Nervosismo, vcs tbm?

Autor Mensagem
flanatico
Veterano
# ago/05
· votar


Já fiz inúmeros shows, tanto pra pouca gente como pra uma multidão. A minha tática pra ficar tranquilo é tomar umas birita antes (só naum pod ixagerá tbm, senão fode tudo). Mas msmo assim ainda fico um poko nervoso no início, mas dpois da segunda ou terceira músika, eu me sinto um slash, satriani, Vai, da vida, aí eu destruo...

GuitarHome
Veterano
# ago/05
· votar


Quando vc sabe alguma coisa por exemplo se o cara tem dom para tocar nao tem pq tem medo tem q tocar mesmo

SpeedFox
Veterano
# ago/05
· votar


Pessoal. Eu concordo com várias respostas e discordo de outras. Você tem que dominar o que está fazendo para ter segurança, seja para tocar ou para qualquer outra coisa que envolva público. Apresentar um trabalho na escola, por exemplo. Concentração também acho importante, aliás, muito importante. Tanto antes, quando durante o show.

Não concordo com ficar olhando pro chão ou somente pro braço da guita ou pro alto. É legal olhar para as pessoas, é um encontro inevitável. Não adianta, uma hora você vei ter que olhar.

Mas nada como o tempo, pouco a pouco você vai se acostumando.

No caso da minha banda, tocamos pop/rock, é imprescindível olhar para as pessoas, sorrir, demostrar simpatía, carisma. Pois a banda tem que conquistar as pessoas, para ter público.

Além de tudo, acho que tem que ser uma diversão mútua. Todos se divertem. A banda e o público.

SpeedFox
Veterano
# ago/05 · Editado por: SpeedFox
· votar


E tem mais, em caso de algum erro, tanto seu como de outra músico da banda, saibam administrar esse erro. Normalmente, é somente a banda que percebe. As pessoas que estão assistindo, estão lá se divertindo e nem percebem. O que não pode é você dar na cara. Tipo, errar e fazer aquela cara, tipo "fiz cagada" e olhar para as caras da banda, tipo "desculpa ae". Aí todo mundo percebe. Não pelo erro em si, mas pela atitude.

já vi tanta gente errando. Tenho um DVD do Eric Clapton, um show que ele toca com o Phill Colins na batera, tem uma hora que o Clapton erra. Sabe como eu percebi? Ele deu uma risadinha na hora e uma olhadinha pro lado!!!

22222
Veterano
# ago/05 · Editado por: 22222
· votar


SpeedFox

hehehe essa do clapton foi boa.... com o tempo eu fui percebendo q o bom musico nao eh akele q nao erra, pq eh praticamente impossivel nao errar, (todos os shows, dvs, e apresentações q eu vi as pessoas erraram) bom musico eh akele q consegue se recuperar rapidamente do seu erro

SpeedFox
Veterano
# ago/05
· votar


22222
Exatamente! E deixa transparecer o menos possível que erro. É isso aí, passa por cima e continua mandando bala, ou melhor, som!!

Gasoline
Veterano
# ago/05 · Editado por: Gasoline
· votar


Meu conselho foi detonado aqui, então acho melhor você ignorar ele.

Acho que estou mal acostumado mesmo. Nunca quis interagir com publico, nunca quis fazer malabares na guitarra. Talvez eu não seja um performer. Gosto de tocar para mim, e me divirto tocando, e quanto a questão de não fazer contato com o público, é muito do meu jeito de ser. Eu mal mantenho contato visual com as pessoas no dia-a-dia, imagina num palco então. Eu simplesmente não gosto muito de pessoas. Mas enfim..

Fico com uma dúvida, vcs acham então que o músico não deve se expressar somente pela música ? Que presença de palco é mais importante que talento ? Fiquei curioso agora...

E concordo com quem disse que estar preparado e ensaiado é o melhor. Dominio sobre o que tu vais tocar é fundamental.

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


SpeedFox

isso mesmo, com o tempo vc aprende a não se ligar no erro, entra no compasso seguinte e vai embora, outro lance importante é não parar música no meio quando pinta proble a técnico, por exemplo, quando a pedaleira dá pau, etc, o restante da banda tem que seguir até o fim, segurar a onda enquanto o guitarrista se vira.

