Telecaster é presença? Ou está mais para "guitarra reserva"?

Autor Mensagem
chadox
Veterano
# jan/06


Olá pessoal,
Estou criando esse tópico para saber o que que vocês acham da aquisição de uma Telecaster, Fender por exemplo , sei lá.
É que é um pouco estranho quando se fala dessas guitarras mais "exóticas". Não sei se a minha impressão está errada mas é que eu não vejo a Telecaster com "cara de tudo". Não imagino o Petrucci tocando Dream theater com uma dessas.
Por outro lado, aprecio o brilho e o som aveludado dessa guitarra nas mãos do guitarrista do Pearl jam(em YELLOW LEDBETTER) ou do Red Hot Chili Peppers.
Talvez essa incompatibilidade que eu vejo entre a música e o instrumento seja a mesma de ver um jazzista usando uma guitarra dessas http://www.sonnylombardozzi.com/images/photos/double_guitar_dean/deand blgtr2.jpg
Num sei se vocês estão entendendo à que ponto eu quero chegar.
Sei lá, é legal ter soh essa guitarra? Ou é luxo para quem quer ter um timbre especial numa música especial?
Por outro lado, vê-se o Tom Morello, guitarrista do Rage Against the Machine , usando em muitas músicas sua Fender Telecaster, tocando sons bem pesados.
Hehe. Algum psicólogo aqui no fórum para me ajudar ou alguém que faça um comentário, que dê sua opinião?
Abraços

Obs: Não sei se quem leu isso entendeu. Mas eu não condeno essa guitarra, muito pelo contrário, eu acho ela muito féra, e só por isso criei o tópico. O fato é que, caso a guitarra por para "luxo", eu não tenho grana para ter ela e mais uma outra. No caso ela seria uma ÚNICA para mim. Está aí outro fator de ter criado o tópico.
Abraçoz

joao 5murf
Veterano
# jan/06
· votar


tu ja tocou em alguma tele? se nao kiser ter uma pega uma fender, o timbre e´parecido e é mais ''versatil''

Luigi LeBeau
Veterano
# jan/06
· votar


olha cara, eu amo telecaster e eu acho q vale a pena vc ter uma, se for fender principalmente, dependendo doq vc quer tocar, assim como algumas jackson, ibanez e etc, ela naum eh muito versatil, a naums er q vc customize-a! O Jeff Beck, na epoca dos Yardbirds soh usava tele e o Mick Stern tem uma tele yamaha (acho q vale a pena, eh bem mais barata q uma Fender americana) como principal guitarra... mas veja la o tipo de som q vc toca!
A proposito, eu tenho uma tele eheheh

The Blue Special Guitar
Veterano
# jan/06
· votar


Depende do que vc quer tocar...
Pra country, por exemplo, não precisa mais do que uma tele.

chadox
Veterano
# jan/06
· votar


joao 5murf
Toquei por no máximo 10 minutos numa loja de sampa, quando eu fui comprar minha guitarra. Há uns 7 meses atrás.
Num eh questão de NÃO querer ter uma Tele, é saber se eh presença, o que que dá para mandar. O que me deixa indignado com relação à esse tipo de análise: "Depende do tipo de som que você vai tocar"..O que me irrita eh que , por exemplo, vamos supor que eu tenho uma banda GUNS N ROSES cover, o que o pessoal diz eh que eu TENHO que ter uma les paul gibson. Enquanto você não comprar a guitarra igual ao do cara vc NÃO pode tocar guns.. eu acho q naum eh bem asssim.

Luigi LeBeau
Então, aí que tá , eu gosto de muita coisa. Num dá pra generalizar: eu toco pearl jam ,e vou comprar um telecaster, sacou?
Quando vc falou customizar para torná-la versátil, que tipo de mudança se referia?
Você tem uma tele e só tem essa guitarra , ou tem outra?


The Blue Special Guitar
Haha eu não toco country uehauea.

squee
Veterano
# jan/06
· votar


sei la, prefiro strato

joao 5murf
Veterano
# jan/06
· votar


chadox
tu que saber o que tu vai poder tocar com o som de tele? ou eu intendi errado?

