cordas baixas sem trastejar

    Autor Mensagem
    fermcg
    Veterano
    # out/04


    ae,

    Tem algum macete pra deixar as cordas baixas e sem trastejar?
    O luthier regulou a minha com cordas baixas mas tava trastejando.

    Aí eu arrumei só que a mizona e a lá ficaram um pouco altas.
    A ré eu tive que aumentar um pouco também. Pro cara tava
    "tudo normal", e eu é que não tava fazendo a pegada do jeito
    certo. Levei pro meu prof e ele achou que tava trastejando
    também.

    Tá na garantia, mas eu nem quero levar lá de novo pq tenho
    medo dele desregular mais ainda.

    Pelo menos o braço ele alinhou direito (segurando na
    primeira e última casa, dá 1 mm no meio do braço).

    Se alguém tiver alguma dica aí, me fale.

    Falou

    Tomcat
    Veterano
    # out/04
    · votar


    fermcg
    "Se alguém tiver alguma dica aí, me fale"

    Sinceramente, Troca de luthier!!!

    paulgilbert
    Veterano
    # out/04
    · votar


    preciso leva minha fender por causa disso tb, preciso axa um luthier bom, ela ta trastejando mt, qd eu toco na 17 e tals, mt ruim

    fermcg
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Tomcat
    Trocar de luthier com certeza vou trocar. Só que não to a fim
    de gastar grana "agora". O luthier "Novo" vai cobrar o setup
    inteiro dela.

    paulgilbert
    Se ficar legal, me recomenda o luthier (se for em Sampa).

    perpetual burn
    Veterano
    # out/04
    · votar


    primeiramente plaina a escala, troca os trastes, e alinha eles perfeitamente.....eu uso corda bem baixa......mas tem um porem....corda colada naum tem sustain.....é bom ter trastes jumbo e da uma escalopada

    Grunge Punk Rocker
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Ae véio

    Põe o volume do amp no máximo e nem vai ouvir trastejar. A minhar erton trasteja, mas ninguém nota. Nem eu mesmo!

    banido
    Veterano
    # out/04
    · votar


    perpetual burn
    primeiramente plaina a escala, troca os trastes, e alinha eles perfeitamente.....eu uso corda bem baixa......mas tem um porem....corda colada naum tem sustain.....é bom ter trastes jumbo e da uma escalopada

    O que eh esse traste jumbo?Eh minha guita vai fica quase 1 mes na fabrica pq ta trastejando.Perdi o nosso primeiro show porcausa disso e mal passo 1 semana que eu deixei la...

    floyd rose
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Cara,o trastejamento só incomoda se der pra com a guitarra ligada,se vc ñ ouve o trastejamento com ela ligada,ñ esquenta

    perpetual burn
    Veterano
    # out/04
    · votar


    banido
    é um traste largo e alto...é sempre bom manda regula a guitarra quando ela é nova.....

    Grunge Punk Rocker
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Será que compensa botar este traste em uma guitarra de segunda linha?

    misercast
    Veterano
    # out/04
    · votar


    de segunda até vai, o problema é que a sua é de décima linha

    Grunge Punk Rocker
    Veterano
    # out/04
    · votar


    é véio podes crê!

    vai ver que o traste jambo vale mais que a minha erton inteira hehehehe

    kalango_hendrix
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Galera tive uma conversa com o luthier e ele me disse o seguinte:

    Realmente a maioria dos guitarristas querem cordas baixas, por questão de conforto e também por facilidades de executar shreds(licks velozes). Esse tipo de ajuste é maioria na sua oficina.

    Para esse ajuste é necessário mexer no nivelamento dos trastes e dependendo caso até no nivelamento da escala.

    Muitas guitarras, até aquelas com valores medianos tipo (1500 reais ou mais) dependo já vem de fábrica sem esse nivelamento e até mesmo com defeito de fabricação, se for uma guitarra barata, aquela 1º guitarra que compramos isso é comum mesmo.

    Então a melhor forma de chegar a esse ajuste é o nivelamento dos trastes, se a escala não tiver um empeno grande do tipo(torção), ai só o nivelamento funciona. O que se costuma fazer é deixar os últimos trastes mais baixos que os primeiros e os do meio, com isso se obtêm uma ação baixa sem trastejamento.

    No caso de uma escala muito empenada empenada o que acontece?

    Quanto se ajusta o relief (um alivio que se deve ter no meio do braço , ou seja, uma pequena curvatura. E qual é a medida dessa curvatura? Em uma guitarra perfeita é de 0,25mm) em alguns lugares do braço ficam ficam diferentes, a curvatura não fica perfeita no meio, onde tem empeno fica mais alto ou mais baixo, com isso não se consegue abaixar, pois ocorrerá trastejamento nesses pontos.

    O que deve ser feito nesse caso?

    O braço deve ser retirado do corpo, retirados os trastes e regulado para ficar perfeitamente reto, para isso usam réguas de precisão ou até outros aparelhos mais precisos. Depois se uma uma ferramenta que raspa os lugares onde estão mais altos (é coisa tão pequena que sai só umas raspinhas de madeira), após esse procedimento, se usam lixas com gabarito do raio da escala(é necessário refazer o raio da escala).

    Caso o braço esteja com um empeno pequeno?

    Faz o mesmo processo, retirar o braço do instrumento, com ele perfeitamente reto, usa-se uma régua para medir de 3 em 3 trastes para ver aquele que está mais alto ou mais baixo, faz-se uma marcação com caneta e são passados várias lixas para que todos eles fiquem no mesmo nível e os últimos mais baixos para que no final da escala, as cordas fiquem quase no mesmo nível no início.
    Assim na hora da regulagem se consegue uma ação baixa das cordas.

    É claro que tem guitarra por ai que até a ponte está desnivelada, com furação mais alta que a outra, nesse caso tem que mexer nisso também, tem o nut também que deve ser regulado.

    Não sou luthier, mas quero ser hehe. Quero aprender.

    Will Bejar
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Boa!!! Tava mexendo nisso na minha hoje... mas, aí regulei e troquei cordas e sumiram a maioria dos trastejamentos. São tão pequeno e praticamente imperceptíveis no amp que achei melhor só regular e zas!!!

    raphael.rui
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    peguei a minha do Luthier ontem, ficou excelente. ate que enfim nao sei o que é trastejar kkkkkk. regulo tudo direitinho, mas a minha nao teve jeito, era traste mesmo. como é uma SX, uma guitarra barata e normal vir com esse tipo de problema e esse nao me aventuro a fazer nao, preferi mandar pro luthier mesmo rs.

    Trastejamento é muito chato, dá nervoso.

    kalango_hendrix
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    raphael.rui

    Ficou bom mesmo ? cordas baixas, bem macio e no final do braço ficaram baixas mesmo ?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a cordas baixas sem trastejar