Testes : Cort X-6, Cort X-11, Ibanez Gio GRG270FM, Ibanez Rg350DX, Fender Telecaster Deluxe

Autor Mensagem
Gasoline
Veterano
# dez/05


Testes de fim de semana by Gasoline.


Este fim de semana, eu tive a oportunidade de testar alguns equips. (Todos novos).
Então resolvi postar para vocês algumas opiniões aqui :

Equip utilizado como comparação :

Meteoro Vulcano 200 (G200) amp. hibrido.
Cabo SpectraFlex.
Palheta Jim Dunlop Tortex Jazz Black Gold 1.0mm.

Todos os testes foram no mesmo dia, e com a mesma config do amp.
--------------------------------------------

Cort X-6 e Cort X-11.

Impressionantemente a unica diferença entre as 2 guitarras é o acabamento mesmo. A construção de ambas é bem legal, honesta e parece ser bem confiavel.
Construção : Braço parafusado. 24 casas. Ponte flutuante estilo Floyd-Rose. Nut com trava.
Captadores : MightyMite, configuração HSH.
Ponte : Licensiada, a ponte das 2 se comportou bem, fiz umas firulas com elas, e a afinação se manteve relativamente estavel. (As cordas da X-6 estavam velhas, tem de se considerar isso). Com a X-11, fizemos o truque de levantar a guitarra pela ponte. Se comportou bem, desafinou, mas se comportou bem.
Braço : Relativamente veloz. Achei um pouco grosso, mas o melhor dos testados. Trastes bem acabados nas 2. Não senti rebarbas de trastes, ou falta de polimento em nenhuma delas. Não estavam trastejando. A X-11 estava com a ação mais baixa. Boa para solos rápido. Com certeza firmeza nas bases.
Som : Os caps MightyMite me surpreenderam. Responderam bem ao drive, harmonicos sairam facilmente. Sustain legal. O cap da ponte é rasgado, com médios bem vocais, podendo ser levado de um drive leve, até dist. mais extremas. Falta peso para metal-extremo. Para o resto está de ótimo tamanho, excelente para hardrock. O cap do braço soou meloso, com um humbucker vintage um pouco mais nervoso, não embolou muito em drives mais nervosos, e se saiu bem com drives mais suaves. Ambas guitarras tem Coil-Tap (transformar os humbuckers em single), a diferença é mais visivel no cap. da ponte. Fica bem estalado o som, com caracteristica de single. Inclusive o ruido. Versatilidade 10. Dá para levar um SRV na boa com elas.
Misc. : O pino da correia, o superior, fica na parte de trás do chifre superior. Eu acho isso um pouco incomodo. E ela tem os chifres meio retos demais. Fora isso. Nada a reclamar.


Ibanez Gio GRG 370FM

A primeira impressão que eu tive foi : "que guitarra pesada". Ela é pesada, bem mais que as Corts e que a RG. O tampo em Flamed Maple é bem bonito. E o acabemento geral também.
Construção : Braço parafusado, 24 casas. Ponte Edge III flutuante. Nut com trava.
Captadores : Ibanez mesmo. Config. HSH.
Ponte : O ponto mais alto desta guitarra, com certeza é a ponte. Ela é bem estavel. Não desafinou praticamente nada. Dei uns tapas a la Vai nela, e ela se manteve estavel. Gostei do feeling geral desta ponte. É com certeza, o melhor atributo desta guitarra.
Braço : Gordo. Grosso. Muito grosso para o meu gosto. Me impressionei negativamente com o braço desta guitarra. Ele é grande, e tem uma pegada meio travada. Não gostei do acabamento na parte traseira do braço, ele parace travado mesmo. Os trastes poderiam estar mais polidos. Mas no geral a impressão foi ruim, especialmente considerando que testei esta guitarra logo após a Cort X-11. O braço dela foi decepcionante, na minha modesta opinião.
Som : Achei fraco. Os captadores seriam um upgrade quase necessário. O som dela em si não é ruim. Ele tem um grave bom, médios meio fracos, e agudos bons. O problema está no sustain, quase nulo. E os harmonicos que sairam, mas com mais dificuldade que o considerado "bom". Ela respondeu bem com dist. até. Mas subindo mais o drive, ela foi começando a querer microfonar, mas muito pouco. Deu para controlar tranquilamente apenas rolando o volume um pouco para trás. Ela é uma
metaleira de coração, pelos timbres dela.
Misc. : Ela tem o formato quadradão da RG, não é meu preferido. Mas é preferencia. E achei ela um pouco pesada demais no corpo, o que gerou um leve desequilibrio.


