| Autor | Mensagem | 
| Johnny Favorite Veterano
 | # out/05 · votar
 
 Marisco
 É que se a base for modal (sem resolução do trítono com expectativa), vai ter realmente o sabor do modo. Se for tonal ou será maior ou menor...
 
 Para que as harmonias desses modos tenham "o sabor" modal devem-se levar em conta as seguintes características:
 
 
 
 a- não resolução do trítono com expectativa;
 
 b- acordes diatônicos
 
 c- notas e acordes característicos
 
 d- acordes evitados.
 
 
 | 
| maniac123 Veterano
 | # out/05 · votar
 
 Johnny Favorite
 
 na duvida, apele para as sextinas, nem vai reparar nos tritonos e companhia...
 
 
 | 
| Johnny Favorite Veterano
 | # out/05 · votar
 
 maniac123
 É, o négocio é tocar tão rápido que seu solo vai englobar tudo mesmo e se neguim vier dizer que tem nota fora foi tudo proposital!
 
 
 | 
| maniac123 Veterano
 | # out/05 · votar
 
 Johnny Favorite
 
 hahaahhaahhahaha
 
 
 | 
| U1000D Veterano
 | # out/05 · votar
 
 ninguem me respondeu a repeito do volume.. o microfone ta no talo.. mas mesmo a BT fica mais alta.. q q eu faço jah q nao pode abaixar a bT?
 
 abraço
 
 
 | 
| Gasoline Veterano
 | # out/05 · votar
 
 Quanta confusão, jesus, por isso que eu evito estudar teoria em grupo.
 
 E peços desculpas quanto ao meu outro post no tópico, eu usei o nome Aeolio (mas acho que em português é somente Eolio, sem o A), é que eu estou estudando teoria em inglês e o nome é Aeolian.
 
 Mas eu discordo, e continuo discordando da utilidade real dos modos como mostrados aqui. "Modo é uma sonoridade vinda da harmonia + melodia" "modos não são shapes, são escalas". Afinal, o modo é uma escala ou é uma sonoridade ?
 
 Para mim, eles são escalas, com nomes complicados para deixar tudo mais dificil. E na minha opinião, sabendo as escalas maiores, menores, harmonicas e pentas, tu consegue improvisar sobre qualquer tema. Claro que é interessante e importante saber o máximo de escalas possiveis, mas decorar modos propriamente ditos, só serve para falar bonito na frente dos amigos. O importante é tocar corretamente, e saber o motivo BÁSICO de se tocar assim. (Pelo menos para mim, que não pretendo ser músico profissional).
 
 Temos que saber o máximo possivel, sim, temos. Mas temos que usar este metodo de ensino, acredito que não.
 
 E como eu disse antes, eu não manjo porra nenhuma de teoria, sou 100% autodidata em música, e apenas estou expondo o que eu enxergo.
 
 
 | 
| renatocaster Moderador
 
  | # out/05 · votar
 
 LeandroPanucci
 
 boa Panucci, a cada dia q passa eu te considero mais como o "Mozart Mello" do FCC. Grande abraço e obrigado mais uma vez!!!
 
 
 | 
| Marisco Veterano
 | # out/05 · votar
 
 Gasoline
 Afinal, o modo é uma escala ou é uma sonoridade ?
 Os modos são escalas, que por sua vez possuem uma sonoridade característica.
 
 Para mim, eles são escalas, com nomes complicados para deixar tudo mais dificil
 Não são nomes complicados. Você acha o nome Dórico mais complicado que Escala Diminuta de Tons Inteiros?
 
 Modos são importantes sim, mas to vendo que explicar pela net é complicado.
 
 
 | 
| Marisco Veterano
 | # out/05 · votar
 
 renatocaster
 Hei, o tópico meu!
 
 
 | 
| Gasoline Veterano
 | # out/05 · votar
 
 Não são nomes complicados. Você acha o nome Dórico mais complicado que Escala Diminuta de Tons Inteiros?
 
 Na verdade, acho sim. Dórico não me diz nada. Escala Diminuta de Tons Inteiros explica o que é.
 
 É mesma coisa que dizer "Cadeira" (Escala Diminuta de Tons Inteiros) ou "Aparelho de repouso de gluteos" (Dórico).
 
 Mas isso é a minha concepção. E se o pessoal tá aprendendo, melhor, e vou me manter fora do tópico.
 
 Aliás, um adendo antes. Foi tu mesmo que falou neste tópico que os modos são escalas e sonoridades, a minha pergunta foi retórica, tendo em vista que eu mesmo a respondi no post.
 Mas enfim, não vejo pq me alongar, já que só estou confundindo a todos aqui.
 Peço mais uma vez desculpas pela interrupção e confusão, e prometo ficar de fora das discussões daqui por diante.
 
 
 | 
| Marisco Veterano
 | # out/05 · votar
 
 Marisco
 Não cara, discussões são saudáveis, só que pra quem tá tentando aprender fica complicado, pois tem informação em demasia.
 
