Gibsons Les Paul: Studio X Standard X Custom

Autor Mensagem
superdrive
Veterano
# mai/07
· votar


kairi
Tão dizendo que Zakk tira nuns vídeos com uma epi o mesmo timbre que tira com uma Gibson. Por isso é a mesma coisa.

Gente, ja cansou de ser dito, não é a mesma coisa.

Porque ele tira o mesmo timbre? Simples. Ele é Zakk Wylde, e tem 2 toneladas de valvulados e efeitos. E você, quem é?



Então, a mesma pessoa, com o mesmo equipamento (2 toneladas de valvulados e efeitos), NA MINHA OPINIÃO, tirou o mesmo timbre.

Tá certo, ele é o Zakk...... mas pelo seu raciocínio, qualquer um de nós tirará o mesmo som com a epi ou a gibson, que será diferente do dele.

Concordo.

Mas vc acha que as 2 toneladas de valvulados e efeitos não influenciam no timbre da gibson dele??????
Ou aquela Gibson dá esse sonzão até num ciclotron com uma zoom 505?????

Para compararmos guitarras temos q plugá-las no mesmo set. Ou estou errado????

kairi
Veterano
# mai/07
· votar


Pedais, efeitos e valvulados são 70% do teu som.

5% da madeira, 5% dos captadores e 20% do guitarrista.

Agora você sabe, como o som do Forfun ou o Fresno sai perfeitinho no CD né. XD

kairi
Veterano
# mai/07
· votar


paulgilbert
Com um puta som sim, claro.

Nunca que uma epi custom com EMG ZW operando num Marshall vai sair ruins.

Só se o cara for igual eu, que nem consegue tocar nada. XD

paulgilbert
Veterano
# mai/07
· votar


kairikalsdjsad

mas leve em conta que o marshall é só PRÉ

vários, não dizendo a maioria dos fóristas usam all tube, e não tiram
=/

DaNiLo SE
Veterano
# mai/07 · Editado por: DaNiLo SE
· votar


Vamos lá, diferenças enter as LP Studio, Classic, Standard e Custom:

Essas são as principais LP que a Gibson disponibiliza no mercado. vou tentar fazer um comparativo entre elas pra vcs verem pq não tem tanta diferença de som entre elas. Essas informações são do proprio site da Gibson.

Standard

BODY
Top Species: Carved AA maple
Back Species: Mahogany
Binding: Single-ply top

NECK
Species: Mahogany
Profile: '50's Rounded or '60's slim taper
Neck Joint Location: 16

FINGERBOARD
Species: Rosewood
Scale Length: 243/4"
Number of Frets: 22
Nut Width: 1.695"
Inlays: Trapezoid
Fingerboard Binding: single-ply

HARDWARE
Plating Finish: Nickel
Tailpiece: Stopbar
Bridge: Tune-o-matic
Knobs: Gold Top Hat
Tuners: Green Keys

ELECTRONICS
Pickups: BurstBucker Pro pickups with Alnico V magnets
Controls: Two volume, two tone, three-way switch

Studio

BODY
Top Species: Carved maple top
Back Species: Mahogany

NECK
Species: Mahogany
Profile: '59 Les Paul Rounded
Neck Joint Location: 16

FINGERBOARD
Species: Rosewood; Ebony on Classic/Alpine Wht, Platinum
Scale Length: 243/4"
Number of Frets: 22
Nut Width: 111/16"
Inlays: Pearloid trapezoid, none on Platinum

HARDWARE
Plating Finish: Chrome or Gold ; Brushed Chrome on Platinum
Tailpiece: Stopbar
Bridge: Tune-o-matic
Knobs: Black Speed
Tuners: Green Key

ELECTRONICS
Neck Pickups: 490R Alnico magnet humbucker
Bridge Pickups: 498T Alnico magnet humbucker
Controls: Two volume, two tone, three-way switch

Classic

BODY
Top Species: Carved maple
Back Species: Mahogany
Binding: Single-ply top

NECK
Species: Mahogany
Profile: 1960 Slim taper
Peghead Pitch: 17°

FINGERBOARD
Species: Rosewood
Scale Length: 243/4"
Number of Frets: 22
Nut Width: 1.695"
Inlays: Yellow Trapezoid
Fingerboard Binding: Single-ply

HARDWARE
Plating Finish: Nickel; Gold available on Ebony
Tailpiece: Stopbar
Bridge: Tune-o-matic
Knobs: Amber Top Hat
Tuners: Green Key

