Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


happy_helloween
Cara, esse serviço é feito com uma tupia vertical e depois microretífica, máquinas caras e, no caso da 1ª, perigosa, ademais existem procedimentos de segurança para que a pintura não trinque e a madeira não rache.
Leve sua guitarra a um bom luthier.
Abç

tom_delonge182
Veterano
# mar/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

bertola gostaria da sua opinião!!

no link tem as informações das duas guitarras, queria saber se eh bom fazer a troca(pau a pau)...

Phantom Of Death
Veterano
# mar/06 · Editado por: Phantom Of Death
· votar


Gostaria de tirar algumas duvidas sobre minha guitarra, aparentemente o corpo eh em compressado, ou laminado como muitos chamam, mas nas especificações diz ser em alder, um amigo meu mostrou-a a um luthier, primo ou algo assim dele, q afirmou q era em alder, não tive oportunidade de questiona-lo, mas realmente parece ter emendas no corpor... minha guitarra eh uma Squier Stratocaster Affinity, braço em Maple e escala em Rosewood, segundo as especificações do fabricante, eh feita na china, deve ter sido fabricada em 2005 pois a comprei nova no final do mesmo...

Obs: eh affinity porem não Bullet.. vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


Phantom Of Death
Cara, sua guitarra em princípio não é de compensado, embora várias séries da Squier na década de 90, e a série Squier II anterior foram confeccionadas nesse mau material.
Mesmo não sendo, a madeira utilizada nela é de baixa qualidade e muito emendada, ademais apresenta espessura de corpo fora do padrão, o que reduz a sustentação e proporciona timbre sem "corpo".
O que vc pode fazer é comprar um novo corpo para ela, assim como um jôgo de captadores e tarrachas melhores.
Abç

Phantom Of Death
Veterano
# mar/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

quais os riscos desse corpo se partir ou algo assim acontecer, ouvi dizer q eh possivel, mesmo sem queda, simplesmente com o tempo... isso eh verdade? pode acontecer?

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar


2R-Rafael
eu tava querendo trocar meus locks

você poderia me dar umas dicas??


vc tá se referindo ao lockernut ou à roldana?

Guitar Man 20
como se abaixa as cordas no rastilho?

diminuindo a altura do rastilho

paulgilbert
Veterano
# mar/06
· votar


qual a diferença dos braços que tem ou nao um "risco" de madeira escura atras (sabe?)

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mar/06
· votar


aí vai uma pergunta:

Eu estou quase entrando pra uma banda, pra fazer bases e vocal, porém vou precisar jogar a afinação da minha Les Paul em D. Uma vez perguntei pro bertola se seria possível e ele me disse que não iria ficar bom, pois as cordas ficam muito frouxas por causa do tamanho da escala, então gostaria de saber de alguém que pudesse me ajudar, qual a grossura ideal que eu teria que colocar pra afinar a guitarra toda em D? Mesmo que fique um pouco frouxo, 011 já seria suficiente? O quanto frouxo eu poderia deixar sem me prejudicar em nada?

ToRReSMo
Veterano
# mar/06
· votar


Aew Bertola E Fábio Seiji, vcs poderia por favor, ler o meu tópico "Argumentos com conteúdo sobre as stratos shelter fst62 e t735 (detalhes)" olhar as minhas dúvidas e responder????? Esse dilema tah me tirando o sono pessoal, é sério, principalmente a questão alder x cedro/marupá...

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar


paulgilbert
A diferença é que esse "risco de madeira escura" indica que o tensor foi instalado pela parte traseira do braço... só isso.

Rodrigo Yoshida
Olha só, não tem como dizer se a sua guitarra vai trastejar ou não seja o que vc fizer nela, pois não existe padrão para a altura da ponte, altura dos trastes, curvatura de alívio do braço e etc.
Só testando vc vai saber se vai ficar bom ou não.
Eu te indicaria cordas 012 em aço pra vc afinar em D pra compensar a perda de tensão e brilho, mas como eu te disse não dá pra ter certeza se vai ficar bom.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


Phantom Of Death
Pode acontecer se vc expor essa guitarra ao sol e à humidade.paulgilbert
Diferença nenhuma, o "skunk stripe" é apenas uma forma de construção como outra qualquer.
Rodrigo Yoshida
Cara, vc vai aumentar o calibre da corda e aumentar a ação das cordas, mas o som continuará embolado, pois as cordas mais graves vão te proporcionar som mais grave em uma guitarra de escala mais curta, que já tem essa carcterística e já deixa as cordas mais "frouxas". Pode ser que fique tocável, pode ser que não.
Abç

lobz
Veterano
# mar/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
voce que é do rio, conhece algum luthier de confiança em nova friburgo/RJ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


lobz
Infelizmente não.
Abç

LeandroP
Moderador
# mar/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O esquema elétrico da minha guita segue, conforme a ilustração, a terceira configuração de chave de 5 posições (2 humbuckes e 1 single).

Bom, os potenciômetros da minha guitarra são de 250k e não 500k como eu imaginava. Resolvi o problema de agudos invertendo a fase das bobinas (havia ligado errado mesmo).

O meu problema está agora no captador single do meio, pois ele tem uma saída muito alta e interfere na 2a posição da chave, onde eu uso o humbucker da ponte splitado, mas o som está muito mais alto (mais volume) logo nesta posição.

