Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
rafagg
Veterano
# fev/07
· votar

como os luthiers entortam aqueles trastes extra jumbo q jah vem cortados????

Soulface
Veterano
# fev/07 · Editado por: Soulface
· votar

rafagg
Eu entorto com alicate mesmo. Mas tem q fazer com cuidado. Senão vc acaba dobrando o traste, e não entortando. É pra deixar assim " ( " e não assim " < ".
Qnto a deixá-los retos, tem problema sim.
Difuculta muito na hr de colocar na escala. E provavelmente as pontas ficarão levantadas. Nâo queira entrtar o traste depois de já colocado na escala. Isso só vai danificar o sulco.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/07
· votar

Marcel MSL
cara, eu recebi sim mas vc enviou pelo multiply e eu não sei como te responder.
me manda um email direto.

rafagg
Veterano
# fev/07 · Editado por: rafagg
· votar

Soulface
pow com alicate??vo tenta mas num sei c vai rola naum...saum trastes extra jumbo saum muito rigidos, mesm assim vlw pela dica

Soulface
Veterano
# fev/07
· votar

rafagg
Eu fiz isso com trastes jumbo de inox cara.
Mas deixa eu explicar direito como eu fiz.
Tem q ser aos poucos, e com cuidado para não dobrar o traste.
Eu encaixava primeiro a ponta do traste no alicate e segurava. Depois entorava um pouco com a outra mão. Mas só um pouco!
Aí vc vai deslizando o alicate pelo traste e repetindo o porcesso. Qnto mais perto do meio do traste, mais duro fica.
Bom, depende do abaulamento da escala, mas geralmente não precisa de muita força não. Só tem q ter firmeza.
E repito: Cuidado para não dobrar o traste. Ele tem q fazer apenas uma curva.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/07
· votar

rafagg
vc pode construi um fret bender ou curvar prensando o traste entre blocos curvados (macho/fêmea) de madeira, mas com algum sistema que evite do traste deitar (pode fazer um corte pra encaixar o traste como um slot folgado), essa curva deve ser um pouco mais acentuada que o da escala.

Marcel MSL
Veterano
# fev/07
· votar

Fábio Seiji

blz, Fábio vou mandar.

Drifter
Veterano
# fev/07
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Depois de um tempinho sem escrever, gostaria de tirar uma dúvida rápida:

Tenho uma Epiphone Les Paul e uso cordas 010. Gosto da 010, mas de uns tempos pra cá estou querendo experimentar a 009, mas tenho dúvida, pois sempre ouvi "Les Paul é guitarra pra 010" e fico na dúvida de experimentar a 009. Existe esse problema mesmo ou é apenas recomendável usar 010 em Les Paul?

No caso do timbre, mudará alguma coisa colocando 009? Ele ficará mais agudo, fraco, etc???

Obrigada!

king_arthur
Veterano
# fev/07
· votar

Fábio Seiji
e aí cara!
era o tensor mesmo! eu fui na loja, comprei a chave allen certinha e dei uma mexida nele! depois só regulei as oitavas e ela ficou afinadinha (quase perfeita)

claro, ainda vou levar num luthier qualquer hora pra dar uma regulada em tudo, lixar um eventual traste e tal! mas como da prazer tocar num instrumento afinado hehe

valeu por tudo cara! abraçao

rafagg
Veterano
# fev/07
· votar

Soulface
Fábio Seiji
vlw vo tenta primeiro com o alicate e se não der jeito vo tentar fazer um fret bender, obrigado pela força!!!

Percival
Veterano
# fev/07
· votar

Estoun regulando o tensor de minha guitarra e tenho uma duvida: se pressionar a mizona na primeira e na ultima casa, o ideal é que fique com uma pequena distancia entre a corda e o 10 traste. mas qual é essa distancia exatamente...!? Se eu deixo 1mm, os ultimos trastes trastejam, e quero deixar a ação das cordas bem baixa... como vou fazer???? quero ter certeza antes de fazer uma cagada... :S Minha guitarra é uma cort viva gold II

