1a. FCC Modos Gregos Band - O Modo Jônio

Autor Mensagem
Marisco
Veterano
# out/05
· votar


Galera, leiam o post inicial!
De noite eu tento sanar as duvidas da galera!

Johnny Favorite
Veterano
# out/05
· votar


Onizuka
Entendi. No CAGED não funciona e por isso mesmo eu não entendo esse CAGED. No meu caso eu decoro o desenho no braço inteiro visualizando as notas de uma escla e se o tom é A e eu quero tocar dórico de lá eu apenas tranporto o desenho (shape) um tom não é? Isso funciona?

Alex_Guitar
Veterano
# out/05
· votar


Deji
Assim que meu PC estiver legal eu gravo e envio falou ?
Só que mais uma vez vai ser "na pressa"...
Não vai dar para sair nada tão legal não...:o/

Alex_Guitar
Veterano
# out/05
· votar


Pessoal tenho sair fora...

Um abraço !

Raven_Heart
Veterano
# out/05
· votar


Acho que to começando a entender...minha grande dúvida era a seguinte...5 shapes da escala maior, 7 modos, daria 35 maneiras de tocar uma porra de uma miserável escala...mas NÃO é assim, entendi certo? Tem um só modo pra cada shape? isso que eu não to sabendo.

Onizuka
Veterano
# out/05
· votar


Raven_Heart
Ora meu amigo! há um braço inteiro repleto de notas , sao se limite a shapes.

Deji
Veterano
# out/05
· votar


Vou repousar em quarta justa e vai ficar legal

Raven_Heart
Veterano
# out/05
· votar


Onizuka
Ora meu amigo! há um braço inteiro repleto de notas , sao se limite a shapes
Não é isso, só quero saber qual a relação entre os shapes e os modos, se é que existe alguma...

Marisco
Veterano
# out/05
· votar


Deji
Vai ficar uma merda!






Hehehe, brincadeiras a parte, não incentive a galera a fazer loucuras. Deixe-os aprender o básico primeiro.

spainEL
Veterano
# out/05 · Editado por: spainEL
· votar


Raven_Heart

Os shapes dão a sonoridade do modo quando tocados isoladamente, agora como você tem uma harmonia, o que vai caracterizar determinado modo, é a relação da nota da escala que você ta tocando, com o acorde que ta rolando na harmonia...

_Kasakolt_
Veterano
# out/05
· votar


o foda eh que eu sei o tom, sei os shapes, uso os shapes e nao sei
como sempre ta no tom, nao sei o nome de nenhum, nao sei pn
de teoria.
No dia que eu for tomar aula o prof. vai virar como voce sabe isso?
''Nao, nao sei.''
sera minha resposta =p

Deji
Veterano
# out/05
· votar


Marisco
Deji
Vai ficar uma merda!

:p

ki_suco
Veterano
# out/05
· votar


Deji
passou por perto de roubar minha ideia... eu ia repousar em 4+

Tiruk
Veterano
# out/05
· votar


marisco, pelo amor de deus

poe os shapes q da pra faze ae, c nao nao da pra mim grava :/

Onizuka
Veterano
# out/05
· votar


ki_suco
Dai ia ser lídio...

U1000D
Veterano
# out/05
· votar


o marisco pediu pra nao mecher no volume da BT.. como q eu faço agora? meu microfone ta no ultimo.. e ta ficando baixo em relação a bt

YYuRii
Veterano
# out/05
· votar


O shape é esse aqui não é
e---7--9--10---
B---7--9--10---
G---6--7--9----
D---6--7--9----
A---5--7--9----
E---5--7--9----

Eu acho que tem que usa esse shape, tava improvisando quase agora, só que nao vo grava não, nao tenho muito a manha.

tuca
Veterano
# out/05
· votar


Modo Mozart Mello on:

Modos gregos:para vc entender a música o básico seriam esses modos que irão compar praticamente todos os tipos de escalas e todos os C.H.
Bom então vamos lá primeiro deem uma lida nesses artigos:
http://www.whiplash.net/especial_list.mv?rec=598
http://www.whiplash.net/especial_list.mv?rec=628
http://www.whiplash.net/especial_list.mv?rec=778
http://www.guitarx.com.br/index.asp?url=library_html/escalas%20e%20imp rovisacao/campo_harmônico_maiormf.htm

Bom agora falando o bom e velho portugues os modos gregos=shapes como vcs podem ver no link do guitarx.Aunica coisa que irá diferenciar um modo de outros(já que são compostos pelas mesmas notas)são os intervalos(vejam no link do guitarx).

Oque o marisco e outros podem estar dizendo é que de acordo com o sistema CAGED nós teremos 5 shapes para cada modos,isso quer dizer 5 shapes só para jonio,5 shapes só para doórico e etc.(eu li em uma repostagem que n averdade existem 12 shapes para cada modo mas ñão irei abordar isso agora)

Bom mãos ao obra no link que eu passei do guitarx nós temos a digitação de 3 notas por corda(que todos nós guitarrsitas precisamos saber(pq é o mais básico).
Por enquanto façam igual eu vcs só iram necessitar de um shape para cada modo.

