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Johnny Favorite Veterano |
# out/05
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tuca
iiii cara, acho que no Whiplash tá errado hein? Os shapes dos modos que esse cara passou ai são apenas passeios pela escala de Dó e não outras escalas formadas pelos modos. Acho que tá errado!
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Gasoline Veterano |
# out/05
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Porra, eu sei que eu não manjo de teoria, mas todos complicam os modos, os modos são só escalas com nomes complicados para quebrar todos.
Aeolian (Aeolio) é só a escala menor (por exemplo).
Tocar em A Aeolio é só tocar a escala de Am.
O problema é que.. dizer :
C Aeolio (significar C menor)
e dizer Sexto grau (ou modo) de C, significa A menor.
Mas no fim do dia são tudo escalas, que eu ainda acho que não tem muita utilização na forma subjetiva de "modos gregos".
Se for tocar em Aeolio, toca em menor e pronto.
Mas sei lá, como eu disse, eu não manjo porra de nenhuma de teoria, e não sei nem dar um bend mesmo.. hoho.
Então me ignorem.
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Johnny Favorite Veterano |
# out/05
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Gasoline
Só que no caso A aeólio, escala de Am, seria em C. Pq é o sexto grau da escala de C.
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Raven_Heart Veterano |
# out/05
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Putz...isso ta ficando cada vez mais confuso, cada um diz uma coisa diferente...
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spainEL Veterano |
# out/05
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Gasoline
Tem muitos didatas e guitarristas conceituados que defendem que modos gregos são tudo a mesma coisa... só pra aumentar o conteúdo curricular.
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zealot Veterano |
# out/05
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http://geocities.yahoo.com.br/rafaelgidra/escalas.xls
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Raven_Heart Veterano |
# out/05
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isso que o Gasoline falou ae tá certo? se for isso mesmo, já me dá uma grande luz.
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guitargod Veterano |
# out/05
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Gasoline
é que cada modo tem sua sonoridade característica!
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spainEL Veterano |
# out/05
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Raven_Heart
To vendo que tu ta muito confuso né cara? Eu to de bobeira aqui, se quiser eu te explico no msn...
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Marisco Veterano |
# out/05
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Querem entender pq modos não são só shapes?
Toquem as notas abaixo sobre um acorde de C e depois sobre um de Dm.
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D--------------------------9--10-----------------------
A---------------8--10--12------------------------------
E----8--10--12-----------------------------------------
Notaram a diferença na sonoridade?
Isso ocorre pq sobre o acorde de C essas notas configuram os intervalos T, 2M, 3M, 4j, 5j, 6M, 7M e 8j, ou seja, o modo jônio.
Sobre o acorde de Dm essas notas configuram os intervalos 7m, T, 2M, 3m, 4j, 5j, 6M, 7m, ou seja, o modo dórico.
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JoeCruzGuitar Veterano |
# out/05
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sou um zero a esquerda em materia de teoria
sempre preferi espetar a guita no ampli e sair tocando
aprendo muito mais vendo, e ouvindo atentamente outros guitarristas tocarem, do que estudando teoria e talsss
gostei da idéia dessas jam´s mais conceituais, mas sou muito preguicoso pra elas ...huahauhauaha
eu q não sou musico profissional, nem pretendo ser, posso me dar o luxo de tocar guitarra por gostar e não ir atras de teoria, agora quem tá querendo se profissionalizar é um item até mais obrigatório do que tocar bem propriamente dito
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Raven_Heart Veterano |
# out/05
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spainEL
mkg2@hotmail.com
me adiciona ae...
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Johnny Favorite Veterano |
# out/05
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zealot
Jesus, mas que bobeira. Então CAGED é isso? É só umas escalinha desmontada? É só um modo de decorar o desenho no braço da guitarra? Aff... e eu pensando que tinha alguma coisa a ver com modos.
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Marisco Veterano |
# out/05 · Editado por: Marisco
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spainEL
Tem muitos didatas e guitarristas conceituados que defendem que modos gregos são tudo a mesma coisa... só pra aumentar o conteúdo curricular.
Isso se chama ignorância. É a mesma coisa que um médico dizer que um rim é igual a um pulmão...
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JoeCruzGuitar Veterano |
# out/05
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spainEL
Tem muitos didatas e guitarristas conceituados que defendem que modos gregos são tudo a mesma coisa... só pra aumentar o conteúdo curricular.
Isso se chama ignorância. É a mesma coisa que um médico dizer de que um rim é igual a um pulmão...
concordo, cada modo tem sua sonoridade, é besteira dizer q é tudo a mesma coisa
os jazzistas q o digam
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zealot Veterano |
# out/05
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Johnny Favorite
vai com calma... haha
nao menospreze o CAGED.
continue lendo sobre o assunto e vc vai perceber como suas ideias amadurecerão.