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/07
· votar

Drifter
Cara, colocar corda 0.9 em uma Les Paul é uma heresia.
As guitarras Gibson (com algumas exceções) possuem escala de 24,75 pol. contra 25,5 pol. das tipo Fender. Isto faz com que as cordas fiquem mais frouxas; se vc colocar 0.9 a amplitude de vibração das cordas diminuirá, o timbre ficará ruim e sem "corpo" e a sustentação cairá muito.
O ideal é usar cordas 0.11 ou mais nas Gibsons e 0.10 nas Fenders, assim vc terá preservado o timbre, a durabilidade e a sustentação adequada.
Percival
Reparou como é preciso paciência estudo e experiência para regular tensor. Se vc não sabe, isso é um trabalho para um luthier habilitado.
Abçs

Percival
Veterano
# fev/07
· votar

Mauricio Luiz Bertola
voce poderia me ajudar? disso eu já sei mas quero fazer eu mesmo.

Soulface
Veterano
# fev/07
· votar

Percival
qual é essa distancia exatamente...!?
Isso não existe cara...
Depende da guitarra, do guitarrista, das cordas, da ponte... Até o abaulamento da escala tem influência nisso.
É complicado explicar por aqui. O ideal seria vc ir direto a um luthier pra perguntar e ter a sorte de ele qrer te ensinar de graça! hehehehehehe
O limite de altura das cordas muda de acordo com aregulagem do tensor e o estado do braço e trastes.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/07
· votar

king_arthur
Nossa cara, então o tensor não tava só desregulado, tava que nem o jeremias!!!
Só pra complementar, nenhuma guitarra afina perfeitamente, vc precisa afinar as cordas e acordo com a área que vc mais utiliza.

rafagg
Procura do google que vc deve encontrar algum esquema pra montar um bender com rolamentos.

Percival
Precisa verificar se os trastes estão niveladinhos tb.
Claro que regular o instrumento de forma adequada vai ajudar bastante, mas dependendo de como vc toca não é possível deixar uma ação baixa das cordas

rafagg
Veterano
# fev/07
· votar

Fábio Seiji
vo fazer isso, brigadaum pela força

vagao
Veterano
# fev/07
· votar

Boa tarde, essa pergunta vai para os dois...e ai beleza?
Cara, peguei uma guita recentemente, mais preciso uma estrato da tagima TG 635 com 3 singles...
Não consigo timbrar a guita, ela é mto aguda, sem contar qwe apita msmo sem distorção...
Coloqwei um cap da malagoli, um humbucker na ponte, um top deles , ficou massa, só qwe a guita continua com os msmo s problemas, aqwele zunido infernal.
Sem contar qwe ja blindei a guita inteira, gostaria de saber, pois ja me falaram pra trocar os caps , meio e ponte.......

vagao
Veterano
# fev/07
· votar

Boa tarde, tenho um set de pedais qwe consistem assim: pedal onner volume, cry baby dunlop, digital reverb 3, super chorus 3, simulamp hobbertt, super over driver sd1, distortion ds1, compressor...
E um cubo da Warm Music, 208 gvt, gostaria de saber se é aconselhavel usar o loop do ampli pras distortion....

Hocus Pocus
Veterano
# fev/07
· votar

Algum site que venda as travas do lock nut avulso? Consegui perder =/

Dead Pixel
Veterano
# fev/07
· votar

Olá amigo Luthiers!!!

Comprei uma Tagima T735 e achei que ela veio com as cordas altas demais e está me causando certo desconforto para tocar...fora que não to conseguindo tocar direito...o som ta saindo abafado!!!

Ela veio com uma chavinha pra regular a altura da ponte...
Gostaria de saber se eu mesmo consigo regular...

O que eu preciso fazer pra regular?!?!

Obrigado!!!