 Vou fazer o seguinte: Abrir um tópico explicando tudo sobre modos. De diversos pontos de vista.
 
 
 | 
| zealot Veterano
 | # out/05 · votar
 
 Raven_Heart
 e de quebra, entendi essa merda de CAGED tb, que não conseguia saber o q era...VALEU!
 nao menospreze o CAGED...   :)
 pode ser a melhor ferramenta se souber usá-la.
 
 
 | 
| renatocaster Moderador
 
  | # out/05 · votar
 
 Marisco
 
 Hei, o tópico meu!
 
 hehehe, foi mal marisco mas a explicação do Panucci ajudou a abrira minha cabeça em relação aos modos. Naum to desmerecendo ninguém, todos tem a sua parcela de contribuição
 
 Vou fazer o seguinte: Abrir um tópico explicando tudo sobre modos. De diversos pontos de vista.
 
 ótima idéia!
 
 
 | 
| Marisco Veterano
 | # out/05 · votar
 
 renatocaster
 O que eu quis dizer é que o post inicial fui eu quem escrevi. O Panucci postou pra mim pq eu já tinha gastado meu tópico do dia. ;-)
 
 
 | 
| renatocaster Moderador
 
  | # out/05 · votar
 
 Marisco
 
 O que eu quis dizer é que o post inicial fui eu quem escrevi. O Panucci postou pra mim pq eu já tinha gastado meu tópico do dia. ;-)
 
 po então foi mal aê, desculpa...mas isso naum muda em nada a minha opnião sobre o Panucci blz??? Mas tb te parabenizo pelo esclarecimento q tem dado em relação aos modos
 
 
 | 
| renatocaster Moderador
 
  | # out/05 · votar
 
 (tópico by Marisco)
 
 putz agora q eu vi
 
 
 | 
| renatocaster Moderador
 
  | # out/05 · votar
 
 Marisco
 
 (tópico by Marisco)
 
 po agora q eu vi
 
 
 | 
| Marisco Veterano
 | # out/05 · votar
 
 po então foi mal aê, desculpa...mas isso naum muda em nada a minha opnião sobre o Panucci blz???
 
 Claro que não. O Panucci é um dos caras que mais manja de harmonia (se não for O que mais manja) aqui no fórum.
 
 
 | 
| kbza Veterano
 | # out/05 · votar
 
 Marisco
 Hei, o tópico meu!
 
 hahaha, ciumes???
 
 
 | 
| Raven_Heart Veterano
 | # out/05 · votar
 
 zealot
 nao menospreze o CAGED...
 Longe de mim menosprezar...só atava achando uma merda pq não conseguia entender direito o que era, e pra q servia...aquelas tuas planilhas me ajudaram um monte, valeu...
 
 
 | 
| Raven_Heart Veterano
 | # out/05 · votar
 
 hahaha, ciumes???
 hahahahahahahahahaha
 
 
 | 
| Marisco Veterano
 | # out/05 · votar
 
 kbza
 hahaha, ciumes???
 
 Claro que sim!
 
 
 | 
| zealot Veterano
 | # out/05 · votar
 
 Raven_Heart
 aquelas tuas planilhas me ajudaram um monte, valeu...
 :)  fica ligado que ainda vou melhorá-las e postarei pra vcs.
 
 
 | 
| _BLACKMORE_ Veterano
 | # out/05 · votar
 
 Marisco
 
 bixo como estão as qualidades das gravações aê? outra coisa...as gravações (musicalidade) estão legais? é q to curioso pacaraca!! haha
 
 
 | 
| _BLACKMORE_ Veterano
 | # out/05 · votar
 
 Gasoline
 
 Quanta confusão, jesus, por isso que eu evito estudar teoria em grupo.
 
 é foda!! cada hora uma pergunta direfente do relacionado ao topico!! haha
 poxa...é apenas esperar um pouco a sequencia!! acho q muitos tem mais informações do que precisam e não sabem separar umas das outras!! mas vamo tenta aprender!! hauhau
 
 
 | 
| Extrapolation Veterano
 | # out/05 · votar
 
 Johnny Favorite
 Para que as harmonias desses modos tenham "o sabor" modal devem-se levar em conta as seguintes características:
 
 a- não resolução do trítono com expectativa;
 b- acordes diatônicos
 c- notas e acordes característicos
 d- acordes evitados.
 
 e no caso, os acordes evitados sao os q possuem tritonos?
 
 maniac123
 na duvida, apele para as sextinas, nem vai reparar nos tritonos e companhia...
 senao conseguir as sextinas, apela pruns cromatismo e diz q teu solo é puro jazz hehehe
 
 
 | 
| Extrapolation Veterano
 | # out/05 · votar
 
 Marisco
 tá... mas afinal... é pra ser modal ou tonal essa bt q postaste? modal né?
 