Eu achei que estivesse errado novamente, mas eu liguei desta maneira:

Sabendo que a chave de 5 posições tem oito polos e é espelhado o circuíto da chavinha (3 polos pra esquerda, duas saídas no meio da chave pro potenciômetro e 3 polos pra direita), eu liguei o humbucker (ponte) no primeiro polo, o single no segundo polo e o humbucker (braço) no terceiro polo. Até aí normal, como seguem muitos esquemas HSH. Só que a 2a posição da chave está muito mais alta que a 1a. Tem como cortar a interferência do single do meio? Lembrando que a chave é blindada.

O meu single tem 3 fios e não 2. Ele é com duas bobinas sobrepostas. Devo matar um dos fios que vai pra carcaça?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


LeandroPanucci
Experimente ligá-lo com apenas uma bobina (como single mesmo), se não ficar legal, retorne a ligação anterior e faça algo bem empírico: deixe-o bem mais baixo em relação às cordas que os outros dois caps; outra coisa que se pode fazer é colocar um capacitor em série com ele (creio que 0.01uF daria), seria uma tentativa.
Abç

LeandroP
Moderador
# mar/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Experimente ligá-lo com apenas uma bobina (como single mesmo),


Você está falando do captador do meio, o single? Ligar apenas um fio (+) na chave, outro (terra) na carcaça, e matar o terceiro?

Nos humbukers eu liguei o fio vermelho (hot) direto na chave (primeiro e terceiro polo, ponte e braço respectivamente), e o preto e o verde juntos, sem contato com nada, e mandei o branco com a malha pra carcaça. Se eu fizer ao contrário, vai estar em série, mas fora de fase, com os agudos gritando.

Eu tô pensando em matar um fio do single pra ver se ele fica mais fraco, só que se isso não fizer sentido, eu nem desligo o fio, porque já tá enchendo o saco soldar, testar, soldar, testar...

Nessas horas eu sinto saudades do meu Di Marzio HS, que tinha um puta timbre, mas com saída baixa, ótimo pra posição do meio...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


LeandroPanucci
É isso mesmo, ligue-o como single, a saída vai diminuir.
Abç

LeandroP
Moderador
# mar/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

... tô soldando.... já volto :)

vinihendrix
Veterano
# mar/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

sera q com a sg e com um equalizador eu consigo tira um som como a das gretshs semi acusticas do george q tb tinham hambukers?

2R-Rafael
Veterano
# mar/06
· votar


Fábio Seiji

ao lockernut

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


vinihendrix
Acho difícil, pois o timbre das semis é bem característico, mas com esse pedal vc poderá "esculpir" excelentes sons com sua guitarra.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar


2R-Rafael
Tome cuidado pois existem lockernut com larguras diferentes; verifique se não têm rebarbas nas peças.
Se vc não possui instrumento de medição (de precisão) decalque o seu lockernut tanto a parte superior quanto a inferir e compare com o da loja.

Guitar Man 20
Veterano
# mar/06
· votar


Fábio Seiji
eh mais facil trocar o rastilho ou lixar ele ateh uma altura boa?

Guitar Man 20
Veterano
# mar/06
· votar


e mais uma perguntinha soh por curiosidade:
da pra colocar uma ponte flutuante em uma guita de ponte fixa?

e mais uma:
guitarras de ponte fixa precisam de ajuste para uma nova tensão de cordas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


Guitar Man 20
Sim e sim.
Abç

Guitar Man 20
Veterano
# mar/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
no que se meche numa regulagem de uma nova tensão de cordas?

AngraMelo
Veterano
# mar/06
· votar


po galera ninguem pode me ajudar? por favor...minha pergunta passou batido...por favor

galera na chave d 5 posiçoes existem oito lugares para a solda...partindo do principio q eu tenho dois humbuckers ( um braço e um ponte) como deveria sera ligaçao nos "postes" d solda da chave???? acho q meu luthier fudei tudo aqui....na posiçao tudo para tras q deveria acionar o humbucker da ponte ta com som d single!!!!! aaaaa meu deus o cara ligou errado!! me digam qual deve ser o esquema d liçao...quantos cabos devvem estar soldados em cada poste para eu saber c ele ligou certo!!!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


Guitar Man 20
Para isso é necessária uma regulagem geral de seu instrumento, incluindo ajuste de entonação, de ação e do tensor. Consulte seu luthier.AngraMelo
Procure na chave qual a posição que aciona o capt da ponte no modo "full Humbucker", depois troque a liçação do último "lug" da chave (Hb da ponte "defasado") por essa. Mas creio que vc devería levar sua guitarra de novo ao seu luthier e pedir para que ele refaça a ligação nesses termos.
Abç

edilsonaragaojr
Veterano
# mar/06
· votar


Aew essa vai pro Fábio Seiji e pro Bertola, qual a strato com preço inferior às tops tipo fender que vcs aconselham comprar pra depois turbinar????

tom_delonge182
Veterano
# mar/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
eu uso na minha pedaleira e nos pedais uma fonte da hayonik 9v e 300ma
e achei uma outra fonte aki em casa 9v tbm soh q ela tem 150ma

serah q posso usar?? uq pode acontecer se eu ligar no pedal??

obrigado

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)