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


depois, vcs podem até tocar a música de novo, mas eu acho importante não parar no primeiro erro alheio.

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


Gasoline

cada pessoa tem seu jeito, mas no palco é necessário postura, e se vc enfia a cabeça na guitarra, de repente não percebe um toque que o cara do lado tá dando, sobre andamento ou coisa parecida, e lá vai vc lentamente enquanto nego tá do teu lado desesperado pedindo pressa...

quanto a interagir com o público, a experi~encia ensina, vc vai evoluindo, e não precisa bancar o palhaço pra agradar a galera.

22222
Veterano
# ago/05
· votar


Gasoline

Eu fui um show de umas bandas, os primeiros todos ficaram parados! moh nervosismo fudido o deles! presença de palco zero!! jah a segunda banda jah tem um tempo tocando, a diferença foi notavel, interagiam com o publico, vibravam e faziam caras e bocas, mt mais foda q a primeira! nervosismo eh foda

Presença de palco eh MT importante

Pedroppl2
Veterano
# ago/05
· votar


No cOmeço eu tremia, agora eu gosto quando tem gente me olhando toca

Gasoline
Veterano
# ago/05
· votar


Acho que eu me descrevi mal.
Eu me divirto tocando, eu não fico parado, tocando com a cabeça enterrada no braço da guitarra.

Eu me mexo, me viro, olho pros músicos da banda, apenas evito olhar para o publico. Eu sorrio, mas não olho diretamente para eles.

Quando faço algum solo mais complicado, acabo me contorcendo um pouco (mas é só pra conseguir tocar)

Apenas não fico levantando guitarra, girando guitarra, pulando, balançando cabeça, olhando para o publico, raramente tiro as mãos da guitarra durante alguma música (como vejo muitos músicos fazerem) e não aponto para o publico, ou jogo minhas mãos para cima.

Eu tenho contato visual com a banda, apenas não com o publico. E o sorriso, isso, vem naturalmente, afinal, quando o cara tá tocando e a banda entra num groove bacana, não tem como não sorrir.

Quanto ao erro, é isso, todos erram, mas saber lidar com isso é o melhor. Não parar a música, e se tu errou, te acerta no compasso seguinte.

John Elf
Veterano
# ago/05
· votar



Vcs ficam nervosos? Vieram uns parentes aki na minha casa e eu dei um showzinho humilde, relativamente facil de tocar, soh q eu fiquei mt nervoso, minhas maos tavam tremendo.... vcs ficam tbm? tem alguma dica?

Problema de tremedeira na mão eh horrível. Uma apresentação que eu fiz no recital foi por água a baixo por causa disso. Eu fiquei parecendo um dos piores guitarristas de lá, sendo que era um dos melhores. (Não toh sendo convencido, eh que o resto são os tocadores de cpm, com raras exceções)

Felipe_Guitarrista
Veterano
# ago/05
· votar


Por ser seu primeiro show, vc ficou muito nervoso.......calma muitos ainda viram....e o nervosismo é coisa natural....por isso tente se controlar e confiar em vc mesmo......ja faz cinco anos que toco para publicos com mais de 500 pessoas......e o frio na barriga da até hoje......mas relaxa...tenha introsamento com sua banda.....feche os olhos e toca o seu instrumento.............falou........espero que te ajudei....

skolnick
Veterano
# ago/05
· votar


Nervosismo eh phoda!!! Sempre qdo eu vo mostra um solo que eu tirei legal pra alguem, eu começo a tremer e erro tudo

TucanoTuca
Veterano
# ago/05
· votar


Cara se voce beber antes de tocar, voce vai errar o triplo do que voce erraria, não se apoie em solucoes de fracassados...
Tranquilidade tem a ver com segurança, e voce só vai ficar seguro com o tempo e com muito ensaio.
Comece tocando com os amigos, depois na escola, quando voce ver, ta tocando na boa...
Relaxa, estuda, ensaia, e voce vai superar isso... apesar que o frio na barriga antes do show não acaba nunca, e isso é uma das partes legais de tocar pow...

Ansantasia
Veterano
# ago/05
· votar


E não se esqeça de bater um cagão antes, pra aliviar o stress..