ROTTA
Veterano
# jan/06
· votar


O Jeff Beck, na epoca dos Yardbirds soh usava tele e o Mick Stern tem uma tele yamaha (acho q vale a pena, eh bem mais barata q uma Fender americana) como principal guitarra

O Bruce Springsteen também é fã do modelo, se não me falha a memória.
Abraços.

chadox
Veterano
# jan/06
· votar


joao 5murf
Também. Isso.. respodne ae..
É, pq vc concorda que naum dá pra tocar metallica com telecaster?
hehehe
mas fala ae

Manticore
Veterano
# jan/06
· votar


Telecaster tem jeitão caipira, guita feia bagarai

spainEL
Veterano
# jan/06
· votar


Procure por Richie Kotzen...

Sancast
Veterano
# jan/06 · Editado por: Sancast
· votar


É, pq vc concorda que naum dá pra tocar metallica com telecaster?

chadox

Você já tocou com uma tele???

Tele é pra quem curte tele, brow... som estalado, ardidão... pra alguns estilos, tele é o q há... blues, por exemplo... fica foda... mas, pra outros, já não fica grande coisa...

Pra tocar metal, por exemplo, vc poderia meter uns humbuckers EMGs na tele... o q seria uma heresia... hehehe... pq vai tirar totalmente akela "alma" da tele... (arrisco-me a dizer q meter uns humbuckers EMGs numa tele seria algo comparável a colocar singles e floyd rose numa gibson les paul)

Tele não é q nem Ibanez RG, q nego usa pra (quase) qq merda... é um instrumento com muita personalidade... diferentemente das ibanez rg, q não tem personalidade sonora nenhuma e nego usa pra qq merda (sendo q, pra algumas coisas, obviamente não fica nada bom)... tele é uma guitarra mais específica e, talvez, até mais "restrita"... porém, nos estilos "apropriados" ela manda MUITO bem...

Respondendo à pergunta inicial do cara, não creio q tele seja uma boa opção pra "guitarra reserva"... guitarra reserva tem q ser versátil... pra quebrar um galho em vários estilos... tal qual uma stratozinha com um humbucker na ponte... tele tem cacife pra ser guitarra titular, porém, desde q o som do cara seja condizente com a sonoridade do instrumento...

Dimmy_townshend
Veterano
# jan/06
· votar


compra a tele e bota P-90 ou mini-humb , vai fik BEM intermediario, e bem versatil .....
no +, estuda bem as pedaleiras e os ampfs antes d comprar ...(q eh p/ vc poder tirar timbres bm diferentes...)

Hugo Mariutti
Veterano
# jan/06
· votar


chadox
kra
tele eh tele
qm ama ama
qm n curte odeia
n tem meio termo
eu n curto
meu negocio eh strato/superstrato cum 2 humbucker e pronto
mas se vc curte o som acho q n vai se arrepende

pedrunk
Veterano
# jan/06
· votar


vaarias bandas indie soh usam telecaster, eh uma gutiarra boa pra caralho e muito versatil, mas eu se fosse voce comrparia uma mustang ;p ou uma jaguar heheheh

tom_delonge182
Veterano
# jan/06
· votar


poe 2 humbuckers e defasa ja era...

powerguitar10
Veterano
# jan/06
· votar


mustang ;p ou uma jaguar heheheh


Tai duas das guitarras mais estranhas...


chadox


cara...compra a TELE e põe dois humb em formato de single e push pull pra defasar eles...Ja era...

gsprs
Veterano
# jan/06
· votar


olha um tele se for fender é uma baita presença.. fender é sempre uma baita presença.... mas eu não gostei da pegada da tele... ela não da o som q eu kero... tokei numa strimberg toda modificada.. com dois mini humbucker defasado SD 59... ponte e tarrachas fender com trava.. não gostei mtoo do braço... e o timbre dela tava mtoo gravesão... sei lá.. eu não gostei do som.. mas ela era bonita...

gsprs
Veterano
# jan/06
· votar


agora nada com o som cristalino e a ´puta pegada de uma strato american standardt..

meeee.. q sonzera..

Gasoline
Veterano
# jan/06
· votar


Tele tem personalidade.
Mas não é guitarra de um som só.

John Lipfert dos Minibosses, usa uma Tele MIJ
Keith Richards dos Stones, usa Tele
Bruce Springsteen, usa Tele
Danny Gatton, usava Tele
Muddy Waters, usava Tele
o primeiro guitarrista do Guns (Izzy?), usava/usou Tele
James Hetfield usou uma Tele em alguns momentos
Jimmy Page gravou Stairaway to Heaven em uma Tele
Johhny Hiland usa Tele
O guitarrista do Radiohead (não sei o nome) usa Tele
John 5 (ex-Marilyn Manson) usa Tele

Tele tem como timbrar diferente.
E dá para ser a unica guitarra.

