Gibsons Les Paul: Studio X Standard X Custom

Autor Mensagem
Pedro-Sims
Membro Novato
# nov/15
· votar


Pessoal, peço licença para refazer uma pergunta já lançada em outro tópico: e as Deluxe? São guitarras próximas às Studio?

Drinho
Veterano
# nov/15
· votar


Pedro-Sims

entr no site lê as especificações e entra numa guitar center da vida e compara os preços....

eu nem conhecia deluxe....
so conheco studio, classic, traditional e standard

erico.ascencao
Veterano
# nov/15
· votar


Pedro-Sims

Pessoal, peço licença para refazer uma pergunta já lançada em outro tópico: e as Deluxe? São guitarras próximas às Studio?

Pelo o que eu vi no site da Gibson, a Deluxe tem como principal diferencial os mini-humbuckers. Eu vejo como guitarras no mesmo nível da Classic, Traditional e Standard; superior à Studio e inferior à Custom.

MMI
Veterano
# nov/15
· votar


Pedro-Sims

Copiado da Wiki:

A Deluxe estava entre as "novas" Les Pauls de 1968. Esse modelo apresentava "mini-humbuckers", também conhecidos como humbuckers "Nova York", e não foi popular no começo.Os captadores mini-humbuckers inseridos no pré-entalho da cavidade dos captadores P-90 usando um anel adaptador desenvolvido pela Gibson (na verdade apenas um recorte de cobertura do captador P90)afim de utilizar o fornecimento de mini-humbuckers que a Epiphone deixou desde que a Gibson mudou a produção da Epiphone para o Japão.A Deluxe foi apresentada no final de 1968 e ajudou a padronizar a produção entre as Gibson Les Paul consstruídas nos Estados Unidos.A primeira encarnação da Deluxe apresentava um corpo de uma peça e três peças finas no braço no final de 1968. O corpo "panqueca" (finas camadas de maple no topo de duas camadas de mogno hondurenho) chegou no final de 1969.No final de 1969 uma pequena junção foi adicionada. As Deluxe de 1969 apresentavam o logo da Gibson sem o pingo no i na palavra "Gibson".No final de 1969, começo de 1970 o pingo no "i" havia retornado no logo, adicionado de um selo com os dizeres "Made In Usa" nas costas do headstock.Em 1975, a construção do braço mudou de mogno para maple, até o começo dos anos 80 , quando a construção retornou ao mogno.O corpo muddou de volta para o mogno maciço do design "panqueca" no final de 1976 ou começo de 1977. O interesse em particular nessa Les Paul era tão baixo que em 1985, a Gibson cancelou a linha.Entretando em 2005, a Deluxe foi reintroduzida com mais popularidade devido a sua associação com Pete Townshend e Thin Lizzy.

Em 1978 a Les Paul Pro Deluxe foi apresentada. Essa guitarra apresentava captadores P-90 no lugar dos "mini-humbuckers" do modelo Deluxe, uma escala escura, braço de maple, corpo em mogno e hardware cromado.Ela vinha nas cores Preta, Cherry Sunburst, Tobacco Sunburst, ou acabamento dourado. Interessantemente, ela foi primeiramente lançada na Europa ao invés de nos Estados Unidos.Foi descontinuada em 1982.


Studio:

O modelo "Studio" foi introduzido no mercado em 1983 e continua em produção. Essa guitarra era destinada para o músico de estúdio, portanto as características da Les Paul Studio foram concentradas na saída de som ideal.Esse modelo manteve somente os elmentos da Gibson Les Paul que contribuiram com a tocabilidade e som, incluindo o topo de carved maple e a mecância padrão , além do hardware eletrônico.Entretando o design da Studio omitia várias ornamentações estéticas da Gibson que não afetavam a qualidade do som, incluindo a exclusão do binding no corpo e braço. As duas exceções notávies a isso foram a Studio Standard e a Studio Custom. Ambos modelos foram produzidos em meados dos anos 80 e incluiam o binding no corpo e braço, embora a escala de ambas fosse com marcação de bolinha ao invés dos tradicionais trapézios.Atualmente a única Les Paul Studio que tem o binding clássico e marcação em trapézio é a Les Paul Studio Classic '60 model, uma edição limitada feita para as lojas Sam Ash [1]. As primeiras Studio de 1983 a 1986, com exceção das Studio Standard e Studio Custom, foram feitas com corpo de alder no lugar de mogno/maple. As Studio atuais vem com corpo de mogno com camaras e também com maple ou topo de mogno. As guitarras de entrada, Les Paul Studio "Faded" , tem um corpo de mogno com camaras e um tIpo com acabamento em Satin e é a mais barata das Gibson feitas nos Estados Unidos.


