1a. FCC Modos Gregos Band - O Modo Jônio

Autor Mensagem
Johnny Favorite
Veterano
# out/05
· votar


Marisco
É que se a base for modal (sem resolução do trítono com expectativa), vai ter realmente o sabor do modo. Se for tonal ou será maior ou menor...

Para que as harmonias desses modos tenham "o sabor" modal devem-se levar em conta as seguintes características:



a- não resolução do trítono com expectativa;

b- acordes diatônicos

c- notas e acordes característicos

d- acordes evitados.

maniac123
Veterano
# out/05
· votar


Johnny Favorite

na duvida, apele para as sextinas, nem vai reparar nos tritonos e companhia...

Johnny Favorite
Veterano
# out/05
· votar


maniac123
É, o négocio é tocar tão rápido que seu solo vai englobar tudo mesmo e se neguim vier dizer que tem nota fora foi tudo proposital!

maniac123
Veterano
# out/05
· votar


Johnny Favorite

hahaahhaahhahaha

U1000D
Veterano
# out/05
· votar


ninguem me respondeu a repeito do volume.. o microfone ta no talo.. mas mesmo a BT fica mais alta.. q q eu faço jah q nao pode abaixar a bT?

abraço

Gasoline
Veterano
# out/05
· votar


Quanta confusão, jesus, por isso que eu evito estudar teoria em grupo.

E peços desculpas quanto ao meu outro post no tópico, eu usei o nome Aeolio (mas acho que em português é somente Eolio, sem o A), é que eu estou estudando teoria em inglês e o nome é Aeolian.

Mas eu discordo, e continuo discordando da utilidade real dos modos como mostrados aqui. "Modo é uma sonoridade vinda da harmonia + melodia" "modos não são shapes, são escalas". Afinal, o modo é uma escala ou é uma sonoridade ?

Para mim, eles são escalas, com nomes complicados para deixar tudo mais dificil. E na minha opinião, sabendo as escalas maiores, menores, harmonicas e pentas, tu consegue improvisar sobre qualquer tema. Claro que é interessante e importante saber o máximo de escalas possiveis, mas decorar modos propriamente ditos, só serve para falar bonito na frente dos amigos. O importante é tocar corretamente, e saber o motivo BÁSICO de se tocar assim. (Pelo menos para mim, que não pretendo ser músico profissional).

Temos que saber o máximo possivel, sim, temos. Mas temos que usar este metodo de ensino, acredito que não.

E como eu disse antes, eu não manjo porra nenhuma de teoria, sou 100% autodidata em música, e apenas estou expondo o que eu enxergo.

renatocaster
Moderador
# out/05
· votar


LeandroPanucci

boa Panucci, a cada dia q passa eu te considero mais como o "Mozart Mello" do FCC. Grande abraço e obrigado mais uma vez!!!

Marisco
Veterano
# out/05
· votar


Gasoline
Afinal, o modo é uma escala ou é uma sonoridade ?
Os modos são escalas, que por sua vez possuem uma sonoridade característica.

Para mim, eles são escalas, com nomes complicados para deixar tudo mais dificil
Não são nomes complicados. Você acha o nome Dórico mais complicado que Escala Diminuta de Tons Inteiros?

Modos são importantes sim, mas to vendo que explicar pela net é complicado.

Marisco
Veterano
# out/05
· votar


renatocaster
Hei, o tópico meu!

Gasoline
Veterano
# out/05
· votar


Não são nomes complicados. Você acha o nome Dórico mais complicado que Escala Diminuta de Tons Inteiros?

Na verdade, acho sim. Dórico não me diz nada. Escala Diminuta de Tons Inteiros explica o que é.

É mesma coisa que dizer "Cadeira" (Escala Diminuta de Tons Inteiros) ou "Aparelho de repouso de gluteos" (Dórico).

Mas isso é a minha concepção. E se o pessoal tá aprendendo, melhor, e vou me manter fora do tópico.

Aliás, um adendo antes. Foi tu mesmo que falou neste tópico que os modos são escalas e sonoridades, a minha pergunta foi retórica, tendo em vista que eu mesmo a respondi no post.
Mas enfim, não vejo pq me alongar, já que só estou confundindo a todos aqui.
Peço mais uma vez desculpas pela interrupção e confusão, e prometo ficar de fora das discussões daqui por diante.