Ibanez Rg350DX (A branquinha).

A primeira impressão foi "vamos ver se é tudo isso que todos dizem no FCC". E... não foi. Mas o visual dela, realmente é chapante.
Construção : braço parafusado, 24 casas, ponte Edge III flutuante. Nut com trava.
Captadores : Ibanez INF, config. HSH.
Ponte : Um dos pontos alto desta guitarra, com certeza. Uma ponte de qualidade, tudo que eu falei nela na GRG370FM se repete aqui.
Braço : Um pouco, mas muito pouco mais fino que o da GRG370FM, não achei tudo isso. Achei honestamente muito gordo, e não muito veloz. A ausencia do verniz atraz do braço é mortal. A mesma falha ocorre na GRG370FM. Os trastes são melhor acabados, não pude perceber nenhum tipo de falha nesta região. Achei que a região aguda do braço poderia ser mais lisa. A escala parecia seca no modelo testado. Nada que uma pequena hidratação não resolvesse.
Som : Gostei do som dos INFs dela. Eles tem um grave bem ressonante, e um agudo meio cortante, sem estalar. No drive eles se sairam bem. Aguentaram um drive mais nervoso sem problemas. E empurarram legal o Vulcano. Dá pra levar umas bases de metal na boa, e dá para tocar hardrock e rock tranquilamente. O cap da ponte tem um agudo bacana, sem ser irritante. Senti falta de médios mais vocalizados, achei que soa meio artificial quando alimentado de um drive mais forte. Não senti indicios de microfonia. O som dele serve tanto para bases, quanto para solos mais nervosos. O cap do braço foi o que mais agradou. Gostei do timbre melado dele. Senti uma falta de gordura no som,mas isso pode ser compensado fritando muito. Brincadeiras a parte, ele é bom, tem um sustain legal, mas embola um pouco (muito pouco mesmo) nos fraseados mais rápidos com drive muito nervoso. Gostei do som geral dele, mais do que o da ponte. Ambos tem bastante fluencia nos Harmonicos, mas curti mais os do braço num geral.
Misc. : Formato clássico das RG, bonito escudo perolado, e o hardware tem um acabamento black chrome muito bonito.


Fender Deluxe Telecaster Mexicana.

Fender Tele com 2 humbuckers. Escudo gigante, e headstock grande.

Construção : Braço parafusado. 21 casas. ponte tele (6 saddles) fender, nut de latão (eu acho), tarrachas blindadas, sem trava.
Captadores : Fender Humbucker. Cromados, com capa, logo fender., acredito serem Mx. Std.
Ponte : Padrão tele. Fixa. String-through. Cordas através do corpo.
Braço : Bem legal, surpreendentemente, mais fino que o que da GRG370FM. Gostei da pegada do braço. A escala com raio de 9.5 polegadas dá uma sensação diferente. Bem interessante. Fritatores não passem perto desta guitarra, pois as 3 casas fazem falta. Mas o braço todo em maple (escala e braço) com acabamento em verniz leve, é muito bom, além de ter o headstock com leve figuração. O ponto alto desta guitarra.
Som : Rockeira de corpo e alma. Esta chicana tem o sabor dos EUA. Seus 2 humbuckers produzem praticamente zero ruido, mas sem deixar de lado as caracteristicas que fazem a Tele ser amada e odiada por tantos. Ela rosnou muito com um drive levezinho, levando timbres que deixariam
Springsteen e Richards loucos de vontade de sair riffando tudo. E com um drive mais pesado foi abrindo os médios, fazendo com que fãs de blues também levantassem as sobrancelhas para ela. Gostei dos médios abertões, falantes. E dos graves não muito ressonantes. O agudo é estalado, mas não tanto quando uma Tele Std. O timbre limpo dela é sensacional, com um agudo na medida certa, embebido no country americano. Não tive problemas nenhum em conseguir timbres que fossem do pop-rock, rock, blues, até um hardrock mais light. Não é uma metaleira, com certeza, no máximo, uma prima feliz da metaleira, já que não consigo imaginar alguém fazendo esta latina chorar. O som dela é realmente de primeira linha. Os caps originais são muito legais, e o fato de serem humbuckers permitem que sejam facilmente substituidos. Ao contrário do que acontece com as Teles Std.
Misc. : Uma guitarra relativamente leve, e com contornos suaves e agradaveis, o acesso as casa mais aguda é bom, não é fantástico, mas é bom.


