É possível ter ação baixa de cordas sem trastejar?

Autor Mensagem
Rodrigo Yoshida
Veterano
# jan/06


há um tempo atrás mandei minha guitarra pro luthier regular, pedi para deixar com ação baixa porém se pudesse dar um jeito no trastejamento seria bom, o resultado foi que a guitarra voltou com ação baixa mas com a mizona trastejando bastante, foi quando resolvi aumentar a ação das cordas, porém para remover o trastejamento precisei aumentar muito, e a guitarra ficou meio "dura" pra tocar...
é possível ter uma guitarra com ação baixa de cordas, mas sem trastejamento? pelo menos não aquele que apareça no amplificador...

danilomagacho
Veterano
# jan/06
· votar


Sim, mas tem que ser "o" braço, e além de um puta braço também tem que estar muito bem regulado.

Ah... claro, nada de braços abaulados como os Fender Strato, tem que ser braço com raio maior, ou no máximo raio mixto...

Eu recomendo mandar fazer a guitar num bom luthier... ele com capricho fará uma guitarra de ação baixa sem trastejar...

Toquei numa guitarra assim já... um amigo meu tinha uma Les Paul feita pelo Finch... era muito phoda... ação baixinha, não trastejava... e o melhor... 3 humbuckers dimarzio... hauahua

DarkCreature
Veterano
# jan/06
· votar


Isso pode ser devido á sua "pegada". Ação baixa e pegada forte na maioria das vezes dá em trastejamento. Mas se é só na mizona acho ki é regulagem.....

MatheusMX
Veterano
# jan/06
· votar


a minha fica bem baixo msm e sem trastejar , as vezes com cordas velhas atrapalha um pouco , mas soh isso mesmo ...

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jan/06
· votar


estranho, tá certo que as vezes toco um pouco forte, porém mesmo tocando de um jeito mais "leve" ela trastejava, agora consegui tirar mas a ação está altíssima...
o pior de tudo é que era só na mizona

Midgard
Veterano
# jan/06
· votar


Rodrigo Yoshida

otrastejamento aparece quando liga no amp ou eh soh quando tah desligada?

Polêmico
Veterano
# jan/06
· votar


Depende da guitarra,algum traste pode estar mais alto,ou seu luthier regulou igual a bunda dele...Ação baixa geralmente causa problemas de trastejamento,tem q ter uma pegada bem de gazela pra não trastejar,por isso minha guita fica em altura média 2mm,mas ela aguenta uma ação mais baixa ainda,mas acho q fica mto ruim pra dar bends.É uma Jackson.

THEPUNISHER
Veterano
# jan/06
· votar


"pegada bem de gazela" UIAEHEIUOUAEHE

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


Rodrigo Yoshida
velho... ateh onde eu sei tu tem que mexer um poquinho(beeeem poquinho) no tensor... pra ai entao tu baixar as cordas...
mas eu nao sou luthier... isso eh opiniao de quem regula guitarra no acerto e erro... um jogo perigoso qnd se trata de tensor...

Sgt_ Pimenta
Veterano
# jan/06
· votar


Polêmico

2mm, pourra!!!

Sgt_ Pimenta
Veterano
# jan/06
· votar


andrehirata

o q eh tensor???

eh akele parafuso que fica num buraco do headstock?

danilomagacho
Veterano
# jan/06 · Editado por: danilomagacho
· votar


andrehirata Tensor só se ela estiver bem desregulada... ou talvez se você alterar o peso do encordoamento, fora isto nem sonha.... outra coisa, mexer em tensor é pra quem conhece.

Polêmico To contigo... ação muito baixa, mesmo sem trastejar, pode ser boa para estilos mais light, além de muito confortável claro, entretanto para metal não rola...

Minha guitarra tá reguladinha, a ação pode ficar mais baixa, entretando o peso do punho e a palheta Big de 3 mm fazem com que eu prefira deixar a ação um pouco mais alta, por volta dos 2mm também... tenho uma Washburn Mercury, americana.

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/06
· votar


se eu conseguisse 2mm na minha tava bão demais hehe

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/06
· votar


e se não pode mexer na altura das cordas sem mexer no tensor eu to enrolado...

diwillo
Veterano
# jan/06
· votar


O tensor eh c o braço tiver ruin neh...