Claro que se tu queres tocar metal extremo ultra death from hell, não é melhor opção, mas é uma guitarra versátil (não tanto quanto uma H-S-H) mas não é só som limpo estalado. Tem como tirar outros timbres.

The Splinters
Veterano
# jan/06
· votar


Tem como tirar outros timbres
O John5 prova isso. Manda um som porrada com aquela Telezinha. =]

Rachmaninoff
Veterano
# jan/06
· votar


Pra tocar com Telecaster, você tem que querer uma Telecaster, se é que você me entende. Ela tem características muito próprias, uma personalidade muito forte.

Caras como o Keith Richards usam Telecaster pra quase tudo, não só pra "uma única música" (o que realmente seria luxo pra maioria de nós).

Portanto, se você quer uma Telecaster pra ser a sua guitarra, você precisa estar bem seguro quanto a isso. Você ainda está inseguro. Pense: ela tem realmente "a sua cara"? Você se imagina tocando com ela?

Sancast
Tele não é q nem Ibanez RG, q nego usa pra (quase) qq merda
diferentemente das ibanez rg, q não tem personalidade sonora nenhuma e nego usa pra qq merda


Algum trauma de infância com as Ibanez RG?
Pra que essa revolta toda?

adolfo
Veterano
# jan/06
· votar


Tele tem como timbrar diferente.
E dá para ser a unica guitarra.

Mas é foda que a galera daqui continua achando que existe guitarra pra cada estilo. Ela pode ser mais especifica, mas mesmo assim nao ha restriçao de estilo com ela.

The Splinters
Veterano
# jan/06
· votar


adolfo
Exato!

The Splinters
Veterano
# jan/06
· votar


Eu gostaria de ter aquela americana, da Fender e tal... Ahh.

adolfo
Veterano
# jan/06
· votar


Eu curto o som mais estalado dela, mas acho ela um poco feia hehe

Facchini
Veterano
# jan/06
· votar


Manticore

guita feia bagarai

AUHHUAhuaSUHUHSAHUSAUahsuAHUHAUSHAUhuhaua...

Alex D P Marques
Veterano
# jan/06
· votar


chadox

Cara eu tiro por exemplo o guitarrista do Simple Plan ( banda de gay é verdade mas o cara toca bem, entende de guitarra pelo menos )

Ele usa uma Tele Fender Acho que 72 de mogno com dois dimarzio se nao me engano é o Breed e o Air Norton, e fica um som bem legal e pesado. Ai voce pode defasar os humbs pra ficar com um som mais light quando estiver afim.

chadox
Veterano
# jan/06
· votar


Manticore
Hehehe, ao vivo ela num é tão feia não viu cara eauheau

spainEL
Já achei, ele usa Tele. Se me desculpas a ignorancia, onde ele toca? O nome não parece estranho.

Sancast
Saquei saquei. Bom eu acho ela uma guitarra bonita, e aprecio muito guitarrista que usa ela. Como citei, principalmente o Frusciante em algumas músicas, mas por exemplo quase todos os artistas que o Gasoline citou.
E o mais estranho desse debate, é que algum põe até a mãe no fogo falando que a guitarra eh versátil, por outro lado, dizem que só serve pra blues, jazz e música caipira.
Hehehe

Hugo Mariutti
Olha cara, eu acho que pra quem definitivamente se nega àos diferentes timbres e tipos de música, eu concordo que não tem intermediários. Mas para formar uma conclusão à respeito da versatilidade e caracteristicas dessa guitarra, o leigo soh pode ser classificado como "meio termo".

maykow_torres
Huahuahua porque jaguar e mustang são mais duas guitarras estranhas?
A jaguar eu acho legal pra caramba tb..
Pq vc disse isso heauheauea?

adolfo
Bom, que isso não tenha sido uma indireta à meu respeito. Aliás , o que eu enfatizei no tópico foi de não ter guitarra para cada estilo quando falei de Guns n Roses cover por exemplo.
Mas eh verdade oque você disse. Pessoal acha que só pode tocar Ac DC com SG
eauhaeuheauea
w/e

gsprs
Veterano
# jan/06
· votar


Gasoline
Richie Kotzen (não sei se escrevi certo) tb usa tele..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Telecaster é presença? Ou está mais para "guitarra reserva"?