Resultado final :
Retirando a Fender fora, todas as outras guitarras tem propostas, preços e publicos alvos parecidos. E na minha opinião, as Corts surraram as Ibanez. A X-6 é uma guitarra quase 400 reais mais barata que a GRG370FM, e tem um som, acabamento do braço e tocablidade muito superior. O mesmo acontece comparando a X-11 com a RG350DX, que ganha em todos os quesitos : som, acabemento, tocabilidade e custo beneficio. Eu ainda gostei mais da X-6, pq acho que o bonito top em flame
maple e um detalhe em madreperola no headstock não valem 400 reais. Mas, ela realmente é muito bonita. E uma ótima guitarra. Além de ter um coil-tap que as Ibanez não tem.
Bom, é isso. Fica ai a dica. E lembrem-se, são minha opiniões e não verdades absolutas, testem SEMPRE antes de comprar. E muitos bends para vcs.

lula_molusco
Veterano
# dez/05
· votar


òtimo, poderia ser pinado.

Midgard
Veterano
# dez/05
· votar


a cort deve se boa vale

danielcastelli
Veterano
# dez/05
· votar


Um dos meus sonhos era ter uma Cort X-Custom
Deve custar uns 2000-2500 nova e deve ser simplesmente PERFEITA.

ki_suco
Veterano
# dez/05
· votar


Gasoline
também testei a x-6 esses dias e gostei bastante... mas as cordas tb tavam velhas

Toki
Veterano
# dez/05
· votar


Gasoline
Cara, muito bom o seu review. Parabéns pela paciência e detalhes expostos. Valeu!

darkwolf
Veterano
# dez/05
· votar


testei a x11 e a rg370 antes de compra minha guita e axei a cort um lixo perto da ibanez

Sancast
Veterano
# dez/05
· votar


Ahauhauhauhauha...

Legal ver um usuário "respeitado" aqui do fórum falando que as Corts deram uma surra nas Ibanez testadas... muito bom... pra esses mlks pararem de ligar só pra marca e começarem a testar os instrumentos sem preconceitos...

Rifferman
Veterano
# dez/05
· votar


darkwolf
se tu vai na kbça q cort é lixo vc vai axar ela uma merda msm.
fama naum eh qualidade!
as guitarras "superiores" da Ibanez saum ótimas, mas são caras; assim como mtas marcas.....

gsprs
Veterano
# dez/05
· votar


Gasoline
e a viva gold 2??? da cort tb...

vc conhece ela... ????
é superior a x6 e x 11???????????????????

darkwolf
Veterano
# dez/05
· votar


Rifferman
eu nem conhecia cort antes cara e qnd vi fiquei bem animado até, daí testei ela e gostei.. testei a ibanez que colocou a cort no chinelao

ki_suco
Veterano
# dez/05
· votar


a viva gold saiu de linha já, se tiver em loja deve tar mofando

ki_suco
Veterano
# dez/05
· votar


darkwolf
é, as 2 são bem parecidas, acho q vale mais a adaptação nesse caso

darkwolf
Veterano
# dez/05
· votar


acho que isso é mt opiniao pessoal

gsprs
Veterano
# dez/05
· votar


ki_suco
a cort viva gold 2??
saiu de linha tb??

Gasoline
Veterano
# dez/05
· votar


Como eu disse, opinião conta muito.
Mas eu esperava mais das Ibanez (tanto da GRG, quanto da RG, mas principalmente da RG, pelo preço e pelo tanto que babam nela).

Acho que em custo beneficio, uma X-6 sai bem mais conta, dá pra trocar os caps ou a ponte com a diferença do preço, ou comprar um pedal e um case. Ela é tão guitarra quanto ou mais que a RG.

Claro, preferencia pessoal conta. E eu não estou dizendo que a RG é ruim. Mas pelo preço/fama dela, acho que deveria ser melhor.

gsprs
Veterano
# dez/05
· votar


Gasoline

e a viva gold 2??? da cort tb...

vc conhece ela... ????
é superior a x6 e x 11???????????????????


Gasoline
Veterano
# dez/05
· votar


gsprs
Cara, desculpa a demora.

Bom, eu conheço a Viva Gold de vista apenas.
Ponte parecida com a Edge da Ibanez. Tem caps MightyMite parecidos (ou iguais) com os que vem na X11.

Acredito estar no mesmo nivel da X-11.

Mas nunca toquei numa para poder avaliar.


Estas que eu postei, eu toquei nelas. Durante um bom tempo. Várias músicas, técnicas, etc.

gustavo_m
Veterano
# dez/05
· votar


qual o site da Cort?

gsprs
Veterano
# dez/05
· votar


Gasoline
Ok... Obrigado
Abraços..