PS: precisarei afinar ela de novo certo?!?!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/07
· votar

vagao
Isso está me parecendo falta de aterramento correto e/ou excesso de ganho e distorção aliado a um posicionamento do amp muito próximo da guitarra. Não se usa distorção em loop, apenas modulações e delays.
Dead Pixel
Cara, se vc comprou uma guitarra nova, é IMPRESCINDÍVEL levá-la para uma regulagem geral em um luthier habilitado. Não tente fazer um serviço que vc ainda não sabe pois o prejudicado será vc.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# fev/07
· votar

Hocus Pocus
procura com o se luthier, ele deve ter

Hocus Pocus
Veterano
# fev/07
· votar

Fábio Seiji
pãtz, ai é que ta fiquei esse ano afastado da guitarra, e o luthier que cuidava da minha guitarra se mudou sei lá, a loja que ele trabalhava fechou e nao sei mais onde ta o cara... aqui conheço mais dois luthiers competentes: o Copetti e o Solarez... Mas eu não faço a menor idéia de onde é que eles trabalham... vo ter que procurar ahaha valeu ;D

Dead Pixel
Veterano
# fev/07
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Entao cara...só pra esclareer: isso não é problema com a guitarra não neh?!?! Tem como fazer a regulagem certo???

Vc poderia me informar qual o tipo de ponte da minha Tagima T735??

Thanks!!!

Fábio Seiji
Luthier
# fev/07
· votar

Hocus Pocus
Pelo jeito vc era o único cliente desse luthier e com a sua ausência ele teve que fechar as portas, rss.
De que cidade vc é, posso tentar procurar por aqui, mas não posso garantir nada, qual éo acabamento da sua ponte? dourada, cromada ou preta?

Hocus Pocus
Veterano
# fev/07
· votar

Fábio Seiji
eheahea
Então cara, hj vou procurar os luthiers que falei pra ver se consigo a maldita trava - pior que só falta uma (a que trava a mi e a si) mas acredito que não venda avulso assim...
Eu sou de Florianópolis, é uma Ibanez RG320FM, a ferragem é algo como um cromo envelhecido, mais escuro, meio cinza... Deve ser mais dificil achar dessas mas se eu achar uma preta acho que ja compro =p

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/07
· votar

Dead Pixel
Cara, é impossível fazer um diagnóstico de seu instrumento aqui, isso só pode ser feito com o mesmo em mãos.
A ponte das 735 é do tipo strato comum "vintage".
Abç

Rodrigues
Veterano
# fev/07
· votar

E ai pessoal

Quanto tempo em media duram as baterias de um captador ativo?

Soulface
Veterano
# fev/07
· votar

Rodrigues
A EMG diz q elas aguentam cerca de 3000 hrs de uso. Isso dá mais ou menos 1 ano, mas depende tb do tempo q vc toca por dia.
Enfim, não é algo tão preocupante assim.

Dead Pixel
Veterano
# fev/07
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Fla aew kra..blzzz???

Então, levei a guitarra em um luthier aqui na minha cidade, que por sinal é muito bom, para ele analisar ela pra mim. Ele verificou que as cordas já estavam trastejando e que a regulagem da ponte seria dali pra cima, não dali pra baixo porque ficaria pior, e eu que já tinha reclamdo que as cordas já estavam altas demais =O, causando certo desconforto de acordo com meu estilo de tocar!!!
Quando eu reclamei pra ele disso, ele começou a verificar os trastes e eis que surge o problema: os trastes da minha guitarra estavam desnivelados (ele fez o teste com um papelzinho; e outro pressionando a 1ª e 4ª casas e verificando as casas do meio e assim por diante), problema na fabricação!!! Ele me disse que o preço para fazer a retífica dos trastes era de R$ 150,00, mas aí eles ficariam niveladinhos, impecáveis!!! Mas o resto da guitarra estava em perfeita ordem.
Como a minha guitarra tem apenas 3 dias de vida, acheiinviável pagar tal quantia sendo que ela se encontra na garantia. Então, procurei a loja e acionei a garantia dela. Eles pediram pra eu voltar apenas na quinta-feira, depois da quarta-feira de cinzas pra eu poder entrar em contato com a fábrica e mandar o produto para eles de volta para os tecnicos analizarem e para posterior conserto.

Bom, de acordo com a sua vasta experiencia e conhecimento, deveria eu ficar tranquilo ou preocupado com tudo isso???

E se eles consertarem e quando a guitarra chegar de novo estiver com o mesmo problema???

PS: vale lembrar que eu acabei com toda a minha grana pra comprar essa guitarra...

Obrigado e bom fim de semana!!!