Nervosismo em uma apresentação com banda!

    Autor Mensagem
    erick_guitar
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: erick_guitar


    E ae galera! Bom não sei se com vocês também acontece isso mas toda vez que minha banda vai tocar em algum lugar grande com muita gente da um nervosismo. Eu toco na igreja a 4 anos e la é tranquilo, toco bem sussegado a igreja é grande também, fico bem livre e seguro para improvisos e tal. Mas por exemplo hoje minha banda vai tocar no aniversário do grupo de jovens e vai ter outras bandas também, estamos esperando no minimo 150 jovens e eu já estou sentindo que vou ficar um pouco nervoso! Gostaria de saber se com vocês também acontece isso, como posso vencer isso? Eu fico de cara porque as musicas ja estão bem tiradas e bem ensaiadas e mesmo assim fico preocupado! Enfim alguém tem algumas dicas para superar isso?

    Comentem ai, um abraço a todos

    Felipe90
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Não sei se você bebe, mas dizem que beber um POUCO ajuda.

    Alonga os dedos e faz aquecimento 1-2-3-4 durante um tempo antes da apresentação, vai deixar seus dedos mais soltos e portanto te dará mais confiança na hora de tocar.

    erick_guitar
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: erick_guitar
    · votar


    Não sei se você bebe, mas dizem que beber um POUCO ajuda.

    Vou levar uma latinha de cerva e deixar la perto do pastor magina? ehauehauueha ;x Brincadeira cara! Não bebo não. No caso vou ter que tomar bastante agua. :D

    VAleu cara eu vou fazer isso, esses exercícios de aquecimento é importante mesmo!

    Felipe90
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    E outra, depois das primeiras músicas você nao se solta nao? Geralmente o nervosismo vem nas primeiras só!

    joaormrt
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    erick_guitar

    se tu nao bebe nem inventa de tomar algo pra segurar o nervosismo, pode piorar...

    cara, fica tranquilo, qto mais nervoso tu ficar, pior vai ser.

    Na minha primeira apresentação tinha mais de 200 pessoas, e em nenhum momento eu fiquei nervoso, pq eu sabia q podia dar conta do recado, fiquei só ansioso...tenta fazer o mesmo, poe na tua cabeça que tu consegue fazer isso e lembre-se, se errar, de risada e keep rocking!

    abraçao

    daniel_guitar
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    erick_guitar
    tenta largar, chega lá sem ficar se preocupando com nada, monta seu set, faz um alongamento e sobe no palco pensando só em uma coisa, fazer seu som

    bpv
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    erick_guitar

    Eu também recomendaria umas cervejas, mas como você não bebe... Muhahaha!

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Cara, q nem disseram ai...se vc nao bebe nunca, nao bebe agora, q eh capaz de vc chegar cambaleando no palco, derrubar a bateria, nao acertar uma corda hauhauhauua
    Fica d boa!
    Agora, se vc bebe com frequencia, toma uns goles antes soh pra dar um grauzinho.
    Tem gnt que consegue e gnt q nao consegue tocar bebada.
    Graças a SRV, fui abençoado com a "graça" de poder tocar mto bebado, mas por ex, o batera da minha banda se bebe um pouco mais da conta começa a avacalhar huahua.

    Enfim, antes do show, faça um aquecimento. Mas nao fique repassando as musicas q nem um maluco, soh fica fazendo 1-2-3-4 (q nem o felipe90 falou), fica fazendo umas escalas, coisa basica.

    Sobe no palco sem medo de errar. Isso é o principal. Sabe pq? tem 150 pessoas neh? duvido que se vc errar, mais de 10 percebam teu erro. Eles soh vao perceber se vc botar cara d bunda e ficar se xingando, ou botando cara de decepçao.

    Enfim, sem medo de errar e tem q ser cara d pau tb. Nao digo pra ficar pulando q nem um emo ou hard, lambendo o braço da guitarra, fingindo q ta transando com a guitar. Mas cara d pau no sentido de ficar desinibido la em cima, mostrar q tá curtindo a parada e nao ta q nem um robo.

    Eh isso, boa sorte!

    ps: leve cordas extras, palhetas extras, etc etc haha. Nao vai me estourar uma corda ao vivo e nao ter "backup".