Rifferman
Veterano
# dez/05
· votar


gustavo_m
usar o google naum eh dificil! auahuah
http://www.google.com.br/search?sourceid=navclient&hl=pt-BR&ie=UTF-8&o e=UTF-8&q=cort

http://www.cort.com/

lula_molusco
Veterano
# dez/05
· votar


RG coreana = lixo

eeevee
Veterano
# dez/05
· votar


Gasoline

valew por postar os testes que tu fez, tava até pensando em testar umas cort esses dias.

lula_molusco
Veterano
# dez/05
· votar


pelo menos pra mim

gustavo_m
Veterano
# dez/05
· votar


Rifferman
tinha testado o .com mas nao funfo
vlw

ki_suco
Veterano
# dez/05
· votar


gsprs
saiu cara, fizeram a série X pra substituí-las...

marcelogatinho
Veterano
# jan/06
· votar


Gasoline
olha so amigo sem kerer polimizar estava lendo suas impressoes sobre as guitarras, nunca testei estas cort, mas quando cheguei numa determinada altura do texto onde li q as rg350 naum tem medio passei a desconciderar tudo oq vc escreveu ai !!!!
o som é tao medio q fica ´´impossivel`` pra qualquer um q tenha um ouvido q preste tocar um som limpo com ela, eu tenho uma! tanto q tive q trocar um dos caps por causa desta deficiencia dela, colokei um de alnico da seymour, a guita é pra som pesado mesmo onde se sai muitissimo bem, pelo fato do escesso de medios q é oq faz a distorçao fica legal
acabamento 100% lindona, otimo custo beneficio

marcelogatinho
Veterano
# jan/06
· votar


pra complementar colocarei uma impressao da rg370 japonesa:
praticamente a rg350 soq o braço tem um corte diferente a 350 é por comprido em tres vias, e a 370 inteiro com imenda perto da mao da guitarra, a configuraçao dos caps da 370 atrapalham pois tem uma moldura a volta deles, o som é o mesmo em ambas, a 370 tinha uma ponte inferior, naum lembro modelo mas naum gostei, é do tipo daqueles floyd mais antigos
japonesa so pra vender mais caro !!!!

Gasoline
Veterano
# jan/06
· votar


marcelogatinho
Tudo bem, não polemizou nada.
Como eu disse no texto, são opiniões pessoais.

Acho que já é senso-comum aqui no fórum que eu gosto de médios vocais.
A RG350DX testada, em comparação as outras guitarras testada no mesmo dia, no mesmo amp, com a mesma equalização, não apresentou estes médios vocalizados que eu gosto.
Ela tem médios, sim, tem, mas os médios dela soam meio artificiais, especialmente com distorção mais saturada, o som limpo dela não é ótimo, na minha opinião, exatamente pela falta de médios mais vocais, ou seja médios mais abertos (aqueles que funcionam melhor com acordes abertos por exemplo). Por isso escrevi o que eu disse.

Tua experiência com a guitarra, aparentemente é outra, mas não entendi se tu trocou os caps para suprir o excesso de médios. Mas é fato, e senso-comum, que as distorções mais pesadas são as que possuem os médios escavados (ou seja, menos médios que agudos e graves), e tu mesmo disse que a guitarra se comporta com sons pesados, caracteristica de instrumentos com médios menos prominientes.


Quanto a comparação com a RG370 japonesa, acredito não ser muito válida tendo em vista que está se levando em conta coisas como possuir ou não o instrumento, além de serem instrumentos em faixas de preço diferentes, logo para publicos alvos diferentes.

marcelogatinho
Veterano
# jan/06
· votar


por isso q naum gosto de vir aki no forum de guitarra, tu acha q desmerecia 370 porq naum tenho uma ?? paciencia cara
outra coisa trokei o captador do braço por um alnico pro 2, porq o original soa muito medio, o alnico é bem ekilibrado, definido, cristalino, parece um som equalizado, tem saida de resistencia um tanto menor doq o original mas isso naum é problema algum so fica relatado,
outra coisa naum sei oq é som pesado pra vc cara !!!
outra coisa um cara q tem um amplificador meteoro naum entende nada de som senaum jamais tinha comprado um lixo destes !
vo sai fora e nem volta mais aki tem sempre os carinhas com as verdades absolutas e ainda me chamando mentiroso so porq acho a 370 inferior, tenho q ouvir q isso é minha opiniao porq naum tenho uma , por favor !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Testes : Cort X-6, Cort X-11, Ibanez Gio GRG270FM, Ibanez Rg350DX, Fender Telecaster Deluxe