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LeandroP Moderador |
# out/05 · Editado por: LeandroP
Fala cambada!
Vamos então começar com as nossas JAMs didáticas. O obejtivo aqui não é simplesmente gravar um solo legal, mas sim aprender a usar essa ferramenta que pouca gente entende direito: Os Modos Gregos.
Pra começar vou postar o texto abaixo, que eu escrevi há um tempo atrás pro site Brasil Guitarra.
Os modos gregos nada mais são que escalas derivadas da escala maior. A principal diferença está na configuração dos intervalos com relação à tônica: Na escala maior temos a fórmula: Tônica, 2ª maior, 3ª maior, 4ª justa, 5ª justa, 6ª maior e 7ª maior (simplificando a notação: T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M). Se pegarmos o modo dórico, por exemplo, teríamos a seguinte configuração: T, 2, 3m, 4, 5, 6, 7m. Podemos notar que a 3ª e a 7ª foi diminuídas em um semitom. Essa alteração causa uma diferença bastante significante em relação à sonoridade da escala. Abaixo estão listados os modos derivados da escala maior(ou menor natural) e suas respectivas configurações:
Modo --> Configuração --> Exemplo com a tônica em E
Jônio --> T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M --> E, F#, G#, A, B, C#, D#
Dórico --> T, 2, 3m, 4, 5, 6, 7 --> E, F#, G, A, B, C#, D
Frígio --> T, 2m, 3m, 4, 5, 6m, 7 --> E, F, G, A, B, C, D
Lídio --> T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M --> E, F#, G#, A#, B, C#, D#
Mixolídio --> T, 2, 3, 4, 5, 6, 7 --> E, F#, G#, A, B, C#, D
Eólio --> T, 2, 3m, 4, 5, 6m, 7 --> E, F#, G, A, B, C, D
Lócrio --> T, 2m, 3m, 4, b5, 6m, 7 --> E, F, G, A, Bb, C, D
Entendido? Quem não entendeu poste suas dúvidas neste tópico.
Continuando. O primeiro modo a ser explorado será o Modo Jônio:
A nossa harmonia está em A Jônio = A, B, C#, D, E, F# e G#.
Este modo é o primeiro modo do campo harmônico maior. Note que sua fórmula é igual a da escala maior. O modo Jônio tem uma sonoridade alegre, e é bastante usado na música popular.
Abaixo está uma tabela de soluções, em que são mostradas tanto ferramentas harmônicas como melódicas. Essas solução são as melhores opções para improviso e composição sobre o modo Jônio.
Tabela de Soluções (tônica = A):
Acordes mais usados --> I, I7M, Isus4, I9 e I13 --> A, A7M, Asus4, A9 e A13.
Harmonia característica --> | I | V/I | IV/I | --> | A | E/A | D/A |
Tríades --> I, IV, V e III --> A, D, E e C#m
Tétrades --> I7M, IIIm7, Vsus4 e VIm7 --> A7M, C#m7, Esus4 e F#m7
Pentatônicas --> I, IV e V --> A(F#m), D(Bm) e E(C#m)
Lembrando a 4a. justa (neste caso o D) é uma nota que deve ser evitada para repouso (neste modo). As melhores notas de repouso se encontram nas notas da tétrade, sendo que a 7a. é menos usada pois causa muita tensão.
Bom, como o nosso objetivo aqui é a improvisação as duas primeiras linhas da tabela (Acordes mais usados e Harmonia característica) não serão usadas. Entretanto fica aí a dica pra quem quiser criar composições modais.
Seguindo o baile: Se você não tem fluência nos modos gregos, não faça simplesmente um improviso. Procure usar as ferramentas
mencionadas acima. É dessa forma que você irá desenvolver melhor seu senso melódico e poderá então fazer coisas diferentes e mais criativas.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Mandar os solos até 27/10 para m m a r i s c o @ g m a i l . c o m
Faça a mixagem com a base, mas não mude o volume da mesma.
Link para a base: http://rapidshare.de/files/6503792/FCC_Jonio_BT.mp3.html
(tópico by Marisco)
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Marisco Veterano |
# out/05
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Valeu LeandroPanucci!