Marisco
Veterano
# out/05
· votar


Marisco
Não cara, discussões são saudáveis, só que pra quem tá tentando aprender fica complicado, pois tem informação em demasia.

Vou fazer o seguinte: Abrir um tópico explicando tudo sobre modos. De diversos pontos de vista.

zealot
Veterano
# out/05
· votar


Raven_Heart
e de quebra, entendi essa merda de CAGED tb, que não conseguia saber o q era...VALEU!
nao menospreze o CAGED... :)
pode ser a melhor ferramenta se souber usá-la.

renatocaster
Moderador
# out/05
· votar


Marisco

Hei, o tópico meu!

hehehe, foi mal marisco mas a explicação do Panucci ajudou a abrira minha cabeça em relação aos modos. Naum to desmerecendo ninguém, todos tem a sua parcela de contribuição

Vou fazer o seguinte: Abrir um tópico explicando tudo sobre modos. De diversos pontos de vista.

ótima idéia!

Marisco
Veterano
# out/05
· votar


renatocaster
O que eu quis dizer é que o post inicial fui eu quem escrevi. O Panucci postou pra mim pq eu já tinha gastado meu tópico do dia. ;-)

renatocaster
Moderador
# out/05
· votar


Marisco

O que eu quis dizer é que o post inicial fui eu quem escrevi. O Panucci postou pra mim pq eu já tinha gastado meu tópico do dia. ;-)

po então foi mal aê, desculpa...mas isso naum muda em nada a minha opnião sobre o Panucci blz??? Mas tb te parabenizo pelo esclarecimento q tem dado em relação aos modos

renatocaster
Moderador
# out/05
· votar


(tópico by Marisco)

putz agora q eu vi

renatocaster
Moderador
# out/05
· votar


Marisco

(tópico by Marisco)

po agora q eu vi

Marisco
Veterano
# out/05
· votar


po então foi mal aê, desculpa...mas isso naum muda em nada a minha opnião sobre o Panucci blz???

Claro que não. O Panucci é um dos caras que mais manja de harmonia (se não for O que mais manja) aqui no fórum.

kbza
Veterano
# out/05
· votar


Marisco
Hei, o tópico meu!

hahaha, ciumes???

Raven_Heart
Veterano
# out/05
· votar


zealot
nao menospreze o CAGED...
Longe de mim menosprezar...só atava achando uma merda pq não conseguia entender direito o que era, e pra q servia...aquelas tuas planilhas me ajudaram um monte, valeu...

Raven_Heart
Veterano
# out/05
· votar


hahaha, ciumes???
hahahahahahahahahaha

Marisco
Veterano
# out/05
· votar


kbza
hahaha, ciumes???

Claro que sim!

zealot
Veterano
# out/05
· votar


Raven_Heart
aquelas tuas planilhas me ajudaram um monte, valeu...
:) fica ligado que ainda vou melhorá-las e postarei pra vcs.

_BLACKMORE_
Veterano
# out/05
· votar


Marisco

bixo como estão as qualidades das gravações aê? outra coisa...as gravações (musicalidade) estão legais? é q to curioso pacaraca!! haha

_BLACKMORE_
Veterano
# out/05
· votar


Gasoline

Quanta confusão, jesus, por isso que eu evito estudar teoria em grupo.

é foda!! cada hora uma pergunta direfente do relacionado ao topico!! haha
poxa...é apenas esperar um pouco a sequencia!! acho q muitos tem mais informações do que precisam e não sabem separar umas das outras!! mas vamo tenta aprender!! hauhau

Extrapolation
Veterano
# out/05
· votar


Johnny Favorite
Para que as harmonias desses modos tenham "o sabor" modal devem-se levar em conta as seguintes características:

a- não resolução do trítono com expectativa;
b- acordes diatônicos
c- notas e acordes característicos
d- acordes evitados.


e no caso, os acordes evitados sao os q possuem tritonos?

maniac123
na duvida, apele para as sextinas, nem vai reparar nos tritonos e companhia...
senao conseguir as sextinas, apela pruns cromatismo e diz q teu solo é puro jazz hehehe

Extrapolation
Veterano
# out/05
· votar


Marisco
tá... mas afinal... é pra ser modal ou tonal essa bt q postaste? modal né?

zealot
Veterano
# out/05
· votar


se no modo JONIO ja ta tendo essa confusao.... imagina no outros...