    Power Band
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    erick_guitar
    cara, será sempre assim. sempre você sentirá um friozinho na Barriga...é normal.
    para você ter uma idéia, a primeira vez que me apresentei em público, foi em uma igreja enoome, lotada, com quase 3.000 pessoas. estava muito frio, e mesmo assim suei muito.
    ontem toquei na igreja, tinha umas 50 pessoas mais ou menos, e mesmo assim ainda senti o friozinho na barriga, e sempre que subo no pulpito/palco, sinto isso, é normal

    skiva_thrash
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    erick_guitar

    Fica de boa, relaxa e curte a parada, curte o publico da uma olhada geral em volta enquanto ta tocando pra sentir o clima, é exatamente como o Motoboy From Hell-SDMF disse:

    Enfim, sem medo de errar e tem q ser cara d pau tb. Nao digo pra ficar pulando q nem um emo ou hard, lambendo o braço da guitarra, fingindo q ta transando com a guitar. Mas cara d pau no sentido de ficar desinibido la em cima, mostrar q tá curtindo a parada e nao ta q nem um robo.

    enfim, aos poucos isso vai se tornar um hábito, ai ja era.

    Vlw.

    joaormrt
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Enfim, sem medo de errar e tem q ser cara d pau tb. Nao digo pra ficar pulando q nem um emo ou hard, lambendo o braço da guitarra, fingindo q ta transando com a guitar. Mas cara d pau no sentido de ficar desinibido la em cima, mostrar q tá curtindo a parada e nao ta q nem um robo.


    você pode fazer isso, é bem legal

    Nednada
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Tenta tb interagir de vez em qdo com outros integrantes da banda... pode t ajudar a se soltar mais.

    ps: tocar guitarra bêbado é MUITO divertido kkkkk

    Copos De Agua
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Cara, isso é normal, ué

    E essa é a graça de tocar por aí

    Mas ainda assim assino embaixo isso de se aquecer antes de tocar

    Skider
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    erick_guitar
    Brother, Vc diz que vc tocar na igreja;
    Não quero entrar no mérito "religião/espiritualidade" aqui;
    mas, se tratando de igerja, não é uma apresentaçao, a nao ser que seja um concurso ou algo sim; mas si for uma passagem simples no quadro de louvor, lembre que nao é apreentaçao, é louvor à Deus, então seja natural e sincero (use seu lado "espirtual), dê o seu melhor e lembre que vc não está la mostrando pros 150 jovens que vc sabe tocar, ok?


    Falando pelo lado "carnal" agora, em apresentçao e concurso, nervosismo é comum; Certa vez minha banda tava disputando um festival de música chamado "FEMAD", era a primeira vez que eu estava disputando levando o nome da minha igreja; Eu usava uma digitech rp-50, eu estava tao nervoso, que na hora do solo, fui mudar o presete pra outro com volume mais alto, acabei pisando nos dois pedai, e foi pro modo By pass.. kkkk;
    foi fodo... as primeiras notas saindo seca e alta, ai recuperei logo; Acredito ou nao, ainda fomos campeoões regionais, mas no estadual nao conseguimos nada.. rs


    abç, Fique com Deus

    Bolívar
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    erva.

    Juh_Cruz
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    erick_guitar
    Gostaria de saber se com vocês também acontece isso,

    Acontece sim! :/

    tenta largar, chega lá sem ficar se preocupando com nada, monta seu set, faz um alongamento e sobe no palco pensando só em uma coisa, fazer seu som :)

    erick_guitar
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Valeu por todos que comentaram! Obrigado mesmo.

    Brother, Vc diz que vc tocar na igreja;
    Não quero entrar no mérito "religião/espiritualidade" aqui;
    mas, se tratando de igerja, não é uma apresentaçao, a nao ser que seja um concurso ou algo sim; mas si for uma passagem simples no quadro de louvor, lembre que nao é apreentaçao, é louvor à Deus, então seja natural e sincero (use seu lado "espirtual), dê o seu melhor e lembre que vc não está la mostrando pros 150 jovens que vc sabe tocar, ok?


    Então cara tudo o que faço e toco é para Deus, mas nesse caso estou falando de um certo nervosismo que eu tenho e que acredito que muita gente tem, por estár a frente com uma grande responsabilidade onde pessoas esperam algo de você, quando minha banda toca nós adoramos a Deus, mas não deixa de ser uma ''apresentação'' e sendo ''apresentação'' rola um nervosismo mesmo é natural. No caso da igreja não sinto nervosismo nenhum ja estou acostumado, mas com a banda é diferente entende? Ha sim uma preocupação de que pelo fato de estár nervoso errar alguma coisa, bom quem ja passou por isso sabe do que estou falando. Obrigado pelas suas dicas brother!

