determinar a "versatilidade" do instrumento, isso depende de uma série de fatores, principalmente do músico.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# fev/07
· votar


king_arthur
Verifica a ação do tensor e a altura dos canais do nut (procura na busca que vc vai encontrar o procedimento).
Tá parecendo que precisa de uma regulagem geral, mas como eu te falei, só olhando mesmo pra saber qual o problema. Nesse caso só levando num luthier mesmo.

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# fev/07
· votar


Fábio Seiji
E ae Seiji...novidades?

Cover_Malmsteen
Veterano
# fev/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Estou com um problema com minha ponte floyd rose, ela está "levantada", acho q isso aconteceu depois q eu troquei as cordas, será que vcs poderiam me ajudar? vlw

Ninja_SoAD
Veterano
# fev/07
· votar


Ae, queria saber se Esses afinadores digitais de programa de computador São confiaveis para a afinação tipo a do Guitar Pro 5!!!!!!

vlew

marrone
Veterano
# fev/07
· votar


Bertola
eu sei que existem escudos prontos, mais o que acontece é que eu queria fazer um custom, ja que a minha guitarra não é strato nem les pauls, e nem precisa de escudo na frente, mais eu queria fazer um decorativo... e não é com um modelo que ja existe... porisso perguntei do material!

Ninja_SoAD
Veterano
# fev/07
· votar


Ola queria saber se eh aconselhavel limpar os captadores..o meu no caso é Humbuck.. se for Limpae eles com o que ? cotonete ?

vleww

Soulface
Veterano
# fev/07
· votar


Cover_Malmsteen
Estou com um problema com minha ponte floyd rose, ela está "levantada", acho q isso aconteceu depois q eu troquei as cordas, será que vcs poderiam me ajudar?
Cara, dá uma procurada nos tópicos sobre regulagem de floyd rose pelo fórum. Tem absolutamente todas as informações q vc precisa.

Ninja_SoAD
Ae, queria saber se Esses afinadores digitais de programa de computador São confiaveis para a afinação tipo a do Guitar Pro 5!!!!!!
E pq não seriam? hehehehehehehehehe
Mas particularmene, eu prefiro afinar de ouvido.

Ola queria saber se eh aconselhavel limpar os captadores..o meu no caso é Humbuck.. se for Limpae eles com o que ? cotonete ?
Cotonete é uma boa sim...
Nunca use nada de metal. (bom bril, etc...)

Cover_Malmsteen
Veterano
# fev/07
· votar


Soulface
vle vou dar uma procurada

YYuRii
Veterano
# fev/07
· votar


Eu to com um Little 59'(Humb) instalado no braço da minha guitarra, e aqui em casa eu tenho um single mesmo.

Para mim botar na guitarra o single, é só ligar do jeito que ta ligado o Little 59', ou por ser single tem alguma coisa diferente ?

Cover_Malmsteen
Veterano
# fev/07
· votar


Soulface
Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
eu vi os tópicos mas continuo com o problema, a ponte quando as cordas estão frouxas ela fica baixa, mas quando eu afino as cordas ela volta a se levantar, e desafina todinha, alguem ai pode me ajudar

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/07
· votar


marrone
Em lojas de plásticos vendem-se um tipo de plástico que inclusive vem com proteção, mas ele é monocromático. Como disse, não é possível confeccionar placas tipo sanduiche em casa, só comprando pronta mesmYYuRii
O single é ligado de maneira diferente, pois só tem dois fios (+ e -).
Guilherme Megi
Geralmente compro da Dunlop, que já vem cortados.
Abçs

Cover_Malmsteen
Veterano
# fev/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
e vc sabe como eu posso resolver meu problema? vlw

marrone
Veterano
# fev/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

mais vc sabe onde (um site) que eu possa axar o sanduiche??? pq assim, eu não tenho como ir pra sampa.. dae eu queria ver se axo alguma loja que envie pra mim isso dae...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/07
· votar


Cover_Malmsteen
Sim, levando sua guitarra a um bom luthier. Regulagens de pontes como essa são complexas e demoradas, e o melhor é levá-las à um profissional.marrone
O último lugar em que ví esse tipo de material para vender foi na Vintage em Sampa. Entre no "site" deles ou telefone.
Abç

MANFREDINI
Veterano
# fev/07
· votar


aqui esta minha duvida, alguem pode me ajudar?

Cover_Malmsteen
Veterano
# fev/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
é isso mesmo q eu vou fazer eu pensava q era coisa simples mas nem vou mexer mais, vlw pela dica

Soulface
Veterano
# fev/07
· votar


Cover_Malmsteen
Vc tem q regular as molas de acordo com q vc vai afinando as cordas. Até a ponte entrar em equilíbrio.
Ponte flutuante funciona como se fosse uma gangorra... Os dois lados (molas e cordas) tem q exercer a mesma força para q ela fique equilibrada.

MANFREDINI
Eu não colocaria uma marca em algo handmade assim.
Além de tirar a originalidade, pode dar um rolo do caramba...
Tem q encontrar algum luthier picareta pra fazer isso ae! hehehehehe

Fábio Seiji
Luthier
# fev/07
· votar


MANFREDINI
Se algum luthier concordar em colar um adesivo "fender" no headstock eu desconfiaria dele; além disso vc vai gastar por um serviço que não vai trazer benefício algum à sua guitarra... acho que vc devera pensar melhor sobre isso.
Eu acho melhor vc procurar uma boa guitarra, com um bom custo/benefício, e futuramente melhorar a captação, as tarrachas e ponte, além de troca do nut e fazer uma boa blindagem.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/07
· votar


Guilherme Megi
Esses trastes são bons, nada excepcional, mas são bons.

Homem da Ciência
Veterano
# fev/07 · Editado por: Homem da Ciência
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola


É verdade que o pau-marfim é bastante suscetível à mudanças climáticas??
E qual seria a melhor marca de trates?

Muito obrigado.

Mr RichieSambora
Veterano
# fev/07
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma tagima Strato Modelo antigo 640, as que vinham com ponte wilkinson, comprei uma ponte fender american series de 2 pinos, porem o espaçamento da fender pra wilkinson é menor, teria que fazer outra furação pra poder coloca-la, isto afetara em alguma coisa na minha guitarra? o que recomendaria?


Obs: moro em cidade do interior e nao existe um bom luthier pra fazer o serviço.

Marcel MSL
Veterano
# fev/07
· votar


Fábio Seiji

Ai Seiji, já viu o meu e-mail/mensagem?

valeu

rafagg
Veterano
# fev/07 · Editado por: rafagg
· votar


naum consigo entortar os trastes da minha guita, tem problema deixar eles retos??

e outra pergunta: os trastes naum foram entortados mais jah foram cortados se eu evar em um luthier preciso comprar um novo jogo d trastes ouele pode utilizar os trastes jah cortados?? e qnt deve sair ese serviço??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/07
· votar


Homem da Ciência
Qualquer madeira que não esteja corretamente sêca e aparelhada é sucetível à mudanças climáticas.
Dunlop.
Mr RichieSambora
Se o espaçamento é diferente vc não poderá usá-la, pois não é compatível com a furação. Refazer os furos daría um trabalho imenso e não ficaría bom, teriam que ser feitos enxertos, mas estes ficaríam vulneráveis pois essa é uma região crítica do instrumento, que sofre grandes tensões. Somente um profissional gabaritado podería fazer este serviço à contento e com um bom grau de garantia.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)