É possível ter ação baixa de cordas sem trastejar?

Autor Mensagem
skolnick
Veterano
# set/06
· votar


Olá pessoal preciso de uma ajuda!

É o seguinte eu comprei uma Ibanez rg 550 a pouco tempo, e logo em seguida levei no luthier pra ele dar uma geral nela!

Só que ele me devolveu com ação de cordas mais alto do que estava, aí eu perguntei c não dava pra abaixar mais e ele disse que iria aumentar o trastejo!
Até aí normal, só que o problema é que em uma breve comparação reparei que a minha velha golden tem ação mais baixa de cordas e não trasteja 50% do que minha rg 550 está trastejando!

Segundo o luthier minha rg está normal!
Será mesmo qui essas rgs naum suportam ação baixa?
Se suportam o q pode estar errado nela?

Obrigado!!

[raptor]
Veterano
# set/06
· votar


Desculpe minha ignorância, mas... não é normal a guitarra trastejar um pouco, já que a captação não é um "microfone", e sim um magneto que capta a vibração da corda? E obviamente a ação das cordas é bem mais baixa que um violão...

Tudo bem que o trastejamento altera a vibração da corda, e em excesso realmente vai aparecer no ampli, mas se for só um pouco... Eu por exemplo ouço um trastejamento bem pequeno na guitarra, mas na saída final do som não percebo muita diferença. Será que já me acostumei com o som da guitarra ou eu estou certo?

Rachmaninoff
Veterano
# set/06
· votar


skolnick
Você está testando a guitarra ligada ou desligada?
Com a guitarra desligada, você tem a impressão de trastejamento.
Além disso, um pouco de trastejamento pode ser normal.
E as RGs suportam ação bem baixa sim.

skolnick
Veterano
# set/06
· votar


Rachmaninoff
Eu testo ela desplugada, plugada naum eh perceptível!
Mas eh muito irritante para mim fikar ouvindo os trastejamentos entende!?
E otra qui a minha golden tem açao mais baixa e trasteja muito menos que a Ibanez Rg!

Metal_Vader
Veterano
# out/11
· votar


Eu tenho o mesmo problema com a minha RG 370, ela trasteja mais do que a minha strinberg straro que foi baratinha, só que a strinberg trastja mais nas ultimas casas, nas primeiras o som sai perfeito. Já a RG 370, traseja só um pouquinho em cada casa, será que é característica das RGs?

carlos mercenario metaleiro
Veterano
# out/11
· votar


Um dia guardei a guitarra em drop D e no outro dia a mizona começou a trastejar, não sem se tem ligação, quando eu tomar iniciativa aumentarei um bostesímo o carrinho da ponte do Ezona, agora a temperatura caiu absurdamente, pronto, "alguem" quer que eu precise mesmo de um luthier.

kalango_hendrix
Veterano
# fev/14
· votar


Galera tive uma conversa com o luthier e ele me disse o seguinte:

Realmente a maioria dos guitarristas querem cordas baixas, por questão de conforto e também por facilidades de executar shreds(licks velozes). Esse tipo de ajuste é maioria na sua oficina.

Para esse ajuste é necessário mexer no nivelamento dos trastes e dependendo caso até no nivelamento da escala.

Muitas guitarras, até aquelas com valores medianos tipo (1500 reais ou mais) dependo já vem de fábrica sem esse nivelamento e até mesmo com defeito de fabricação, se for uma guitarra barata, aquela 1º guitarra que compramos isso é comum mesmo.

Então a melhor forma de chegar a esse ajuste é o nivelamento dos trastes, se a escala não tiver um empeno grande do tipo(torção), ai só o nivelamento funciona. O que se costuma fazer é deixar os últimos trastes mais baixos que os primeiros e os do meio, com isso se obtêm uma ação baixa sem trastejamento.

No caso de uma escala muito empenada empenada o que acontece?

Quanto se ajusta o relief (um alivio que se deve ter no meio do braço , ou seja, uma pequena curvatura. E qual é a medida dessa curvatura? Em uma guitarra perfeita é de 0,25mm) em alguns lugares do braço ficam ficam diferentes, a curvatura não fica perfeita no meio, onde tem empeno fica mais alto ou mais baixo, com isso não se consegue abaixar, pois ocorrerá trastejamento nesses pontos.

O que deve ser feito nesse caso?

O braço deve ser retirado do corpo, retirados os trastes e regulado para ficar perfeitamente reto, para isso usam réguas de precisão ou até outros aparelhos mais precisos. Depois se uma uma ferramenta que raspa os lugares onde estão mais altos (é coisa tão pequena que sai só umas raspinhas de madeira), após esse procedimento, se usam lixas com gabarito do raio da escala(é necessário refazer o raio da escala).

Caso o braço esteja com um empeno pequeno?

Faz o mesmo processo, retirar o braço do instrumento, com ele perfeitamente reto, usa-se uma régua para medir de 3 em 3 trastes para ver aquele que está mais alto ou mais baixo, faz-se uma marcação com caneta e são passados várias lixas para que todos eles fiquem no mesmo nível e os últimos mais baixos para que no final da escala, as cordas fiquem quase no mesmo nível no início.
Assim na hora da regulagem se consegue uma ação baixa das cordas.

É claro que tem guitarra por ai que até a ponte está desnivelada, com furação mais alta que a outra, nesse caso tem que mexer nisso também, tem o nut também que deve ser regulado.

Não sou luthier, mas quero ser hehe. Quero aprender.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É possível ter ação baixa de cordas sem trastejar?