TucanoTuca
Veterano
# ago/05
· votar


ah cara.. mais uma coisa quanto a errar
uma vez eu entrei solando um tom acima da música...
doeu na alma, eu fiz uma graça.. (toquei um trecho da música do pica-pau) e voltei no tom certo...
alguns riram, outros perceberam o erro.., todo mundo da banda curtiu...
não esquenta, lembre-se que a maioria das pessoas da platéia não sabe o que é um tom...hehehehe
com certeza em todo show tem meia duzia de nerds que ficam só esperando voce errar pra criticarem... imagine que voce tem um botão FODA-SE. antes de entrar no palco ligue o FODA-SE e só desligue depois que sair.

eeevee
Veterano
# ago/05 · Editado por: eeevee
· votar


post duplo...

eeevee
Veterano
# ago/05
· votar


A primeira vez que eu fui tocar numa banda, tinha uma hora que eu fazia um solo de gaita. Ali foi foda, quase não conseguia segurar a gaita na mão de tanta tremedeira, mas depois o cara acaba relaxando. Quanto mais vezes que você tocar para um público, mais relaxado você fica.
E não se esqeça de bater um cagão antes, pra aliviar o stress..x2

Corupá
Veterano
# ago/05
· votar


É fogo esse negócio. Até pra uma coisa simples, como aconteceu comigo ontem. Fui fazer uma aula demonstrativa aqui em Curitiba, com o Airton Mann, o cara manda mto bem. O infeliz teve a triste idéia de deixar a porta da sala aberta, todo mundo olhando, e ele disse: "ah, agora vamos ver o que vc toca, faz um improviso aí, o tom é Cm". Putz, geleia até a alma, tremia mais que vara verde, o solo saiu uma bosta na hora. No instante o cara deve ter achado que eu era o maior picareta. Mas depois, no final da aula, qdo já tinhamos conversado um monte, o "gelo" já tinha sido quebrado, ele disse: "pega a guitarra aí de novo, vamos ver o que sai agora". E putz, foi 1000 x melhor. Nervosismo realmente é fodx.

Ansantasia
Veterano
# ago/05
· votar


bater um cagão antes eh a chave, véio.

John Elf
Veterano
# ago/05
· votar


Cara se voce beber antes de tocar, voce vai errar o triplo do que voce erraria, não se apoie em solucoes de fracassados...
Discordo. Se você beber apenas alguns copos de cerveja vai ser bem melhor, você relaxa e não erra.

22222
Veterano
# ago/05
· votar


Soh uma latinha deve dah uma tranquilizada...

luiz augusto
Veterano
# ago/05
· votar


aki em ksa, qdo eu to tocando assim simplesmente tocando e alguem ta vendo da na msm
se fica estranho se alguem pedir pra eu toca algo

:p

luiz augusto
Veterano
# ago/05
· votar


pra gravar tmb
eh estranho

luiz augusto
Veterano
# ago/05
· votar


bater um cagão antes eh a chave, véio.

OPJOESOPJSPOEAJJSEOJ

Ansantasia
Veterano
# ago/05
· votar


A pior merda eh na hora de gravar msm, véio, eh uma auto-cobrança muito forte

Climzirus
Veterano
# ago/05
· votar


ehh floyd mew.... fui tocar em um dos meus primeiro shows mew Deus tinham muitos amigos e tals, mas tinha pessoas do próprio bar olhando, minha maum travou... caraka parecia q a guitarra éra uma arma.. rsrsrs e eu naum sabia o q tava fazendo!!

Primeira coisa q fiz, foi no intervalo de uma músika pra outra, respirar (pensar nos ensaios e tals).... estralar os dedos, e manter a calma pelo menos um pouko!!!
Depois vai fluindo normalmente, agora com o decorrer dos shows q vc vai fazendo as coisas vaum melhorando, sempre tem algo q te deixa nervoso mas eh normal!!

Agora o lance da atitude eh muito boum sim, mas o q adianta ficar se matando d pular lah e errar a músika ou sei lah !!! o lance é se concentrar e deixar fluir, lembrar dos ensaio q fez, e que vc está bem preparado para akilo!!
Minha banda somos apenas 3 eu sou guitar e vocal, eu fecho os olhos em show pra me concentrar em musikas mais dificies, em outras interago com o público como posso, olho pro lado, pra cima e vai q vai!!

abráços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nervosismo, vcs tbm?