ELECTRONICS
Neck Pickups: 496R ceramic magnet humbucker
Bridge Pickups: 500T ceramic magnet humbucker
Controls: Two volume, two tone, three-way switch

Custom

Configuração igual a Standard porém sem o tampo(Top Species) de Flame Maple, Ferragens(HARDWARE) douradas e com Binding em toda extensão do braço(NECK)

No final das contas oque vai alterar mesmo o som de cada uma são os captadores que elas usam, e o Tampo de Maple que torna o som das Studios, Standards e Classics um pouco mais agudo e brilhante que as Custom.

kairi
Veterano
# mai/07
· votar


DaNiLo SE
´Tampo de maple´ seria aquela peça meio quadrada que se encaixa ao lado dos captadores?

LOL, achei que não tinha utilidade alguma. XD

Snakepit
Veterano
# mai/07 · Editado por: Snakepit
· votar


kairi
´Tampo de maple´ seria aquela peça meio quadrada que se encaixa ao lado dos captadores?

Não é isso. Se não me engano tampo de maple é uma camada de Maple (um tipo de madeira) que eles colocam por cima do corpo da guitarra, no caso mogno, para dar aquele visual incrivel. Tanto que na parte de traz vc pode ver como é o verdadeiro mogno.

DaNiLo SE
Veterano
# mai/07
· votar


kairi

É exatamente oque o Snakepit falou!

Snakepit
Veterano
# mai/07 · Editado por: Snakepit
· votar


Gibson sem Maple Top, voce ve o mogno: http://img3.musiciansfriend.com/dbase/pics/products/1/1/5/274115.jpg

Gibson LP Vintage Mahogany Electric Guitar. É o modelo mais barato da Gibson, abaixo do Studio. Custa 700 dólares, 1/3 de uma Standard. Acho que o Soulface tem essa. A qualidade deve ser fantástica, só nao tem acabamento mesmo.

Com Maple Top: http://img3.musiciansfriend.com/dbase/pics/products/6/0/0/270600.jpg

Bog
Veterano
# mai/07 · Editado por: Bog
· votar


Mickey Mouse IV

É verdade, quando a gente está tocando, as diferenças aparecem bem mais. Até umas semanas atrás, estava com 4 guitarras lá em casa. Para mim, soavam todas bem diferentes umas das outras. Duvido que meu vizinho concorde: para ele, devia ser tudo barulho horrível, ehhehe

Mas eu já toquei numa Epiphone LP Standard, e a diferença para a Gibson Studio me pareceu *BEM* óbvia. Essa de que Gibson só tem nome é coisa de quem nunca teve uma em mãos por mais de 10 minutos. Quando você se acostuma com uma guitarra, qualquer que seja, as diferenças ficam bem mais evidentes. Mesmo que só você perceba!

Snakepit

A minha é bem parecida com esta Vintage. Aparentemente, apenas os captadores são outros. Aqui no Japão, era vendida como LP Studio Faded. Era o modelo mais barato na época, então provavelmente era uma "pré-versão" dessa Vintage. Acho uma guitarra ótima, tem o som supergrave, e o braço sem pintura envernizada é bem mais confortável. Comprei a mais barata, e ainda estava com desconto por causa de um risco semi-invisível, e não me arrependo em nada.

superdrive
Veterano
# mai/07
· votar


Acho q o "tampo" é aquela camada de madeira q deixa a superfície da les paul "ovalada".

Les pauls sem tampo são as q têm o top reto.... como uma epi special, q todos conhecem.

Bog
Veterano
# mai/07
· votar


superdrive

Nnonononononononono, a minha não tem o tampo e é curva! E tem uma Epi LP Standard com tampo plano em maple. Existe tampo curvo e tampo plano, e guitarra sem tampo que é curva.

superdrive
Veterano
# mai/07
· votar


Bog

Então estou engando.

Qual é a sua sem tampo e com curva??

Snakepit
Veterano
# mai/07
· votar


superdrive

Leia dois posts acima!