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JoeCruzGuitar Veterano |
# out/05
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é facil sacar a diferença
voce vai tocar uma musica que está no campo harmonico de CM7
se as escalas são todas iguais então os acordes (q são resultantes da escala) tambem serão certo ????
pra provar q cada modo tem sua sonoridade própria, é só voce tocar o CM7, em seguida um Dm7, em seguida um G7, em seguida um...sei lá o q...toque cada um dos acordes deste campo harmonico
da mesma forma que um CM7 soa totalmente diferente de um Dm7, as respectivas escalas também soam diferentemente uma das outras dentro do mesmo campo harmonico
cada uma tem seu intervalo particular, e é ele quem dá a sonoridade especial pra escala
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maniac123 Veterano |
# out/05
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Marisco
cara, muita calma, no começo isso parece coisa do demo.
(mas q modos nao existem, nao existem mesmo... é só uma meneira "didatica" de mostrar como cada tipo de acorde pode receber uma melodia).
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Extrapolation Veterano |
# out/05
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Marisco
Nops... Na verdade a idéia de usar o Vsus4 ao invés do V7 é pq o V7 iria gerar os intervalos de 7M e 4J em relação a tônica. Ou seja, intervalos muito tensos, que não irão soar legal no Jônio.
ahhhh depois de ler 3 vezes eu entendi o pq... hehe
mas tipo... em relaçao a essa bt ser modal ou tonal nao tem nada a ver entao?
desculpa, mas eu so um aluno chato pracas... nunca tive aulas, sou autodidata e nao tenho disponibilidade de livros
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Extrapolation Veterano |
# out/05
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maniac123
mas q modos nao existem, nao existem mesmo... é só uma meneira "didatica" de mostrar como cada tipo de acorde pode receber uma melodia
po cara, nao fala isso... assim eu broxo... hehe os modos surgiram muito antes do ser humano pensar em construir acordes
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Johnny Favorite Veterano |
# out/05
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Marisco
Justamente, os modos Não são Shapes! Shapes servem apenas para decorar o o desenho da escala no braço da guitarra. Modos Gregos é assim porra:
Modos são apenas escalas derivadas da escala maior. Cada escala maior tem uma relativa menor derivada a partir do VI grau. Lembra? A escala de C, por exemplo, tem a de Am como sua relativa. Reveja abaixo.
=> (-----Escala de Am-----)
=>C D E F G A B C D E F G A
=>(---- Escala de C ------)
A questão é simples: assim como posso construir uma escala contendo as mesmas notas a partir do VI grau, é possivel construi-las a partir de qualquer grau da escala maior. Há, portanto, 7 modos distintos de se tocar uma escala diatônica, iniciando-se em qualquer ponto da mesma. Se você iniciar em E, por exemplo, terá:
E F G A B C D E
Este modo, que se inicia no III grau da escala (E, no caso da escala de C) é denominado de modo Frígio. Muito bem, para que serve isto? Agora você precisa usar um pouco o ouvido. Grave o acorde de C enquanto você executa a escala no modo frígio, de E à E. Ela deve soar exatamente como a escala de C. Agora grave Em e repita a escala. Soa diferente? Mais alegre ou mais triste? Repita este mesmo procedimento iniciando em D. Toque a escala sobre o acorde de C e depois sobre o de Dm. Que tal o efeito? Esta escala iniciando no II grau é conhecida como modo Dórico.
A tabela abaixo resume os modos com suas principais caraterísticas:
I
Jônico(=Jônio)
Maior
Imponente, majestoso, alegre
II
Dórico
Menor
"Weepy" - Musica country
III
Frígio
Menor
"Dark", "down" - "Heavy metal"
IV
Lídeo
Maior
Suave, doce
V
Mixolídeo
Maior
Levemente triste - Blues e rock
VI
Eólio
Menor
Escala Menor Natural - Uso geral
VII
Lócrio
Menor
Exótico, meio oriental
Observe que neste sistema utilizou-se modos diferentes em um mesmo tom, isto é, as notas componentes de cada modo eram exatamente as mesmas e, por isto, oriundas da escala de um mesmo tom. Acontece que é também possível construir modos diferentes mantendo o I grau fixo e modificando o tom em cada uma delas, isto é, modos diferentes em tons diferentes. Isto é um pouco mais complicado e exige que se decore algumas regras básicas, a saber:
Jônico = Escala Maior
Dórico = IIIb e VIIb
Frígio = IIb, IIIb, VIb e VIIb
Lidio = IV#
Mixolidio = VIIb
Eólio = IIIb, VIb e VIIb
Lócrio = IIb, IIIb, Vb, VIb e VIIb
Mantendo C como tônica, por exemplo, cada um dos modos apresenta-se da seguinte forma:
Jônico = C D E F G A B C Tom = C
Dórico = C D Eb F G A Bb C Tom = Bb
Frígio = C Db Eb F G Ab Bb C Tom = Ab
Lidio = C D E F# G A B C Tom = G
Mixolidio = C D E F G A Bb C Tom = F
Eólio = C D Eb F G Ab Bb C Tom = Eb
Lócrio = C Db Eb F Gb Ab Bb C Tom = Db
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Marisco Veterano |
# out/05
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Extrapolation
É que se a base for modal (sem resolução do trítono com expectativa), vai ter realmente o sabor do modo. Se for tonal ou será maior ou menor...