O bom eh ter o braço um poco angulado
Igual a minha hehhee :p

Polêmico
Veterano
# jan/06
· votar


Já conversei com meu Luthier uma vez sobre altura de cordas...Ele me disse(e achei obvio),se vc tem palhetada forte,vc nunca conseguira tocar com ação baixa de cordas,é uma questão obvia,qto mais baixa a cordas,menor o espaço de vibração ela tera numa distancia até o traste..Ele me disse q é impossivel uma ação baixa de cordas sem o minimo trastejo,é a palhetada do guitarrista q gera o trastejo....Por exemplo,se o Steve Vai der a guitarra dele,com cordas baixissimas pro Dimebag(falecido) tocar,com certeza geraria trastejamentos absurdos,pq o Dime tinha uma palhetada nervosa,digo nervosa mesmo.

diogocv
Veterano
# jan/06
· votar


Polêmico

Nussa, imagina então o Zakk tocando na JEM o barulho infernal que n ia ser aheuheuehuaehue

Mestre do Metal
Veterano
# jan/06
· votar


Moral do Metre do Metal..

"Só usa acão baixa quem naum tem a moral e nem a tecnica boa o suficiente para ter o som bom da ação "alta" ."

Resumindo.. quem usa ação baixississississima daquelas q se encosta na corda na altura da casa 20 da guita e parece que se ta encostando na corda na altura da casa 1 de uma guita com ação "alta" (que eh bem próxima do traste em comparação ao resto da corda presente na escala [casas 2,3,4,5,6,7,8,9,10, e assim vai...quanto maior o numero do traste mais alta a ação das cordas]) É VIADINHO, É FRUTA, É KRA SEM PEGADA DE "MANO"! E SEM PALHETADA DE "MANO"!


*quando digo "alta" quero dizer uma altura da corda que não faça com que a guita perca qualidade no som.


PORRA!

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jan/06
· votar


Polêmico

então, eu palheto colocando um pouco de força mesmo, mas segundo o luthier os trastes estão ok, o tensor também, o braço está reto, inclusive ele trocou a corda de 009 pra 010 e ajustou o tensor, mas eu tive que aumentar muito pra mizona não trastejar...


o trastejamento aparece quando liga no amp ou eh soh quando tah desligada?

nos dois hehe, e é chato pra kct...



Por exemplo,se o Steve Vai der a guitarra dele,com cordas baixissimas pro Dimebag(falecido) tocar,com certeza geraria trastejamentos absurdos,pq o Dime tinha uma palhetada nervosa,digo nervosa mesmo.

hehehe!

kbza
Veterano
# jan/06
· votar


Rodrigo Yoshida
será que a corda naum eh nova? pra mim eh normal um som bem metalico quando a corda eh nova, depois de um tempo some

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# jan/06
· votar


cara é regulagem a minha guitarra foi regulada 5 vezes quando era nova a cada troca de corda, o luthier foi o tiguez me cobrou 140 conto pelas 5 reguladas....


ele deixou a guitarra com asa cordas com 2 mm exatos dos trastes ( extremamente colado ao meu ver)


depois eu levanteui um pouco a ação p/ tocar com mais vontade e p/ não me atrapalhar com bends... agora deve ta com uns 3 milimetros p/ mais...... desligada a guitarra oarece estar trastejando as vezes.....


detalhe...... fiquei encucado com isso muito tempo ja que mais de 80% do meu treino é com guita desligada graças ao horario em que posso tocar, ja tinha levado p/ outro luthier antes do tiguez e o mané disse que era normal trastejar desligada ............ ao meu ver uma puta besteira pq o amplificador reproduz o som da guitarra, só amplifica ele.......


veja um bom luthier e ve com ele quanto fica p/ regular ela legal até acertar.