Bog
Veterano
# mai/07
· votar


superdrive
Snakepit

Ops ops cheguei em casa e vi... hehehe... Ela tem sim o tampo. Só que é de mogno, igualzinho ao resto da guitarra. O braço e o corpo são da mesma madeira. Erro meu, erro meu. Mas a Epi com tampo plano existe sim!

superdrive

Gibson LP Studio Faded, que agora voltou com captadores diferentes e o nome de LP Vintage.

zakk fuckin wylde
Veterano
# mai/07
· votar


velhoo é obvil q existe diferença entre epipoka e gibson mas meu ..entre epipoka custom e gibson studio n é taum grand a diferença naum... é mínima a diferença!!! e otra... uma pessoa com u set do zakk n tira u msmo som q ele porque u som dele ta na pegada... é só vc entra nu youtube e ve us videos de negu tokandu c us equipamentos dele e fazendu uns harmonikos ridiculos q ate doi us ouvidu de taum ruinn q saem... u q eu keru dizer é:alguem c a pegada do zakk tokandu c o marshall e pedais dele ligados numa epipoka custom c emgs ativus ow numa gibson as diferenças saum mt pokas de uma pra otra!!

zakk fuckin wylde
Veterano
# mai/07
· votar


obs: e n vao me dizer q é a gibson q faz u som dele q isso jah inxeu u sako de ouvii dus paga pau da gibson.... gibson é gibson.. mas du jeitu q ses falam é comu se a guitarra tokasse sozinha de taum boa q é....¬¬

ophius
Veterano
# mai/07
· votar


Gibson é uma Gibson, todas são boas e a diferença entre elas é pequena


Putz...eh cada coisa que a gente vê por aqui(rsrsrs)


A melhor em termos de "timbre aveludado"...é a Deluxe.

zakk fuckin wylde
Veterano
# mai/07
· votar


essis kra q tokam golden les paul e fikam babandu a gibson só por q é gibson saum f.... pega numa epiphone custom e depois vem fla cmg uq vc acho......

Eric Lance Abbott
Veterano
# mai/07
· votar


zakk fuckin wylde

não curti a black beauty... achei legalzinha
já a zakk wylde do ToRReMo eu achei melhor que a gibson studio
mas as gibson também não são todas iguais dentro de seus modelos
algumas são melhores, outras +/-, mas ruim eu nunca vi

zaqueu_grunge
Veterano
# mai/07
· votar


Eric Lance Abbott
Exato, é igual àquele lance que eu te falei, que o cara tirou um Clean fodasso com uma Gibson Studio ligada num Crate transistor. Eu não tirei metade do clean dele quando toquei numa Standard ligada num Vulcano!
Claro que a Standard tem um som fodasso, mas não se compara ao som daquela Studio.

zakk fuckin wylde
Ah sei lá cara... Epiphone Custom, como eu te disse, é uma guitarra muito boa, mas não tem como comparar com uma verdadeira Gibson. Claro, existem as diferenças, talvez a Epiphone que eu peguei era piorzinha, ou até mesmo a Studio e a Standard que eu toquei eram melhores mesmo.

E outra, não é babação de ovo pra cima da Gibson não, é porque a guitarra é boa mesmo.
Só por curiosidade, já tocasse em alguma Gibson Les Paul?

zaqueu_grunge
Veterano
# mai/07
· votar


Eric Lance Abbott
Exato, é igual àquele lance que eu te falei, que o cara tirou um Clean fodasso com uma Gibson Studio ligada num Crate transistor. Eu não tirei metade do clean dele quando toquei numa Standard ligada num Vulcano!
Claro que a Standard tem um som fodasso, mas não se compara ao som daquela Studio.

zakk fuckin wylde
Ah sei lá cara... Epiphone Custom, como eu te disse, é uma guitarra muito boa, mas não tem como comparar com uma verdadeira Gibson. Claro, existem as diferenças, talvez a Epiphone que eu peguei era piorzinha, ou até mesmo a Studio e a Standard que eu toquei eram melhores mesmo.

E outra, não é babação de ovo pra cima da Gibson não, é porque a guitarra é boa mesmo.
Só por curiosidade, já tocasse em alguma Gibson Les Paul?

Bog
Veterano
# mai/07
· votar


zakk fuckin wylde

Antes de tudo, por favor, tente se expressar em português. As regrinhas de gramática e ortografia não existem só para dar emprego para os professores de português. Elas existem para que as pessoas possam se comunicar de forma clara e sem ambiguidades. Obviamente, você pode quebrar essas regrinhas, especialmente num ambiente informal como este. Mas pelamordedeus, chega a ser difícil de entender o que você escreve. Não é pegar no pé por causa do português, é pegar no pé por você ser quase incompreensível.

entre epipoka custom e gibson studio

Aparentemente, você sequer sabe qual é a diferença de uma Gibson Studio para uma Standard. Em termos sonoros, ela é bem menor do que o preço sugere. Agora, diferenças da Gibson Studio para a Epiphone? Só para começar: não podemos comparar os captadores genéricos que vêm na Epiphone com os da Gibson. "Ah, mas podemos substituir os captadores da Epiphone". Sim, você pode colocar captadores ótimos nela. Pagando um preço alto, mas pode. E mesmo assim, a madeira da Epiphone vai continuar tendo sido secada quimicamente.