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_BLACKMORE_ Veterano |
# out/05 · Editado por: _BLACKMORE_
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até que enfim vo aprender de forma interessante e naum massante!!
valeo mesmo galera!
a minha jah tah pronta!! E JAH FOI !! ahah
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GuitarHome Veterano
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# out/05
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Mandou bem cara...
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Minow Veterano |
# out/05 · Editado por: Minow
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legal :)
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Zakky Morgan Veterano |
# out/05
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Valeu cara, bela iniciativa, porém..........eu naum consigo tirar quase nada de ouvido, vc deu uma pequena quebrada nas minhas pernas, mas blz vou fazer o possível pra manda a musica pra vc!!!!!!!!!!!!!!!!
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U1000D Veterano |
# out/05
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entao soh pode ficar no jonio com a tonica em lá?
pode colocar cromatismo?
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teuabreu Veterano |
# out/05
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Vamos ver se finalmente eu aprendo usar esses modos !
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Marisco Veterano |
# out/05
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Zakky Morgan
Ué, não precisa tirar nada de ouvido!
U1000D
A base está em Lá Jônio. Portanto se você usar outras escalas não irá soar legal. Cromatismos sempre podem ser usados, mas tem que saber parar nas notas certas!
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maniac123 Veterano |
# out/05
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Só faltou o vocal do coverdale.
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Léo Veterano |
# out/05
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eu participaria so q eu nao entendo nd de modos gregos
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zealot Veterano |
# out/05
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Tabela de Soluções (tônica = A):
Acordes mais usados --> I, I7M, Isus4, I9 e I13 --> A, A7M, Asus4, A9 e A13.
Harmonia característica --> | I | V/I | IV/I | --> | A | E/A | D/A |
Tríades --> I, IV, V e III --> A, D, E e C#m
Tétrades --> I7M, IIIm7, Vsus4 e VIm7 --> A7M, C#m7, Esus4 e F#m7
Pentatônicas --> I, IV e V --> A(F#m), D(Bm) e E(C#m)
1) acordes mais usados no 1º grau neh ?!
keria saber os acordes mais usados em todos os graus. ;)
2) o q vc ker dizer com harmonia caracteristica ? (A - E - D)
3) as triades nao sao: A - Bm - C#m - D - E - F#m - G#º ?
4) as tetrades nao sao: A7M - Bm7 - C#m7 - D7M - E7 - F#m7 - G#m7(5b) ?
5) sobre pentatonicas, entao eu posso usar as escalas pentatonicas de todos os graus menos do VII (G#) ?
(to precisando de um professor neh... haha) paciencia comigo pessoal...
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maniac123 Veterano |
# out/05
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o meu ta pronto
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ismaelsales Veterano |
# out/05
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Exemplo:
Campo Harmônico de C
pode-se utilizar:
C Jônio,
D Dórico,
E Frígio,
F Lídio,
G Mixolídio,
A Eólio
B Lócrio.
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Deji Veterano |
# out/05
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Adeus minhas JAM's
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zealot Veterano |
# out/05 · Editado por: zealot
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Deji
Adeus minhas JAM's
pq ?!
qnt mais melhor cara... imagina se estiver rolando 4 jams ou mais ao mesmo tempo...
cada BT com 1 min...
se tivermos 20 camaradas... e rolar uma distribuicao uniforme...
teremos 20/4 = 5 solos em cada jam
e cada mp3 teria 5 min...
acho q seria bem mais razoavel !! ;)
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eeevee Veterano |
# out/05
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gostei da BT, vou ver se dá pra eu gravar. O ruim é que tö sem meu pedal, mas vou ver se sai alguma coisa com a guitarra limpa.
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Marisco Veterano |
# out/05
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Léo
Ué, lê o tópico e aprende!
zealot
1) acordes mais usados no 1º grau neh ?!
Sim. Esses são os acordes mais utilizados para caracterizar uma harmonia no modo jônio. Em relação a acordes de outros graus, as melhores opções são os que possuem a nota característica do modo na sua formação. No caso do jônio é a 7M.