Na prática, a Deluxe é uma LP com mini humbuckers e uns pequenos detalhes para mudar o som - as atuais tem o rosewood da escala um pouco maior. Nunca foi um dos maiores sucessos, é uma guitarra específica que remete ao som da década de 70, bastante na praia do Pete Townshend. Já as Studio, apesar de ter gente que diz que nunca deveriam ter sido lançadas, vieram com uma proposta interessante de uma guitarra com menos adornos e mesmo som das LP tradicionais, com humbuckers. Lindo na teoria, mas como não existe jantar de graça, não é bem isso que acontece. É a linha "primo pobre", a mais barata e simples, lógico que o material, mão de obra e custo de produção é reduzido ao máximo. Se até nas Custom Shop o controle de qualidade falha bastante atualmente, na linha povão falha mais ainda.

erico.ascencao

Eu vejo como guitarras no mesmo nível da Classic, Traditional e Standard; superior à Studio e inferior à Custom.

Acho que não. É uma proposta de Les Paul com mini-humbuckers, um caso a parte, comparável com a Std (dependendo do ano que se refere). A Traditional se posiciona como uma um pouco abaixo da Std, detalhes pequenos. A Classic é a guitarra mais metaleira, com os captadores mais fortes (496R e 500T nas mais antigas, mudaram recentemente), cerâmicos e braço fino, 60`s.

A grande questão que eu vejo é em relação à Custom. OK, ela foi lançada na década de 50 como uma versão mais luxuosa, a top de linha. Mas não concordo com esta visão. Ela é a versão sem top de maple e escala de ébano (na maioria). Ou seja, uma guitarra diferente da Std, sonoridade bem mais "abafada". Eu vejo como uma proposta diferente e não como uma top de linha, uma guitarra que poucas me convenceram e que de forma geral não me agrada muito. Para mim as melhores sempre serão as burst, ou seja, 1958, 1959 e 1960, que eram as Standard da época. Trazendo para a produção atual, equivaleria dizer das R8, R9 e R0, até no preço. Não consigo achar as Custom acima delas - vale dizer que estou comparando vintage com vintage, Custom Shop com Custom Shop, não acho justo comparar uma Std Gibson USA com uma Custom da Custom Shop.

erico.ascencao
Veterano
# nov/15
· votar


MMI

Ah, a minha visão que eu descrevi era mais com relação ao posicionamento mercadológico dos modelos:
- Studio: ~US$1300
- Classic, Traditional, Standard e Deluxe: ~US$2500
- Custom: ~US$4000

MMI
Veterano
# nov/15
· votar


erico.ascencao

Aí sim, tem razão. :)

Pedro-Sims
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: Pedro-Sims
· votar


Obrigado pelos esclarecimentos, pessoal. A minha na verdade é uma studio-deluxe heritage cherry 60's, fabricada no ano de 2011. Quando fui comprá-la, testei também uma Gibson Slash Vermillion, desses modelo signature. Esta guitarra é infinitamente superior à minha. O "arranque" dos captadores nas frases de efeito na pentatônica é infinitamente mais expressivo do que na Deluxe. Vejam que a minha foi comprada já com o seymour duncan '59 tanto na ponte quanto no braço e, mesmo assim, nem se compara. Mas tá bom. Essa guitarra do Slash aí custava uns R$ 12.000, enquanto a minha saiu por R$ 6.000,00 (preços anterior à alta do dólar). Para quem só toca em casa ela propicia um som satisfatório.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibsons Les Paul: Studio X Standard X Custom