maniac123
mas q modos nao existem, nao existem mesmo... é só uma meneira "didatica" de mostrar como cada tipo de acorde pode receber uma melodia
Na minha concepção existem sim. Até porque pra mim um modo é a junção de uma harmonia com uma melodia, junção esta que acaba sendo caracterizada por uma certa sonoridade.
Mas filosofemos amanhã, pq agora eu to indo pra cama.
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maniac123 Veterano |
# out/05 · Editado por: maniac123
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Extrapolation
hehe os modos surgiram muito antes do ser humano pensar em construir acordes
faz tempo pra caraio, então...
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Extrapolation Veterano |
# out/05
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maniac123
faz mesmo... na linha do tempo os acordes sao muitissimo recentes
serio mesmo cara, nao to zoando
posso estar falando bobagem, mas se nao me engano, foi lá pela epoca de bach q os estudos com acordes começaram a surgir
falow
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Johnny Favorite Veterano |
# out/05
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Uma coisa sobre modos é que eu não entendo. Como a harmonia vai caracterizar o modo que fica melhor para tocar? Tem a ver com a tônica, os intervalos, a progressão e se a nota característica do modo a ser tocado está presente nos acordes não?
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maniac123 Veterano |
# out/05
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Marisco
harmonia e melodia sao dois eixos q se cruzam para criar algo q tenha um sentido culturalmente estabelecido.
uma escolha harmonica, q soe como menor ou maior, combinada com uma sequencia de notas, vai dar a intençao da musica.
mas eu tambem vou "drumi".
amanha nois filosofa.
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Johnny Favorite Veterano |
# out/05
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Marisco
É que se a base for modal (sem resolução do trítono com expectativa), vai ter realmente o sabor do modo. Se for tonal ou será maior ou menor...
mas q modos nao existem, nao existem mesmo... é só uma meneira "didatica" de mostrar como cada tipo de acorde pode receber uma melodia
Na minha concepção existem sim. Até porque pra mim um modo é a junção de uma harmonia com uma melodia, junção esta que acaba sendo caracterizada por uma certa sonoridade.
Mas filosofemos amanhã, pq agora eu to indo pra cama.
Cara, essas foram as palavras mais esclarecedoras do dia! Juro!
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Igor Martins Veterano |
# out/05
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spainEL
Tem muitos didatas e guitarristas conceituados que defendem que modos gregos são tudo a mesma coisa... só pra aumentar o conteúdo curricular.
desde quando não estudar é qualidade? não me orgulho de ter pouco conhecimento teórico
Tiruk
cara, quando eu te falo q NAO SEI fazer isso, eh pq NAO SEI MESMO HAUHUAHUA
ué, localiza as notas no braço. O cara já deu as notas.
Marisco
Espero não estar falando uma tremenda besteira.
Mas eis o modo q aprendi os modos ("""""só""""" não sei usar direito), acho bem mais simples assim:
Escala Maior - Formação - T-T-ST-TTT-ST, ou 2M, 3M, 4j, 5j, 6M e 7M
A escala de C - C-D-E-F-G-A-B-C
Primeiro Grau - Jônio -
É a própria escala maior, logo T-T-ST-T-T-T-ST,
pelo ex. C-D-E-F-G-A-B-C
Segundo Grau - Dórico - a partir do segundo grau, forma-se ela:
T-ST-T-T-T-ST-T, no caso C-D-Eb-F-G-A-Bb-C
Terceiro Grau - Frígio - ST-T-T-T-ST-T-T
Quarto Grau - Lídio - T-T-T-ST-T-T-ST
Quinto Grau - Mixolídio - T-T-ST-T-T-ST-T
Sexto Grau - Eólio - T-ST-T-T-ST-T-T
Sétimo Grau - Lócrio - ST-T-T-ST-T-T-T
É isso mesmo?
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Raven_Heart Veterano |
# out/05
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spainEL
VALEEEEUUUUU!!!!
Até que enfim entendi essa PORRA!!!!
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Raven_Heart Veterano |
# out/05
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zealot
e de quebra, entendi essa merda de CAGED tb, que não conseguia saber o q era...VALEU!
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