    Toquei sábado e foi tudo tranquilo, no começo eu tava um pouco nervoso, mas parece que foi melhor do que as outras vezes! Eu ja tava meio que aquecido também porque nós tinhamos ensaido minutos antes de começar o evento!

    Um abraço a todos!

    skiva_thrash
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    close

    Manubio
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    erick_guitar
    minha igreja tem 1000 membros, então imagina o nervosismo quando eu subo lá na frente, além disto tem musicos muito bons sentados só olhando.

    Eu tento chupar halls quando dá, me ajuda a ficar tranquilo.

    Ontem mesmo tive que improvisar um solo em uma musica meio que na hora, deu um nervoso na hora do tapping que eu quase que erro, só via meus dedos tremendo, mas deu tudo certo.

    Abraço

    edalko
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Tem gente que enche o caneco, fazem macumba, se drogam, etc...

    Acho que o melhor de tudo é pesar que vc vai estar tocando e todo mundo vai estar te ouvindo.
    Músicos fdp que só querem malhar quando e se vc errar?? sempre vai ter...
    Mas vc tem que pensar que o músico do momento é vc... é vc quem está tocando... Se os outros fossem bons, proque não estão no seu lugar???

    Acho que se as musicas estão bem ensaiadas, vc tem o dominio delas, não tem o porque ter medo.
    Lógico que uma multidão de pessoas impressiona, mas daí vai o velho pensamento:

    "um copo de água pela metade é um copo quase cheio ou quase vazio?"

    Ao inves de levar tudo pela lado negativo, tende tirar proveito positivo das situações aparentemente negativas.

    E, tudo é aprendizado. Palco, improvisos, multidões, etc... e erros sempre acontece, vai daí do seu profissionalismo em como contorná-los ou minimizá-los.
    O principal é: por pior que sejam não pare de tocar!

    Abrax

    DINO EK
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    hhahaha, tnho 15 anos e ja toquei na igreja pra 550 pessoas, ahsuahsuhasuuhas...

    Eh soh confiar no q tu sabe fazer...

    MaicolBrevia
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    desencana, vai e faz o que tu sabe fazer e pronto, não tem segredo para driblar o nervosismo, de duas, uma, ou tu cheira, bebe, se droga, pra esquecer o nervosismo, ou tenha convicção, tu sabe o que tem que fazer lá no palco, e pronto, o resto é besteira.

    goodhatin
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    erick_guitar
    Mano, meu último show foi bem conturbado. Só tinha banda com uma maestria técnica invejável.
    No nervoso da coisa, acabei indo ao bar. Eu cheguei 3 horas e só ia tocar as 21:00. Fiquei todo esse tempo bebendo no bar.

    Resultado:
    Todos os integrantes, exceto o baterista que não bebe, ficaram doidões. Tivemos problemas técnicos (Uma das guitarras não fazia som por problema na fonte do pedal) e eu tive que tocar e cantar tudo, porque o outro guitarrista estava mais interessado na suruba que faria com as duas minas que estavam gritando por ele escandalosamente.

    A sorte e o azar é que tocamos Nirvana e próprias, então ficou tudo em família, a loucura fez com que aquele fosse nosso pior e mais louco show. Bem Nirvana, não?

    Abrçs.

    PS: Bate uma, ou melhor, come alguém na véspera do show, isso alivia bastante.

    GuitarSlayer
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Cara, é normal, mas vc vai ver
    vai sentir isso so na hroa que tiver subindo no pulpito, depois já era ! fica tranquilo !!!!

    minha igreja é a Sede da Assembléia de Deus, que tem cerca de 2000 pessoas no domingo, por enquanto to tocando só nos cultos de sexta que tem no máximo umas 50.. maas logo logo vou estar tocando nos de domingo também ! hehe :D

    Unfeelingness
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Não dá nada. Existe os outros membros da banda, e ademais quem está mais exposto é quem canta. Você canta??? Se não, se é apenas instrumentista, qualquer coisa você se esconde atrás da caixa de som ok?? (brincadeira rsrsrs)

    Vai de boa, na fé, que nãó dá nada.

    Boa sorte

    erick_guitar
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Mas uma vez obrigado pelas dicas!

    Acho que isso é algo normal mesmo, e cada um tem um jeito de lidar com isso!

    Fecharei o tópico muito agradecido!

    Um abraço

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Nervosismo em uma apresentação com banda!