o modo JONIO teórica e praticamente é o mais facil pq todo mundo começa aprendendo a escala maior de C.

só que o tom da BT é A maior.
entao transponha sua escalinha maior de C e improvise na escala de A maior. qual a dificuldade nisso ?

o interessante pro pessoal mais encorajado é pensar nas outras possibilidades de escalas/tons que se encaixam em certas partes da BT.
;)

Extrapolation
Veterano
# out/05
· votar


zealot
o interessante pro pessoal mais encorajado é pensar nas outras possibilidades de escalas/tons que se encaixam em certas partes da BT.
pelo q li no topico, a intençao é nao usar as outras possibilidades, é explorar somente a sonoridade jonio mesmo
até mesmo pq se fosse livre, essa jam nao teria finalidade didática como o Marisco quer q teja

Extrapolation
Veterano
# out/05
· votar


pessoal...
um pouco de historia da musica, acho importante conhecer um resumo disso, pois pode sanar duvidas de muitos

ninguem pode falar q os modos nao servem pra nada... vai me dizer q aqui alguem tem peito pra me dizer q nunca escutou BACH na vida... um dos cara mais conhecidos q mais usou "harmonia modal", ou seja, baseada nos modos gregos... isso antes da harmonia funcional surgir (pra quem nao sabe é a harmonia q trata os acordes por sua funçao, trocando em miúdos, a base do pensamento sao acordes) se consolidar, ou até mesmo a harmonia tradicional, q é a q trata de tom maior ou menor

quem domina o assunto, me corrija essa parte anterior se estiver errada

começando pelos primórdios agora...
antes de cristo, a uns 5000 anos atras, na china já existia flautas diatonicas, ou seja, o pessoal daquela epoca já tinha noçoes de formaçao de escalas!!! alias... reza a "lenda" q a pentatonica surgiu duma adaptaçao das escalas chinesas... lá nessa epoca, podemos deduzir q a musica já era mais pensada, tinha um embasamento teorico já, nao era só no ouvido ou na percepçao. o q quero dizer é q já haviam estudos sobre a sonoridade, tais sequencias de notas produziam sonoridades diferentes, e o povos antigos já trabalhavam com isso

apos muito tempo... vieram oss gregos, q ao contrario q muitos pensam, nao criaram os modos gregos, eles já existiam!!! os gregos apenas os organizaram de melhor maneira
a partir dai começou a se ter um estudo mais aprofundado, esses 7 modos "todo mundo q tocava" sabia o q a sonoridade deles passava

mais tarde ainda, começou-se a utilizaçao de contraponto (trocando em miúdos novamente: duas linhas melodicas q se cruzam... a nota lá com dó e etc, por exemplo) isso nao caracterizava acordes ainda

agora a parte q nao tenho certeza... nao me lembro se foi com bach, mas se foi é assim:
bach e seus "amigos", lá no seculo XVIII, começaram a criar uma nova possibilidade com essas escalas... começaram a "criar" acordes!!! triades, tétrades...
posso dizer q foi a epoca de maior explosao no estudo da musica... as escalas começaram a se desdobrar em acordes... ou seja, os modos começaram a montar acordes. nisso surgiu a utilizaçao do tritono, intervalo q gera tensao q pede um resolução. a igreja, como detentora de todo o conhecimento adquirido pela humanidade escondia consigo todos os estudos sobre musica q eles nao queriam q ninguem soubesse, como o tritono (a igreja o considerava o "intervalo do capeta" hehe e é mesmo)
mas nao deu jeito... os cara descobriram tudo de novo... e se usa até hj
a descoberta da harmonia tonal foi difundida rapido. tudo q é novo atrai as pessoas de tal forma q vemos muitas vezes musicas classicas desse periodo (epoca de transiçao entre barroco e romantico na musica) com terminaçoes " em Lá Maior" no final da musica!!! é a moda hehe

a ideia de trabalhar com a harmonia funcional surgiu depois de tudo isso, sendo mais firmada lá pelo inicio do seculo XX, como o jazz


entao, pessoal, acho q depois disso ninguem teria coragem de dizer q modos gregos nao prestam pra nada... se nao prestassem, nao teriamos musicas medievais, q muito metaleiro adora!!!! e nao se dá conta do q seja

é isso ae, boa sorte a todos... inclusive pra mim... vao me jogar pedra depois disso

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 1a. FCC Modos Gregos Band - O Modo Jônio