2) o q vc ker dizer com harmonia caracteristica ? (A - E - D)
Justamente isso, harmonia característica, ora bolas!
É uma harmonia que caracteriza o modo em questão. Toca essa progressão (com os baixos na tônica do modo) que tu vai notar que ela parece alegre naturalmente (possui a sonoridade do modo Jônio).
3) as triades nao sao: A - Bm - C#m - D - E - F#m - G#º ?
São, mas as melhores opções (para improviso) são as que eu citei ali.
4) as tetrades nao sao: A7M - Bm7 - C#m7 - D7M - E7 - F#m7 - G#m7(5b) ?
Idem a anterior.
5) sobre pentatonicas, entao eu posso usar as escalas pentatonicas de todos os graus menos do VII (G#) ?[/i]
Sim!
Deji
Ué, porque?
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Extrapolation Veterano |
# out/05
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LeandroPanucci
Marisco
porras... parabens a vcs
essa bt tá muito boa tb, a melhor q eu já vi nas bands até agora
vo estudar ela a proxima semana inteira
valeu
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spainEL Veterano |
# out/05
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Po cara, eu não vou participar, mas parabens... puta ideia foda!
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Extrapolation Veterano |
# out/05
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Marisco
LeandroPanucci
Tétrades --> I7M, IIIm7, Vsus4 e VIm7 --> A7M, C#m7, Esus4 e F#m7
olha só, nao entendi o pq de usar Vsus4... isso nao seria uma triade tb??? e outra... a ideia é omitir a 3ª para nao ocorrer o tritono e assim a composição ser fundamentalmente modal???
valeu
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heathcliff Veterano |
# out/05
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Tem alguma restrição?
Pode improvisar livremente?
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Marisco Veterano |
# out/05
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Extrapolation
a ideia é omitir a 3ª para nao ocorrer o tritono e assim a composição ser fundamentalmente modal???
Nops... Na verdade a idéia de usar o Vsus4 ao invés do V7 é pq o V7 iria gerar os intervalos de 7M e 4J em relação a tônica. Ou seja, intervalos muito tensos, que não irão soar legal no Jônio.
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Marisco Veterano |
# out/05
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heathcliff
Não tem restrições não, mas a idéia é tentar obter a sonoridade jônio ao máximo.
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heathcliff Veterano |
# out/05
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Marisco
Eita =P
como assim sonoridade jônio?
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_Kasakolt_ Veterano |
# out/05
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nao sei escala nenhuma lala =p
pelo menos o nome da escala..
vo ver qual eh o shape lah no topic das escalas
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_Kasakolt_ Veterano |
# out/05
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Po
as que eu + uso sao jonio, eolio, mixolidio e locrio.
que massa
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maniac123 Veterano |
# out/05
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Deji
Adeus minhas JAM's
nada, cara... acho q resolve o problema dos arquivos gigantes.
o q precisa é organizar o tempo de lançamento de uma e de outra. Quero gravar pras duas.
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Marisco Veterano |
# out/05
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heathcliff
Ué, a sonoridade do modo. O Jônio é mais alegre e suave.
_Kasakolt_
Cuida pra não confundir os modos com os shapes!
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Onizuka Veterano |
# out/05
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Ola pessoal ,
Eu acho que o Marisco misturou um pouco as bolas ali ... ^^
- Acorde sus4 nao é uma boa escolha , soa muito mixo . A melhor escolha seria C6 , pois no mixo a sexta e a sétima menor causa muita tensão.
- A tetrade partindo do V grau com sus4 tambem perde a sonoridade Jonio , soa mixo.
- triade no IV grau vai soar mixo , triade no VI jonio :P.
Parece que mixo ta no sangue dos roqueiros hehehe
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Marisco.
Bom ... na verdade eu nao postei apenas para ser chato.
Eu quero dar o parabens pela iniciativa ! extremamente didatica.
A molecada ve modos gregos como coisa monstruosa , mas nao passa de uma questao de intensão.
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