é mínima a diferença!!!

Aos meus ouvidos, a diferença da Epiphone Standard para a Gibson Studio foi clara e óbvia. E a diferença da Epiphone Standard para uma Custom é que foi mínima. Curioso, né?

uma pessoa com u set do zakk n tira u msmo som q ele

Não lembro de ter afirmado isso. Aliás, pouco me importa o som do fulano ou do ciclano. As diferenças foram evidentes quando EU tocava.

c a pegada do zakk tokandu c o marshall e pedais dele ligados numa epipoka custom c emgs ativus ow numa gibson as diferenças saum mt pokas

Claro! Para você. Para ele, as diferenças devem ser gritantes. Como eu disse ali em cima, estava com 4 guitarras aqui em casa até um tempo atrás, e para mim todas soavam bem diferentes. Já o meu vizinho não deve achar isso.

essis kra q tokam golden les paul e fikam babandu a gibson só por q é gibson saum f.... pega numa epiphone custom e depois vem fla cmg uq vc acho......

Toquei com uma Tonante por 5 anos. Depois de muito tempo, ia comprar uma Epiphone, mas acabei achando uma Gibson Studio barata e com um descontão. Fiquei com a Studio. Depois de 1 ano, toquei novamente Epiphone. Acostumado com a Gibson, a diferença para mim foi evidente.

E não venha também querer dizer que eu só estou querendo aparecer porque tenho uma Gibson. A minha Gibson era o modelo mais barato de LP, e ainda assim comprada em promoção. E eu toco mal prá caramba, não canso de dize isso. Sem contar que mesmo tendo a Gibson, eu também uso eventualmente uma mini-guitarra que custou 1/5 do preço, fora a Variax, que custa menos da metade do preço. Estou pouco me ferrando para a marca ou o preço, mas dizer que a diferença de uma Gibson Studio para uma Epiphone é "mínima" é coisa de quem jamais pode se acostumar a uma ou outra.

kairi
Veterano
# mai/07
· votar


As únicas Les Paul que toquei na minha vida, foram Goldens. Uma 105p e uma 105s. Infelizmente, não posso opinar sobre o timbre dela.

Mas afinal, pra que diabos serve essa plaquinha de madeira ao lado dos captadores?

Anderson Eslie
Veterano
# mai/07
· votar


Eu tenho uma paixão pelos modelos Custom. Se fosse eu, com o dinheiro da guita na mão, comprava uma Custom.
Bog
Estou pouco me ferrando para a marca ou o preço, mas dizer que a diferença de uma Gibson Studio para uma Epiphone é "mínima" é coisa de quem jamais pode se acostumar a uma ou outra. Concordo plenamente. Abraço!!!

zaqueu_grunge
Veterano
# mai/07
· votar


kairi
aquele escudinho? eu acho que é só pra bonito mesmo, e pra não riscar a pintura da guitarra, como todos os outros escudos :P

paulgilbert
Veterano
# mai/07
· votar


eu só acho uma coisa

pode ser epiphone, asw, ars, gibson, esp, ltd, golden,
pra mim não importa onde é feita, a marca, ela TEM QUE SER BOA

ToRReSMo
Veterano
# mai/07
· votar


prefiro as classics...são as melhores naminha opnião..
ja tokei em varias...monte de standart, umas 3 custom, e umas 2 classic...
ja tokei em uma custom de 67 ou 57, naum lembro..só sei que eu achei uma merda...
eu gosto da classic pq ela vem com 500T e 496 R...isso ja me agrada muito, sem contar o visual com flame maple.

GuitarHome
Veterano
# mai/07 · Editado por: GuitarHome
· votar


ToRReSMo
Toquei numa Gibson Les Paul Classic ( Gibson mesmo ) e não achei nada de mais, só nome mesmo.
Obs: claro que é uma ÓTIMA guitarra, mais achei que o nome vale mais que ela, sei lá não sei me expressar.

Jubstelda
Veterano
# mai/07
· votar


Já tive uma Gibson Studio e é uma excelente guitarra.A única coisa ruim são as tarrachas de plástico rsrs

Hj tenho uma Eclipse da ESP que é bemmmmmm melhor, mas essa é outra discussão...


Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibsons Les Paul: Studio X Standard X Custom