 
 | 
| zealot Veterano
 | # out/05 · votar
 
 se no modo JONIO ja ta tendo essa confusao.... imagina no outros...
 
 o modo JONIO teórica e praticamente é o mais facil pq todo mundo começa aprendendo a escala maior de C.
 
 só que o tom da BT é A maior.
 entao transponha sua escalinha maior de C e improvise na escala de A maior.  qual a dificuldade nisso ?
 
 o interessante pro pessoal mais encorajado é pensar nas outras possibilidades de escalas/tons que se encaixam em certas partes da BT.
 ;)
 
 
 | 
| Extrapolation Veterano
 | # out/05 · votar
 
 zealot
 o interessante pro pessoal mais encorajado é pensar nas outras possibilidades de escalas/tons que se encaixam em certas partes da BT.
 pelo q li no topico, a intençao é nao usar as outras possibilidades, é explorar somente a sonoridade jonio mesmo
 até mesmo pq se fosse livre, essa jam nao teria finalidade didática como o Marisco quer q teja
 
 
 | 
| Extrapolation Veterano
 | # out/05 · votar
 
 pessoal...
 um pouco de historia da musica, acho importante conhecer um resumo disso, pois pode sanar duvidas de muitos
 
 ninguem pode falar q os modos nao servem pra nada... vai me dizer q aqui alguem tem peito pra me dizer q nunca escutou BACH na vida... um dos cara mais conhecidos q mais usou "harmonia modal", ou seja, baseada nos modos gregos... isso antes da harmonia funcional surgir (pra quem nao sabe é a harmonia q trata os acordes por sua funçao, trocando em miúdos, a base do pensamento sao acordes) se consolidar, ou até mesmo a harmonia tradicional, q é a q trata de tom maior ou menor
 
 quem domina o assunto, me corrija essa parte anterior se estiver errada
 
 começando pelos primórdios agora...
 antes de cristo, a uns 5000 anos atras, na china já existia flautas diatonicas, ou seja, o pessoal daquela epoca já tinha noçoes de formaçao de escalas!!! alias... reza a "lenda" q a pentatonica surgiu duma adaptaçao das escalas chinesas... lá nessa epoca, podemos deduzir q a musica já era mais pensada, tinha um embasamento teorico já, nao era só no ouvido ou na percepçao. o q quero dizer é q já haviam estudos sobre a sonoridade, tais sequencias de notas produziam sonoridades diferentes, e o povos antigos já trabalhavam com isso
 
 apos muito tempo... vieram oss gregos, q ao contrario q muitos pensam, nao criaram os modos gregos, eles já existiam!!! os gregos apenas os organizaram de melhor maneira
 a partir dai começou a se ter um estudo mais aprofundado, esses 7 modos "todo mundo q tocava" sabia o q a sonoridade deles passava
 
 mais tarde ainda, começou-se a utilizaçao de contraponto (trocando em miúdos novamente: duas linhas melodicas q se cruzam... a nota lá com dó e etc, por exemplo) isso nao caracterizava acordes ainda
 
 agora a parte q nao tenho certeza... nao me lembro se foi com bach, mas se foi é assim:
 bach e seus "amigos", lá no seculo XVIII, começaram a criar uma nova possibilidade com essas escalas... começaram a "criar" acordes!!! triades, tétrades...
 posso dizer q foi a epoca de maior explosao no estudo da musica... as escalas começaram a se desdobrar em acordes... ou seja, os modos começaram a montar acordes. nisso surgiu a utilizaçao do tritono, intervalo q gera tensao q pede um resolução. a igreja, como detentora de todo o conhecimento adquirido pela humanidade escondia consigo todos os estudos sobre musica q eles nao queriam q ninguem soubesse, como o tritono (a igreja o considerava o "intervalo do capeta" hehe e é mesmo)
 mas nao deu jeito... os cara descobriram tudo de novo... e se usa até hj
 a descoberta da harmonia tonal foi difundida rapido. tudo q é novo atrai as pessoas de tal forma q vemos muitas vezes musicas classicas desse periodo (epoca de transiçao entre barroco e romantico na musica) com terminaçoes " em Lá Maior" no final da musica!!! é a moda hehe
 
 a ideia de trabalhar com a harmonia funcional surgiu depois de tudo isso, sendo mais firmada lá pelo inicio do seculo XX, como o jazz
 
 
 entao, pessoal, acho q depois disso ninguem teria coragem de dizer q modos gregos nao prestam pra nada... se nao prestassem, nao teriamos musicas medievais, q muito metaleiro adora!!!! e nao se dá conta do q seja
 
 é isso ae, boa sorte a todos... inclusive pra mim... vao me jogar pedra depois disso
 
 
 |