Agora outro assunto:

Sistema ''5'' mais conhecido como CAGED:

no sistem CAGED nós iremos assosciar escalas a acordes então iriar ficar o seguinte como nós tb iremos associar pentas escalas menores H e M além da maior alguns modos serão excluidos por causa das pentas isso quer dizer se vc pegar a penta do modo jonio(em C por exemplo) ele irá excluir o Fá(4 grau) e SI(7 grau) isso quer dizer que nós não iremos associar o 4 e nem o 7 grau(isso vale para todas as escalas inclusive menor H e M e as pentas.
então mãos a obra nós iremos associar o acorde de C com escala frigio que no caso seria a de E.O segundo acorde A com a escala de mixo já que o modo lídio foi excluido,o terceiro acorde G irá associar com eolio o acorde quarto E vai sea ssociar com jonio já que o modo locrio que seria o proximo foi excluido.E para terminar o acorde de D vai se associar com a escala de dorico

essas escalas irao se associar por causa de suas tonicas por exmplo o acorde de A tem a tonica na quinta corda por isso irá se associar com mixo já que o dó que é a tonica esta na quinta corda e assim por diante

então surge a pergunta pq se jonio e mixo são modos maiores pq não associar o acorde de E com mixo

primeiro para resolver eesa duvida tente colocar o acorde modelo de E na oitava casa onde seria dó porem a tonica dde qualquer acorde em modelo de E a tonica estrá na 1 corda(mizão)assim nao se pode relacionar com mixo pq o mixo iria ter a tonica de C na 2 corda(A)

e tb por outra coisa obvia não se associa jonio e mixo por causa das 7 que s~çao diferentes e pq se vc quiser pegar o mjixo de C tera que ir na 3 casa que seria G só que colocando o acorde de E na terceira cas avc estaria fazendo uma acorde de G em modelo de E e estaria alterando todo o formato do sistema CAGED pois G jonio é outra escala diferente de C.

se tiverem duvidas perguntem que amnha eu respondo

tuca
Veterano
# out/05
· votar


quase esqueço modo Mozart Mello off

Marisco
Veterano
# out/05
· votar


Galera modos gregos NÃO são shapes no braço da guitarra!

Se fosse assim os tecladistas não poderiam usar os modos, neh?

Um modo é uma escala. Uma escala é uma certa configuração de intervalos em relação a uma nota principal, chamada de tônica.

Pra quem tá pedindo os shapes, DEIXEM DE SER PREGUIÇOSOS!

Montem os seus próprios shapes. Se vocês sabem as notas que formam o modo é so encontrá-las no braço da guitarra. Simples assim!

Johnny Favorite
Veterano
# out/05
· votar


tuca
Agora sim!!!

Tiruk
Veterano
# out/05
· votar


Marisco
eu nao sei fazer isso :)

Marisco
Veterano
# out/05
· votar


Po cara, A Jônio é: A, B, C#, D, E, F# e G#.
É so achar essas notas no braço da guitarra e pronto.

Tiruk
Veterano
# out/05
· votar


Marisco
cara, quando eu te falo q NAO SEI fazer isso, eh pq NAO SEI MESMO HAUHUAHUA

Deji
Veterano
# out/05
· votar


Marisco

Galera modos gregos NÃO são shapes no braço da guitarra!


huauahauhauhau,,,, to perdendo isso

Tiruk
Veterano
# out/05
· votar


Deji
axo q vo preferi as tuas bands ahuhuauhahuahua

U1000D
Veterano
# out/05
· votar


aeaehhaehua entendi.. na verdade existe todos os modos dentro de todos os modos... são só os pedacinhos q eh pra separar... :) hihihi

entendiiii :D:D:D:D to tao feliz haha

marcio_zav
Veterano
# out/05
· votar


existe todos os modos dentro de todos os modos
O_o

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# out/05
· votar


Marisco

cara, ate agora entendi tudo o que vc disse numa boa, otimas explicações, mas como vc mesmo disse o 4ºgrau do jonio fica ruim, e a triade tinha uma IV, por acaso ela num tem só a T 3 5??... num entendi o que vc quis fazer...

zealot
Veterano
# out/05
· votar


galerinha... recomendo mt vcs olharem esse excel que eu fiz !
agora ele ta atualizado com uma planilha nova que vai acabar com suas duvidas.

http://geocities.yahoo.com.br/rafaelgidra/escalas.xls

o nome da planilha é "DESVENDANDO CAGED"

lá tem 10 passos práticos, claros, objetivos, fáceis e sem enrolação para vc desvendar o sistema CAGED e automaticamente o modo JONIO !! :)

se vc vai solar nessa band, é bom olhar ! :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 1a. FCC Modos Gregos Band - O Modo Jônio