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# jan/06
· votar


quando a corda é nova tmb pode te dar essa impressão, e com ação baixinha corda velha trasteja mesmo, só trocar a corda volta a ficar boa.....


desligada as vezes as molas da floyd vibram dando impressão de trastejamento tmb.....um barulinho bem chato digasse de passagem

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# jan/06
· votar


liga o ampli com o som limpo e ve se as notas que vc acha que estao trastejando soam menos tempo que as demais, de bens bem lentos p/ ver se o som é cortado e tal, o som temq ue ta redondo em todas as casas, muita gente ignora esse meu som redondo pq com distorção não escutam ele, mas eu escuto e o som muda bastante mesmo com dist.

Gasoline
Veterano
# jan/06
· votar


Bom, acho que eu tenho "pegada de gazela" então, pq eu toco com as cordas bem baixas, mais do que foi citado por ai.

Mas enfim, ação muito baixa, não é para todos, poucas pessoas tocam na minha guitarra e não fazem ela se trastejar toda. Mas não acho minha pegada horrivel.
Pelo menos ouvindo minhas gravações nas jams e tal, não acho que falte força nas minhas palhetadas.

Ação baixa é : braço bom + regulagem ótima.

O resto é resto. Ah sim, e braço com escala flat, nada de radius de Tele vintage, que ai é trastejamento na certa.

Gasoline
Veterano
# jan/06
· votar


Lord Derfel Cadarn
Boa dica da guitarra com som limpo.
Toda vez que eu regulo a minha guitarra, eu testo todas as casas de todas as cordas com dist. e sem.

desligada as vezes as molas da floyd vibram dando impressão de trastejamento tmb.....um barulinho bem chato digasse de passagem

Cara, sabe lenço de papel ? Pega 2 deles, dobra coloca dentro da cavidade da floyd, pega mais 1, e faz uma "tampa" para a cavidade. Some este ruido, é impressionante.

(eu não uso mais, pq toco só em casa, e não me incomoda o ruido as vezes, mas quando eu fazia shows, eu fazia isso, funcionava que era uma beleza, principalmente para quem tem aquelas contra-molas da hipshot, que vibram um monte).

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# jan/06
· votar


Gasoline
Cara, sabe lenço de papel ? Pega 2 deles, dobra coloca dentro da cavidade da floyd, pega mais 1, e faz uma "tampa" para a cavidade. Some este ruido, é impressionante.


:) valeu a dica, isso na verdade ocorria a um bom temp atraz agora parece que minhas molas tomaram geito, mais valew a dica pois eu não tinha solução p/ esse " problema" :)


na verdade to orgulhoso da minha guitarrina a bichinha fica a cada dia melhor! quando era nova tava uma bosta

danilomagacho
Veterano
# jan/06
· votar


Lord Derfel Cadarn: Parabéns, escolheu o melhor luthier na minha opnião... Tiguez é "O cara".

Eu tenho uma palhetada forte, uso 2 mm exatos... minha guitarra trasteja, principalmente quanto faço uma base mais pesada... quer saber de uma coisa: eu gosto, e gosto muito, estas tratejadas quando palheto com força dão uma característica muito louca ao som da guitarra... principalmente na distorção valvulada...

É questão de gosto... ação baixa sempre vai trastejar um pouquinho, mas nada perceptivel com a guitarra ligada, entretanto, se você palheta com muita força (meu caso), aí sim vai trastejar bastante... eu gosto.

Antes que digam que isto e que aquilo, minha guitarra tem um puta sustain, e eu uso os captadores de maior ganho que existem dentre os passivos...

Quem quiser escutar o som da minha guitarra escuta minhas musicas no guitar battle.

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# jan/06
· votar


danilomagacho

pode crer ele é meio loko mais é muito bom no que faz :)

tem mesmo essa questão gosto quanto ao timbre, bem colado da um timbre estalado e tal, eu curto mais o som redondo até pq não tenho la um grande equipamento :(


:D tiguez é o cara

iS_LaSh
Veterano
# jan/06
· votar


outra ... eu notei na guitarra do meu brother que perdeu um pouco de sustain no som !!! ate dei ideia prele comprar um compressor !! a corda ta taum colada ... QUASE debaixo dos trastes !!! lol !!!

Renato Dell
Veterano
# jan/06
· votar


A minha é assim, trasteja, mas não aparece no amp...
Tem um luth que regulo a minha, depois eu pego o tel dele pra vocês

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É possível ter ação baixa de cordas sem trastejar?